segunda-feira, 11 de maio de 2015

Janela para a alma

Resultado de imagem para a raposa e as uvas monteiro lobato

Por Hélio Schwartsman- 6/1/2014 - Folha de S. Paulo

O que eu gosto na política é que ela constitui uma janela com vista direta para a alma humana. As preferências ideológicas das pessoas cobram tamanha fidelidade de quem as abraça que muitas vezes funcionam como um marcador dos passos tortuosos que o cérebro dá para apaziguar as inevitáveis contradições do mundo real.

Tomemos o caso de Dilma Rousseff. Ela obviamente optou por tentar consertar os erros econômicos de seu primeiro mandato por meio de um ajuste liberal ortodoxo, o que exigirá uma combinação de mais impostos e menos benefícios sociais.

O problema é que Dilma, além de ter sugerido na campanha que não trilharia esse caminho, vê a si mesma como mulher de esquerda, cuja prioridade é promover o bem-estar dos pobres. Há, portanto, um desencontro entre os próximos passos do governo e a autoimagem presidencial.

Até aí não há muita novidade. A vida é mesmo repleta dessas incongruências. Nossas mentes, porém, têm horror a esse choque, que os psicólogos chamam de dissonância cognitiva. Para reduzir a dor da contradição, o cérebro racionaliza, isto é, modifica as ideias, crenças e memórias que se mostram incompatíveis até que o conjunto pareça palatável.

Nesse processo, coerência e lógica estão entre as peças mais sacrificáveis. Isso ficou razoavelmente claro tanto no discurso de posse da presidente, pelo qual será possível promover um ajuste recessivo sem recessão, como nas broncas que ela já andou passando a auxiliares cujas declarações feriram a narrativa que a mandatária faz de seu governo.

E o caso de Dilma nem é dos mais patológicos. Meu exemplo favorito de racionalização é a declaração de um "serial killer" americano apanhado pela polícia em 1994: "Além das duas pessoas que matamos, das duas que ferimos, da mulher em que demos coronhadas e das pessoas que fizemos comer vidro, não machucamos ninguém". O céu é o limite.

Prezadas e Prezados, sobre a dissonância cognitiva, como isso acontece com o consumo?

93 comentários:

  1. A indecisão do consumo está cada vez mais encorporada no consumidor, devido ao grande "ataque" comunicacional que está recebendo, seja com propagandas, variedade de produtos e/ou descoberta de novos desejos.
    A dissonância cognitiva é um conflito entre duas ideias e levando em consideração o consumo os profissionais de comunicação devem identificar esse ponto no target para "atacar" em determinada opção, fazendo com que o consumidor acrescente "elementos de consonância" para igualar ou prevalecer alguma ideia (no caso um produto ou serviço) fazendo então sua escolha e consumindo mais.

    Lucas Medeiros - 6º Período - PP - NOITE

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  2. A dissonância cognitiva é a distância entre o que achamos correto e o que fazemos, desta forma, as ferramentas do marketing, como a publicidade, elaboradas a fim de propiciar o ato da compra em uma experiência prazerosa e recorrente, assim como a embalagem, marca e o design que também fazem parte das características observadas na percepção seletiva, batem de frente com a dissonância cognitiva. Dependendo do consumidor, a mensagem pode ou não fazer efeito, já que necessidades pessoais e até mesmo auto-estima, filtram certas mensagens.
    O que eu acredito ser correto, é perceber os valores do cliente, suas expectativas e anseios, conhecer suas experiências negativas e positivas, buscar se antecipar em resposta às possíveis dissonâncias e responder de maneira coerente e personalizada, mantendo a empresa voltada para o consumidor e não para o prioritariamente para o produto.

    Jean Lucas - 6° Período - PP - Manhã

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  3. Imagino que a dissonância cognitiva atue na mente do consumidor com o intuito de criar uma nova realidade, alterando e até mesmo manipulando, de forma sistemática, suas convicções e opiniões. Assim, para que certos comportamentos possam ser justificados, será mais fácil e prático para o indivíduo se dissociar-se completamente dos princípios básicos que gerenciam sua consonância cognitiva. Consequentemente, possíveis conflitos e incertezas que venham a surgir no momento em que se está escolhendo de um produto, por exemplo, serão prontamente sublimados em sua mente. Portanto, ao perceber que toda a desordem, disputa e choque de valores já não existem mais, o consumidor se sentirá mais seguro e compelido a realizar suas compras, alterando sempre que necessário sua realidade, de maneira que continue administrando suas próprias incoerências e contradições.

    Marcelo Fiuza Sánchez
    Publicidade e Propaganda - 6º período/ noite

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  4. Como a dissonância cognitiva se caracteriza como um "escape" de nós mesmos de uma realidade conturbada e angustiante, da qual não podemos fugir e precisamos achar um modo de suportá-la, no caso do consumo as marcas criam por meio de seus anúncios uma realidade paralela que oferece ao consumidor sentimentos e desejos que ele esteja precisando. Na atual conjuntura da economia brasileira, por exemplo, esse artifício deve ser muito utilizado.

    Lucca Melo - 6 período manha

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  5. A dissonancia cognitiva pode ser usada para fazer as pessoas consumir, mas consiste em mostrar duas opções mas fazer com que a pessoa escolha o que você quer. a dissonancia está presente neste segundo mandato da dilma, pois ela tinha uma imagem populista e por forças economicas teve que tomar uma imagem que não é a dela. é uma ''incoerência''
    se você forçar uma ''incoerencia'' no consumo, mostrando uma opção mais coerente e outras incoerentes faz a coerente ser mais pertinente.

    Luiz Eduardo Rezende Tavares - 6º periodo / manhã

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  6. As marcas atualmente criam realidades fora do que o cliente realmente vive. A dissonância, em resumo, é a fuga da realidade vivida. Como ferramenta a publicidade utiliza deste método para criar uma experiência com o consumidor, seja na hora da compra, pelo design, e outros artifícios. Os profissionais de marketing devem se atentar ao target e buscar preencher suas vontades e saciar todos seus desejos de modo a leva-los para um outro mundo, um lugar em que eles se sintam bem.

