segunda-feira, 4 de abril de 2016

Seis tendências de comportamento do consumidor online



Mudanças de papéis marcam a nova experiência do consumidor, mais conectado e imediatista

Por Luiz Temponi* - Consumidor Moderno - 20.5.2015

É evidente que a internet e as novas tecnologias digitais trouxeram grandes mudanças no perfil do consumidor. Hoje, um cliente sabe exatamente o que quer, quando quer e onde vai comprar, depois de muito pesquisar e aprender sobre a solução que procura. Além disso, os consumidores se tornaram mais atentos e prontos para exigir seus direitos.

Outra questão que se mostra bastante clara é a quantidade de canais e dispositivos que se pode utilizar para acessar um conteúdo, enviar uma mensagem ou até mesmo realizar uma compra. Saímos de dentro das lojas para as compras online, dos computadores de mesa para os notebooks e posteriormente para tablets e smartphones.

Diante de tantas mudanças, é preciso estar atento ao comportamento do internauta. Refletindo sobre o tema, listo abaixo cinco novas tendências para as quais devemos nos atentar:

1. O consumidor é o principal formador de opinião
A opinião de um cliente vale muito, e pode transformar completamente a história de uma marca. Para se ter uma ideia do peso que as avaliações das pessoas na web têm, segundo relatório recente da Nielsen - empresa especializada em pesquisa de consumo -, ao entrevistar 28 mil e-consumidores de 56 países, foi concluído que 92% deles confiam mais em recomendações e opiniões de outros clientes do que outras formas de publicidade.

Feedbacks, relatos de experiência com produtos e serviços e opiniões são registradas centenas de vezes todos os dias e isso dita o ritmo do mercado. Todos esses relatos contém informações preciosas que, quando bem utilizadas pelas empresas, podem direcionar futuras campanhas, auxiliar no desenvolvimento de novos produtos que vão de encontro às necessidades do público e mesmo a rápida resolução de problemas.

Para conseguir analisar e fazer uso inteligente desse gigantesco volume de dados, contudo, é de extrema importância uma ferramenta de Big Data Analytics – focada justamente em monitorar e filtrar as milhares de informações e produzir relatórios precisos para as empresas tomarem decisões.

2. Todos querem o ambiente mobile
As experiências com múltiplas telas já nos mostram que existe uma grande tendência de migração para o universo mobile, em especial pela facilidade com que se opera um smartphone ou um tablet em qualquer lugar ou situação. Com a tecnologia cada vez mais avançada, a tendência é que as pessoas deixem de ter computadores de mesa, para acessar cada vez mais seus conteúdos e arquivos por meio dos dispositivos mobile.

Além de o consumidor online estar migrando cada vez em maior escala para os portáteis, obrigando as empresas a terem sites responsivos, que se adaptam a esse formato, o lançamento do novo algoritmo do Google, que prioriza sites mobile-friendly em resultados de busca tornou ainda mais urgente essa necessidade de adaptação.

3. Economia baseada na lógica do compartilhamento
Todas as necessidades podem ser resolvidas facilmente com a lógica do compartilhamento, e nós já praticamos isso há anos. O que vem mudando são as ferramentas que usamos para transformar isso em negócio.

Habilidades, serviços, produtos e tempo passam a ser moeda nesse mercado. Por exemplo, o Bliive permite que as pessoas façam troca de tempo e conecte uma pessoa capaz de dar aulas de violão a outra capaz de ajudar outra que está com dificuldades para aprender inglês. O Airbnb te dá a possibilidade de alugar o quarto em uma casa de família no lugar de reservar um hotel durante uma viagem. Tem também o Uber, que possibilita que todos possam ter seu motorista particular conforme demanda.

4. Comunicação por dados e vídeos  
Atualmente a parcela do tempo de uso dos celulares destinado a ligações por voz é bem inferior à utilizada para troca de dados, como mensagens, arquivos, vídeos e até sons. Ver e compreender essa tendência é essencial para que as empresas possam desenvolver novos mecanismos de interação com seus consumidores, bem como criar novos produtos e serviços que se adequem a esse perfil de consumidor. Quanto mais preparadas as empresas estiverem para fornecer um atendimento por dados e vídeos, melhores suas chances de prosperar nos próximos anos.

5. Compras por dispositivos mobile
O m-commerce ainda é tímido não só no Brasil como no mundo, mas tende a crescer vertiginosamente nos próximos anos, ainda mais com o desenvolvimento de aplicativos de segurança mais avançados. Formas de pagamento diversificadas para o ambiente mobile também farão com que as pessoas migrem de plataforma e passem a consumir produtos e serviços diretamente dos smartphones e tablets.

6. As redes serão cada vez mais segmentadas e específicas
Até então víamos pessoas produzindo conteúdo e compartilhando pensamentos em redes amplas e sem categorização pré-definida, como Twitter e Facebook.

É possível perceber uma migração das pessoas para redes privadas e segmentadas. Redes apenas de mulheres de cabelos cacheados, de apreciadores de vinho, de corredores da terceira idade e de vários outros nichos são construídas estrategicamente. As empresas criam aplicativos para criar uma interação mais próxima com o cliente e reunir o segmento em um espaço só. Tudo isso faz sentido pelo fato de o usuário sentir-se potencialmente mais acolhido em uma comunidade menor.

Essa segmentação das redes sociais gera uma complexidade ainda maior para o trabalho das empresas que querem entender o consumidor online. Todavia, isso se torna um tesouro para um bom plano de Business Intelligence. Com esses dados associados ao trabalho de inteligência de dados, é possível prever mudanças de hábito do consumidor e ter uma estratégia pró-ativa no mercado.

Cada dia que passa mais novidades surgem sobre o comportamento do consumidor online e o que as empresas estão fazendo para atender a esse novo perfil. Agora cabe as empresas acompanha-las e adaptar-se ao novo jeito de consumir que a internet proporciona a todos nós.

*Luiz Temponi é CFO da Hekima|Zahpee, ferramenta de monitoramento de redes sociais e pesquisa que acompanha em tempo real conversas em redes sociais sobre marcas, produtos e comportamento do público.

Case sugerido pelo estudante Lucas Junio Medeiros

Prezados e Prezadas, façam correlações com seus próprios comportamentos enquanto como consumidores e como a publicidade deve atuar a partir destas novas tendências.

 

118 comentários:

  1. A publicidade deve estar à frente destas novas tendências e se adaptar e prever esses novos comportamentos. A cada dia as mídias que eram consideradas alternativas estão virando padrões e rapidamente ultrapassadas. Se a publicidade não souber se adequar aos novos consumidores acabará se tornando ineficaz ou até mesmo obsoleta. Mas ao mesmo tempo é notável que ela vem acompanhado o consumidor e se moldando aos seus hábitos de consumo. A cada dia o número de aplicativos cresce exponencialmente para diversos nichos e com funções bem especificas, buscando atender a diversos públicos. A visão de tratar todos como uma grande massa é mais que ultrapassada e não consegue mais alcançar o mesmo público de antes, agora as pessoas a cada dia possuem mais informação e são geradoras de conteúdo e opiniões, e a publicidade não deve se opor a isso e sim se moldar e acompanhar esse novo consumidor e esses novos públicos.

    Maíra
    Publicidade e Propaganda
    Manhã 6° Período

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  2. A era 2.0 tornou a web colaborativa e consequentemente os usuários mais conectados. Com o aumento cada vez maior da velocidade da informação, as marcas precisam se adaptar a esse senário que se modifica a cada instante. A web é sim a grande facilitadora de compartilhar críticas, benefícios, experiências, compras e mais ainda opiniões. A necessidade de estar conectado a todo tempo por meio de dispositivos mobiles e que esses sites sejam responsivos, os e-comerces e o compartilhamento de informações em redes sociais, cada vez mais segmentadas . As empresas precisam entender esse novo perfil, e nos como usuários e publicitários também.
    Diane Santos PP Noite

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  3. Os profissionais da publicidade devem estar sempre inteirados dessas novas tendências para que seja possível saber atender e trabalhar da melhor forma o público que está cada vez mais participativo nos meios tecnológicos.

    Fabiana Goulart
    Publicidade e Propaganda
    6° período-Manhã

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  4. Com a chegada da web colaborativa, os profissionais da área de Publicidade e Propaganda, devem cada vez mais estar por dentro das novidades do mercado,tendências de compra, áreas mobile, ferramentas de compras entre outras...
    As empresas devem acompanhar as tendências, criando ferramentas de compras, mais segmentadas, já que essas ferramentas possibilitam mais filtros e seleções mais detalhas, quanto a idade, sexo...
    Cada vez mais devido a vários fatores, como:
    Praticidade, preço, segurança... Os consumidores passaram a pesquisar e comprar on line.
    Acredito que tanto as empresas e os Publicitários que acompanharem e intenderem essas tendências teram um grande sucesso de vendas e os consumodores ficaram satisfeitos e utilizaram a rede para compartilhar as experiências boas, mas para os que forem mals comerciantes,as redes podem servir para divulgar sua experiências ruins e denegrir o produto.
    Eu mesmo utilizo a rede para efetuar compras, pesquisar preços e compartilhar experiências de compras.

    Bernardo de Carvalho
    PP noite

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  5. É fato que o consumo on-line aumentou exponencialmente nos últimos anos e os canais digitais se tornaram aliados fundamentais nas campanhas publicitárias. Mas um detalhe importante, citado também no texto, é a segurança no pagamento. As pessoas estão extremamente informadas e com uma simples pesquisa de minutos são capazes de definir os produtos que deseja comprar, em que portais e por quê, a partir do julgamento da reputação das marcas na web. Mas a segurança dos canais de pagamento ainda esbarram no momento da decisão de compra.

    Bruno Costa
    PP Noite

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  6. Como profissionais e plenos observadores do universo da comunicação, necessitamos estar sempre atentos às novas tecnologias e práticas que elevam e destacam um produto ou serviço específico de um determinado cliente ou marca, para um mercado existente e atuante, no qual os mesmos se encontram.
    O desafio a ser encarados por nós, comunicólogos, é perceber que o perfil do consumidor mudou, e falando de um ambiente online, destacamos uma mudança radical dos hábitos e preferências de compra daqueles que hoje possuem uma nova maneira de buscar, analisar e adquirir seus produtos, de uma forma totalmente diferente, se compararmos aos hábitos de alguns anos atrás.
    Existe um perfil de pessoas mais cientes dos seus direitos e conectadas 24 horas por dia com as tendências globais em busca de um fator dominante que rege essa nova geração de consumidores: a comodidade, mas outro fator primordial citado no texto é a segurança no pagamento nas transações financeiras. Cabe a nós profissionais da publicidade estar sempre á frente das novas tecnologias e /ou estar caminhando junto com esse consumidor.

