segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O conteúdo importa

Resultado de imagem para hipnosis tv
Por Hélio Schwartsman - Folha de S. Paulo - 28/08/2016


Para o PT e parte da esquerda, a mídia é um dos responsáveis pela queda de Dilma Rousseff. No discurso petista, os principais meios de comunicação se uniram às elites conservadoras para derrubar um governo que vinha fazendo reformas de caráter popular.

Tais proposições me parecem frágeis, mas o que pretendo hoje é discutir outra coisa: o poder da imprensa de modificar a realidade. O que subjaz à narrativa petista, afinal, é a ideia de que o governo ia razoavelmente bem, mas que essa percepção foi bloqueada por vontade da mídia.

Não há dúvida de que os meios de comunicação exercem algum tipo de influência. Caso contrário, não valeriam de nada, não seriam procurados por quem tem algo a dizer nem por anunciantes. A questão relevante aqui é se conseguem ir além de refletir o mundo real, moldando até certo ponto as percepções do público, e se tornam capazes de criar realidades ao bel-prazer de seus controladores.

Um autor caro à esquerda, Karl Marx, pensava que não. Num texto de 1842 para o "Rheinische Zeitung", afirmou que a imprensa livre é tão responsável por alterar as condições do mundo "quanto o telescópio do astrônomo é responsável pela incessante moção do Universo".

Para sustentar o contrário é preciso supor que as pessoas não passam de fantoches que fazem tudo o que a mídia lhe ordena. Ora, o que os estudos mais modernos sugerem é que somos seres bastante influenciáveis, por fatores às vezes tão improváveis quanto a música que toca ao fundo. O poder dessas interferências, porém, está longe de absoluto. Elas alteram a proporção de pessoas que responde de um jeito ou de outro aos exercícios propostos pelos pesquisadores, mas só raramente levam alguém a fazer aquilo que não quer.

Um bom marqueteiro até pode convencer alguns incautos de que titica de cachorro é uma iguaria culinária. Mas dificilmente vai ficar rico vendendo isso. O conteúdo importa.

Pessoal, neste momento em que discutimos em sala de aula as várias visões sobre nossos comportamentos, em especial a psicologia behaviorista, podemos ampliar sobre o que o articulista disse, especificamente em relação ao consumo? Qual a opinião de vocês sobre os argumentos do autor?

92 comentários:

  1. A mídia pode sim até ter algum tipo de influência no peso das decisões de uma sociedade, mas de forma alguma ela manipula. Pois levando em consideração de o que norteia uma sociedade são vários fatores. Para que um único fator, determine a decisão de escolha de uma pessoa, esta pessoa precisa viver numa bolha, onde absorva somente informações daquele fator. A sociedade não é assim, as pessoas não são assim, para que determine um tipo de comportamento de uma pessoa, deve-se estudar também tudo o que aquela pessoa viver, tudo que cercou sua vida até então. Por isso a mídia tem sim um peso considerável na vida de uma pessoa por se tratar de uma fonte de informação, mas não é algo determinante.

    Vivian Alvim Coutinho
    6º - noite

    ResponderExcluir
  2. Jean Alfredo - PUB3BN-LBB

    Infelizmente a realidade no Brasil é condizente a ideia de que a população é, de fato, influenciável. A mídia (Principalmente as de meio de comunicação de massa) tem o poder de recortar a realidade e moldá-la como julga adequada aos interesses da elite dominadora. Se pensarmos em termos Behavioristas, isso faz total sentido. As pessoas altamente influenciáveis respondem aos estímulos dados pela mídia. Elas são condicionadas.

    Para a Elite, manter esse modelo Behaviorismo é uma mão na roda. Manter a maioria da população (classe C trabalhadora) sob controle é garantia de dominação.

    Se eu concordo que "conteúdo importa"? Com certeza. Mas infelizmente o Brasil não sabe ler, e a mídia (dominada pela Elite) gosta de saber disso.

    ResponderExcluir
  3. Fábio - LBA - NOITE
    Além de divulgar a mídia tem o papel de não manipular, mas assim como a teoria da agulha hipodérmica, inocular uma ideia, passar conceitos, formar opiniões, talvez de tanto baterem na mesma tecla e as informações vierem iguais por diversas mídias, podemos considerar uma "manipulação", porém é de caráter pessoal cair nessa armadilha, devemos ter o senso critico e buscar as informações em outros meios.
    A internet é a mãe da informação e a quebradora de tabus e de falsas verdades impostas pelas mídias tradicionais, e cada dia mais a população está percebendo, e fazendo com que as mídias passem a pensar mais no consumidor trazendo realmente conteúdos relevantes e que possam satisfaze-los. O consumo de informação atualmente é um dos maiores, e todos que tem acesso podem divulgar para os demais, conscientizando que devemos procurar as fontes certas para se instruírem.