    Jefter Dornelas Barony - 6º período - Manhã

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  7. A teoria da dissonância cognitiva se baseia na observação de que uma pessoa que atua contra sua própria atitude pode, posteriormente, modificar cognições ou comportamentos de modo a adapta-los ao comportamento incongruente.
    Assim, o comprador insatisfeito buscará informações que confirmem o acerto de sua escolha e evitará as que apontam o erro, de modo a evitar o desconforto causado pela dissonância. Dentro dessa perspectiva, um desnível moderado entre as expectativas e os resultados de uma compra levaria à satisfação e teria como consequência uma alteração até favorável ao fornecedor na atenção seletiva do cliente (busca de informações que reforçam o acerto da escolha).

    Isadora de Andrade P. Fernandes – 6º período – PP - Noite

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  8. Dissonância cognitiva é aquilo que nossa mente cria, ou seja, criamos situações, argumentos aceitáveis para que perante a sociedade nossas ações, atitudes e até mesmo as escolhas estejam certas, sem passar por julgamentos. Muitas marcas/serviços utilizam da dissonância cognitiva para atrair o seu consumidor, sendo que ela retrata para ele que não existirá problema se usufruir de seu produto/serviços. A teoria da dissonância cognitiva nada mais é que o envolvimento de sentimentos, desejos, gerando assim um sufocamento da indústria que acarreta no consumo impulsivo, o consumidor acredita no que foi passado e ele mesmo sabendo que não é real, faz acreditar para não ser julgado ou estar erado.

    Jéssica Amata S. C. Cota - PP - 6° Noturno

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. A dissonância cognitiva acontece quando o consumidor reflete sobre os resultados da compra com  a pós­ compra, analisando as expectativas que foram criadas encima de um determinado produto, que o leva a uma conclusão que quebra a expectativa inicialmente gerada.

    Harieni Jesus Maia - PP - 6° Periodo - Manha

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  11. A dissonância cognitiva acontece quando o consumidor reflete sobre os resultados da compra com  a pós­ compra, analisando as expectativas que foram criadas encima de um determinado produto, que o leva a uma conclusão que quebra a expectativa inicialmente gerada.

    Harieni Jesus Maia - PP - 6° Periodo - Manha

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  12. Podemos falar que a teoria da dissonância cognitiva baseia-se na premissa de que a pessoa tenta manter a coerência entre suas convicções e opiniões.E quando uma pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita, ocorre uma situação de dissonância, podemos dizer até que ocorre uma inconsistência no comportamento. Analisando esta visão no campo do consumo, podemos perceber que isso ocorre quando o consumidor cria uma expectativa em cima de um produto, por acreditar que a marca é confiável, é de tradição, então o produto logicamente será de primeira e atenderá a sua necessidade e quando coloca isso na prática percebe que não correspondeu a sua expectativa e se decepciona, mas que mesmo assim por acreditar na marca, não para de consumi-la, e apenas ''pensa'' que foi um acidente. Esta dissonância mescla sentimentos,desejos e no caso do consumo, gera no consumidor uma impulsividade e até anulação do racional.

    Laura Helena Silva Reis - 6 periodo - noite

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  13. A dissonância cognitiva é um conflito entre duas ideias, acontece quando o consumidor possui uma grande expectativa sobre um produto e quando ela compra o produto às vezes não é tudo aquilo que ela estava esperando, acontece também quando o consumidor esta interessado em um certo produto e acaba consumindo outro produto pelo simples fato de que este outro produto é mais barato, e ira atender da mesma forma, ela tinha a preferência em produto, mas ela conseguiu ver que ela comprando o outro mais barato ira atender da mesma forma. As marcas utilizam muito da dissonância cognitiva para atrair o seu consumidor, falando para o consumidor que se utilizar de seu produto é a escolha certa que o consumidor pode escolher este produto que não ira se arrepender.

    Regis Gobet - 6° período - Noite

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  14. A situação de dissonância cognitiva acontece quando uma pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita, assim essa cria “mundos” para ficar mais confortável porque prefere imaginar que certas coisas não estão acontecendo. Isso interfere no ato de consumo de modo que ao utilizar de um produto ou serviço confiando na credibilidade, valores e tradições que a marca têm no mercado, esta não consegue atingir suas expectativas mas consumidor prefere relevar o acontecimento. Acredito que tanto o marketing quanto a publicidade envolta do produto/serviço oferecido ao consumidor, deve ser pensado com bastante cuidado para que não haja grandes chances de situações de dissonância cognitiva acontecerem porque por mais que o indivíduo prefere tentar não perceber o problema, isso não é algo bom e uma hora ele vai levar em conta suas experiências passadas com a marca. Por isso é muito importante a marca ter seu público alvo bem definido, levando em conta todos os fatores sociais de que este individuo está rodeado para que todas as expectativas sejam bem atendidas.

    Bárbara Carvalhaes - 6º PP - Manhã

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  15. Acredito que a dissonância cognitiva por amenizar/alterar algum "problema" que está na mente do consumidor, trazendo conforto, pode ser benéfico para o consumo.
    Pois, muitas vezes o consumidor utiliza de um escape para um problema que pode ser o consumo. Basta a Campanha publicitaria falar com esse publico da maneira correta e na hora certa, trazendo boas referências e associações.

    Gabriela Samanta dos Santos - 6 período - PP noite

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  16. A dissonância e a briga entre duas idéias incompatíveis, no consumo quando o cliente opta por certo produto ele levanta algumas informações sobre qualidade preço e outras características referenciais, mesmo ele não acreditando 100% que esse produto irar satisfazer toda sua necessidade, ele o compra talvez pela publicidade envolvida ou pelo status. Ele cria uma consonância mudando seu jeito de pensar referente ao produto para se sentir bem com sua compra e não se arrepender.Na publicidade a dissonância cognitiva e uma grande ferramenta para as marcas que a usam a todo momento ,transferindo para o consumidor que o seu produto/marca e o melhor ,o mais aceitável,o mais qualificado,passando confiança para o cliente através de estratégias que os fazem mudar seus conceitos e adquirir essa marca/produto.
    Dayanna Santos 6ºPP Noite.

