quarta-feira, 8 de abril de 2015

O estudo de arquétipos para consolidação de marcas



Por Thiago Nunes -  Webinsinder - 23/12/2009

Não existe propaganda ingênua, tudo é trabalhado nos mínimos detalhes para passar uma imagem ou fixar estereótipos na mente das pessoas. Entenda o que são arquétipos e como eles podem ajudar a consolidar sua marca.

Vamos tentar ter uma visão bastante ampla, que propõe descobrir o significado mais profundo da construção de marcas.

É preciso ter a mente aberta, porque aqui existe psicologia, mitologia, marketing, branding, filosofia, motivação, emoção e grandes ideias.

As ideias não são minhas, furtei-as de um estudo feito por Margaret Mark e Carol S. Pearson, autoras do excelente livro O Herói e o Fora-da-Lei.

Afinal, que danado é arquétipo?

Arquétipo é a primeira ideia de alguma coisa, o princípio de algo.

(...)

O psicanalista Carl Gustav Jung, em sua teoria, observou que nós compartilhamos um inconsciente coletivo.

Trata-se de um inconsciente repleto de desejos comuns. Ele observou, também, que vários mitos e narrativas – em toda a Terra – além de serem semelhantes, nos ajudam a despertar estes desejos.
Assim como o arquétipo do Herói nos motiva à coragem e honestidade, o Explorador nos motiva a pôr o pé na estrada e se mandar… seja pra onde for.

E que tal se uma marca, de certa forma, saciar um pouco esses nossos anseios?

(...) 

Existem marcas, grandes marcas, que incorporam e moldam toda a sua comunicação baseada em um único arquétipo.

Se você pegar a Coca-Cola, por exemplo, vai perceber que ela propaga um mundo melhor. Um mundo feliz. “Viva o lado coca-cola (feliz) da vida.”, “Viva o que é bom”, e agora, recentemente, “Abra a felicidade”.

Pura inocência. O inocente quer um mundo melhor, mas não faz nada para tê-lo. Ele apenas o espera. As pessoas saciam esse anseio, de certa forma, bebendo coca-cola. A coca-cola vende felicidade, não apenas um refrigerante de cola.

Estes comerciais retratam bem a inocente Coca-Cola: confira aquiaqui.

A Pepsi, por outro lado, nos diverte utilizando o arquétipo do Bobo da Corte.

Sim, porque se a Pepsi fosse inocente, seria muito difícil aumentar o seu market share já conquistado pela Coca.

Sua comunicação tem que ser diferenciada, já que o produto nem é tanto. Confira aquiaquiaqui alguns filmes dos limõezinhos da Pepsi e um dos M&Ms. O Bobo da Corte é assim: malandro, animador, palhaço, tolo e o comediante.

Agora, não existe comercial melhor que defina uma marca do explorador como este aqui.

A Levi’s, nesse filme, nos impulsiona a ir ao encontro da natureza, explorar o mundo. E é isso que o explorador, no seu nível mais alto, procura.


(...)

A Nike, por exemplo, é uma marca do Herói. Ela nos motiva quando somos impulsionados pela Mestria/Risco.

Não é a toa que ela patrocina vários times competitivos. Nós compramos Nike para vencer competições. E ela nos motiva a não desistir nunca. “Just Do It (Apenas Faça)”.
Use Nike e vença, ponto final.

Marcas de esportes, geralmente, caem bem nesse arquétipo. Confira o filme.

E a Harley-Davidson? Onde você acha que se encaixa?

Sem dúvida no fora-da-lei. Quem sobe em uma Harley não tá nem aí para as regras. Eles querem mesmo é quebrá-las.

O executivo da empresa disse certa vez: “o que vendemos é a oportunidade de um contador de 43 anos se vestir de couro preto, sair de moto por aí e ver as pessoas com medo dele”. É exatamente isso. Olha esse filme.

Enfim, poderíamos citar várias marcas para vários arquétipos, mas seria um texto muito grande.
Entendendo bem o conceito e o estudo de arquétipos, é possível dar um significado profundo e uma vitalidade rara à marca.

Apesar de ser um estudo novo – de uns 10 anos pra cá – ele já está sendo aplicado por grandes marcas.

Analise com calma a história da sua marca, os seus valores básicos e o seu diferencial. Como a empresa começou? O que as pessoas pensam sobre ela?

Busque a alma da sua marca e incorpore um arquétipo.

As pessoas cada vez mais vão se identificar com a marca e perceber, subjetivamente, o seu significado mais profundo. E aí, meu amigo, não tem concorrente que segure.

Prezadas e Prezados, comentem o artigo e, se puderem, respondam: somente as grandes marcas podem incorporar um arquétipo?

75 comentários:

  1. O inconsciente coletivo está presente na humanidade dês do início dos tempos, ao meu ver quanto mais nos aprimorarmos com este mais próximos estaremos de um entendimento mais aguçado sobre Deus. Os arquétipos nada mais são do que uma necessidade da evolução, o ser humano para entender o mundo e os seus semelhantes tenta colocá-los em caixinhas de estereótipos, ao longo dos anos estes estereótipos se fortificaram formando os arquétipos em diferentes culturas e povos. Não somente as grandes empresas podem usufruir do uso destes, na minha opinião quanto mais cedo uma empresa identifica qual sua "imagem" perante o público alvo, melhor se torna para consolidar um arquétipo, o que muitas vezes pode ser mais fácil nos primeiros passos de uma entidade financeira.

    ResponderExcluir
  2. Esse post me ajudou a perceber que se eu conhecer ou conseguir identificar o arqueótipo de uma marca, eu consigo criar na publicidade com mais facilidade, eu não perco de tempo em outros caminhos que não é a marca.
    Não é só o conceito de marca, mas a personalidade ou a identidade do arqueótipo, é a motivação que tenho de ter que mostrar nas peças.

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente, não. Se todos nós cabemos em "caixas", não vejo motivo para que as pequenas empresas também usem arquetipos como estratégia.
    Vejo como uma grande oportunidade, inclusive! O publico alvo se simpatizará mais com a marca, após ver que têm algo em comum.