    Franciane Oliveira 6º Período- noite
    Publicidade e Propaganda

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  7. Entendendo que o consumidor hoje quer se sentir mais acolhido e especial, o caminho mais obvio é estreitar os laços entre marca e cliente, tanto criando produtos para segmentos menores, como se preocupando com cada individuo como pessoa e não apenas como mais um numero de compra.
    O texto veio simplesmente para ratificar um pensamento que já venho observando a algum tempo, cada dia mais as pessoas decidem suas compras por opiniões de conhecidos e não por simples atributos mostrados em anúncios. A forma como a compra é feita também sofre grande alteração, diversos produtos não necessitam de nossa presença para que sejam adquiridos e até os que necessitam, como roupas, com o tempo estão encontrando soluções para que tudo seja feito online.
    Em resumo, pensando em alguns anos no futuro, as marcas que não começarem a se adaptar agora, sendo que já estão atrasadas, terão o seu fim antes mesmo que percebam.

    Matheus Lucas Paiva - Publicidade e Propaganda - 6°Período Noite

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  8. O consumo online aumentou nos últimos anos e as redes sociais viraram um grande aliado para a publicidade. É necessário investir na observação dos dados compartilhados pelos usuários/compradores e a partir dessa observação segmentar o publico alvo. Se a pessoa entra em algum site de roupas, por exemplo, um banner dessa mesma loja vai aparecer no seu facebook. As empresas que aprenderem a utilizar esses dados irão possuir uma grande vantagem. Lembrando que a qualidade, os preços e a competência da empresa vão influenciar o cliente a comentar, compartilhar e curtir nas redes sociais, gerando assim mais visibilidade. Eu, por exemplo, sempre procuro reclamações e elogios antes de comprar qualquer coisa online.

    Stéphany Badaró
    Publicidade e propaganda
    6° período - Manhã

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Pós a leitura do texto e fazendo uma análise do meu comportamento quanto consumidora, atualmente venho preferindo as compras online, pela rapidez – por muitas vezes não poder ir até a loja física -, descontos, variedade maior de produtos e pela facilidade de buscar a melhor condição e preço de compra de determinado produto de forma menos gastosa. Diante disso, a publcidade tem sido impactante e assertiva em muitos casos no meio online, com difusão de companhas, formas de impactar o cliente, não somente em uma rede social e usando maneiras criativas, acompanhadno o ritmo e assunto do momento.

    Mesmo assim, muitas marcas ainda não conseguiram acompanhar essa tendência de instantaniedade das redes sociais tanto para o positivo, quanto para o negativo . O cliente além de ter esses benefícios citados acima, quando falei do meu comportamento como consumidora, tem também uma ferramenta persistente de reclamação que influencia na tomada de decisão de futuros clientes. É onde vejo a necessidade de não somente se adequar a esse novo perfil, mas ser eficaz desde o processo de conhecimento desse público cada vez mais segmentado, como também está disponível e melhor capacitado para solucionar problemas que podem causar grandes repercussões.

    Thainara Alves- Publicidade e Propaganda
    6º Período - Manhã

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  11. Como consumidora, prefiro fazer compras on-line: não é necessário andar para fazer pesquisas de preço e produtos disponíveis; não há a ou o atendente chato que acompanha o cliente como um zumbi, empurrando várias coisas desnecessárias; não existe um ambiente estrategicamente planejado para compras por impulso, evitando assim prováveis sustos financeiros; não há restrição de horário, sendo possível adequar as compras com a disponibilidade de tempo e vontade.

    A partir do meu comportamento, creio que a publicidade deveria focar em estratégias online, fazendo com que mais empresas entrem no ramo do e-commerce e das redes sociais, para consequentemente interagirem com o público e saberem exatamente o que ele precisa e quando precisa.

    Para reforçar as empresas que já estão no ambiente digital, estratégias de fidelidade, descontos e até mesmo um canal acessível de apoio ao cliente seriam ferramentas essenciais para apurar o que o consumidor pensa, se há sugestões/reclamações, como foi seu momento de compra, e então levar a excelência seus serviços, ampliando a gama de consumidores – aqueles que ainda têm receio de tal experiência de compra.

    Grasielle Dias
    PP - 6º Período, Manhã

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  12. A todo o momento estou ligado às redes sociais, de alguma forma, eu, por exemplo, neste exato minuto estou utilizando o meu celular dentro do ônibus para responder a este post. A necessidade de se ter um celular bom e bons aplicativos vêm crescendo de acordo com as necessidades pessoais de cada um, levando em consideração que uma das coisas mais preciosas que temos atualmente é o tempo, nada melhor que aproveita-lo da melhor forma possível, adiantando tudo que se precisa em todos os momentos vagos do dia, e nada melhor que um celular ou tablete para isso. A publicidade por sinal está ligada diretamente a isso, antes as publicidades estavam em todos os lados, outdoors, paredes, placas, blusas, tudo, hoje em dia as grandes empresas de publicidade juntamente com os seus clientes, veem direcionando todos os seus olhares para as mídias eletrônicas, onde está a maior porcentagem de seus clientes, lá ela consegue segmentar o seu público com pequenas pesquisas, e ter um alcance maior que teria com um simples outdoor.
    Marcia Oliveira, sexto periodo, manha, pp.

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  13. Os meio de comunicação evoluem com o tempo e o comportamento do consumidor também. É muito mais cômodo atualmente comprar pela internet por diversos motivos.
    As empresas devem ficar atentas a essa evolução no comportamento do consumidor para saber como deve dialogar para ficar mais próximo e ter a confiança do público. Hoje em dia existem vários grupos específicos de consumo e é necessário conhece-los.


    Gabriela Oliveira
    sexto periodo - PP manhã

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  14. De fato todos esses aspectos citados fazer a diferença na hora da decisão de compra do consumidor. Em relação ao meu próprio comportamento, hoje não compro qualquer produto antes de pesquisar em sites de confiança, e dificilmente acho preços mais baratos em lojas físicas que lojas online. Ao meu ver comprar pela internet tem muito mais vantagens que a compra física, o unico ponto negativo é a quantidade de dias para entrega do produto, em caso de urgência de adquirir a melhor saída é a loja física.
    O consumidor moderno quer se sentir especial, bem tratado. Sendo assim, as lojas físicas e virtuais devem trata-lo de maneira diferente de anos atrás. Hoje, se eu mando um e-mail ou uma mensagem via rede social a respeito de uma dúvida, por exemplo, espero que esta mensagem seja respondido rapidamente, em no máximo 48hrs. Caso contrário, sentirei que a marca não trata seu cliente com a devida atenção. Na minha opinião, a cada dia que passa as lojas e marcas devem investir nesse meio de comunicação direto com seu consumidor final, caso contrário terá sérios problemas.

    Luciano Xavier de Lima
    PP Noite

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  15. Na minha visão a compra online é bem mais proveitosa, tem mais variedades e facilidades. Muitas vezes não temos tempo de ficar indo em lojas ou simplesmente não queremos vendedores em nosso pé.
    Esse é o cenário do consumidor atual, um consumidor que quer ser bem tratado tem confiança em sua compra.
    A demora da venda online que pesa no momento da urgência, mas na maioria dos casos e preferencia sim apesar da demora.
    Com essa evolução as lojas cada vez mais devem evoluir junto com o consumidor com propagandas digitais melhores e mais assertivas.

    Daniela Mariana Gonçalves PP Noite

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  16. É necessário que a publicidade fique atente com essas novas possibilidades, o consumidor está ficando cada vez mais exigente, buscando formas e caminhos que são rápidos, práticos, seguros e que fique dentro do perfil de cada um. Cabe à publicidade saber entrelaçar e ajustar a essas novas tendências e investir em pesquisas para aprimorar a essas novas tecnologias. Investir também na renovação e evolução das campanhas por meio de tecnologias móbile, atingindo pessoas com seus nichos específicos, tendo um direcionamento mais eficaz e centralizado.

    Matheus Simões Candal
    6º período - Noite

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  17. A publicidade deve se adaptar as necessidades do mercado e ao comportamento do consumidor para atingir o seu objetivo que é de alguma forma, gerar lucro. É necessário todo um estudo sobre o universo online relacionado a como os indivíduos se portam ao efetuar uma compra e quais são seus feedbacks sobre tais produtos e ou serviço, pois, como citado no texto, tais fatores são de extrema importância para a construção ou manutenção do posicionamento de uma boa marca.
    A interação e o contato direto com o consumidor (seja pelas redes sociais ou atendimento online via site) também são de extrema importância e podem elevar o número de vendas, devido ao fato de o consumidor se sentir próximo a empresa e se sentir satisfeito por ser bem atendido.
    Eu, por exemplo, tive dificuldade ao adquirir uma conta Premium no Spotify devido a um erro do site, enviei um formulário e (milagre) me responderam muito rápido, o que fez com que eu não desistisse de assinar a conta.
    Também é interessante ressaltar a crescente influência dos acessos via mobile. A publicidade deve alertar as empresas e trabalhar junto das mesmas para conseguir acompanhar as mudanças da sociedade para estar sempre “um passo a frente” das demais. Um fator que deve ser muito trabalhado pelo mercado é a praticidade e a flexibilidade na hora da compra. Sem dúvidas, são fatores que irão fazer o diferencial da marca e serão cruciais na hora da escolha do consumidor.

    Letícia Leiva
    5º período - Manhã
    Publicidade e Propaganda

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  18. Os publicitários devem sempre estar atendo ao mercado e principalmente onde é como veicular uma campanha. As mídias tradicionais cada dia que passa perde espaço para as novas mídias, mídias que se tornam obsoletas pois a cada dia que passa surgem novas redes que substituem as antigas. O público gosta de novidade. Novidades que devem ser valorizadas e usadas por nós.

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  19. Os publicitários devem sempre estar atendo ao mercado e principalmente onde é como veicular uma campanha. As mídias tradicionais cada dia que passa perde espaço para as novas mídias, mídias que se tornam obsoletas pois a cada dia que passa surgem novas redes que substituem as antigas. O público gosta de novidade. Novidades que devem ser valorizadas e usadas por nós.