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  17. ** Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã **

    A dissonância cognitiva é muito importante para o estudo do comportamento do consumidor. Segundo Leo Festinger, “quando a dissonância ocorre, o cérebro estimula a mente a inventar novos pensamentos ou valores, ou ainda, manipular e alterar conceitos e crenças pré-existentes a fim de reduzir ou eliminar os efeitos dissonantes entre as cognições.”
    Dissonância cognitiva são incoerências e/ou contradições entre a maneira que agimos da maneira com que pensamos. Ou seja, é o típico "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço." Ou pode-se dizer que, a dissonância cognitiva é a distância entre o que achamos correto e o fazemos de fato. Por exemplo, as pessoas, de um modo geral, acham justas as vagas veiculares para deficientes e idosos, entretanto, estacionam nas mesmas com justificativas esfarrapadas.

    Cada vez mais somos ‘convidados’ a experimentar produtos. E se repararmos quase todas as grandes marcas/lojas expõem seus produtos à disposição dos seus clientes possibilitando experimentar o produto, e lhe tocar.
    Sendo assim, podemos arriscar uma definição mais objetiva onde a dissonância cognitiva significa o conhecimento que uma pessoa adquire de si, do seu comportamento e do meio que a cerca. Nossas opiniões e crenças são formadas a partir de nossa cognição. Dissonância é o mesmo que desarmonia, discordância. Dissonância cognitiva é o processo e o resultado emocional pelo qual o indivíduo passa ao constatar a diferença entre o que desejou e o que realmente ocorreu. Ou seja, reflexão sobre os resultados da compra.

    ** Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã **

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  19. Quando falamos de consumo, é importante entendermos que as pessoas ao efetuarem qualquer ação de compra elas geralmente estão sendo auto-motivadas. No contexto da dissonância, há uma redução desse fator ideológico, alterando portanto, as suas percepções e criando outras cognições para alimentar suas crenças, e isso provoca a atitude e faz com que elas sejam consonantes, estejam de acordo com o que a propaganda ou qualquer tipo de informação de compra esteja mostrando, para em seguida gerar uma influência ao seu estado psíquico para consumir.

    Filipe Ribeiro - 6º Período - PP Noite

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  20. "A teoria da dissonância cognitiva afirma que cognições contraditórias entre si servem como estímulos para que a mente obtenha ou produza novos pensamentos ou crenças, ou modifique crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de dissonância (conflito) entre as cognições."

    Somos estimulados por novos produtos o tempo todo, gerando um conflito entre ficar com o que já conhecemos e com o que podemos conhecer...
    Sendo assim, cabe às empresas criar campanhas que nos estimulem de forma certa e na hora certa, para decidirmos comprar este e não outro produto.

    Lembrando que: "Quanto mais enraizada nos comportamentos do indivíduo uma crença estiver geralmente mais forte será a reação de negar crenças opostas"

    Bárbara Araujo - 6° Periodo - PP Manhã

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  21. De forma simples e direta, ou seja "fatores como a embalagem, a marca e o design do produto" são meios passiveis da dissonância, mas podemos citar apelos em comerciais ligados ao sexo do consumidor que também comandam o Ranking.
    André Soares Ferreira - 6ºPP - Noite

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  22. No processo decisivo de compra ocorre variações de idéias, o consumidor descobre necessidades não satisfeitas em seguida procura informações a respeito do produto que talvez possa suprir tal necessidade resolver comprar em depois faz uma avaliação de sua compra.Dissonância Cognitiva significa desacordo do conhecimento o consumidor acha que possui informações suficientes para uma decisão segura, com o mercado cheio de ofertas e com produtos e marcas diferentes dessa forma o consumidor tem aquela sensação de que,apesar de saber de todas as informações ainda necessita de buscar muito mais.
    Mariana Cássia Santos.
    Publicidade - 6 Período – Noite

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  23. A Teoria da Dissonância Cognitiva diz que as pessoas criam uma razão para estar onde estão. Mesmo que a posição seja ruim. Por exemplo: Vou comprar uma TV 3D com um dinheiro que não tenho para acreditar que estou em uma ascensão social. – Neste caso, apenas teve o consumo de um objeto supérfluo na tentativa de solucionar uma ansiedade. Mas nem sempre a Dissonância Cognitiva é ruim. Por exemplo: É melhor se pensar que o ente querido falecido está no céu. A dissonância cognitiva vai criar um motivo, uma razão para a realização da compra. É importante tomarmos cuidado para não sermos enganados por nós mesmos.

    Jéssica Souza 6° PP manhã

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  24. É muito bom comprar. Diversas pessoas quando estão sofrendo alguma ansiedade utilizam das compras como instrumento de fuga. Este ato de criar uma história e uma razão para nos confortar perante nossos atos num instrumento de fuga é a Dissonância Cognitiva. Ela pode ser positiva ou negativa. Os bancos, por exemplo, não contêm todo o dinheiro que mostra em cada saldo de cada cliente. Aquele é um valor ideológico que não existe na integra. Mas ver os números crescendo a cada novo salário é reconfortante ao bolso. A parte ruim acontece quando resolvemos cuidar de nossas frustrações criando motivos não reais para nossos atos. É sempre bom estar em vigilância. O mundo do crédito fácil é muito tentador.

    Lucas Santos Gomes - 6° PP Manhã

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  25. A dissonância cognitiva eh o conflito de duas crenças e a criação de um novo pensamento para amenizar esse conflito, as empresas devem estar atentas aos estímulos q geram para e criar estímulos q tmb amenizem gerando estímulos consoante em relação ao consumidor

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  26. Dissonância cognitiva é quando a pessoa não tem certeza do que quer! Fica na duvida entre algumas opções, então para amenizar e conseguir realizar a escolha ela usa de estímulos externos para que possa saciar essa necessidade de escolha.

    Por exemplo: Eu não sei se compro a camisa azul ou a vermelha, mas acabo optando pela vermelha porque minha mãe disse que essa cor fica melhor em mim.

    As empresas devem perceber tais conflitos e utilizar de estrategias para conquistar o consumidor indeciso pela enorme possibilidade de escolha.

    Kaique de Jesus - 6° PP Noite

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  27. Dissonância cognitiva são contradições entre o jeito que agimos e o jeito com que pensamos. Ou seja, é a frase bem conhecida "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço."
    No consumo, é utilizada essa ferramenta para estimular o consumidor a comprar de uma forma que ele não fique indeciso ou inseguro pela escolha. Fatores como a embalagem, a marca e o design do produto ajuda bastante na hora da escolha.