    Bárbara Araújo - 6° Periodo - PP/manhã

    ResponderExcluir
  4. É muito interessante trabalhar com o inconsciente coletivo, muitas vezes clientes/consumidores não percebem que por trás daquela marca existe algo que os motivam e desperta desejo neles, e acabam sendo fidelizados por esse sentimento. As marcas criam isso em sua identidade e se tornam grandes no mercado porque os consumidores se identificam. É crucial para a empresa na construção de sua marca passar a essência da sua história, seus valores, conceitos, pois é a construção da sua identidade. O público alvo precisa sentir isso e se identificar com a marca, ajuda a conquistar seu market share. Para posicionar a marca o publicitário precisa trabalhar bem o arquétipo e transmiti-lo com eficiência. Portanto não são só as marcas grandes que podem incorporar um arquétipo, todas as empresas não só podem mas como devem incorporar um arquétipo para que um dia alcance o sucesso e posicionamento da sua marca no mercado.

    Rafaela Damasceno / PP Noite - 6° período.

    ResponderExcluir
  5. Acho que os arquétipos das empresas são uma forma de moldar e fidelizar o consumidor a partir de casa necessidade e características de cada pessoa, assim cada consumidor se identifica cada vez mais com a marca. Com a evolução das empresas, o quanto antes elas descobrirem os seus arquétipos, elas iram construir e consolidar a marca perante seus consumidores no mercado, fazendo assim com que seus clientes fiquem motivados e despertem o desejo de consumo da marca. Com isso as empresas ficam grandes, gigantes, pois o público alvo se identifica com a marca. Todas as empresas, seja ela pequena, média ou grande pode usufruir dos arquétipos, assim consolida-rá sua marca nas pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Os arquétipos estão na história da sociedade desde os primórdios, cada vez mais incorporado em nosso inconsciente.
    Ao meu ver tudo absolutamente tudo possuí um arquétipo , pois no mundo em que vivemos tudo representa algo, um estilo ou uma forma de comunicar e isso está ligado aos arquétipos, algo que nos "apoiamos" para conseguir viver.
    Quando você consegue identificar o arquétipo da sua marca, você pode visualizar as deficiências que seu cliente possui e atacar (no bom sentido) essa deficiência, para poder preencher o deficit do seu target, fazendo com que ele se identifique com sua marca e comece a tê-la como top of mind.
    Entre outras palavras, identificar os arquétipos da sua marca e dos concorrentes, facilitam sua vida na hora de se comunicar com seu cliente.

    Lucas Medeiros / PP Noite - 6ºperíodo.

    ResponderExcluir
  7. Ao meu ver os Arquétipos está ligado a tudo a que nos rodeia, podemos dizer que todas as marcas tem algo relacionado. Hoje em dia tudo esta ligado a uma forma de se comunicar como modo de se vestir, automóveis tudo aquilo que mostre como você é ou que você está querendo transparecer. Quando você identificar o arquétipo da sua marca você pode estudar mais sobre ela e desvendar todo o seu problema para ajudar a soluciona-lo. Trabalhar com o inconsciente dos nosso consumidores e uma coisa interessante pois eles acabam não percebendo que atrás daquela marca a um sentimento que desperta como emoção, desejo onde ocorre a fidelização do cliente com aquela marca. As marca ao serem construídas devem se pensar na melhor forma de transparecer todo o seu processo pois a partir daí ela mostra para os seus consumidores/clientes como foi construída. Assim o cliente se identifica com a marca e acaba criando um elo com a marca. Eu penso que todas as marcas devem sim criar um arquétipo para que alcance o posicionamento de sucesso no mercado.
    Thiago Gonçalves Duarte 6° Período/ Publicidade e Propaganda / Noite

    ResponderExcluir
  8. Os arquétipos está relacionado ao social/cultural que são disseminados aos consumidores de forma que, a publicidade influencia de maneira direta com ações motivacionais de consumo. Pequenas, médias e grandes empresas conseguem ser arquétipos, no entanto as grandes empresas tem mais acesso econômico, social por estarem no mercado a mais tempo e de fidelização.

    Bruna Sotte
    P.P. noite 6º Período

    ResponderExcluir
  9. Os Arquétipos estão ligado ao inconsciente coletivo de cada ser humano,ou seja o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência. De alguns anos pra cá, a publicidade tem abusado cada vez mais dos arquétipos,com a intenção de estabelecer uma imagem para a sua marca.Antes disso ás mesmas precisam de estudar a alma do seu negócio, para assim descobrirem como mexer com a inconsciência do seu consumidor.

    Um exemplo de uma grande marca que trabalha muito com o inconsiente coletivo é a APPLE STORE. Que em todos os seus comércias colocam os aparelhos como: revoluinionários,inovadores e com muita originalidade. Mexendo com o desejo do consumidor.
    Passando a imagem que todos os seus problemas conseguirão ser resolvidos com apenas 1 aparelho, pois no mesmo tem diversas funções.

    Gabriela Lopes Ferreira- 6° Período- Noite.

    ResponderExcluir
  10. Não, as pequenas marcas também podem incorporar arquétipos. Se esta é a maneira de estabelecer um tipo e é a forma como se apresenta determinada personalidade a sociedade, todas as marcas podem e devem incorporar arquétipos.

    Lucca Melo - 6 período manhã

    ResponderExcluir
  11. Creio, que, as pequenas empresas podem e devem usar os arquétipos como estratégia para fidelizar e adquirir novos consumidores, além de alcançar um posicionamento da sua marca no mercado. Normalmente, o público não compreende que quando se sentem atraídos por determinado produto ou marca, há algo em seu inconsciente que o motiva a comprar.
    Com isso as marcas utilizam dos arquétipos para criar uma identidade e se tornar top of mind perante o seu publico- alvo.

    ResponderExcluir
  12. Evolução da marca é nada menos do que criar uma história em que as pessoas querem fazer parte; um personagem com valores que têm profunda ressonância e que o nosso público-alvo quer imitar ou ser associado.
    Arquétipos podem ajudar a compreender o que é ou quem é uma pessoa e, da mesma forma, podem contribuir para a identificação, evolução e fidelização de uma marca corporativa. Se uma marca é sobre o que você pensa ou representa, então a compreensão do arquétipo da empresa pode orientar o desenvolvimento da marca e conectar as pessoas a ela, de forma sutil, porém, poderosa.