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  20. O mercado de compra online você pode adquirir produtos no conforto da sua casa sem a necessidade de ir a uma loja física e com preços mais acessíveis. As empresas investem em relacionamento com o cliente com pesquisas de satisfação de compra, autovalorizando o consumidor. A loja física esta cada vez mais perdendo o seu espaço, devido a falta de matéria humano qualificado, onde o consumidor as vezes se sente constrangido, devido a abordagem agressiva de alguns vendedores em seu ambiente de compra. Clovis da silva neto/Gestão comercial/Noite

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  21. A Publicidade está tendo uma enorme oportunidade dentro desse mercado que vem crescendo a cada ano. Nós consumidores estamos cada vez mais acomodados com a idéia de comprar com um clique, sem ter que sair de casa (poupando tempo, energia e dando mais segurança). Temos uma necessidade muito grande de nos sentirmos importantes, lembrados e acolhidos, e essa segmentação proporciona isso, deixando o consumidor feliz e realizado, trazendo para ele uma boa experiência, fazendo com que ele fale bem da empresa ou site (gerando um buzz mkt). A Publicidade tem a chance de acertar e crescer sob esse mercado.


    Brenda Rodrigues Goulart
    PP MANHÃ 3B

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  22. O consumidor atual está cada vez mais sem tempo, então ele opita por meio mais práticos e cômodos de consumir, as comprar online são as que mais são as mais utilizadas para isso,a publicidade então tem de se adaptar a essas novas oportunidades para manter a relação de confiança com os clientes, e as empresas de destacarem nesse meio.

    Nathália Romana
    6 PERÍODO PP MANHÃ

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  23. O consumidor atual está cada vez mais sem tempo, então ele opita por meio mais práticos e cômodos de consumir, as comprar online são as que mais são as mais utilizadas para isso,a publicidade então tem de se adaptar a essas novas oportunidades para manter a relação de confiança com os clientes, e as empresas de destacarem nesse meio.

    Nathália Romana
    6 PERÍODO PP MANHÃ

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  24. Hoje passamos por uma momento de metamorfose, de indecisões tecnológicas, comportamental e culturalmente. Isso acaba afetando diretamente no comportamento do consumidor. Uma vez que não se tem uma hierarquia, um patrão de consumo, o consumidor fica indeciso em como comprar, pois ele sabe que comprando online ele tem melhores preços, comprando em seus Smartphone ele tem mais comodidade, mas não tem a mesma segurança que tem comprando em uma loja física. Outra indecisão é o cenário socioeconômico, as pessoas hoje não tem o mesmo poder de compra e de consumo, como no ápice do capitalismo. Dessa forma a publicidade tem grande dificuldade em entender, o que seu consumidores procuram, para melhor aborda-los de uma maneira saudável, não agressiva, pois numa plataforma orgânica em que os próprios usuários geram conteúdo, a qualquer momento o cenário pode mudar.

    Victor Gomes
    6 PERÍODO PP MANHÃ

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  25. O mundo está em constante evolução e a publicidade não pode ficar para trás, ela deve sim acompanhar as mudanças e tendências do mercado. Em um contexto de extrema concorrência, destacam-se as marcas que melhor sabem lidar, oferecendo diferenciais para o consumidor.
    Atualmente, o que mais busco na hora de comprar é praticidade. Muitas vezes não tenho tempo de ir à loja física ou até mesmo ligar o computador para realizar uma compra, então quando uma empresa me oferece a possibilidade de resolver tudo pelo celular, é de grande significância. Outro diferencial é a rapidez com que meus problemas são resolvidos por meio de contato com as redes sociais, seja por imbox no Facebook ou reclamações no Twitter (a operadora Vivo sempre resolve meus problemas por Direct no Twitter). Desse modo, estou sempre conectada com essas ferramentas e não preciso sair delas para acessar o site, e procurar um campo para enviar formulário de contato, no qual aguardo bom tempo de resposta.
    Um outro parâmetro que também destaco, é a importância dos feedbacks. Até alguns anos atrás não tinha tanto costume de deixar minha opnião ou avaliar algo, mas hoje em dia, é um hábito, pois sempre que vou fazer alguma compra na internet vejo as recomendações e se o produto vai realmente atender as minhas expectativas.
    Diante disso, é muito importante que as empresas saimbam se destacar nesses pequenos aspectos, que de certa forma, fazem uma grande diferença para o público, que pode dar preferência à uma outra marca que oferece mais comodidade. Para nós consumidores, essa “batalha” é ótima, pois cada vez mais vemos as empresas se superando em termos tecnológicos.

    Angelique Apolinário – Manhã
    Publicidade e Propaganda - 6° período

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  26. Os profissionais da área de comunicação, especificamente a área publicitária, deve estreitar o caminho entre consumidor e produto.
    Para isso estes profissionais devem afunilar as tendências e explorar os veículos comunicacionais aonde devem ser exibidos.Portanto através de dados coletados por pesquisas pode-se concluir que as publicidades se instalam em diversos sites, banners, e-mails para fixar seu produto na mente do consumidor.
    Tudo isso leva em conta o poder de persuasão do profissional publicitário em poder auxiliar em uma compra mais dinâmica e eficaz, fazendo com que o consumidor se sinta mais autônomo e único.

    Luan Faria
    Publicidade e Propaganda - manhã
    6 período

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. A publicidade ainda não sabe qual a melhor forma de lidar com esse novo cenário virtual. Banners em sites e blogs causam poluição visual, pop-ups são irritantes e só conseguem cliques acidentais, todo mundo pula os anúncios que aparecem antes de um vídeo no Youtube. Cabe a nós, a nova geração de publicitários, descobrir como cativar o público online de uma forma que seja realmente eficaz.
    Estímulo aos novos consumidores com reviews de outros clientes, bons apps de compras e a maior segmentação de redes sociais são estratégias que têm alcançado resultados satisfatórios. Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer quando se trata do consumidor internauta, uma vez que a internet abriu - e continua abrindo - um mundo de possibilidades.

    Bárbara Henriques
    PP - Manhã

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  29. O mercado online hoje vem crescendo absurdamente. Desvantagens em comprar seus produtos em casa? Não vejo nenhuma, muito pelo ao contrário, só vantagens para o consumidor. Comprar seus produtos ali, no sofá, de frente para a televisão com muito mais conforto e agilidade. Acessou, clicou, comprou, chegou. Simples, não? Nós publicitários devemos sempre estar de olho nas modernidades que vem chegando por aí, para saber como tratar um cliente da melhor maneira possível.

    Nathália Maria Ferreira Fagundes
    Publicidade e Propaganda
    6 período - Manhã

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  30. O mercado online hoje vem crescendo absurdamente. Desvantagens em comprar seus produtos em casa? Não vejo nenhuma, muito pelo ao contrário, só vantagens para o consumidor. Comprar seus produtos ali, no sofá, de frente para a televisão com muito mais conforto e agilidade. Acessou, clicou, comprou, chegou. Simples, não? Nós publicitários devemos sempre estar de olho nas modernidades que vem chegando por aí, para saber como tratar um cliente da melhor maneira possível.

    Nathália Maria Ferreira Fagundes
    Publicidade e Propaganda
    6 período - Manhã

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  31. Analisando meu perfil de consumidor online, me considero bem moderada. Muitas vezes nem um grande desconto me cativa tanto quanto experimentar/ver o produto antes de fechar negócio. Mas o fato de conseguir relatos de consumidores reais dos produtos é um dos fatores que podem decidir a minha compra, e isso a Internet pode oferecer. A publicidade para esse público que, assim como eu, ainda é tímido, deve cativa-los sutilmente, como por exemplo uma Publicidade com conteúdo que estimule o negócio online oferecendo desconto/condições especiais para compras efetuadas por smartphones, Ou oferecendo estes mesmos benefícios em troca de um feedback do produto comprado, etc.
    Gerar o vínculo com esse cliente é muito importante, principalmente nesse início de prática de compra que tende a crescer muito.

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  32. Analisando meu perfil de consumidor online, me considero bem moderada. Muitas vezes nem um grande desconto me cativa tanto quanto experimentar/ver o produto antes de fechar negócio. Mas o fato de conseguir relatos de consumidores reais dos produtos é um dos fatores que podem decidir a minha compra, e isso a Internet pode oferecer. A publicidade para esse público que, assim como eu, ainda é tímido, deve cativa-los sutilmente, como por exemplo uma Publicidade com conteúdo que estimule o negócio online oferecendo desconto/condições especiais para compras efetuadas por smartphones, Ou oferecendo estes mesmos benefícios em troca de um feedback do produto comprado, etc.
    Gerar o vínculo com esse cliente é muito importante, principalmente nesse início de prática de compra que tende a crescer muito.

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  33. É um dos principais papéis do publicitário e de um "comunicador"estar atento as mudanças de comportamento do consumidor.
    Podemos analisar por exemplo o comportamento dos consumidores de agora, que estão cada vez mais exigentes e imediatistas. E eu me encaixo nesse perfil também. O publicitário necessita encontrar formas que possam unir e entregar ao consumidor uma resposta á suas necessidades. Cabe as marcas e empresas se adequarem ao mundo online, as tecnologias mobile e acompanhar as tendências do mundo digital, afinal de contas, o mundo vem se tornando cada vez mais online e menos "presencial". Para as empresas que já se encontram nesse meio digital, basta aprimorar seus serviços e encontrar formas de chamar e aproximar ainda mais seus clientes e seu público alvo, como descontos, vouchers, aplicativos, interatividade, etc. Eu como consumidora, procuro cada vez mais essas inovaçoes das marcas, para que minha compra ou procura por serviços se torne cada vez mais rápida e satisfatória.



    Poullyne Fonseca
    PP - 6 período - Manhã

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  34. Esta é uma tendência, e acredito que tomará conta de uma parcela grande do mercado, pois, em uma loja virtual não se tem gasto com funcionários como numa loja por exemplo. Eu particulamente me encaixo nesse perfil, quando acesso um site em busca de algum produto e vejo descontos, e bons comentários daquele produto, loja, promoção, tenho grande chance de consumir aquele produto. Acredito que o publicitário precisa estar atento quanto á isso e quanto também ao comportamento desde consumidores e estar sempre inovando quanto á formas de atender e suprir as necessidades e desejos deste público.