    Isabella Rodrigues Miranda - 6° período - Noite

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  28. A aplicação da dissonância cognitiva só e possível graças ao ser humano ser um especie muito levada por aquilo ouvi, sente e lê, a linha entre aquilo que queremos acreditar estar fazendo e a realidade do que estamos fazendo esta ligada à vontade de sempre enxergar as coisas só sobe a sua percepção tornando tudo aquilo que será feito pela pessoa muito mais fácil de ser aceito por ela mesmo, sendo assim as estrategias de marketing como design de um produto e o diferencial de uma marca possuem um peso muito grande na escolha dos potenciais consumidores, graças a dissonância cognitiva.

    Bruno Pinheiro PP manhã

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  29. Dissonância cognitiva, é como as pessoas são criadas sob influências sociais e ambientais que discriminam os estímulos negativos, é importante que identificamos e compreendamos como diferentes estímulos afetam diferentes consumidores. Afinal as necessidades pessoais podem alterar a percepção das mensagens recebidas, bem como a auto-estima, que funciona como uma espécie de filtro.

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  30. Dissonância cognitiva no consumo é quando pessoas que lutam por causas de proteção aos animais, usam produtos que são testados em animais, pessoas que compram produtos por ser de uma marca e não ficam completamente satisfeitos, mas continuam comprando porque é daquela marca. Um bom exemplo de dissonância cognitiva também é do Roberto Carlos que era vegetariano por mais de 30 anos e fez uma propaganda comendo carne porque é Friboi, sabemos que foi uma jogada de marketing e que possivelmente o cantor não come Friboi, rs. Mas a dissonância cognitiva está muito ligada ao consumo por ser um ato as vezes de impulso, de ansiedade, de satisfazer o desejo daquele momento, entre outros fatores que não são discernidos ás crenças.

    Rafaela Damasceno / PP 6° período - Noite

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  31. A dissonância cognitiva é uma incoerência ou contradição entre a maneira que o ser humano age e a maneira que o mesmo pensa. Sendo assim, pode-se dizer que a dissonância é a distância entre o que uma pessoa considera correto fazer e o que a mesma faz, de fato.

    Cecilia Rodrigues , 6º periodo , manhã

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  32. Dissonância cognitiva são incoerências entre o jeito que raciocinamos e o jeito com que operamos. No consumo, é empregada essa ferramenta para estimular o publico a adquirir de uma forma que ele não fique indeciso pela escolha. O design da e do produto e a marca ajudam na hora da escolha.

    Cintia Gomes
    PP-Manhã

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  33. Dissonância cognitiva são incoerências entre o jeito que raciocinamos e o jeito com que operamos. No consumo, é empregada essa ferramenta para estimular o publico a adquirir de uma forma que ele não fique indeciso pela escolha. O design da e do produto e a marca ajudam na hora da escolha.

    Cintia Gomes
    PP-Manhã

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  34. Dissonância cognitiva são incoerências entre o jeito que raciocinamos e o jeito com que operamos. No consumo, é empregada essa ferramenta para estimular o publico a adquirir de uma forma que ele não fique indeciso pela escolha. O design da e do produto e a marca ajudam na hora da escolha.

    Cintia Gomes
    PP-Manhã

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  35. A partir dessa teoria podemos entender que o indivíduo se comporta de acordo com suas percepções e não de acordo com a realidade, ou seja, reage conforme àquilo que é confortável ou não com suas cognições. Ele reage ao consumo da forma que o percebe, que o atrai e o estimula. De acordo com seus desejos ele o percebe.

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  36. Em relação a dissonância cognitiva, o consumidor vai ao ato de compras para se sentir melhor, nem sempre precisando do real produto adquirido. Projeta uma confiança no outro somente para se sentir bem, achando alguma forma de agradar-se, e satisfazer a sua ansiedade e desejo com base no consumismo, fugindo de si mesmo. O mercado utiliza essa técnica de um modo geral em que vem afetando a população, acha o real objetivo e faz com que as pessoas comecem a adquirir os produtos de certa marca, para se sentir bem no meio de tantas conturbações.
    Thiago Henrique de Oliveira – 6° Período PP MANHÃ

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  37. O consumismo consiste em comprar cada vez mais o que você precisa cada vez menos, ou seja, compras de coisas sem utilidade para nossas vidas.

    Com isso, podemos ver que ao abrirmos uma pagina da internet ou até mesmo sairmos na rua, somos inundados por anúncios, ofertas, promoções, de coisas que nos saltam o olho pelo preço, mesmo que aquele produto não seja necessário, há uma racionalização, buscamos maneiras de nos convencer de que esse produto é realmente necessário, ou encontraremos uma utilidade.

    Um outro cenário que encontramos é que mesmo na "oferta" compramos uma maior quantidade, pois afinal de contas está barato, e essa é a dissonancia cognitiva do consumismo

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  38. A Dissonância cognitiva quando relacionada ao consumo, é definida quando os consumidores passam a agir e comprar sendo levado por uma série de convicções, impulsos, crenças, etc. Essas influências levam o consumidor a compra compulsiva, deixando de lado todos os seus valores e necessidades reais, em troca de compras na tentativa de satisfazer apenas suas ansiedades. Por isso o controle de emoções é muito importante até mesmo na hora de comprar.

    Daniel Alves - 6° período - PP manhã

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  39. A dissonância cognitiva acontece quando se cria um “mundo”, uma fuga para nos sentirmos melhor. Quando essa dissonância cognitiva se relaciona ao consumo, ela ocorre de maneira que os consumidores passam a ser influenciados de modo que ao consumir aquele determinado produto, ele tenta suprir a sua ansiedade. O consumidor passa a ignorar suas reais necessidades de consumo. Os profissionais de marketing devem ficar atentos com o público que estão atendendo para que essas necessidades que seu público apresenta sejam supridas, fazendo com que eles sintam que aquele produto é a fuga para um bem estar.
    Luíza Drummond – 6° Período PP MANHÃ

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  40. A dissonância cognitiva no consumo faz com que a pessoa acredite em algo, mas ela age de outra forma. Dessa forma o consumidor fica confuso e passa por um conflito ao ter que tomar alguma decisão. Os profissionais de Marketing e Publicidade devem ajudar o consumidor a tomar essa decisão com mais facilidade . É por isso que muitas vezes as pessoas agem pelo impulso, mas o medo e a inibição estão ali para reduzir essa ansiedade.
    Letícia Lessa - 6 Período - PP Manhã