    Aluno: Rogério Dias
    Turma: Publicidade e Propagada - 6º Período - Noite

    ResponderExcluir
  13. Através dos exemplos mencionados acima, nota -se que o nosso inconsciente é dono de si, e que nós leva a aceitar e acreditar em certos arquétipos evidenciados muitas vezes pelas campanhas. Os arquétipos utilizados por estas marcas se tornou um sucesso, em consequência das empresa/marca compreenderem que nós, seres humanos nós espelhamos e ambicionamos super poderes, a imortalidade, o prestigio, e até mesmo a algo como liberdade.
    O arquétipo é nosso ser interior, e em virtude dos estudos em sala e dos exemplos acima, as pessoas podem sim incorporar para si a vida deste super herói ou do modelo de arquétipo que ambiciona, ou existe dentro do seu inconsciente.

    Jéssica Amata S.C.Cota
    Publicidade e Propagada - 6º Período - Noite

    ResponderExcluir
  14. Não é somente uma grande marca que pode trabalhar com arquétipos, o que acontece, e que as grandes marcas trabalham suas campanhas mensurando resultados a longo prazo. E com isso, obtem resultados mais assertivos, pois fazem um estudo de causa. O que por vez, é o estudo do inconsciente coletivo. Portanto, uma vez que qualquer marca, perceba isso, e saiba trabalhar e focar no inconsciente que seja pertinente ao seu foco, é possível que ela trabalhe de forma relevante algum arquétipo.

    ResponderExcluir
  15. O arquétipos das empresas é genial, ela meche com o inconsciente dos consumidores e nem sempre são percebidos pelos mesmos, a utilização ajuda na fidelização dos clientes pois esta no inconsciente dos consumidores e já fazem parte da vida das pessoas, as marcas movimentam as pessoas sem elas perceberem. Creio que todas as marcas possam fazer a utilização porem a eficácia será bem diferente pois uma marca grande tem muito mais visibilidade que uma marca que está começando, mas mesmo assim acho valido a utilização pois você consegue uma identificação com a sua marca e cada vez mais ira ter reconhecimento e sua marca ira crescer.

    Regis Gobet – PP Noite

    ResponderExcluir
  16. Os arquétipos estão fortemente presente no nosso subconsciente e claro que a publicidade iria se beneficiar e apostar firme na ideia de chamar, laçar, hipnotizar e fidelizar clientes em potenciais a partir dessa ideia. Acho extremamente interessante conseguir atingir um publico a partir do inconsciente coletivo, pois os arquétipos estão presentes em todos nos, e essa e a maneira mais fácil e certeira de conquistar clientes. Acho que não só as grandes marcas, mas também as pequenas podem usufruir dessa jogada de mestre, se a ideia central da campanha for bem elabora e essa pequena marca conseguir realmente identificar o arquétipo do publico que ela pretende atingir com certeza será um sucesso.

    Dayanna santos PP Noite 6º P

    ResponderExcluir
  17. Acredito que a utilização de arquétipos na construção da marca cria um relacionamento com o consumidor, maior do que se pode ter com pessoas e atendimento. Se a pessoa se identifica bem com o arquétipo de determinada empresa, ela cria um laço e uma conexão quase que emocional com a marca, por ela demonstrar aquilo que a pessoa deseja e almeja – mesmo que inconscientemente.
    No caso da Harley Davidson, por exemplo, uma pessoa pacata e sem graça, que vive preso em uma vida mais sem graça ainda, às vezes gostaria de expor um lado destemido, fora da lei e perigoso, mas devido as circunstâncias está preso a um estilo de vida diferente. E quem que consegue proporcionar esses sentimentos para a pessoa é a marca, que representa tudo que ela gostaria de ser, por isso mantém um relacionamento com aquilo que o faz sentir bem.
    Acredito que todas as empresas podem utilizar de arquétipos para criar essa identificação com sua marca. Atualmente, eu trabalho em uma média empresa, bem conhecido no segmento em que atua em MG. Acredito que com as pesquisas e estudos certos, poderíamos criar um arquétipo com a marca que iria aumentar ainda mais o relacionamento e a identificação do cliente com a empresa. Mas é importante ressaltar, o arquétipo deve estar de acordo com o conceito da marca e com os estudos, pesquisa e explorações feitas do público-alvo. Caso contrário, o target não irá se identificar com o arquétipo, nem com a marca.
    Gabriela Samanta dos Santos – PP noite 6° período

    ResponderExcluir
  18. Creio que todas as marcas, sendo elas grandes ou pequenas, têm a capacidade de incorporarem arquétipos. Uma vez que temos consciência de que, em sua essência, não há inocência no universo de uma propaganda, sabemos, portanto, que o que nos é apresentado foi previamente concebido para atingir nossas mentes. Assim, sua influência estará sendo gradualmente sedimentada e saturada por estereótipos, imagens e sensações, que irão afirmar sua presença sobre as vidas de cada um de nós. Analisar e tentar entender o modus operandi de seu target é algo fundamental para as empresas que pretendem se destacar no mercado. Trabalhar a empatia e enxergar através dos olhos dos clientes cria fortes vínculos e reforça a fidelidade no relacionamento entre empresas e consumidores. Fazendo uma analogia ao efeito do ópio, os arquétipos também estimulam a fuga da realidade. Vivemos em um mundo impregnado de frustrações, pessimismo, melancolia e medo. Não há nada melhor do que um pouco de escapismo, mesmo que este seja apenas ilusório e passageiro.

    Marcelo Fiuza Sánchez
    Publicidade e Propaganda - 6º período/ noite

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que as pequenas marcas podem e devem fazer uso dos arquétipos. Mas para isso, é preciso que estas conheçam a fundo quem vai ser o seu público alvo e qual a mensagem/imagem que pretende deixar para essas pessoas que serão atingidas. Conseguir a simpatia dos consumidores por determinada marca de modo que consiga da fidelização destes, não é algo que se adquire da noite pro dia, por isso o uso dos arquétipos (se bem trabalhado) é uma ótima tática pois separar pessoas por seus estilos e preferências já é algo utilizado há anos e faz parte do inconsciente das pessoas.