    ResponderExcluir

  4. Bárbara Rodrigues -LBA- NOITE
    Vivemos em um mundo com diversos estímulos, cabe a nos analisarmos dentro das possibilidades qual é de fato a informação correta. O processo de manipulação ele só se rompe quando tomamos consciência e reformulamos nossas ideias com embasamento na informação. Verificar fontes, ouvir diversos pontos de vista desenvolve o senso de analise, portanto mesmo com a influência do discurso midiático somos capazes de fugir da condição de apenas de receptor. Atualmente somos propulsores de boa parte do conteúdo e existe sim a vontade e o desejo de se manifestar e defender uma ideia, não somos necessariamente adestrados pelo poder das mídias, isso é claramente comprovado quando somos confrontados.

    ResponderExcluir
  5. Sâmara Paz da Silva (LBA - NOITE)
    Incontestavelmente, o conteúdo importa. Somos seres dotados de consciência, inteligência e capacidade de articular, julgar e criticar informações. Todo e qualquer dado a nós apresentado está, necessariamente, sujeito a críticas e refutamentos cruciais. Isso é um fato. E contra fatos não há argumentos.

    Mas, porém, todavia, entretanto... o que se pode observar (bem no sentido behaviorista da palavra) é bem diferente. A realidade, muito embora possa ser, quase nunca é crítica.

    Sim, o conteúdo importa. E não é qualquer VT de 30" no horário nobre da Globo que me vai me impelir a comprar uma sessão de tortura por 500 dólares. Mas, nem todo mundo julga... nem todo mundo possui arsenal teórico o suficiente para detectar inverdades... nem todo mundo investe tempo e capacidade intelectual para julgar o que vê por aí...

    A geração Y, por assim dizer, talvez já seja uma geração que tenda a ser mais crítica por natureza. Crescemos desconfiando dos e-mails com anexos no @bol e ouvindo que por trás do "Saradão 18" havia um "nerd, gordo e velho". Fomos CONDICIONADOS a desconfiar das informações porque crescemos dentre ao "universo livre" que costuma ser a internet. Meus pais, por exemplo, são dá época em que para se imprimir (datilografar!) algo, aquilo era, quase necessariamente, comprovado. São dá época em que as fontes de informação eram escassas e que toda verdade era absoluta! Exemplo bobo, meu pai passava xixi no rosto, porque ouviu no rádio que melhorava espinha! Por mais absurdo que pareça, faz parte de uma realidade.

    As informações veiculadas em grandes meios de comunicação, sejam elas verdadeiras ou não, completas ou não, maliciosas ou não possuem alcance e força de persuasão. Isso também é um fato! As mensagens de consumo condicionam o comportamento, por mais que não ditem! Temos nas mãos dardos com tranquilizantes fortíssimos, que por mais que não coloquem os animais nas jaulas, facilitam por demais o trabalho!

    Concluindo, o pensamento crítico existe e o conteúdo importa! Mas, já dizia Hitler: "uma mentira dita várias vezes, se torna verdade."

    ResponderExcluir
  6. LBA - NOITE.

    O conteúdo é importante, mas saber exaltar e repassar essa informação é mais importante.

    A mídia tem os plenos poderes de manipular a forma como a notícia é passada, alteração de palavras chaves ou mudança de significado, como estudado em Análise Crítica da Mídia em nosso 3º período. Digo não só apenas pelo mídia manipuladora como Veja, Istoé, Globo e etc ou a mídia esquerdista como a carta capital, piauí, dentre outros.
    René Descartes dizia no seu "Cogito, ergo sum" que nada mais é o "Penso, logo existo" ou "Dubito, ergo cogito, ergo sum" que significa "Eu duvido, logo penso, logo existo". O filósofo francês dizia-se que era necessario pôr em dúvida todo o conhecimento que, então, julgava ter, concluiu que apenas poderia ter certeza que duvidava. Se duvidava, necessariamente então também pensava, e se pensava necessariamente existia . Então, independente das preferências políticas, dilma, aécio, esquerda ou direta, ponha-se em uma situação quanto ser pensante que você deve abster-se e pensar no que VOCÊ acha correto, sem influências externas e de outrem.