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  41. Quando uma pessoa vai fazer uma compra ela vê os prós e contras, analisa, mas muitas vezes é levado pelo impulso. O consumidor não compra por necessidade, mas sim por desejo, compra por estar barato etc. Ele age de acordo com as motivações que o mundo externo lhe oferece, por isso ocorre dissonância cognitiva muitas vezes.
    Bárbara Lessa - 6 período - PP Manhã

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  42. No consumo, dissonância cognitiva é uma contradição entre a maneira com que o ser humana age e a maneira com que o mesmo pensa. Ou seja, são impulsionados pelas influências sociais e ambientais. Compram de determinada marca, mas não é a que mais gosta, mas compram por ser uma marca forte, ou algum produto que não precisam. O consumidor acaba deixando de lado os seus valores e necessidade reais, em troca de compras na tentativa de satisfazer apenas suas ansiedades. Um exemplo de dissonância cognitiva ocorreu em um comercial de televisão da marca Perdigão, onde a apresentadora Angélica aparece comendo um pedaço de salsicha, sendo que afirma ser vegetariana à vinte e sete anos. Pelo cachê do comercial a apresentadora deixou de lado os seus valores e crenças.

    Thais Silva de Oliveira PP - 6° Noite

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  43. O consumidor através de suas necessidade, desejos e preferencias decidi pela compra de um ou outro produto, muitas vezes, antes de efetuar a compra, o consumidor busca informações sobre determinado produto, para ver se satisfaz suas expectativas. Mas o processo não termina com a compra do produto, depois de comprado, o produto pode satisfazer realmente o consumidor ou pode o deixar insatisfeito, ai começa a dissonância cognitiva do consumo.
    O produto pode não ser toda aquela maravilha esperada, ou até mesmo ter um defeito de fabricação, difícil manuseio, alguma característica negativa em relação a expectativa do consumidor, que o fará pensar na sua compra, sentir peso na consciência se realmente tomou a decisão certa na compra.

    Franciele Souza – 6° Período – PP / Noite

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  44. Podemos dizer que Dissonância cognitiva são contradições do jeito que nos pensamos e o jeito que agimos . No consumo podemos dizer que e utilizado como uma forma de estimular o consumidor a fazer a compra sem que ele fique indeciso ou inseguro pela escolha. Fatores como a embalagem, a marca e o próprio visual do produto ajuda bastante no momento da compra. Sendo assim ele fica tão encantado pelo produto que gera o seu desejo ou até mesmo o impulso que faz querer levar aquele produto.

    Thiago Gonçalves Duarte / 6° Publicidade e Propaganda Noite

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  45. A dissonância cognitiva está totalmente relacionada com a maneira de como o consumidor interpreta mensagens de consumo. Sendo assim, se torna uma ferramenta importante na hora de convencer o consumidor a simpatizar ou até mesmo levar para casa um produto ou serviço. Se é lógico e racional para o consumidor fazer a compra, mesmo que seja por impulso, a mensagem foi bem recebida.

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  46. A dissonância cognitiva está totalmente relacionada com a maneira de como o consumidor interpreta mensagens de consumo. Sendo assim, se torna uma ferramenta importante na hora de convencer o consumidor a simpatizar ou até mesmo levar para casa um produto ou serviço. Se é lógico e racional para o consumidor fazer a compra, mesmo que seja por impulso, a mensagem foi bem recebida.

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  47. A dissonância cognitiva está totalmente relacionada com a maneira de como o consumidor interpreta mensagens de consumo. Sendo assim, se torna uma ferramenta importante na hora de convencer o consumidor a simpatizar ou até mesmo levar para casa um produto ou serviço. Se é lógico e racional para o consumidor fazer a compra, mesmo que seja por impulso, a mensagem foi bem recebida.

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  48. Comprar algo pode parecer simples em certos casos, mas existe todo um processo por traz da decisão da compra. O consumidor percebe que possui uma necessidade ou desejo não atendido, e com isso vai em busca de informações sobre produtos ou serviços que possam atender essa necessidade, após pesquisar avalia as muitas alternativas disponíveis no vasto mercado, decide comprar e logo após avalia sua compra. Parece um ciclo perfeito, porém quando o consumidor começa a pesquisar sobre algo que quer adquirir é porque pretende fazer uma ótima compra, minimizando ao máximo possível a possibilidade de erro e por consequência de se arrepender da compra. Após esse processo de pesquisa, o consumidor passa então a avaliar as alternativas, e o mercado com seus vários produtos ou serviços de diferentes marcas, deixa o consumidor com a sensação que precisa pesquisar mais sobre tal compra, e a isso dar se o nome de “comportamento de compra” que busca reduzir a dissonância cognitiva, que é quando o consumidor acha que ainda não tem informações suficientes para tomar uma decisão segura. Para sanar essa dissonância o consumidor vai atrás de mais informações achando que elas poderão o ajudar em sua decisão.

    Rodrigo Nunes
    6° período P.P Noite

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  49. A dissonância cognitiva é a contradição entre o pensar e o agir. Muitas vezes como consumidores pensamos de uma forma e agimos completamente diferente. Muitas vezes fazemos levantamentos sobre um determinado produto, se o mesmo pode suprir nossas necessidades, mas mesmo não suprindo coisa nenhuma, o consumidor é envolvido pela publicidade e acaba acreditando que aquele mesmo que procura.

    Patrícia Souza - 6º Período PP - Noite

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  50. A dissonância cognitiva é como se fosse um refugio que as pessoas criam para fugirem do mundo real, no meio do consumidor é usado esse lado de algo não real para convencer o consumir a adquirir certo produto. Assim as marcas tentam acertar desde a embalem do produto até a divulgação deste fazendo assim um estimulo.

    Rayanne Vieira
    6º período - PP. Manhã

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  51. A dissonância cognitiva é como se fosse um refugio que as pessoas criam para fugirem do mundo real, no meio do consumidor é usado esse lado de algo não real para convencer o consumir a adquirir certo produto. Assim as marcas tentam acertar desde a embalem do produto até a divulgação deste fazendo assim um estimulo.