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  35. O principal papel do publicitário e estar a tento as mudanças no comportamento do consumidor.
    Podemos ver no exemplo que o comportamento do consumidor mudou eles estão a cada dia mais exigentes. E nessa mudança o publicitário ele necessita encontra uma forma de acompanhar as mudanças.
    Esse texto ele simplesmente mostra o pensamentos em que já estamos vendo já faz um tempo mais que a cada dia vem crescendo e a cada dia mais as pessoas decidem suas compras por opiniões de conhecidos, e não pelo simples fato de um propagando mostra como e o produtos.
    Hoje em dia as empresa eles precisam esta conectado no mundo da tecnologia e acompanhar as tendências que há hoje em dia, pois a cada dia o mundo esta mais online e menos presencial.
    As empresas que já estão nesse meio de digital, ele tem que encontra um meio de aproximar ainda mais seus clientes e seu público alvo.
    Como consumidor eu quero mais praticidade e rapidez nas compras.
    Caroline D Jesus

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  37. Como publicitários temos que nos lembrar de que o mundo está em constante mudança, a tecnologia, os meios midiáticos, os produtos de consumo, etc, estão evoluindo rapidamente e isso faz com que haja alterações no comportamento dos consumidores. Temos que analisar como eram suas ações de consumo no passado e como elas são na atualidade, para então deduzir como poderão ser no futuro. Pois compreender o consumidor e suas razões de consumo é entender o que o leva a utilizar determinados produtos/marcas e não outras.
    Devemos tentar nos adaptar ao mercado e as suas necessidades, acompanhando suas mudanças/crescimentos, as alterações mercadológicas e as variações que os consumidores sofrem juntamente com o mercado capitalista.
    Buscar estudar e compreender o mundo online e como as pessoas se comportam ao realizarem compras via internet, quais produtos/marcas elas consomem e por quais motivos elas optam por comprar online e não em uma loja física. A partir do momento que entendermos as razões que levam os consumidores a tais ações, seremos capazes então de construir ou até mesmo remodelar o posicionamento de uma marca de acordo com o mercado consumidor.

    Daniel de Paula Pontes
    6 periodo - PP - NOITE

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  38. Todo mundo deve estar atento as novas mídias e tecnologias de consumo, e nos publicitários ainda mais. Para quem acompanha pelo menos um pouco as tendências e novas tecnologias sabe que a era 2.0 veio para ficar e tornar a web colaborativa e dessa forma fazer com que os usuários estejam cada vez mais conectados
    O mundo está cada vez mais “corrido” e os consumidores cada vez mais sem tempo e aliados ao fator de comodidade as compras online é a saída mais procurada, sendo assim a publicidade deve estar atenta ao mercado e se adaptar a essas mudanças e oferecer o melhor serviço.
    Saber usar essas mudanças a seu favor é dever e um grande trunfo da publicidade. Cada dia que passa as pessoas passam mais tempo conectadas seja por computador ou dispositivos mobiles e tendo assim ótimas oportunidades para a publicidade agir.

    Marcos Vinícius
    6° período P.P. noite.

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  39. A publicidade tem como principal função criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias procurando a melhor forma de apresentar um produto/serviço ao consumidor e promover sua venda. Para isso, faz-se necessário, estar sempre atualizado e observar as novas tendências do mercado e do consumidor que, ultimamente, estão se tornando cada vez mais exigentes. O avanço tecnológico, em especial o da Internet, faz com que os consumidores mudem os seus hábitos de consumo e a forma de adquirir bens e produtos. Eles vêm, cada vez mais, utilizando o e-commerce, devido à facilidade e rapidez para encontrar e pagar o produto desejado. É importante que haja preocupação com a segurança dos aplicativos e sites criados para fins comerciais e, além disso, prestar atenção a tais mudanças e tendências. A publicidade e as empresas devem se manter conectadas para que criem ferramentas que favoreçam as vendas e agradem os que já utilizam essa forma de comércio e estimulem outros a também as utilizarem.

    Gabriel de Mello Nunes
    6º Período - Matutino

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  40. A internet desde que foi criada, foi algo revolucionário e que sempre trouxe novidades e novas tendências, trazendo facilidade na comunicação. Nós como estudantes de comunicação temos que estar atentos a essas mudanças, afinal, nós somos os profissionais que temos como obrigação de chamar atenção de nosso cliente, ou público alvo.
    Como nos dias de hoje as pessoas querem as coisas com mais acesso, facilidade e agilidade, elas tem escolhido o sistema de e-comerce, mas não é qualquer empresa que faz isso, e muito menos que faz isso com excelência, nós como profissionais da área, temos que ficar atentos a isso e estar criando formas criativas de prender atenção do público, pois é muito mais cômodo comprar as coisas online, do que ficar indo em lojas.

    Adailton Junior
    6°Periodo - Matutino

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  41. A internet desde que foi criada, foi algo revolucionário e que sempre trouxe novidades e novas tendências, trazendo facilidade na comunicação. Nós como estudantes de comunicação temos que estar atentos a essas mudanças, afinal, nós somos os profissionais que temos como obrigação de chamar atenção de nosso cliente, ou público alvo.
    Como nos dias de hoje as pessoas querem as coisas com mais acesso, facilidade e agilidade, elas tem escolhido o sistema de e-comerce, mas não é qualquer empresa que faz isso, e muito menos que faz isso com excelência, nós como profissionais da área, temos que ficar atentos a isso e estar criando formas criativas de prender atenção do público, pois é muito mais cômodo comprar as coisas online, do que ficar indo em lojas.

    Adailton Junior
    6°Periodo - Matutino

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  42. Profissionais da publidade, da área da comunicação, devem estreitar o percurso entre o consumidor e o produto, sempre buscando o que há de mais novo, adaptando-se às necessidades do mercado e ao comportamento do consumidor.
    Atualmente, o meu dia a dia é bastante corrido, o que me faz procurar por meio da utilização do smartphone as lojas virtuais. A compra por meio dessas lojas economiza o meu tempo, a pesquisa de um produto realizada por esse meio é de grande facilidade, posso comparar os preços de uma loja para outras facilmente. Geralmente os preços são menores nas lojas virtuais do que na física, o que me proporciona uma econômica de dinheiro.
    As lojas também utilizam as redes sociais para facilitar e agilizar o atendimento ao cliente, que ao meu Ver é de excelente serventia, pois posso esclarecer dúvidas e até mesmo fazer reclamações com maior facilidade.
    Sendo assim, é de extrema importância que as empresas estejam antenadas à cada novidade que possa facilitar a vida de seu consumidor.
    Anna Theresa Zampier
    Publicidade e Propaganda- 6periódo - Manhã

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  43. É inevitável a influência da tecnologia no mercado atual. Como consumidora, pesquiso muito na internet pelo melhor custo benefício do produto e depois de decidido, busco pelo melhor site para comprá-lo. Primeiramente procuro pelo site de mais confiança (indicação de amigos é de grande influência nesse processo), depois busco pelo menor prazo de entrega e frete. Portanto, a publicidade deve ficar atenta às diversas categorias de preferências do consumidor, as pessoas estão cada vez com menos tempo para ir às lojas e escolherem os produtos. Praticidade e objetividade são pontos importantes e as campanhas devem focar cada vez mais nisso.

    Bárbara Portella Fernandes
    PP - 6º período
    Manhã

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  44. Com base no texto e com minhas experiências como consumidora, é notável que o consumo virtual (seja pelo computador ou pelo celular) vem sendo bem mais pratico e comum entre os consumidores. A facilidade que uma pessoa tem de encontrar o produto desejado é bem maior do que você procurar pessoalmente, sem contar a rapidez na hora do pagamento, com apenas alguns cliques, no seu conforto e no seu tempo. Essas características do consumo virtual deixa o consumidor satisfeito e realizado, levando ele a querer comprar mais pelo mesmo método, o que abre bastante as portas para a publicidade online, já que a maioria das pessoas tem acesso a internet, o que facilita ainda mais a levar as pessoas para seus sites de compras, com seus banners em redes sociais ou ate mesmo em aplicativos.

    Alyne Ayumi Sasaoka
    PP Manhã - 6° período

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  45. Como publicitários, devemos sempre estar atentos às novas tendências e novidades do mercado em geral. Devido ao desenvolvimento da tecnologia, as compras online estão aumentando e se tornando cada vez mais comuns entre os consumidores. Os consumidores estão menos fiéis aos canais tradicionais de vendas. Compradores de todo o mundo utilizam os meios digitais para conhecer produtos/serviços e comparar qualidade e preço, antes da compra. Essas novas características afetam diretamente o varejista, que precisa adaptar-se ao mercado via internet e relacionamento para atender as exigências da clientela do futuro. O crescimento da internet, o acesso móvel, a expansão das redes sociais, os mecanismos de busca etc. facilitam a vida em algumas ações, são fatores relevantes para o progresso do consumo online. As vantagens da compra online são inúmeras, porém é necessário formar uma marca sólida e confiável no mercado para conquistar o usuário. Dessa forma, se faz importante saber que para realizar a aquisição online, o cliente tem em mente os mesmos conceitos que usa para uma compra física e, em muitas vezes, é até mais criterioso.

    Mariana Coelho
    Publicidade e Propaganda
    6º período (manhã)

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  46. Como publicitários, devemos sempre estar atentos às novas tendências e novidades do mercado em geral. Devido ao desenvolvimento da tecnologia, as compras online estão aumentando e se tornando cada vez mais comuns entre os consumidores. Os consumidores estão menos fiéis aos canais tradicionais de vendas. Compradores de todo o mundo utilizam os meios digitais para conhecer produtos/serviços e comparar qualidade e preço, antes da compra. Essas novas características afetam diretamente o varejista, que precisa adaptar-se ao mercado via internet e relacionamento para atender as exigências da clientela do futuro. O crescimento da internet, o acesso móvel, a expansão das redes sociais, os mecanismos de busca etc. facilitam a vida em algumas ações, são fatores relevantes para o progresso do consumo online. As vantagens da compra online são inúmeras, porém é necessário formar uma marca sólida e confiável no mercado para conquistar o usuário. Dessa forma, se faz importante saber que para realizar a aquisição online, o cliente tem em mente os mesmos conceitos que usa para uma compra física e, em muitas vezes, é até mais criterioso.

    Mariana Coelho
    Publicidade e Propaganda
    6º período (manhã)

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  47. A publicidade tem se adaptado cada vez mais a essas novas tendências e os consumidores também estão em um processo de mudança na hora de comprar, os smartphones e tablets trouxeram uma revolução nesse contexto porque foi a partir deles que muitas pessoas que não tinham acesso a internet passaram a estar conectadas durante todo o dia e consequentemente estão descobrindo as novas formas de consumir online e é ai que a publicidade deve estar presente, apresentando para essas pessoas um novo jeito de comprar.

    Sara Marques - PP manhã

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  48. os profissionais de publicidade devem estar atentos ao comportamento dos consumidores para ver as tendencias e descobrir suas necessidades para poder desenvolver estratégias para suprir as necessidades e garantir a melhor comodidade aos consumidores.