    ResponderExcluir
  7. e claramente, respeitar sempre as opiniões que são divergentes da sua e saber que todos são diferentes.

    ResponderExcluir
  8. A mídia sempre vai tentar influenciar para o lado dela, vai conseguir com alguns e com outros não, cabe a pessoa que estiver consumindo aquela informação verificar se é real ou não.

    ResponderExcluir
  9. Weslei Marcelo - LBA31 de agosto de 2016 às 06:35

    A mídia realmente teve um papel muito importante na "queda" da presidente Dilma.
    E como já estudei em outras aulas, a grande mídia ela não é imparcial, ela sempre vai para um lado. Vou citar como exemplo o caso do helicóptero com 450kg de cocaína das empresas do Perrela e Aécio, a mídia ela não deu muita importância! Noticiou bem pouco mas imagine se o helicóptero fosse de alguém do PT...
    Mas, a mídia ninja também tende para um lado, visando casos de corrupção do Aécio, Temer, Psdb, e vai deixando as corrupções do PT como algo secundário.
    A mídia ninja hoje ela tem uma força muito grande, passa uma credibilidade para algumas pessoas muito grande, como também o JN passa para outras pessoas.
    A mídia ela tem o papel de informar, mas muitas vezes ela usa dessas informações para "Manipular" palavra que acho bem forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weslei Marcelo - LBA - 6° Noite3 de setembro de 2016 às 18:06

      Weslei Marcelo - LBA - 6° Noite

      Excluir
  10. Na minha percepção, somos influenciados diariamente por vários conteúdos midiáticos, desde quando acordamos, escovamos os dentes com tal pasta de dente, calçamos tal chinelo, vestimos tal roupa e por assim vai. Mas não penso que a mídia pode manipular 100% da sociedade, maioria das vezes a mídia reproduz o que a cultura e a sociedade informa, tem distorção dos fatos e prol de uma maioria, tem, mas é errado dizer que tudo é influenciador e manipulador.

    ResponderExcluir
  11. Rogério sabino fraga /LBA NOITE RA;314116826

    A mídia sempre obtendo esse poder em mãos de manipular a todos a sua volta, dizer com suas próprias palavras distorcidas ,e fazendo acreditar aqueles que dirigem essa informação,mais que fique claro que antes de acreditar seja cauteloso e averiguar se a informação é realmente verdade. Em se tratando de manipulação da mídia tudo deve desconfiar.

    ResponderExcluir
  12. Que a mídia influência, todos nós sabemos, além de influenciar, ela mantém o publico na ignorância facilitando assim a influência. Mas não acho que a queda da Dilma é de inteira responsabilidade da mídia ou dos meios de comunicação, mas de fato, eles sempre contribuem. A mídia e os meio de comunicação não MANIPULAM as pessoas, todos temos capacidade e entendimento para tomarmos nossas próprias decisões em relação a tudo que acontece ao nosso redor, a mídia não pode manipular uma pessoa que procura sempre estar por dentro dos acontecimentos e que consegue por si própria definir e defender seus conceitos e decisões. Somos nós mesmos que procuramos mais informações sobre o que nos interessa na mídia e entre outros, mas já com uma opinião formada sobre tal assunto.

    Gracielle Nascimento LBB NOITE- 6° periodo

    ResponderExcluir
  13. A mídia pode sim influência a opinião de uma grande massa pois pessoas que estão vendo o que esta acontecendo no nosso pais muitas das vezes ficam sabendo através de alguma mídia manipuladora e na maioria das vezes ficam sabendo da historia pelas beiradas e não se preocupam em procurar saber se aquilo de fato e uma realidade.

    Antônio Vinícius do Carmo Nascimento/ LBB-NOITE

    ResponderExcluir
  14. É claro que o conteúdo importa. Pra mim importa o que vem e de onde vem. Pra muitas outras pessoas importa também. Porém, existe uma parcela da população que não sabe dessa importância e que é atingida e influenciada pela mídia. É muito importante analisar aquilo que alimenta a nossa mente, mas pra muitas pessoas isso não é possível. Elas vivem e acreditam naquilo que chega até elas, tornando-se fantoches dessas modificações da realidade e do poder que elas exercem. Sorte dos que conseguem escapar desse processo porque podem verificar informações, porque tem acesso a outros pontos de vista, porque não querem fazer parte do rebanho.