    Rayanne Vieira
    6º período - PP. Manhã

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  53. Pode-se dizer que a dissonância cognitiva é a maneira que o consumidor visa suas expectativas através das suas crenças e recordações guardadas em sua memória. A publicidade junto com as marcas fazem com que o consumidor mude a maneira de pensar e realizar suas ações oferecendo de maneira indireta ou direta outras opções que fazem o indivíduo mudar essas essas crenças de acordo com a necessidade e desejo.

    Bruna Sotte
    6º P. de P.P. noite

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  54. Quando ocorre uma dissonância o indivíduo entra em um conflito íntimo e esforça-se para estabelecer um estado de consistência consigo e o ambiente que está inserido, ou seja a pessoa opta por imaginar que certas coisas não estão acontecendo. E isso pode afetar no ato do consumo, pois a publicidade utiliza desta ferramenta para criar uma experiência positiva perante o consumidor. Os profissionais da área buscam preencher as vontades do consumidor, com o objetivo de leva-los para um lugar que ele se sinta bem.

    Raquel Alice, 6° período, PP- manhã

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  55. O consumidor nem sempre compra algo que é de necessidade prioritária, levando à ações que se aplicam à teoria da dissonância cognitiva, uma vez que têm consciência de que o que estão comprando não seja, talvez, o que precisam, mas compram de qualquer forma. Por isso as pessoas buscam sempre justificativas para o ato de consumir, principalmente o ato desenfreado. Para amenizar a culpa de comprar algo que não é necessário, ao invés de algo de prioridade, as pessoas criam explicações, justificativas satisfatórias o bastante para não se sentirem mal consigo mesmas.

    Klytia Moura 6 °período, PP- manhã

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  56. A dissonância cognitiva é a batalha entre duas idéias totalmente diferentes. São “argumentos” que nossa consciência cria para escolhermos determinado produto ao invés de outro. Na verdade é uma análise do motivo da compra e o que poderia comprar ao invés do produto adquirido. Humberto de Jesus 6º Período Manhã.

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  57. A teoria da dissonância cognitiva se baseia no conflito de ideias, onde a premissa de uma pessoa é manter a coerencia entre suas opíniões.


    A dissonância então pode ser considerada umaa contradição e o elemento cognitivo é a convicção que o individuo tem de si mesmo e do ambiente em que vive. Pode-se entender que o individuo se comporta de acordo com suas percecpçoes de mundo e não de acordo com a realidade, isso explica o individuo permanecer com ideiais a cerca do seu ponto de vista confortavel e não fora da zona de conforto.


    Tamires Serra - una - pp - 6 - noite

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  58. Fernanda Leonel - 6º - Manha
    Ao meu entender, a dissonância cognitiva é a contradição do jeito de pensar e o jeito de agir. Isso ligado à sua personalidade, necessidade e desejos, influencia na sua compra, sendo ela efetiva ou não no final do processo. É papel do profissional da publicidade ficar atento as necessidades para poder se criar o desejo ou que a compra do seu produto é a melhor solução para suprir a ansiedade.

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  59. A dissonância cognitiva, fortemente presente em nosso cotidiano, as vezes de forma sutil, outras nem tanto. Todos temos a necessidade de realizações e se elas não se concretizam somos capazes de mentir para nós mesmos para que isso se pareça com uma verdade. Independente do ambiente ou da situação, é uma válvula de escape, para que não nos traga frustração.
    Natural ou não, a dissonância cognitiva se destaca quando lidamos com personagens famosos ou marcas a percepção deste tipo de comportamento é ampliada pelo público que tende a fazer diferentes críticas.

    Harumi Yukawa - Noite - 6º período

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  60. A dissonância cognitiva ocorre quando existe uma contradição no que o consumidor deseja comprar e o que ele realmente adquiri no ato da compra. Por exemplo: uma mulher sai de casa para comprar um vestido para a festa que ela vai a noite, mas movida pela diversas variedades de roupa que ela encontra, diversas marcas, estilos e pelo argumentos do vendedor, acaba comprando 1 vestido, 2 blusas e 3 calças jeans. O consumidor foi auto-motivado pela diversidade de produtos, ansiedades pessoais, criando outras crenças, percepções e cognições.

    Thaíla
    6º período - PP. Noite

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  61. Eu acredito que a dissonância cognitiva atua em nossas mentes como uma fuga para o consumo, pois com os problemas que enfrentamos em nosso cotidiano e as angustias que acabam resultando na ansiedade, acaba fazendo com que consumíssemos muito mais, mesmo sabendo que não podemos e acabamos sendo enganados por nós mesmos, trocando a ideia do que realmente necessitamos pelo bem estar.

    PEDRO HENRIQUE MARTINS TORRES - 6º Período - Manhã.

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  62. A dissonância cognitiva é o mesmo que uma boa dose de Lidocaína, faz pra gente o favor de amenizar nossas atitudes erradas. O exemplo da política é excelente porque envolve convicções políticas que são muito fortes, por isso sempre ouvimos várias explicações e teorias da conspiração para explicar o ato de seu candidato.
    A dissonância cognitiva é importantíssima para escolher produto, podendo criar defeitos ou até mesmo qualidades para denegrir ou exaltar a marca que não gosta ou que prefere.

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  63. A dissonância cognitiva é o mesmo que uma boa dose de Lidocaína, faz pra gente o favor de amenizar nossas atitudes erradas. O exemplo da política é excelente porque envolve convicções políticas que são muito fortes, por isso sempre ouvimos várias explicações e teorias da conspiração para explicar o ato de seu candidato.
    A dissonância cognitiva é importantíssima para escolher produto, podendo criar defeitos ou até mesmo qualidades para denegrir ou exaltar a marca que não gosta ou que prefere.

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  64. Penso que a dissonância cognitiva baseia-se na premissa de que a pessoa se esforça para manter a coerência entre suas cognições (convicções e opiniões). Quando a uma pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita, ocorre uma situação de dissonância. A dissonância é a contradição e uma das principais fontes de inconsistência no comportamento. O elemento cognitivo é uma convicção que o indivíduo tem sobre si mesmo e o ambiente.