    Bárbara Carvalhaes - 6º período - PP - manhã

    ResponderExcluir
  21. Acredito que sejam grandes, médias ou pequenas marcas, todas surgem de algum arquétipo. Desde o momento em que é definido o produto/serviço e para quem se destina, já é uma forma de classificação e consequentemente (talvez inconscientemente) é um arquétipo.

    Com o tempo algumas marcas podem passar por conflitos, pois em geral buscam atender sempre uma fatia maior do mercado, o que pode ocasionar em um conflito de arquétipos que causam certa instabilidade à marca. Portanto acredito que é importante que os arquétipos sejam sempre um ponto de referência, para que você possa avaliar a sua marca e os reais interesses do seu target.

    Harumi Yukawa - 6º período - PP - Noite

    ResponderExcluir
  22. É fato que as pequenas empresas ou marcas podem aproveitar o uso do arquétipo. Pois é uma forma de chamar o público alvo, claro que as marcas devem ter uma estratégia de comunicação para efetuar bem o plano, pesquisar que tipo de mídia usar, redes sociais, propagandas em canais de televisão e escolher o que usar para atrair o público, seja ela com imagens, vídeos e mensagens. O principal objetivo e despertar e aproximar as pessoas do produto que ela deseja lançar. Portanto, cada marca precisa saber o que utilizar e o que o público gosta atualmente, ou seja, inovar e procurar surpreender as pessoas. Para deixar bem claro, esse método é utilizado há anos, é uma forma de manipular o inconsciente do público alvo.

    Helena Alvarenga Santana - 6° período - PP manhã

    ResponderExcluir
  23. Exemplo de marca do cara comum: Cerveja Brahma ( o “sou brahmeiro" define características comuns ao grupo)
    Filmes do cara comum: um exemplo clássico é aquele típico filme da sessão da Tarde, onde um adolescente luta para fazer parte da fraternidade X e poder se enquadrar nas características comuns, mesmo que para isso seja obrigado a ignorar suas convicções.

    ResponderExcluir
  24. "Os nossos sonhos e fantasias são refletidos nas mídias diariamente, porque a
    publicidade não vende apenas produtos, ela cria um vínculo emocional entre a marca e o
    consumidor, ao humanizá-lo e dar ao produto uma identidade, uma personalidade e uma
    sensibilidade próprias. A publicidade tem o poder de mitologizar as marcas vestindo-as
    com os sonhos e as fantasias do consumidor.
    A publicidade está cheia de exemplos de marcas bem-sucedidas e duradouras que
    usaram personagens míticos, baseados em imagens arquetípicas, para retratar e transmitir
    os benefícios e atributos do produto assim como proporcionar benefícios psicológicos e
    emocionais. Muitos desses personagens tornaram-se tão identificados e relacionados com a
    marca que acabaram representando a essência da marca na mente do consumidor."
    Então acredito que grandes, médias ou pequenas marcas pode sim incorporar um arquétipo, na verdade seria essencial de todas incorporassem.

    Isadora de Andrade p. Fernandes - 6º período - PP noite.

    ResponderExcluir
  25. Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã

    “As melhores marcas arquetípicas são, em primeiro lugar e acima de tudo, produtos arquetípicos, criados para preencher e incorporar necessidades humanas fundamentais.” (O significado da M<arca, Mark Batey)”.
    Não são somente as grandes marcas podem incorporar um arquétipo. Mas todas têm o direito de fazer o que for para crescer no mercado e se tornar conhecida. Qualquer marca pode realizar o estudo de arquétipos na sua comunicação buscando atrair consumidores que se identificam com estes. Esse estudo pode ser feito também para consolidar uma marca.
    Segundo a colunista do blog o Pensador Mercadológico, Bárbara Dreschuma, “uma marca arquetípica pode convocar experiências em um nível mais profundo e intenso da mente, ativando um senso de reconhecimento e significado a vida dos seus consumidores.”
    Portanto, é interessante sim que as marcas, se for o caso, façam os estudos de arquétipos e se adequem a eles.

    Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã

    ResponderExcluir
  26. Hoje, qualquer marca tem o potencial de se destacar e construir seu arquétipo! A caminhada para o crescimento certo é o que molda o resultado final, de como os clientes vão aceitar a marca. Saber se colocar no lugar de direito é essencial, pois "uma doly querer ser do nada uma Coca-Cola" "não rola", bem, ter pé no chão é o ponto! É a chave para o sucesso. Saber quando dar o proximo passo, quando impulsionar sua marca, nem sempre vem rápido, mas ter paciencia, bom planejamento e saber escalar o mercado especifico, já trilham bons frutos para uma marca de sucesso. P.s: E ter uma mercadoria que se diferencia das demais é ponto positivo. ;)


    André Soares Ferreira - 6º PP - Noite

    ResponderExcluir
  27. Nos dias atuais, com todo o acesso a informação de ponta e variedade de recursos, não somente as grandes empresas podem encorporar um arquétipo, mas qualquer empresa que se disponha a entender a alma de si mesma e identificar a sua própria essência pode gerar uma identidade diferenciada, que estabeleça portanto, uma relação emocional e próxima com as características em comum com seus clientes e/ou consumidores.

    ResponderExcluir
  28. Todas as marcas e posso afirmar que pessoas também podem encorporar arquétipos e acredito que essa incorporação apenas engrandece e posiciona melhor as coisas no mercado e na vida. Uma marca que saiba já o seu lugar no dia a dia do consumidor, que tenha já bem traçado o seu objetivo de mercado, consegue alcançar o sucesso muito mais rápido e melhor que qualquer outra. Ter um arquétipo definido é essencial, e temos a certeza dessa veracidade da força de um, quando nos deparamos com uma Coca Cola, que com uma simples frase "abra a felicidade'' consegue passar para o consumidor toda a sua mensagem, de confraternização, almoço de domingo em família, e passa a ficar 100% presente na mente do consumidor. Assim como a Harley Davidson, que conseguiu ter um ronco único nas suas motocicletas e ser referência mundial para o mundo dos motociclistas. Marcas que conseguem definir bem seus arquétipos, independente de serem pequenas ou grandes, alcançam o sucesso absoluto, tanto financeiro quanto digamos espiritual.