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  49. Desde 2003, com a criação da web 2.0, vem ocorrendo uma grande mudança na forma com que as pessoas utilizam a internet, a principal característica dessa mudança é o aproveitamento da inteligência coletiva bem como o compartilhamento da mesma. Um Site como o Bliive apenas se tornou possível graças à essa nova forma de utilizar a internet. O e-commerce é uma modalidade de comércio muito importante, pois faz do usuário um importante canal de divulgação e informação de opiniões sobre compras. É importante que nós publicitários, nos adequemos a essa nova modalidade, já que traz tantos benefícios para o consumidor e para o fornecedor. Conveniência, facilidade, informações sobre o produto, opiniões de outros usuários, redução na possibilidade de inadimplência e possibilidade de marketing personalizado ao alcance de todos. Sem contar que com a crise econômica existe uma tendência do aumento dos investimentos no meio digital, já que a publicidade é mais barata levando em conta o custo por usuário.

    Juliana Collares
    Publicidade e Propaganda
    6º período – manhã

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  50. A influência que a tecnologia tem hoje na vida das pessoas e muito grande, em qualquer lugar pode se ver alguém usando um celular, notebook ou um tablete, seja para entrar nas redes sociais ou para comprar algo. Hoje basta ter internet que você consegue comprar um produto que vem do outro lado do mundo, os consumidores gostam da praticidade de não ter que enfrentar fila, de ir à loja e ficar andando até encontrar o que querem, além de ser mais fácil para comparar preços e qualidade do produto antes da compra. Por esses motivos os comerciantes têm que se adaptar com a realidade, e começar a criar lojas online, para atingir esse público que prefere compras pela internet.

    Helena Alvarenga - 6º período
    PP - Manhã

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  51. Os profissionais da propaganda devem criar como hábito a antecipação de gargalos. Não podemos ficar presos ao padrão, pois a forma de compra anteriormente considerada alternativa hoje faz parte do "padrão". Eu, por exemplo, compro milhares de produtos pela internet e antes de algumas decisões consulto a opinião de outros usuários em busca de uma maior veracidade das informações/sugestões. É altamente necessário que os empresários entrem de cabeça na web, pois assim o mercado se torna amplo e a possibilidade de manutenção e captação de novos clientes pode aumentar consideravelmente.


    Márcia C. Soares
    Publicidade e Propaganda - 6 período / Noite

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  52. Atualmente a internet é o grande ponto de partida para a compra de diversos produtos e serviços, o consumidor (inclusive eu) tem se tornado menos fiel aos canais tradicionais de venda. Pela praticidade, autonomia de escolha, tempo de pesquisa e inúmeros outros fatores favoráveis.
    Essas novas características do consumo afetam diretamente o anunciante, que precisa se adaptar aos canais digitais de venda para atender as exigências do consumidor, consequentemente as agências de publicidade também precisam se adequar para acompanhar esse avanço. Tanto internamente quanto no investimento de carreira e conhecimento dos seus profissionais, pois o mercado tem exigido deles cada vez mais uma outra agilidade na forma de pensar, embora isso aumente a complexidade do mundo publicitário online em paralelo faz com que os processos sejam ainda mais eficientes para as duas partes: agentes compradores e vendedores.

    Pedro Henrique Marques Pio
    6º Período - Noite
    Publicidade e Propaganda

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  53. Em meio a um mundo tecnológico, devemos adaptar as coisas ao máximo ao meio digital. Vivemos em um mundo guiado pela internet, fazemos infinidades de coisas por meio dela. E por termos nos adaptado a essa nova realidade, é que a publicidade também arranjou espaço para fazer suas divulgações, expandir seu target, divulgar coisas novas de uma forma super rápida. A facilidade de compra e venda é muito grande; por isso o mercado publicitário sempre deve estar atento às novas mudanças tecnológicas, para fazer o possível para estar sempre mais perto de seu público e lucrando cada vez mais com isso.

    Jéssica Goulart Costa - Publicidade e Propaganda - 6º período - Noturno

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  54. As empresas que utilizam a rede para fazer pesquisa com o consumidor pode sair na frente no mercado. Conhecendo melhor o consumidor ela pode fazer publicidade direcionada para determinado público, fazendo com que o retorno seja mais rápido.
    Como consumidor, quando faço uma compra online, gosto de pesquisar sobre o produto, verifico comentários de outro consumidores para saber se realmente vale a pena realizar a compra.

    Humberto Gonçalves Santos
    Comportamento do consumidor - PP - Manhã

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  55. A internet traz para o consumidor diversas facilidades. A possibilidade de se pesquisar o produto que se quer comprar traz para esta pessoa a sensação de que a marca deve atender às suas demandas conforme elas surgiram.
    No meu caso, especificamente, a compra pela internet é ainda rara. Gosto de experimentar e tocar no produto para entender as especificações de forma espacial. A diferença, no entanto, é que antes de ir à loja física pesquiso sobre aquele determinado produto, analiso os preços e escolho cores e modelos. É importante que as lojas estejam preparadas para cumprir com o que foi ofertado online. É uma sensação extremamente frustrante chegar em um espaço físico procurando por uma coisa específica e ela não existir ali.
    A publicidade, portanto, deve ser feita de forma a levar em consideração não apenas o público que irá comprar online, mas também os estoques das lojas para atender aquele público que pesquisa e vai até o local conhecer o produto. É importante atrair estas pessoas para o ponto de venda, pois assim o cliente ainda tem a opção de ver outras coisas na loja e o vendedor pode converter esta curiosidade em mais vendas.

    Luísa Volponi
    PP - Noite
    6º Período

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  56. Assim como o mercado, a publicidade precisa mais do que nunca se adaptar aos seus
    consumidores. A cada dia que passa, as pessoas ficam mais especificas naquilo em que elas
    buscam e como buscam essas coisas, deste modo, o mercado como um todo tem que se adaptar melhor aos diversos tipos de clientes existentes e tentar agregar o máximo de clientes
    possíveis a ele, assim como na publicidade, que sempre busca atingir o maior número de pessoas possíveis e tenta sempre se adaptar de acordo com o ambiente e seu entorno. Busco
    sempre fazer do jeito mais prático as coisas do dia a dia, e por existir muitas pessoas com este mesmo pensamento, o mercado busca as formas mais praticas possíveis de compra e venda, tais como tantos exemplos de vendas mobile e online que existe atualmente e que está a
    crescer a cada dia que passa.

    Victor Muniz - PP - Manhã

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  57. Com grandes mudanças e inovações que o mercado vem recebendo, é importante que a publicidade também acompanhe essas mudanças no perfil do consumidor. A internet vem trazendo novas tecnologias digitais, onde um cliente consegue escolher exatamente o produto que quer adquirir, comparar preços, marcas e onde vai comprar, podendo receber o produto em casa com grande facilidade.
    Ana Flávia Francisco
    Publicidade e Propaganda - Manhã

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  58. Com a facilidade de se trocar informações, fez com a internet se tornasse uma mídia de fácil uso que possibilita comprar qualquer coisa. Como é feita por interações de usuários, fica relativamente mais pratico saber se um produto/vendedor realmente são bons só olhando os comentários da própria loja ou de um grupo em uma rede social. Como "vendedores", cabe a nós identificarmos esses pontos positivos e os negativos para se chegar em uma melhor estratégia que deixe o cliente mais satisfeito e confortável, fazendo com que volte posteriormente a comprar.

    Ricardo Oliveira Silva
    PP - Noite

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  59. A cada dia que vem se passando a pratica do consumo no mundo Web vem se tornando cada vez mais comum. E é evidente que esse aumento recebe como ferramenta propulsora a confiança de consumidores que antes precisavam "ver para crer". Os comentários de outros compradores fazem com que o consumidor web se sinta-se a vontade em saber dos importantes dados de tais compras ou serviços. Cabe ao mercado publicitário manter essa linha de divulgação pessoal de experiências comprovatórias, para atrair o consumidor de presença físicas em seu site de vendas.

    Brendon dos Santos
    PP - Noite

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  60. Este comentário foi removido pelo autor.

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  61. A publicidade tem que acompanhar essas mudanças com bastante criatividade, pois todo o mercado e o modo de consumo esta mudando rapidamente. As empresas tem de escutar melhor seus consumidores e ter um melhor relacionamento, pois a maior publicidade pode estar na satisfação dos clientes que replicam suas experiências nas redes sociais. As empresas não devem preocupar somente com suas relações com clientes e produtos, mas sim com as novas empresas colaborativas que estão surgindo no mercado, abocanhando um grande publico e proliferando e cada vez mais esse tipo de empresas. O mundo esta mudando numa velocidade inimaginável de um tempo pra cá, e nós como publicitários temos que antecipar essas mudanças para não sermos trocados por aplicativos e mobiles.

    Filipe Ferreira
    PP - Noite

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  62. Como o dia a dia está ficando cada vez mais corrido, a tecnologia está entrando mais em nossas vidas, com a facilidade que se tem em uma compra online o que facilita muito, mesmo ainda muitas pessoas preferirem ver o produto, por exemplo uma loja de roupas, e poder experimentar como é meu caso, mas, tenho certeza que as compras online vão se interagir cada vez mais com os consumidores. A publicidade tem sempre que se inovar, com os meios digitais estando cada vez mais presentes na vida dos consumidores, eles estão ficando mais exigentes e querendo sempre ser surpreendidos, então cabe a publicidade aproveitar essa facilidade que se tem em promover os produtos e fazerem algo que vão deixar os consumidores mais saciados e realizados.

    Gisela Alvim - 6°Período - Publicidade e Propaganda - Noturno

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  63. O e-commerce é uma modalidade de comércio muito importante, pois faz do usuário um importante canal de divulgação e informação de opiniões sobre compras. É importante que nós publicitários, nos adequemos a essa nova modalidade, já que traz tantos benefícios para o consumidor e para o fornecedor.O crescimento da internet, o acesso móvel, a expansão das redes sociais, os mecanismos de busca etc. facilitam a vida em algumas ações, são fatores relevantes para o progresso do consumo online. As vantagens da compra online são inúmeras, porém é necessário formar uma marca sólida e confiável no mercado para conquistar o usuário. Dessa forma, se faz importante saber que para realizar a aquisição online, o cliente tem em mente os mesmos conceitos que usa para uma compra física e, em muitas vezes, é até mais criterioso.

    Celso Otavio Cardoso
    PP - Noite

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  64. Com o grande crescimento tecnológico e digital, as pessoas estão mudando a sua maneira de agir e pensar.
    Com o fácil e amplo acesso a informações, o consumidor vem se tornando cada vez mais critico.
    O consumo online aumentou nos últimos anos e as redes sociais se tornou um grande aliado para a publicidade. Em qualquer sites de busca ou de relacionamentos em geral, há algum tipo de mkt para atrair o consumo de um determinado produto, sempre utilizando linguagem que o seu publico alvo fala. Porem devemos observar sempre, a exigência do consumidor e as mudanças que acontecem na era digital.