    Guilherme Andrade / 6° Publicidade e Propaganda Noite

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  65. Encontrei um texto na internet que exemplifica de forma clara o que é dissonância cognitiva: é a "distância" entre o que achamos correto e o que fazemos de fato. A sociedade acha correto ter vagas especiais para idosos e deficientes, porém, mesmo assim algumas pessoas estacionam ilegalmente nelas. Sendo assim, a dissonância cognitiva basicamente é um processo emocional pelo qual o indivíduo passa quando existe um conflito entra suas ações e meus princípios. O desafio do mercado está em detectar a dissonância cognitiva antes do consumidor efetuar a compra, por isso as empresas devem conhecer todo o produto/serviço, o consumidor e o processo de venda.

    Diego Melo Franco - 6o período pp/manhã

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  66. Dissonância cognitiva é a diferença entre nossas crenças e nossas atitudes, ou seja, é a diferença entre o que acreditamos ser o correto a se fazer e o que realmente fazemos.
    Nem sempre agimos de acordo com nossas crenças.
    No consumo a dissonância cognitiva ocorre quando o desejo de comprar determinado produto vai contra ao que cremos, então buscamos desculpas para tornar a atitude da compra aceitável, e assim efetuar de fato a compra.

    João Pedro Pereira Gomes Teles - 6º período PP/Manhã

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  67. No consumo muitas marcas trabalhão seus anúncios uma forma de “realidade paralela” a chamada dissonância cognitiva, oferecendo aos consumidores desejos e sentimento e facilidade em suas tarefas do dia a dia para se sentirem mais confortáveis e fugirem de uma realidade que não querem viver.
    Izabela Luiza – 6° período PP – Manhã

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  68. Ao abordar os dois temas, podemos entrar no mundo do consumo "com ou sem culpa", é o que creio sobre este tema. Vimos em sala de aula que o processo decisório de compras passa por algumas fases distintas, mas perfeitamente interligadas.
    Para que o consumidor possa ao final desse processo decidir pela compra ou não de determinado produto ou serviço, ele primeiro irá perceber a necessidade e sendo assim, partirá para a busca de informações que possam elucidar suas dúvidas iniciais sobre o bem a ser adquirido e tendo suprida sua necessidade ele passará ao momento da avaliação real para adquirir tal produto ou serviço, sentindo a necessidade e decidindo pela compra, o consumidor irá então avaliar sua compra.
    É um processo perfeito do consumo, mas sabemos que nem sempre isto é uma regra, pois, no meio do processo, creio que principalmente no momento da busca das informações sobre o produto podemos nos ver perdidos a meio de inúmeras opções e possibilidades de compra, já que o mercado hoje está inundados de produtos que fazem a mesma função. Assim sendo, ficamos confusos para qual escolher e acabamos tentando achar outras opções e informações para ajudar a elucidar nossas dúvidas para que consigamos escolher um afim de não sentirmos arrependimento após a compra.
    Frederico Inácio - PP/Manhã

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  69. Dissonância cognitiva seria uma necessidade do consumidor de procurar coerência entre suas cognições (opiniões e crenças).Quando suas atitudes e comportamento diferencia de suas crenças.Quando o consumo por coisas desnecessárias ultrapassa o que realmente é de necessidade,ai a procura por justificativas para tais atitudes.No consumo o desejo ultrapassa a necessidade.
    Rafaela Paulinele de Freitas-6° período PP/Noite

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  70. A teoria da dissonância cognitiva é baseadono conflito de ideias, pode ser considerada uma contradicaoe o elemento cognitivo é a convicção que o individuo tem de si mesmoe do ambiente em que vive.
    O indivíduo se comportade acordo com as percepções do mundo, mas nao de acordo com a realidade.
    Marcelo assis pp noite 6p

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  71. A teoria da dissonância cognitiva é você ser coerente com sua opinião e convicção, e geralmente não é o que ocorre principalmente no consumo onde as pessoas agem por impulso perdendo até o sentido racional.

    Bruno Oliveira 6º periodo manhã

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  72. "A dissonância cognitiva é uma incoerência ou contradição entre a maneira que o ser humano age e a maneira que o mesmo pensa." Assim acredito que a dissonância é o espaço entre o que o indivíduo considera correto fazer e a mesma o faz. Os consumidores agem no processo da compra por vários fatores de impulsos e crenças. Algumas ações fazem com que o consumidor acabe comprando algo por impulso, na qual os principais valores do consumidor podem ser deixados de lado. A dissonância cognitiva no consumo, é usada como ferramenta para estimular a compra de uma maneira que o consumidor não fique inseguro ou indeciso na aquisição do produto. Pode influenciar também na hora da escolha, a marca e o design do produto.
    "Quando a dissonância cognitiva age, o cérebro é estimulado a inventar novos pensamentos e valores que alteram crenças pré-existentes com o objetivo de reduzir ou eliminar os efeitos da dissonância entre diferentes cognições."

    Ana Carolina A. De Freitas - 6 período - Manhã

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  73. O consumo vem aumentando cada dia mais, e os consumidores a cada dia que passa ficam mais seletivos e exigentes. Podemos resumir a Dissonância Cognitiva é a distância entre o que achamos correto é o que fazemos de fato, e aí que o marketing deve entrar explorando a publicidade como uma forma de proporcionar novas experiências e expectativas de compra ao consumidor.

    Huda Lourena P Fagundes - PP/Noite 6P

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  74. Como a vida repleta de incongruências, as pessoas visam no consumo um uma maneira de escapar da realidade, uma maneira de aguentá-la, e essas características se encaixam perfeitamente no modelo de dissonância cognitiva. Creio também que, quando uma pessoa compra determinado produto, porém, após o ato de compra, se vê arrependida, com pensamentos negativos sobre o produto adquirido, ocorre a dissonância cognitiva.

    Lucas Henrique Diniz Reis - PP/Manhã 5°P

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  75. Dissonância cognitiva pode ocorrer em muitas áreas da vida, mas é particularmente evidente em situações onde o comportamento de um indivíduo entra em conflito com as crenças que são essenciais para a sua auto-identidade.
    Isso ficou claro no exemplo dado da Dilma Rousseff que, em mandato anterior, optou por um método de administração que, futuramente, traria resultados negativos e, consequentemente, uma mudança drástica no formato de governo.