    Laura Reis - 6PP - Noite

    ResponderExcluir
  29. Todas as marcas e posso afirmar que pessoas também podem encorporar arquétipos e acredito que essa incorporação apenas engrandece e posiciona melhor as coisas no mercado e na vida. Uma marca que saiba já o seu lugar no dia a dia do consumidor, que tenha já bem traçado o seu objetivo de mercado, consegue alcançar o sucesso muito mais rápido e melhor que qualquer outra. Ter um arquétipo definido é essencial, e temos a certeza dessa veracidade da força de um, quando nos deparamos com uma Coca Cola, que com uma simples frase "abra a felicidade'' consegue passar para o consumidor toda a sua mensagem, de confraternização, almoço de domingo em família, e passa a ficar 100% presente na mente do consumidor. Assim como a Harley Davidson, que conseguiu ter um ronco único nas suas motocicletas e ser referência mundial para o mundo dos motociclistas. Marcas que conseguem definir bem seus arquétipos, independente de serem pequenas ou grandes, alcançam o sucesso absoluto, tanto financeiro quanto digamos espiritual.

    Laura Reis - 6PP - Noite

    ResponderExcluir
  30. Acredito que todas as marcas podem incorporar arquétipos, pois no momento que ela define o seu, ela toma uma posição de mercado. Porém é preciso cuidado ao fazer isso, é preciso uma pesquisa por trás, para conhecer mais o mercado que está inserido, conhecer seu público e então se posicionar de tal maneira. Isso de modo bem feito mostra que a marca sabe o seu lugar, onde quer chegar e mostra que tem seu espaço no mercado.
    Bárbara Lessa - 6 período - PP- manhã

    ResponderExcluir
  31. Todas as marcas podem sim incorporar arquétipos, sejam elas marcas pequenas ou grandes. As marcas maiores podem encontrar nos arquétipos uma forma de se firmarem mais ainda na mente do consumidor, reafirmando seu nome, e as pequenas empresas podem encontrar uma forma de se sobressaírem e conseguirem mais visibilidade. Com os arquétipos elas mostram que sabem o seu lugar e si conhecem, e encontram mais fácil o caminho do sucesso.
    Letícia Lessa M de Alencar - 6 periodo - Manhã

    ResponderExcluir
  32. Acredito que todas as marcas podem incorporar arquétipos.
    A partir do momento em que a marca define seu posicionamento no mercado ela pode encontrar um arquétipo que corresponde ao seu perfil, reforçando ainda mais sua posição.
    Os arquétipos ainda, podem facilitar na lembrança da marca por parte de seus clientes.

    João Pedro Pereira Gomes Teles - 6ºperiodo - Manhã

    ResponderExcluir
  33. Não, tanto grandes marcas quanto as pequenas podem se incorporar em arquétipos. Pois esta é a maneira de estabelecer um laço com determinado tipo de personalidade de consumidores.

    Harieni Maia - 6° periodo - manha

    ResponderExcluir
  34. Não, definitivamente todas tem o seu valor, muitas usam de seus Arquétipos para conquistar e fidelizar seus clientes.
    Washington Junio PP manhã

    ResponderExcluir
  35. Acredito que todas as marcas, grandes ou pequenas, podem incorporar um arquétipo.
    Arquétipos são figuras que fazem parte do nosso inconsciente coletivo e está presente em nosso dia a dia de várias formas, uma delas é na publicidade que utiliza os arquétipos para gerar identificação com seu público alvo.
    Creio que todas as marcas tenham seu arquétipo, mas nem todas tem consciência disso, portando isso não fica muito evidente para o público, ao contrário das marcas que incorporam conscientemente um arquétipo e o usam a seu favor, no intuito de ganhar clientes através dessa identificação que na maioria das vezes é inconsciente.

    Franciele Souza - PP 6° Período - noite

    ResponderExcluir
  36. Arquétipos estão presente em nosso subconsciente e no dia a dia, dessa forma a publicidade utiliza disso para fidelizar seu publico alvo. Qualquer marca pode incorporar um arquétipo, pois assim constroem certos laços com seu público.

    Gabriela Moreira Colen PP Manhã

    ResponderExcluir
  37. Para divulgarem os seus produtos as marcas costumam criar estórias onde possa envolver o publico e fazê - los conhecer o seu produtos.
    Acredito sim que tanto marca grande como a pequena possa criar um arquétipo. O arquétipo já está presente na nossa realidade mesmo que inconsciente e a marca pode utilizar para criar uma identificação Marca - Produto - Público Alvo.

    Patrícia Souza 6º Período PP - Noite

    ResponderExcluir
  38. Arquétipo está presente no nosso dia, apartir do momento que uma marca se posiciona, já vai ter um arquétipo sendo construído. O nossosubconsciente já busca o arquétipo para facilitar na lembrança da marca.
    Acredito que todas as marcas, a partir do posicionamente, independentemente se pequena ou grande, pode criar um arquétipo.
    Roberta Saturnino de Oliveira - PP Manhã (APD)

    ResponderExcluir
  39. Penso que o arquétipo, pode ser aplicado em qualquer marca, independente se a marca for conhecida ou não. Afinal uma marca ‘’nova’’ quando é lançada, gera curiosidade ao publico. Isso se a marca já tiver uma identidade e um conceito que ela queira passar para o consumidor. Uma marca que não tenha esses requisitos seria uma marca perdida, pois não saberíamos identificá-las. Penso que as grandes marcas, possam se tornar espelhos para outras marcas novas ou não conhecidas no mercado. Para isso a marca tem que traçar uma definição de sua marca e suas propostas, ou seja, as marcar tem que montar uma estratégica que as identifiquem e as diferenciem das outras.