    Raianny Paiva - LBA

    ResponderExcluir
  15. A cultura é quando um grupo de seres humanos compartilham os mesmos significados: comportamento, valores, língua, símbolos...
    A mídia é uma instituição que dissemina significados em nossa atual cultura.

    Tallmo

    ResponderExcluir
  16. Camila dos Santos Rodrigues - LBA - Noite

    O conteúdo importa sim, pois o modo como ele é repassado influencia na maneira como as pessoas irão interpretar os fatos. Um exemplo são as grandes redes de televisão e revistas que distorcem uma notícia para que ela se torne tendenciosa. É verdade que, a informação não nos obriga a fazer nada, porém temos um exemplo claro na nossa profissão: a persuasão. Usamos isso para vender ou promover alguma marca/produto, e isso funciona! Por que a mídia não teria a capacidade para fazer o mesmo? Claro que não devemos apontá-la como a única formadora de opinião, mas quantas vezes não vimos alguém compartilhando algo nas redes sociais ou conversando com aquele vizinho e repassamos a informação sem nem nos preocuparmos se seria verdade? Tudo que ouvimos e a maneira como elas são ditas influenciam no nosso senso crítico sim, por mais que não nos obrigue a agir de determinada forma.

    ResponderExcluir
  17. Larissa Rodrigues da C Santos3 de setembro de 2016 às 17:34

    A mídia tem plenos poderes no comportamento do consumidor, pois ela aplica aquilo que é favoravél a ela e nós absorvemos isso como verdade absoluta, mais nem todos são tão influenciáveis assim como diz a teoría da agulha hipodérmica, nós temos o poder de escolha e discernimento do que é o melhor pra nós, e eu realmente acredito que a mídia pode ter ajudado consideravelmente a repercussão dos acontecimentos politicos sim, e alienado muitas pessoas, condicionando na mente delas apenas o que a mídia gostaria que absorvessemos.
    LBB Noite

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. O que leva alguém a querer ou não algo? De fato, como afirma o autor, a mídia por si só não é o único fator de influência para que uma ideia seja comprada: É preciso que o receptor queira e aceite a ideia. Mas também é inegável que um ideal capitalista e conservador permeia os canais de tv aberta, por exemplo, e que muitas vezes ela é utilizada pela população como o único instrumento de informação, inclusive por sua acessibilidade. Mesmo assim, concordo que não podemos justificar a absorção das ideias por um viés unicamente behaviorista, inclusive porque pessoas podem vir a questionar normativas, tanto por força de sua personalidade quanto pelo acesso a instrução e troca de ideias. O mesmo vale pra um produto qualquer de consumo: O próprio sistema cria necessidades e valores e vendem satisfação em mercadorias. A qualidade de um anúncio vai influenciar grande parte da aquisição e escolha do produto, mas não é algo determinante. Não somos passivamente alienados.

    ResponderExcluir
  20. Rafael Duarte Lincoln de Almeida - LBA


    O conteúdo importa. Já como a mensagem será passada, importa mais ainda.

    Vivemos em uma sociedade em que se
    diz não se persuadir por qualquer coisa. Mas, não é isso que vemos. Sobre a população ser influenciada pela mídia: Sim! A população é influenciada sim. Talvez, certas mentiras são ditas tantas vezes, que acabam se tornando verdades.

    "Quem conta um conto, ganha um ponto."

    A população não lê, não procura se informar de tais fatos que ocorrem. Talvez isso faça com o que seja teoricamente manipulada.

    Como estudado em Análise Crítica da Mídia, a mídia tende-se a cair para um lado. Dificilmente será imparcial.

    Ok! População brasileira é manipulada e bla bla blá. Mesmo tendo esta concepção, não creio que isso faça com que os brasileiros fiquem contra o partido vermelho..... Tal que se próprio enforcou.

    De acordo com o "Mito da caverna" de Platão, temos uma caverna e seus prisioneiros acorrentados que veem imagens projetas pelo mundo lá fora, e então só é possível conhecer a realidade saindo da caverna e descobrir o que há lá fora. Podemos associar esse mito à manipulação da mídia, que seria as imagens projetadas na caverna, e a caverna seria o mundo, através das imagens somos influenciados pois eles mostram aquilo que os convém, entretanto só é possível conhecer a verdade indo além daquilo julgado pelas imagens.