    Natália Beltrão
    6°Período/ Publicidade e Propaganda / Noite

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  65. Com o grande crescimento tecnológico e digital, as pessoas estão mudando a sua maneira de agir e pensar.
    Com o fácil e amplo acesso a informações, o consumidor vem se tornando cada vez mais critico.
    O consumo online aumentou nos últimos anos e as redes sociais se tornou um grande aliado para a publicidade. Em qualquer sites de busca ou de relacionamentos em geral, há algum tipo de mkt para atrair o consumo de um determinado produto, sempre utilizando linguagem que o seu publico alvo fala. Porem devemos observar sempre, a exigência do consumidor e as mudanças que acontecem na era digital.

    Natália Beltrão
    6°Período/ Publicidade e Propaganda / Noite

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  66. As informações fornecidas no texto serviram para ressaltar o que cada dia está mais presente na vida de todos, o comportamento online é só mais uma das mudanças que ocorrem através dos anos, e a publicidade tem função fundamental de acompanhar essas mudanças. A ponte entre publico e empresas é feita pelos publicitários que estudam os tipos de comportamento e trabalham com isso em forma de atender a todos.

    Andreza Stefani
    Publicidade e Propaganda
    6° período – Manhã

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  67. O consumo online vem crescendo cada dia que passa, e o consumidor está ficando cada vez mais exigente buscando ter praticidade e agilidade ao procurar certo produto. Por tanto cabe às empresas segmentar o seu público para que seu anúncio cause o impacto na pessoa certa, e com isso passam a criar até mesmo uma interação com o consumidor podendo entender melhor o que ele espera da empresa.
    Como consumidora, ao pesquisar um produto sempre procuro os comentários para saber o que as pessoas estão achando. Por tanto as empresas devem criar estratégias para ter um bom relacionamento com o seu consumidor, para assim obter sucesso no final de cada compra.

    Letícia Rodrigues Teixeira
    Publicidade e Propaganda.
    6° Período – Manhã.

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  68. O comércio eletrônico está criando novos hábitos de consumo entre os brasileiros, apresentando crescimento superior ao do varejo tradicional. O consumidor é atraído pela comodidade, facilidade de acesso e pagamento, agilidade, variedade de produtos e tantas outras vantagens que o meio oferece.
    Taiane Tavares
    Publicidade e Propaganda
    6º período - manha

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  69. A publicidade sempre tem que acompanhar as tendencias do mundo on line e ficar atenta as rápidas mudanças que acontecem, usar a internet como aliada passou de ser considerado um diferencial e se tornou uma necessidade. As empresas tem que reservar uma parcela maior dos seus investimentos para as vendas via e-commerce ou m-commerce pois está claro que devido a toda a comodidade que o uso da internet está trazendo ao consumidor esses meios serão os mais utilizados por nós consumidores para ir as compras, mesmo que as vendas não sejam feitas diretamente on line antes do consumidor se dirigir a loja física para comprar ele já vai ter feito pesquisas de preços, vantagens e desvantagens e ter olhado o feedback de outros consumidores, cabe as empresas observar com bastante atenção também a imagem digital pois uma boa imagem irá trazer resultados diretos e imediatos,
    Rafael Antônio
    Publicidade e propaganda - 6º período manhã

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  71. Seguindo a tendencia atual do MKT 3.0 tentar capitar o cliente para que ele se torne parte da experiencia de marcar cria um diferencial para que determinada empresa não seja apenas um commodity. Estabelecer parcela para participar de ações emergentes alia-se a um vanguarda gama de opções que atraem consumidores mais novos com vontades de participar de uma nova onde de mercada. Entender quem consome e a forma em que este publico que consumir são diretrizes importantes para que a imagem da empresa se desenvolva, e que a marca não seja apenas um produto, mas um estilo de vida.

    Wendrick Ribeiro
    Publicidade e Propaganda 6º Periodo Noite

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  72. Seguindo a tendencia atual do MKT 3.0 tentar capitar o cliente para que ele se torne parte da experiencia de marcar cria um diferencial para que determinada empresa não seja apenas um commodity. Estabelecer parcela para participar de ações emergentes alia-se a um vanguarda gama de opções que atraem consumidores mais novos com vontades de participar de uma nova onde de mercada. Entender quem consome e a forma em que este publico que consumir são diretrizes importantes para que a imagem da empresa se desenvolva, e que a marca não seja apenas um produto, mas um estilo de vida.

    Wendrick Ribeiro
    Publicidade e Propaganda 6º Periodo Noite

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  73. A internet rápida e em qualquer lugar hoje faz o consumo mais flexível, e o acesso a publicidade também aumenta por ser curta a mensagem, a comunicação, troca de ideias é enorme, e
    os consumidores estão mais exigentes, e estão procurando maior retorno quanto a reclamações contra as empresas. As empresas tem que buscar um cuidado com seu cliente nesta nova fase, existem hoje sites que mostram reclamações e recomendações das principais empresas e a opinião de outro cliente é completamete relevante principalmente antes de uma compra online.
    Mariana Paiva
    PUB3BN-LBA NOITE

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  74. No mundo do corre corre em que vivemos atualmente, as pessoas tem buscado praticidade. É claro que com a internet não seria diferente, levando em consideração que tudo o que adquirimos se torna insuficiente com o passar do tempo. A Internet já trouxe um ganho de tempo muito grande desde quando entrou na nossa vida, mas cada dia as pessoas tem buscado mais rapidez, seja no entretenimento, no consumo, nos estudos etc...
    A Publicidade tem buscado explorar isso de forma criativa e saudável.


    Vivian Alvim - PP - UNA - 6º período - manhã

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  75. O consumidor a cada dia que passa está se adequando a compras online, por ser mais comodo e possuir mais facilidades, com isso, as lojas físicas, acabam sendo prejudicadas tendo baixo numero de vendas, aumentando o desemprego. O consumidor em geral visa ter facilidade na hora da compra e a compra online proporciona isso, podendo as vezes parcelar a compra em um numero maior de vezes, pesquisando o melhor preço em varias lojas distintas em apenas um clique.

    Nayara Caroline Soares Machado
    Publicidade e Propaganda
    6º Periodo Manhã

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  76. As principais informações ditas no texto, nos mostra que a cada dia que passa, é mais presente em nosso cotidiano o comportamento online e virtual. Isso é só apenas uma das mudanças que aconteceram através dos anos que passaram, e a publicidade tem a função de acompanhar essas mudanças que vem ocorrendo. A ligação entre as empresas e o publico é feita pelos publicitários que estudaram os tipos de comportamento e trabalham dessa forma, atendendo a todos.

    Edgar Brito
    Publicidade e Propaganda - Noite

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  77. Nós, como futuros publicitários devemos estar sempre atentos e atualizados nas novas “tendências” do mercado, afinal, o consumidor está cada vez mais exigente e prático.
    Um exemplo disso, é a compra de produtos pela internet,com essa praticidade e facilidade que com apenas alguns cliques e o número do seu cartão ou pagamento boleto você faz compras onlines, sem precisar ir na loja física comprar tal produto. O que as empresas responsáveis por esses sites precisam ficar atentas é na segurança e forma de agradar o consumidor com o produto comprado, sem demorar na entrega, por exemplo, para que assim as pessoas fiquem cada vez mais seguras e utilizem esse método de compras online.

    Ana Angélica Melo Campolina
    Publicidade e Propaganda
    6º Período - Manhã

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  79. As novas tendências de consumo provenientes do ambiente online só tendem a favorecer a publicidade, se o profissional responsável for capaz de enxergar e aproveitar as oportunidades oferecidas por este canal e analisar cuidadosamente as ameaças, pois com apenas um click é possível veicular uma mensagem a milhares de pessoas e receber retorno instantâneo. Sendo assim, o segredo está em elaborar bem a mensagem e saber utilizar das ferramentas disponíveis para atingir o público correto. Hoje em dia é indispensável para qualquer marcar ter presença online. Como consumidora, minhas escolhas no momento de compra estão diretamente relacionadas à imagem e comunicação da marca nas redes sociais e às demais plataformas que ela utiliza.


    Rafaella Avelar Cândido
    Publicidade e Propaganda
    6º período - Manhã

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  80. Como consumidor me encaixo no grupo que cada dia mais troca as lojas físicas pelo ambiente virtual, como consequência disso tenho mais acesso à publicidade online do que o restante das mídias tradicionais, isso por conta dos itens citados no texto acima.

    Como isso é uma tendência nos dias de hoje, as empresas e publicitários devem se adequar à essas mudanças. Devem estar antenados aos novos hábitos dos consumidores e as possíveis e inimagináveis concorrências que podem surgir.

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  81. Como consumidora, me enquadro no perfil de cliente online, porém alguns tipos de aquisições como roupas e sapatos, não abro mal de experimentar, já os demais itens, compro pela internet pela comodidade, preços melhores e facilidade. Como futura publicitária e comunicadora, creio que está faltando mais suporte ao consumidor e essa falta de suporte pode acarretar inúmeros comentários negativos e perda de credibilidade, sendo assim, é importante mais atenção nesse segmento de e-commerce.

    Lavínia Ferraz - PP / MANHÃ

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  82. Os profissionais de Comunicação, devem estar sempre inteirados dessas novas tendências, pois cada vez mais vem ganhando espaço no nosso meio, por ser uma forma pratica e econômica, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Eu como consumidor, tenho rocado cada dia mais as lojas físicas por lojas online, uma vez que as lojas online, me dão mais praticidade, conforto e principalmente por ter preços muito mais acessível.

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    1. Cristiane Brito
      Publicidade e Propaganda
      Manhã.

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  83. Estamos vivendo numa era moderna onde nossos consumidores tem acesso aos meios eletrônicos. Os meio de comunicação evoluem com o tempo e o comportamento do consumidor também. Atualmente é muito fácil de acessar entrar na internet e fazer uma compra sem filas, sem vendedor querendo te “obrigar” a levar mais coisas. E assim como a internet ajuda, ela pode atrapalhar. As empresas tem que saber lhe dar com esses clientes, pois dependendo de uma compra pela internet o consumidor pode “queimar o filme” da empresa espalhando nas redes sociais.
    Paulo Henrique França dos Santos
    Publicidade e Propaganda
    Manhã – 6º Período

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  84. Com o avanço da era tecnologica e com esses meios da web 2.0. O comportamento do consumidor tem avançado tambem, a internet tem sido o principal meio para ajuda dos usuarios nesses avanços de compra rápida, e tem de suma importancia e também ajuda no desenvolvimento do mercado.
    Lorena Karla luiz dos santos
    PP - 6º
    NOITE.