    Guilherme Andrade / 6° período / Publicidade e Propaganda / Noite

    ResponderExcluir
  40. O uso dos arquétipos estão presentes em diversas campanhas publicitárias, porém acho que empresas menores precisavam usar isto com mais frequência, pois elas estão em nível de catequese ou recordatória em sua maioria onde a identificação com o público deve ser maior, e é até uma forma de diferenciar da concorrência e talvez alcançar mais facilmente a fase recordatória.

    Bruno Oliveira 6° período manhã.

    ResponderExcluir
  41. Assim como as grandes empresas, as pequenas também podem usar arquétipos para a projeção de sua marca. Além de se fidelizar no mercado ajuda no relacionamento assertivo com o público alvo. Os arquétipos criam um relacionamento do público com uma marca trazendo fidelização entre eles.

    Izabela Luiza - PP 6º período - Manhã

    ResponderExcluir
  42. Acredito que as pequenas empresas também podem usar essa estratégia para chegar mais perto do publico. Os arquétipos estão presentes em nós, seria até uma forma de empresas menores ganharam mais destaque fazendo com que o publico lembre e crie uma aproximação maior com a sua marca.

    Rayanne Vieira- PP 6º período - Manhã

    ResponderExcluir
  43. Creio que as pequenas empresas não só podem como devem utilizar da estratégia de arquétipos para se aproximar do público. Pois isto facilita o entendimento mesmo que seja de uma maneira irracional.
    Kaique de Jesus- PP 6º período - Noite

    ResponderExcluir
  44. Não são somente as grandes marcas que podem incorporar um arquétipo. Todas as marcas podem e devem usar arquétipos como estratégia, para buscar mais consumidores que se identifique com a sua marca e que possa também posicionar a marca no mercado. Para isso um estudo com qual tipo de público será atingido e qual mensagem passar, pode ajudar bastante na construção do posicionamento da marca.


    Ana Carolina A. de Freitas - 6º período - PP – manhã

    ResponderExcluir
  45. Os arquétipos bem utilizados pelas grandes marcas é o que as mantém no top com o seu público alvo. O mais interessante é ver como algumas marcas do mesmo seguimento tomam para si diferentes comportamentos sobre os arquétipos para facilitar a competição entre elas, como a Coca - Cola e a Pepsi.
    Essa estratégia deve ser utilizada por marcas que não possuem uma proporção de nome tão grande no mercado também, como os spas e clinicas com arquétipo de Mago já que vendem a promessa de transformar o consumidor de alguma forma, ou as ONG's e entidades sem fins lucrativos que, por menores que sejam, vedem a preocupação do consumidor com o outro com o arquétipo Prestativo. Pois quando empregados da maneira correta, torna-se mais fácil atingir o inconsciente coletivo do público alvo consumidor da sua marca, mesmo ela não sendo uma grande marca.

    Yasmim Duanni Rocha Brugger - 6º período - PP Manhã

    ResponderExcluir
  46. Arquetipo em resumo são pensamentos que adquirimos pré estabelecidos por tudo o que a sociedade julga como certo, ou seja, inconsciente coletivo. Sendo uma marca grande ou não conhecer os arquetipods que a cercam não significa fechar categotrias, mas sim conhecer seu consumidor e consequentemente como se relacionar com ele. O arquetipo na verdade atua como o principal organizador de produtos e marcas.

    Tamires Serra - 6º PP - noite

    ResponderExcluir
  47. utilização de arquétipos para aproximar o cliente da marca é uma estratégia sutil e impressionante, saber identificar as necessidades e anseios de seus clientes para poder trazer um produto que as “complete”. Como por exemplo, as propagandas da Nike, onde ela representa desde os atletas profissionais até os atletas de finais de semana, como guerreiros, heróis que buscam vencer. A empresa estimula as pessoas que se consideram possuir um arquétipo de herói, para que elas consumam seu produto.
    Acredito que tanta as micro, as pequenas quanto as grandes empresas podem usufruir dos “arquétipos” tudo o que eles provocam em seus consumidores; desde que seja de forma prática e sutil, um exemplo bem fácil de identificar seria um bar que possui o mesmo propósito da Coca-Cola, trazer alegria, e não somente bebida e comida em si, trazer divertimento
    A utilização de arquétipos para aproximar o cliente da marca é uma estratégia sutil e impressionante, saber identificar as necessidades e anseios de seus clientes para poder trazer um produto que as “complete”. Como por exemplo, as propagandas da Nike, onde ela representa desde os atletas profissionais até os atletas de finais de semana, como guerreiros, heróis que buscam vencer. A empresa estimula as pessoas que se consideram possuir um arquétipo de herói, para que elas consumam seu produto.
    Acredito que tanta as micro, as pequenas quanto as grandes empresas podem usufruir dos “arquétipos” tudo o que eles provocam em seus consumidores; desde que seja de forma prática e sutil, um exemplo bem fácil de identificar seria um bar que possui o mesmo propósito da Coca-Cola, trazer alegria, e não somente bebida e comida em si, trazer divertimento.


    Aline Simões - º PP - manhã

    ResponderExcluir
  48. A utilização de arquétipos para aproximar o cliente da marca é uma estratégia sutil e impressionante, saber identificar as necessidades e anseios de seus clientes para poder trazer um produto que as “complete”. Como por exemplo, as propagandas da Nike, onde ela representa desde os atletas profissionais até os atletas de finais de semana, como guerreiros, heróis que buscam vencer. A empresa estimula as pessoas que se consideram possuir um arquétipo de herói, para que elas consumam seu produto.
    Acredito que tanta as micro, as pequenas quanto as grandes empresas podem usufruir dos “arquétipos” tudo o que eles provocam em seus consumidores; desde que seja de forma prática e sutil, um exemplo bem fácil de identificar seria um bar que possui o mesmo propósito da Coca-Cola, trazer alegria, e não somente bebida e comida em si, trazer divertimento

    Aline Simões - 6º período - PP - manhã

    ResponderExcluir
  49. Arquétipo são pensamentos pré estabelecidos que adquirimos por tudo o que a sociedade julga como correto (inconsciente coletivo).
    Conhecer seus consumidores e se relacionar com eles e uma das formas de uma marca grande ou não de conhecer os arquétipos isso não significa fechar categorias.