    Resumindo: A mídia é tendenciosa sim! A mídia manipula sim! Porém, o que parece é que o partido "vermelho" tenta procurar uma desculpa.

    ResponderExcluir

  21. continuar a escrever
    A mídia tem plenos poderes de manipulação isso é bem claro . Ainda mais quando se trata do meio televisivo , os brasileiros em sua grande maioria passam muito tempo assistindo televisão. Contudo, cada emissora tratará dos seus próprios interesses manipulando a noticia da maneira que ás convém. Tomando a Rede Globo como exemplo, percebemos claramente sua posição politica. O que de fato ajudou na queda de Dilma, porém não exume a resposabilidade dos envolvidos. O estado alimenta pessoas leigas, e a mídia usa disso para tornar a manipulação mais fácil . Cabe a nós filtrar as informações mas ainda sim sempre seremos manipulados por algo.
    Denise Rinara.LBA

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propaganda vista com olhares sem questionar antes de consumir, pode ser um grande vilão que rouba sem você perceber, e como a serpente que quer seduzir com uma Maçã do amor, somos bombardeados todos os dias com centenas, dezenas de propagandas. Depende de como e vamos alimentar, difícil apresentar boas práticas de acerto no panorama da mídia atual, o melhor e questionar, refletir antes de consumir.

      Excluir
  23. Bárbara C. Rodrigues LBA- Noite
    A todo momento somos bombardeados de informações em um fluxo tão constante que nem conseguimos filtrar. O problema é que tudo se tornou tão automático que não percebemos as entrelinhas da informação. Dentro dessa rotina é mais do que necessário filtrar o conteúdo e ter senso critico para julgar a informação de forma adequada, consumir o produto não só da forma bruta mas julgar a necessidade, o ponto de vista e como aquilo vai ou não interferir na sua vida. A mídia tem o papel de doutrinar, criar tendências e se supre do lucro de influências, portanto não podemos permanecer apáticos as posições e informações da mídia.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. A mídia tem sim um papel importante na nossa sociedade, assim como no behavorismo somos condicionados com certas informações que até nos acostumados a acreditar nelas, poucas são as pessoas que possuem um senso critico sobre alguma reportagem, porém nos dias atuais qualquer deslize de informação pode acabar com um bom marketeiro, claro que o conteúdo importa mas ultimamente as pessoas são influenciadas por qualquer matéria boba.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A mídia, com o papel de nos trazer a informação, muitas vezes é dada como "verdade absoluta". Se não soubermos "filtrar" as informações, procurar mais de uma fonte e refletir sobre o que está sendo falado, estaremos sim condicionados a ser influenciados pelo o que ela quer nos impor.
    Hoje em dia temos diversos recursos para procurar a verdade e contestar aquilo que não achamos correto. Não se pode engolir tudo o que a mídia impõe.
    Camila Gosling LBA

    ResponderExcluir
  28. Não podermos negar o poder da influência da mídia na vida das pessoas ,capaz de condicionar as pessoas em seu modo de pensar e relacionar-se na sociedade, não tem como ignorar a importância de utiliza-la de forma mais consciente e ética .Recebemos o tempo todo diversas informações seja através do celular, na tv ou na rua , o fato e nem sempre guardamos ou damos importância para aquilo que não seja do nosso interesse. Acredito que mídia não manipula as pessoas pois todos nos temos capacidade de entender o que é bom e o que é ruim ou o que é certo ou errado a mídia só manipula as pessoas que não são capazes de terem suas próprias opiniões e que não procuram pensar a respeito do que está acontecendo realmente.
    KARINA VIEIRA SILVA LBB

    ResponderExcluir
  29. A mídia tem o papel de nos mostrar informações, mas o que era tarjado a tempos atrás que as mídias muitas das vezes esconde a realidade, e hoje em dia a historia esta tomando outro rumo. A verdade está sindo sendo mostrada, e cabe a todos nós saber se o que está sendo mostrado é verdade ou não, se é verídico ou não, e cabe a todos nós que estamos vendo isso não deixar-nos levar pois hoje em dia está havendo um problema bem grande sobre o que a mídia vem mostrando.