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  85. É evidente que a internet e as novas tecnologias digitais trouxeram grandes mudanças no perfil do consumidor. Hoje, um cliente sabe exatamente o que quer, quando quer e onde vai comprar, depois de muito pesquisar e aprender sobre a solução que procura. Além disso, os consumidores se tornaram mais atentos e prontos para exigir seus direitos.Cada dia que passa mais novidades surgem sobre o comportamento do consumidor online e o que as empresas estão fazendo para atender a esse novo perfil. Agora cabe as empresas e profissionais da área acompanha-las e adaptar-se ao novo jeito de consumir que a internet proporciona.
    Mas também existem os consumidores como eu, que preferem o contato tangível com o produto. Esses consumidores tem apçao de pesquisar as melhores opções pela internet e fazer a compra no melhor lugar de acordo com a sua pesquisa, depois de ter um contado maior com o produto. Por isso os profissionais da área tem que saber ligar com essa nova era e novo comportamento do consumidor. Sabendo lidar com esses dois públicos e conseguir os atingir da melhor forma possível.

    Emriye Melissa Martins Gençay
    4° período manha

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  86. Como consumidor me encaixo no comprador em lojas físicas, mas com tendências a ir cada vez mais para lojas virtuais. Aos poucos a migração vai acontecendo devido à comodidade e a agilidade dos serviços online. Levando em consideração a tendência do mercado, é necessário que a publicidade entenda essas mudanças e que a partir disso desenvolva novos métodos para trabalhar com o público. É necessário desenvolver campanhas e publicidades que façam com que o público Target se sinta representado assim como acolhido. Atualmente as pessoas estão mais exigentes e antenadas as mudanças.

    Carlos Mackson
    Publicidade e Propaganda
    6º Período – Noite

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  87. A Internet nos trouxe varias facilidades, inclusive comprar sem sair de casa, comodidade. Você não precisa mais enfrentar trânsito, filas, demora no atendimento etc. O avanço tecnológico proporcionou ao consumidor acesso a vários produtos e benefícios, fazendo com que o mesmo, queira rapidez e segurança nas compras.

    6º Período - Publicidade e Propaganda
    Noite

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  88. Apesar de ser muito ansiosa e querer ter o produto na hora, ando gostando muito de fazer comprar on-line, pois podemos escolher o produto com calma, nós mesmo conseguimos verificar se tem em estoque, fazer as compras com calma e finalizar a compra, sem precisar de um serviço ou que um atendente esteja no seu bom dia. Então acredito que terá sucesso a empresa que fizer um investimento maior nessa área, porque querendo ou não, as pessoas estão cada vez mais utilizando esse método.


    Nathália Cornélio Nogueira
    PP-Noite 6ºPeríodo

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  89. Vivemos um momento em que tem crescido de forma significativa compras online, que oferecem uma rápida entrega e muitas vezes um valor menor do que em loja física. Confesso que as compras que realizei online, só foram realizadas depois de pesquisas para saber se o site era confiável e saber das experiências de outros usuários. E sim, fui atendida sem dores de cabeça com relação a entrega. A publicidade tem que se manter atenta a essas mudanças em relação ao consumidor, ampliando suas opções, se mantendo atualizada a essas mudanças.

    Maria Madalena Rodrigues
    PP - Manhã 6º Período

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  90. O desenvolvimento e mudanças cada vez mais rápida da tecnologia vem sendo favorável para os profissionais da área de publicidade é propaganda, pois as campanhas publicitarias vem se expandindo com grande facilidade. Mesmo assim os profissionais devem ficar mais atentos a essas mudanças, pelo simples fato da facilidade que as pessoas tem de acessarem a web de onde estiver, elas podem fazer uma breve pesquisa e adquirir informações sobre o que é ofertado e pode levar à mudança de opinião sobre o mesmo. Então para isso não acontecer o profissional deve ficar atendo e conseguir acompanhar as demandas e desenvolver suas tendencias com ferramentas mais segmentadas, afim de convencer seus clientes que os produtos/serviços são de qualidades e o site e de segurança, pois ainda a uma grande restrição na hora do ato de pagamento da compra, pela insegurança que a pessoa tem de saber se é um meio confiável.

    Catharina Rodrigues
    6º período - PP
    Manhã

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  91. Com a praticidade e o tempo corrido que vivemos, acredito que foi um dos fatores para as compras on line crescerem tanto como nos últimos tempos. Apesar da praticidade e rapidez na entrega verificar se o site é realmente confiável. Particularmente ñão faço muitas compras on line, mas realmente é bem interessante, e pertinente a publicidade se manter por dentro do que está sendo a preferência para os consumidores. Enilda Heloisa - 6° período - Manhã

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  92. No mundo atual a publicidade acompanha a evolução dos métodos digitais, acredito que as pessoas estejam buscando conforto e comodidade, me colocando como um consumidor, opto pelas compras online pela facilidade e vantagens da que a compra online oferece,as vezes preços menores do que o da loja física. O avanço tem grandes vantagens pelo fato de que o consumidor pode acessar de qualquer lugar ofertas e informações a desvantagem é que isso pode alterar seu comportamento, influenciando em toda a área gerada da comunicação física. PP- Manhã
    6º período
    Victor Miranda

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  94. O mercado online esta cada dia mais forte, tanto pela comodidade como pelas vantagens que a compra online oferece. Nossa missão nesse meio que vem sendo atualizado a todo momento é desenvolver tendencias com ferramentas mais segmentadas.

    Gabriela Carneiro - 6º periodo - noite

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  95. Devido à elevada expansão do comércio eletrônico, as compras pela internet se tornaram uma prática que cada vez mais revela constância na vida do consumidor brasileiro que busca a comodidade de pesquisar preços e realizar compras sem sair de suas casas. A publicidade deve acompanhar essas tendências e criar mecânismos que motivam as pessoas à falar bem dos produtos vendidos, uma vez que a opinião dos clientes que já fizeram alguma compra em determinado site é de extrema importância para adquirir novos clientes.

    Thais Marques Carvalho
    PP - Noite

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  96. A internet e a vida social em rede mudou a vida das pessoas em vários aspectos e um dos mais afetados foi a forma de consumir. A internet permite o consumidor conhecer mais sobre o produto/serviço e a marca e ele está se tornando cada dia mais exigente. A compra tem que ser uma experiência rápida, que faça-o sentir especial e ele precisa se identificar com a marca e seus posicionamentos para ter o desejo de tornar-se cliente. Cabe a nós, publicitários, estudarmos cada vez mais todas as nuances do mkt digital, nos mantermos atentos as novas usabilidades dos aparelhos e das midias socias e a marca a se manter firme em seus valores e estar disposta a inovar.

    Thais C. R. Soares
    6 periodo, PP NOITE

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  97. Uma vez que os meios de comunicação estão evoluindo, o comportamento do consumidor e suas exigências também se modificam. Podemos perceber que atualmente o que manda é a facilidade e agilidade das coisas. As empresas precisam seguir essas tendências e investir em inovações para que consigam continuar no mercado e ter um resultado eficaz e eficiente.

    Jessica Faina Loureiro
    Publicidade e Propaganda|6º período|Manhã

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  98. A Publicidade, assim como os profissionais da comunicação devem se inventar e reinventar a todo momento, pois somente assim conseguiram acompanhar a mudança que sociedade sofre assim como o perfil dos consumidores. Acompanhando estas mudanças fica mais simples entender os anseios dos consumidores e oportunizar soluções mais assertivas.
    Com a era digital onde as informações são de rápido e fácil alcance, se colocar de forma positiva e efetiva se faz necessário, pois caso o produto ou serviço seja bom ele terá uma grande visibilidade, o mesmo caso ele seja ruim.
    Wanderson Medeiros
    Publicidade e Propaganda|6º período|Manhã

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  99. Eu sou um consumidor que me enquadro bem nos parâmetros listados no texto, comecei a fazer minhas compras apenas e lojas físicas, visto que passei parte da adolescência no interior de Minas Gerais. Com a volta para Belo Horizonte, a popularização da internet e o surgimento dos smartphones, me transformei em um consumidor digital, prefiro a comodidade de comprar pela tela do meu celular, do que me dirigir até uma loja.

    Acredito que com o novo cenário apresentado, a publicidade precisa mais do que nunca se transformar. É necessário que os profissionais criem campanhas e peças que adequem a diversas plataformas (online ou offline), é importante lembrar que o meio digital toma cada vez mais conta do nosso mercado, mas o meio offline continua com força no mercado.


    Pedro Gomes
    Publicidade e Propaganda
    6o Período
    Noite

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  100. A tecnologia tem hoje na vida das pessoas e muito grande, em qualquer lugar pode se ver alguém usando um celular, notebook ou um tablet,eu uso todas as ferramentes de midias socias. Não vivo sem a internet.

    Cecilia Rodrigues
    PP - MANHA
    6 PERIODO

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  101. O consumidor online se tornou o maior alvo de estudos da publicidade atual.
    Todo o Mercado em um futuro não muito distante, estará migrando para o meio de comércio online. Tendo em vista as mudanças marcantes, a publicidade deve estar atenta e pronta para suprir um novo modelo de Mercado.
    Com a chegada da Web 2.0 e por vezes a espera pela web 3.0, o professional de comunicação se ve focado em diagnosticar apenas um problema: “Como o consumidor se comporta na internet?”
    Desvendando estes mistérios e acompanhando as mudanças, todo professional estará apto a ingressar num mercado mais colaborativo e complexo.
    Bianca Moreira
    Publicidade Manhã

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  102. O mercada online vem a cada dia ganhando mais espaço na rotina das pessoas, o que a pouco tempo atrás era insegurança para maioria hoje não é mais, ultimamente as pessoas tem buscado em primeiro lugar comodidade, arriscando até em comprar algo que não seja de boa qualidade para que não precise sair de casa, comprar pela internet hoje ta cada dia mais comum e até mesmo seguro. Podemos perceber o quanto a publicidade tem colaborado para esse crescimento através da flexibilidade em acompanhar as novas tendencias.

    Carolina Soares
    Publicidade e Propaganda
    6° período - manhã.

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  103. A era digital trouxe grandes mudanças no perfil do consumidor atual, hoje com as novas tecnologias ficou mais fácil pesquisar, comparar, e até mesmo comprar sem sair de casa e a publicidade deve acompanhar e facilitar esse novo universo para os consumidores. Outra coisa importante é a voz que a internet deu aos consumidores, podendo exigir e se posicionar sobre um determinado produto ou serviço, exigindo qualidade e seus direitos. A publicidade deve acompanhar e se adaptar a esse novo jeito de consumir. O ponto principal na minha opnião é colocar os consumidores como protagonistas da marca, pois são eles que são os principais formadores de opinião.