    Marcelo Assis PP/ 6º P NOITE

    ResponderExcluir
  50. Fazer com que o publico alvo se identifique com a peça publicitária e consequentemente criar um laço afetivo com o produto através dos inúmeros arquétipos que possui a nossa sociedade, é uma estratégia muito eficaz e marcas importantes no mercado utilizam dessa prática que muitas vezes envolve pessoas que o publico possa se identificar, pelo sucesso, fisicamente e etc.
    As possibilidades de relacionar arquétipos permitem que grandes e pequenas empresas tentem se posicionar no mercado através da relação que os clientes criam com a marca e suas peças.

    ResponderExcluir
  51. Arquétipo é a primeira ideia de alguma coisa, o princípio de algo. Como vimos no texto, a maneira que a empresa aborda a mensagem levada ao seu público alvo, determina seu arquétipo. Grandes empresas praticam essas ações causando impactos maiores, no entanto qualquer empresa que consiga identificar seus consumidores, concorrentes, fornecedores ou seja se posicione no mercado que está inserida pode construir seus arquétipo independente de seu tamanho.

    ResponderExcluir
  52. Todas empresas podem sim construir seu arquétipo, basta que ela consiga uma identificação do cliente com sua marca. A construção desse arquétipo se inicia quando a empresa consegue se posicionar no mercado, identificando seu público alvo e direcionando sua comunicação para os mesmos.

    Huda Lourena PP/ Noite

    ResponderExcluir

  53. Consequentemente para que o consumidor se identifique com a peça publicitaria ou ate mesmo com a campanha foi usado alguns arquétipos para criar um laço afetivo, com o produto oferecido. Este tipo de artificio é utilizado por algumas marcas importantes no mercado, podendo utilizar de pessoas famosas com quem o publico se identifique, pelo porte físico ou pelo sucesso.
    Pequenas e grandes empresas podem utilizar deste artificio, já que os arquétipos permitem que as empresas tentem se projetar no mercado, a partir relação que o publico pode criar com a marca ou com o produto.
    Cintia Gomes PP \ Manhã.

    ResponderExcluir
  54. O inconsciente coletivo estará sempre presente desde o inicio da humanidade, a proximidade de um entendimento é adquirido com a aprimoramento podendo está ligado em tudo que nos rodeia.
    Existem marcas que a primeira ideia que fica incorporando um arquétipos engradecendo e posicionando-se melhor no mercado.

    Arthemis Raftopoulos - 6 Periodo - PP - Noite

    ResponderExcluir
  55. Não, qualquer marca que usar bem uma ideia ou arquétipo pode ter sucesso. As ideias de poder, liberdade, sereias e sonhos secretos remetem a mitos arquetípicos de heróis, de poder e de sedução que capturam a identificação de muitas pessoas.

    Por Thaís Guerra, aluna de PP/manhã.

    ResponderExcluir
  56. Estudar os arquétipos desperta um grande interesse por buscar entender o porque do posicionamento da marca no mercado, pois por muitos anos ou mesmo antes de conhecermos esse lado peculiar do estudo, víamos não só nas grandes marcas, mas algumas menores também um direcionamento despertando o interesse de um público específico as vezes q éramos "inocentes" achando que não passava de uma coincidência.
    O estudo dos arquétipos pôde despertar uma visão diferenciada sobre a identificação do público e com isso, nos abre um campo mais amplo cheio de vontades e possibilidades para a criação explorando cada arquétipo ou mesmo em alguns momentos fazendo uma composição utilizando mais de um para uma peça publicitária.
    Frederico Inácio - PP/Manhã

    ResponderExcluir
  57. Utilizando os princípios da percepção e articulação de ideias comuns à um público se torna muito mais fácil e fluido chegar a sensibilizá-lo. Assim a ideia de arquétipo, explorada por Jung em sua teoria do consciente coletivo, se torna de grande valia para a publicidade que a articula de forma a envolver o consumidor. Esse artifício é mais percebido dentre as empresas de maior porte devido ao maior estudo e planejamento acerca da sua divulgação e promoção mas está da mesma forma acessível às demais companhias. A utilização das tecnologias de marketing
    é um diferencial alcançável mas ainda é pouco demandado num contexto geral.

    Cyro Villela - Sexto Período - PP - Manhã

    ResponderExcluir
  58. Qualquer marca pode incorporar um arquétipo, sendo ela de heróis, princesas e etc...Assim as marcam conseguem criar sua identidade e se tornarem conhecidas e grandes no mercado. Identificando os arquétipos de uma marca e dos concorrentes, a empresa consegue se comunicar melhor com seu consumidor.

    Isabella Rodrigues Miranda - PP Noite - 6°Período

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Não, não é apenas as grande marcas que podem incorporar um arquétipo. Qualquer marca em seu cerne, lá na criação de visão, missão e valores, pode desenvolver seu arquétipo que irá trabalhar o resto da vida. Vale lembrar que as grandes marcas hoje, foram um dia pequenas e as pequenas de hoje podem ser as grandes multinacionais de amanhã. É inegável a existência desse subconsciente coletivo que é característico de toda a humanidade. Todos os arquétipos são influentes e detém sua importância para a população. Associar sua marca a um arquétipo que casa com seu público alvo, com certeza fortalece e engrandece o produto. A familiaridade se torna algo singelo e bacana de se sentir. A marca nunca fica sem clientes quando há quem ame aquele estilo.