    Aluno: Rogério Dias
    Publicidade e Propaganda
    6º Período - Noite

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  76. Fernanda Siqueira Cerino 6°Período RA 3131196827 de maio de 2015 às 10:28

    Podemos perceber que a dissonância cognitiva atua em nossas mentes como uma fuga para o consumismo excessivo, alguns problemas que eventualmente acontecem com a gente, as decepções causam ansiedade por completo, e acaba fazendo com que nós consumimos mais e mais, mesmo sabendo que estamos sendo levados pela ilusão que causamos em si, e desprezando a ideia do que a gente realmente precisa, e não o que quer e não se faz valor algum para nosso bem estar real

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  77. Podemos utilizar um dos pontos de vista do post da Coca Cola como exemplo, que os consumidores que fizeram o teste cego talvez aprovavam o novo sabor, mas quando ia as compras e adquiria o produto não gostava do mesmo. A dissonância cognitiva ocorre em diversas áreas da vida, eu diria cada vez mais, não so no consumo. As pessoas das cidades grandes estão com a mente cada vez mais perdida e fazendo escolhas totalmente diferentes do que falam que vão fazer.

    Luciano Xavier de Lima - 6º PP Noite

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  79. A Teoria da Dissonância Cognitiva acredita que as pessoas criam uma razão para fazer o que fazem. Mesmo que a posição seja ruim. Muitas vezes através do consumo de um objeto não essenciais criando tentativa de sublimar uma ansiedade. Mas nem sempre a Dissonância Cognitiva é algo ruim.
    Cyro Villela - 6° PP manhã

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  80. Demorei a responder essa porque até hoje não tinha intendido o que era Dissonância Cognitiva.
    Pelo que entendi, a dissonancia cognitiva no consumo é quando o consumidor não sabe se compra o produto e busca novas informações para tentar se convencer de comprar, podendo aumentar a dissonancia cognitiva, pois com mais informações do produto, maior é a chance de aparecerem mais duvidas acerca do mesmo.

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  83. Teoria cognitiva, nos adaptamos a nossa realidade (experiências, comparações, associações) envolvendo sentimentos, desejos. Criando expectativa em cima de algum produto, acreditando entao que a marca é confiavel, mas quando tal produto desta marca para o indivíduo nao corresponde suas expectativas, se decepciona. Mas como para ele é uma tradicional acaba perdoando certos acidentes desta marca. Todo esse envolvimento gera um ato impulsivo durante a compra.

    GABRIELA COLEN _ PUBLICIDADE _ MANHÃ

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  84. Teoria da dissonância cognitiva, faz com que o indivíduo acredite em uma razão para fazer o que faz. Criasse algo em cima que passa credibilidade no objeto, as vezes nem sempre é o que corresponde. Com isso o indivíduo no entanto acaba perdoando os deslises do objeto, e isto gera um impulso durante compras.

    Filipe Bueno- 6º PP - Manhã

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  85. A dissonância cognitiva faz com que exista uma necessidade nos indivíduos, agindo na mente do consumidor criando uma nova realidade, fazendo com que ele consuma não tendo certeza do que realmente quer.
    Como exemplo a fábula "A Raposa e as Uvas" por Aesop.

    Arthemis Raftopoulos
    31222292
    6 Periodo Noite

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  86. A meu ver a dissonância cognitiva faz com que o consumidor passe por diversas lojas antes de efetuar alguma compra, além disso o consumidor pode gerar algumas percepções de certas características insatisfatória do produto comprado ou ouvir comentários favoráveis sobre a concorrência.
    Silvia Layse- 6º período PP_ Noite

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  87. Podemos ver a dissonância cognitiva no consumo através do comportamento conflituoso do consumidor, onde ele se comporta motivado pelas suas percepções, pelo seu ambiente externo e não de acordo com as suas cognições, realidade. Ou seja, o individuo compra por impulso, desejo sem que haja uma necessidade real daquilo, desta forma logo após a compra ele começa a ter um sentimento de arrependimento e acaba julgando negativamente o produto que adquiriu.

    Yasmim Duanni Rocha Brugger - 6º período - PP - manhã

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  88. Em relação ao consumo, a dissonância cognitiva vai atuar fazendo o consumidor comprar por impulso, a fim de suprir uma vontade da qual ele mesmo não tenha certeza e podendo depois se confundir com o objeto da compra por isso.Se trata da expectativa que o consumido põe em cima de um produto por esperar que ela atenda, e que pode não ser concretizada.
    Roberta Saturnino de Oliveira - 6º período - APD

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  89. Com a quantidade de marcas que temos hoje em dia comercializando o mesmo tipo de produto o consumidor acaba entrando em um conflito interno e muitas vezes levando uma marca apenas por ela ser a mais conhecida no mercado. A dissonancia cognitiva trata se disso, onde o consumidor toma atitudes que não condizem com a realidade do seu comportamento normal ou pensamento e acaba reagindo por impulso.

    Diego Ribeiro
    6 período PP Noite.

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  90. Podemos dizer que a teoria da dissonância é a contradição e inconsistência de um comportamento. Um individuo que tem comportamentos fora de sua realidade, de certo, muitas marcas aproveitam essa dinâmica para atrair consumidores, criando uma expectativa que a publicidade utiliza para buscar seus clientes e trazendo pontos positivos para a marca.
    Ana Flávia Francisco
    6º Periodo PP manhã

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  91. A partir dessa teoria dissonância cognitiva podemos entender que o indivíduo se comporta de acordo com suas percepções e não de acordo com a realidade, ou seja, reage conforme àquilo que é confortável ou não com suas cognições. Sendo assim, se torna uma ferramenta importante na hora de convencer o consumidor a simpatizar ou até mesmo levar para casa um produto ou serviço. oferecendo aos consumidores desejos e sentimento e facilidade em suas tarefas do dia a dia para se sentirem mais confortáveis e fugirem de uma realidade que não querem viver.

    Jéssica Martins da Silva- PP 6º período- Manhã

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  92. Ao falarmos de consumo, é importante lembrarmos que ao efeturamos uma compra, automaticamente estamos sendo auto- motivados. No consumo, é utilizada para estimular o consumidor a comprar de uma forma que ele não fique inseguro. Fatores como embalagem, marca, design, propaganda, são os maiores motivadores da decisão.

    Gabriela Lopes Ferreira- PP- 6° Período- Noite

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  93. A dissonância cognitiva acontece quando o consumidor reflete sobre os resultados da compra com a pós­ compra, analisando as expectativas que foram criadas encima de um determinado produto, que o leva a uma conclusão que quebra a expectativa inicialmente gerada.

    Edgar Brito - Noite - LBA

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