    Thales Albuquerque
    PP - Noite

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  104. Patrícia Juliana de souza26 de junho de 2016 12:44

    Particularmente eu não efetuava muito a compra online, fazia pesquisas e acabava comprando em lojas físicas. Fiz algumas compras online e obviamente é prático. No entanto, acredito que a publicidade nesse meio ainda precisa de terminados ajustes, por exemplo, limitar melhor o tempo de "re-marketing" de um produto pesquisado, afinal às vezes já até compramos o produto e continuam aparecendo anúncios sobre ele, por vezes com preço até menor o que pode causar frustração no consumidor, por exemplo. Além disso, creio que a segmentação dos públicos nas redes sociais, permitam acertar de forma certeira o público desejado, criar anúncios que representem mais essas pessoas, com algum tipo de conteúdo envolvido, por exemplo, possa gerar mais interesse nesses anúncios, e obviamente a dosagem de exposição ao anúncio, conforme mencionado anteriormente, para que o consumidor sinta a aproximação da marca/produto, mas não se sintam invadidos e incomodados.

    Patrícia Juliana de Souza
    PP - 6º NOITE

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  105. Este comentário foi removido pelo autor.

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  106. Antigamente para saber como estava um amigo ou um parente distante você tinha que ligar e perguntar ou se deslocar e realizar uma visita. Hoje a gente tem o que alguns cientistas sociais chamam de Ambient Awareness, a capacidade obter conhecimento onipresente sobre o ambiente e a os laços sociais que criamos. Basta acessar o facebook pra saber o que o outro está pensando, fazendo ou até mesmo sentindo. Esse é apenas um simples exemplo de questões em torno das transformações que ocorreram nos últimos tempos. Todo esse processo de globalização e evolução de meios como a internet trouxe junto consigo uma mudança acelerada no comportamento e consumo das pessoas. Dando poder ao consumidor que antes tinha um comportamento passivo.

    Saber onde estão as oportunidades e chegar lá primeiro é vantagem para qualquer marca, produto ou serviço. A publicidade, deve estar sempre à frente de tais questões, para não ficar pra trás e acompanhar o desenvolvimento dessas tendências de perto, sempre aproveitando oportunidade para estreitar o relacionamento e vender mais produtos/serviços.

    Glauco Saldanha
    PP - 6° NOITE

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  107. O conforto de fazer compras pela internet conquista cada vez mais pessoas no país, devido a comodidade de não ter que sair de casa, a variedade de produtos, e a facilidade de ter um maior acervo de preços disponíveis. A Publicidade vem acompanhando essas novas tendências, se adequando as necessidades dos clientes e procurando sempre pela satisfação dos mesmos.

    Neilson Martins Medina
    PP - 6º Manhã

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  108. A leitura desse texto me fez recordar o trecho de uma musica que talvez responda perfeitamente a questao.
    '' Tudo se acelera na era da informação As relações, os costumes, a alegria e a solidão O tempo é mais curto, a distância é mais curta Porém muito se fala e pouco se escuta É querer abraçar o mundo com o seu coração Mas calma, é o processo, o caminho, a depuração De 6 bilhões de almas que aspiram por ela Na busca sublime que dá sentido à vida Ela tudo contém, mas em nada está contida'' Lado Be - Scracho.
    Temos sempre que estar em constante mudanca junto ao mercado para compreender nosso publico, a pesquisa e' a base pra isso, nao podemos querer abracar o mundo todo, mas sim o nosso mundo, o nosso nicho, e aproveitar das plataformas que temos disponiveis.

    Thayna Lima 6 periodo manha

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  109. O profissional de publicidade tem obrigação de estar sempre atento a todas as mudanças, principalmente neste meio globalizado que todo dia nos apresenta novas oportunidades. As tendências são apenas itens básicos que os profissionais devem atender: plataformas mobiles, ouvir os clientes, atender as reclamações, ter um bom relacionamento com eles, etc. É como se o ambiente físico se transportasse para uma tela, o "bom dia" se torna a home e a recomendação aos amigos e vizinho as cinco (ou menos) estrelas de avaliação, e por aí vai. Porém é importante estar atento não só a todas as modernizações e tendências, mas ao público e ao diferencial que a plataforma mobile pode apresentar, é necessário criar experiências. Por exemplo, eu como consumidora busco plataformas que apresentem uma navegação fácil e produtoS diferenciados que eu não consigo encontrar nas minhas andanças pela cidade.
    Páginas com navegações leves que possam ser abertas em qualquer lugar, com 3G ou wi-fi, e-mail marketing e segurança durante a compra e a entrega, são pontos que fazem com que o consumidor crie uma boa relação com a empresa.

    Palloma Alves
    PP- 6º Período - manhã

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  110. Com as transformações do comportamento digital dos consumidores, as empresas precisam desenvolver novos modelos e estratégias para conversão de público. A confiabilidade é um dos grandes pontos de discussão da internet, você só compra em um site se for confiável, acessa um conteúdo se for confiável e etc. Desta forma, um novo modelo de estratégia, conhecida como Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, surgiu para suprir essa necessidade que foi observada através das redes no consumidor, ao passo que o Inbound Marketing ainda atinge seu apogeu - agora a maioria dos sites de empresas estão gerando conteúdos (através de blogs) para fidelizar o público -, o consumidor agora tem um novo comportamento: o aumento no consumo de vídeo. Desta forma, as empresas estão desenvolvendo novos modelos de estratégias para conquistar e acompanhar essas mudanças.
    Portanto, vemos que com a ampliação do acesso a informação e com o desenvolvimento extremamente rápido da tecnologia, as mudanças no comportamento do consumidor são mais rápidas, exigindo um jogo de cadeira competitivo e até "sádico" entre as empresas para se adequar a nova sociedade, e estamos no no começo de grandes transformações.
    Victor Alves A. Soares - 6º período PP Manhã

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  111. O profissional publicitário deve facilitar o contato entre publicidade e consumidor final. A inserção da publicidade nos meios digitais tem como objetivo fidelizar e autenticar os consumidores, os produtos que estão disponibilizados a eles. Tendências e estilos são explorados através de um dinamismo comunicacional, logo, disponibilizar as informações de forma simplificada e objetiva torna o consumidor final mais autônomo e confiante de suas ações.
    A comunicação eficaz traça o melhor caminho para o consumidor final tenha uma tomada de decisão, o que também auxilia na mensuração de resultados e coleta de informações.

    Clara Silva Dos Reis. PP MANHÃ 6 PERÍODO

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  112. A Internet Colaborativa é um facilitador poderoso de consumo. Hoje a empresa tem que ficar atenta com o serviço/produto que oferece. Um bom atendimento pode viralizar e conquistar milhares de novos clientes enquanto uma falha na venda pode cair nas redes sociais e em um "click" manchar o nome do estabelecimento. Sabendo que o consumidor hoje é o principal formador de opinião empresas vem direcionando seus esforços para fortalecer o pós-venda e assim atrair novos seguidores. Uma nota 10 e 5 estrelas no pós-venda muitas vezes tem mais impacto que pop-ups geralmente bloqueados pelos navegadores. Está virando hábito abrir aplicativos como o "TripAdvisor" para conferir a avaliação do hotel que se vai passar as férias, assim como buscar pelo vendedor com melhor reputação nas lojas online. A migração de todos esses serviços para os Smartfones é uma tendência forte a ser explorada. As empresas estão tomando consciência da grande oportunidade que é estar literalmente dentro do bolso do consumidor pelos aplicativos de celular. Aplicativos como a "Americanas" já oferecem descontos significativos para os clientes que efetuarem as compras pelo celular pois sabem o potencial infinito que essas plataformas possuem. Acompanhar e se adaptar as tendências online é imprescindível para a empresa que quer permanecer firme no mercado.

    Jaqueline Rocha
    Publicidade e Propaganda - 6° período - Manhã

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  113. A internet possibilita e dar voz a um consumidor que muitas vezes precisava brigar para ser ouvido. A velocidade com que as informações se propagam é uma vantagem positiva para quem consome, além da acessibilidade sobre um produto ser maior. Por esses motivos empresas e marcas se preocupam e deveriam mesmo com a sua reputação online, uma vez que existem aplicativos e sites avaliadores de atendimento e produtos consumidos. A internet é o lugar de muitas vozes

    Sabrine Medina - PP - NOITE

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  114. Com o aumento e acessibilidade das compras online, as lojas, tanto as grandes marcas quanto as menores, devem trabalhar de forma clara e honesta tendo em vista que os clientes estão também mais críticos em relação aos produtos e serviços que consomem. A internet tem sido uma grande facilitadora para essas vendas, mas também é preciso assumir as responsabilidades e trabalhar de forma que agrade o publico alvo.

    Andreza Vieira
    PP - Noite

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  115. A internet se tornou uma ferramenta potencial em metodologias comunicacionais, sendo que muito dessa informação se propaga de modo dinâmico e instantâneo, onde muito dessas informações se dissipam sem qualquer tipo de filtro e sensura. Um dado que preocupa os propagadores de conteúdos das empresas em produzirem conteúdo que não gerem um buzz negativo para empresa, onde tomar posturas como responder de modo dinâmico os seus consumidores é um ponto importante como medida de manutenção de clientes, pois a internet não é uma terra de um homem só, vários pontos de vistas que podem influencias na decisão de compra mediante a postura de mercado on-line da empresa.

    Tiago Martins Teixeira
    RA:31119332
    Publicidade e Propaganda
    Noite 6ºPeríodo

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  116. Pesando no meio digital, hoje, não se faz mais propagandas fazendo com que o consumidor "engula" certo produto. Os consumidores on-line veem o que procuram e o que querem. As mídias estão cada vez mais segmentadas.
    Estar comprando ou navegando através de um dispositivo mobile ficou comum.

    Com isso, os profissionais de comunicação precisam sempre estar atento às tendências e novos hábitos de consumo, para que tenha uma comunicação mais assertiva.

    A facilidade de realizar uma compra on-line, pedir uma pizza ou conversar com um amigo, está literalmente na palma da mão.

    Luiza Kolanscki
    Publicidade
    Noite
    6 período

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  117. Como consumidor, faço questão de uma compra fácil e com entrega rápida do produto. Já minha visão como publicitário, devemos ter amplo conhecimento sobre o mercado para utilizar as novas tendências para aguçar a vontade do consumo, surpreender facilitar a vida dos consumidores no ato das compras.

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