    Jéssica Nascimento de Souza - PP -6° período manhã

    ResponderExcluir
  61. Se a marca pretende ter um diferencial mediante a concorrência, ela deve sim, ter personalidade seja a marca, pequena ou não. Se personalidade está atribuída ser a individualidade na globalidade. E a marca tem como pretensão se destacar mediante outras que fabricam o mesmo produto dentro da mesma embalagem, é importante que ela leve em consideração esta característica e encontrar na personalidade esse destaque. Uma marca pode nascer, crescer e morrer, em meio a isso, ela vive (independentemente quanto tempo leve). Porque não pensar em atribuir características em cada fase de sua vida assim como nós? Já que tratamos a marca como um ser social?
    Uma marca pode ser bonita ou feia, grande ou pequena, velha, jovem ou atemporal etc. Além disso se a marca fala, se alimenta, cresce e amadurece como nós, a personalidade nos parece o inevitável caminho natural da sua existência. Pois a marca vai criar uma personalidade ou uma identidade querendo ou não, apenas pelo fato dela existir durante um certo tempo, nós podemos começar a tentar definí-la. Neste ponto, o diferencial não é saber que a personalidade da marca é construída desde seu nascimento, mas saber disso e construí-la com sabedoria.

    Lucas Santos Gomes - 6º Período PP/Manhã

    ResponderExcluir
  62. Acredito que toda marca seja ela grande ou pequena pode se incorporar um arquétipo. Basta ter uma marca "bem redonda" com boas idéias em suas campanhas. Um logo atrativa. Basta saber fazer uma boa interpretação do público alvo. Tem que tomar cuidado para que o arquétipo não seja negativo. Fazendo um bom planejamento qualquer marca pode se um arquétipo. Humberto 6º pp Manhã

    ResponderExcluir
  63. É evidente a existência desse subconsciente coletivo em todo o mundo. Todos os arquétipos são influentes na sociedade e a uma importância, pois, implica em conhecermos nós mesmo e reconhecermos padrões arquétipos comum a todos. Portanto, associar uma marca seja ela pequenas ou grandes multinacionais a um arquétipo que identifique com o seu publico alvo é totalmente viável, podendo fidelizar e adquirir novos consumidores para seu produto/serviço.

    Jéssica Martins da Silva / PP/ 6º- Manhã

    ResponderExcluir
  64. Acredito que há espaço para grandes e pequenas marcas desenvolverem arquétipos em torno de si, creio até que algumas novas marcas ao estudarem seu público alvo, já trabalham com associaçãoes de seu possivel arquétipo . Afinal arquétipos traçam o perfil do consumidor e consequentemente suas necessidades. Desta forma as empresas com o intuito de fidelizar clientes e fazer com que eles consumam sempre mais iniciam o quanto antes seus estudos e abordagens direcionadas.

    Thais Oliveira / 6° PP Noite

    ResponderExcluir
  65. Penso que o arquétipo, pode ser aplicado em qualquer marca, independente se a marca for conhecida ou não, rende ou pequena, nova ou velha no mercado. Os arquétipos traçam perfil do consumidor, e isso para qualquer que seja a empresa é uma boa estratégia. O que se deve tomar cuidado é apenas em não utilizar-se de um arquétipo negativo, com um bom planejamento vai ser uma ótima maneira de se comunicar com o consumidor.

    ResponderExcluir
  66. Pequenas e grandes empresas podem usar essa estratégia contratando alguma pessoa que divulgue para que os consumidores se identifiquem com a marca. Porém, também existe um ciclo de estratégia, que num estado mais avançado, onde a empresa não precisa mais detalhar seus produtos na propaganda, uma grande empresa pode investir em criar um slogan ou um arquétipo próprio de recordação para a mesma se consolidar como estrela no mercado.

    Diego Melo Franco - 6o período pp/manhã

    ResponderExcluir
  67. A publicidade utiliza-se desta arma, pois é uma maneira mais fácil de descrever seu cliente, fazendo com que o mesmo se identifique com a marca. Antes existia um tabu que apenas grandes empresas adotava esta ideia, porem pequenas e médias empresas vem utilizando tal ideia para se posicionar da melhor forma no mercado.

    ResponderExcluir
  68. Negativo. Qualquer empresa de qualquer tamanho pode incorporar um arquétipo. Claro que quanto maior ela for maior sera sua divulgação da marca/mensagem. Toda empresa deve buscar e procurar um arquétipo para passar para seu consumidor e focar muito para que essa mensagem seja passada com sucesso e para que seus telespectadores assimilem a mensagem com sua vida pessoal

    Luciano Xavier de Lima - 6º PP Noite

    ResponderExcluir
  69. Creio que o arquétipo é a ideia inicial de alguma coisa. A publicidade, o marketing e até as marcas tem alguma relação com essa motivação que gera emoções e traz grandes ideias. Grandes marcas, ao lançar um comercial de aparelhos eletronicos, buscam sempre tocar no desejo do consumidor passando uma imagem com muita originalidade que muitas vezes estão bem distante do que o aparelho acaba oferecendo para o consumidor.
    Ana Flávia Francisco
    6º período PP manhã

    ResponderExcluir
  70. Acredito que tanto as pequenas empresas quanto as grandes possam encorporar-se em arquétipos. Porque quando ela define seu posicionamento, ela pode achar um arquétipo que se assimila ao seu perfil, fazendo com que reforce a sua posição.

    Pedro Henrique Martins Torres - 6º Período - Manhã

    ResponderExcluir
  71. Uma empresa de dimensão pode incorporar um arquétipo. Logico que se ela tiver dimensões maiores será sua exposição da marca. As corporações precisam buscar um arquétipo para demostrar para seu consumidor e trabalhar para que a mensagem passada tenha ênfase junto ao seu consumidor.
    Cintia Gomes - 6º PP manhã.

    ResponderExcluir
  72. Uma empresa de dimensão pode incorporar um arquétipo. Logico que se ela tiver dimensões maiores será sua exposição da marca. As corporações precisam buscar um arquétipo para demostrar para seu consumidor e trabalhar para que a mensagem passada tenha ênfase junto ao seu consumidor.
    Cintia Gomes - 6º PP manhã.

    ResponderExcluir
  73. Podemos dizer que a publicidade utiliza essa forma, pois é um jeito provável e muito mais fácil, para falar de seu cliente, sendo que o mesmo se identifique com a marca que consome. A um tempo atrás, apenas algumas empresas usavam essa ideia, e hoje outras empresas pequenas e médias também, utilizam essa ideia para estar em uma posição boa perante o mercado do consumidor.

    Edgar Brito - LBA -Noite

    ResponderExcluir