    Fernanda Teles - LBB NOITE

    ResponderExcluir
  30. Hoje a mídia tem um papel muito influenciador. Se tratando de grandes jornais da para perceber a diferença no títulos das notícias, que são direcionados para a maioria de seus eleitores ou, em alguns casos, para abafar ou favorecer questões políticas. Hoje devemos tomar muito cuidado ao acreditar em títulos sem antes ler a matérias e tirar as próprias conclusões de tal. Devido ao grande número de informações, os leitores estão aprendendo a se informar apenas pelo título e isso não é nada saudável para nosso futuro.

    ResponderExcluir
  31. A mídia brasileira vem sendo a cada ano mais influenciadora. Podemos ver, como exemplo as diferenças nas emissoras de TV, o jeito em que cada uma passa a mesma informação/noticia, só que com mensagens diferentes. Sempre "levando para o lado pessoal" delas. Precisamos nos dias de hoje tomar certos cuidados, como saber realmente o que esta acontecendo e buscar outras fontes confiáveis , fazendo assim sua própria interpretação de uma noticia verdadeira.
    DANILO RODRIGUES DO NASCIMENTO. LBB.

    ResponderExcluir
  32. Basta uma pitada de maldade nos comerciais e o ser humano consumista fica "lhouko" uma informação bem passada, bem planejada e montada faz a cabeça de muito brasileiro "cru" por ai. A mídia sim tem uma influencia fortíssima na sociedade, mesmo apesar da teoria da agulha hipodérmica não funcionar igual pra todo mundo, essa informação diferente que chega pra cada um ja é o suficiente.

    Rhayane de Oliveira Santos - Lbb Noite

    ResponderExcluir
  33. A mídia tem um papel influenciador na sociedade. É claro que não podemos falar que 100%, mas de forma geral muitos se deixam levar pelo o que está sendo dito na mídia. E na verdade a mídia diz o que as pessoas querem ouvir, por isso a facilidade de convencer.

    Laíse Rocha - LBB

    ResponderExcluir
  34. A mídia deveria ser imparcial em determinados assuntos e os canais que falam com a grande massa (como a Rede Globo, por exemplo) até tentam passar essa ideia de ser imparcial, mas não conseguem e é notório que algumas coisas podem sim e são manipuladas pela mídia, à partir do momento em que o jornalista pode gravar toda uma entrevista e cortar somente a parte que interessa a ser divulgada, ou o foco especifico que pode dar a alusão a algo que querem mostrar, portanto mesmo não se mostrando totalmente manipuladora a mídia tem sim um forte poder de minipulação que se não for controlado pode prejudicar muito a população.

    Dárcio Júnior - LBB

    ResponderExcluir
  35. A mídia deveria ser imparcial em determinados assuntos e os canais que falam com a grande massa (como a Rede Globo, por exemplo) até tentam passar essa ideia de ser imparcial, mas não conseguem e é notório que algumas coisas podem sim e são manipuladas pela mídia, à partir do momento em que o jornalista pode gravar toda uma entrevista e cortar somente a parte que interessa a ser divulgada, ou o foco especifico que pode dar a alusão a algo que querem mostrar, portanto mesmo não se mostrando totalmente manipuladora a mídia tem sim um forte poder de minipulação que se não for controlado pode prejudicar muito a população.

    Dárcio Júnior - LBB

    ResponderExcluir
  36. É lamentável admitir que ainda exista uma impressa despreocupada com a exatidão de suas informações. Com certeza, o PT não é merecedor de defesas, no entanto, é óbvio que a mídia tomou as dores da população ao crucificar o partido.
    O jornalismo não é juiz. O jornalismo é informante.
    E todos sabemos que há uma troca de interesses e favores que ainda mancha o valor da ética no jornalismo. Muitos acontecimentos são abafados e tomam dimensões menores, porque a mídia ‘acredita’ que não é de interesse do povo saber e, assim, decide publicar o que bem entende como ‘importante’…
    Suponho que outros partidos tenham passado por problemas semelhantes, mas tiveram o apoio dos meios de comunicação.

    Diego Martins- LBB

    ResponderExcluir
  37. É lamentável admitir que ainda exista uma impressa despreocupada com a exatidão de suas informações. Com certeza, o PT não é merecedor de defesas, no entanto, é óbvio que a mídia tomou as dores da população ao crucificar o partido.
    O jornalismo não é juiz. O jornalismo é informante.
    E todos sabemos que há uma troca de interesses e favores que ainda mancha o valor da ética no jornalismo. Muitos acontecimentos são abafados e tomam dimensões menores, porque a mídia ‘acredita’ que não é de interesse do povo saber e, assim, decide publicar o que bem entende como ‘importante’…
    Suponho que outros partidos tenham passado por problemas semelhantes, mas tiveram o apoio dos meios de comunicação.

    Diego Martins- LBB

    ResponderExcluir
  38. Débora Macedo - LBA

    Para mim a mídia tem sim, bastante influencia sobre o consumidor e sobre o seu comportamento. Pegando gancho sobre o impeachment, todos sabemos que a mídia tradicional brasileira é de direita, e não que os fatos sejam inventados ou distorcidos por eles, mas são visivelmente moldados, editados, a ponto de determinada informação tome outro sentido na cabeça do público final. Eles nos contam aquilo que querem falar. A publicidade faz isso o tempo todo, porém contando aquilo que o consumidor quer ouvir. O conteúdo importa, claro, mas a forma como aquele conteúdo será passado, aí é outra história.

    ResponderExcluir
  39. LBA - Noite

    Incontestavelmente, o conteúdo importe. Porém, os veículos moldam nossa visão a partir do enfoque que dão para cada acontecimento. É bem provável que os grandes veículos midiáticos não nos forneçam informações inventadas e que não sejam verdade, mas a forma como a informação é abordada faz toda a diferença. Afinal, omitir não é mentir. E, geralmente, é nessa forma de passar a informação que se classifica se determinado jornal é de direita ou de esquerda.
    Devemos tomar muito cuidado, porque levamos o que é dito pela mídia como verdade absoluta. Quando “adotamos” um determinado jornal para acompanhar as notícias, tudo o que é dito ali é praticamente incontestável. Isso nos faz entender como o pensamento behaviorista fazia certo sentido. Não acho que isso possa ser aplicado em todos os âmbitos de nossa vida, pois fazemos um pré-julgamento na hora de comprar um determinado produto. Mas, na correria do dia-a-dia, você para e reflete sobre as notícias que recebeu?

    ResponderExcluir
  40. Os meios de comunicação influenciam, e muito, no comportamento do consumidor. O tempo todo recebemos diversas informações, que por sua vez, tendem a ser tendenciosas de acordo com a intenção do veículo que a propaga. Infelizmente a mídia brasileira não é imparcial, e cabe a cada um de nós, como consumidores, analisar e criticar a veracidade da informação passada.

    Juan Felipe de Oliveira Santos
    LBA NOITE / RA: 314110780

    ResponderExcluir
  41. A mídia deveria ser um veiculo de massa deveria agir de uma força mais clara, para mostrar o ponto de vista do eleitor, utilizando da sua grande influencia para que enxergássemos com mais clareza. Algumas emissoras de peso usa seu poder de massa para utilizar da inocência da população, ao acreditar em títulos sem antes ler a matérias e tirar as próprias conclusões de tal. Devido ao grande número de informações, os leitores. Ao invés de usar esse poder para dar mais certeza para que o publico veja a verdade ao invés de mentiras ou suspeitas.

    Felipe Sodre LBB

    ResponderExcluir
  42. a mídia tem sim o poder de influenciar a sociedade com as informações passadas, a mídia sempre vai puxar para um lado que vai por lhe favorecer, cada um tem que ter a consiencia de que deve se informar mais para saber se o fato é verdade ou não, não seguindo apenas uma "voz" mas isso não acontece já que a maioria do senso comum sempre vai junto com a boiada. Para a mídia é melhor deixar os telespectadores cegos de uma maneira geral, para que assim todos sejam manipulados mais facilmente.
    Anna Carolynne LBA

    ResponderExcluir
  43. Thamer B. Ferreira - LBA - 3151121438 de setembro de 2016 às 11:42

    A mídia televisiva influencia de maneira muito pontual a população, uma vez que nem todos possuem capital ou meios de informação para se atualizarem das notícias na integra, do que se diz respeito de fato, e não apenas de um ponto vicioso de informação. O mesmo vale no quesito de boa aparência por parte de um produto. Ele poderá sim receber uma boa visão do público, uma vez que a mídia trabalhar isso da maneira correta. Porém essa situação necessita de um fundo para se manter, mesmo que por um tempo pequeno, para que as coisas aconteçam. Caso contrário, mesmo que a mídia consiga a força de mudar a opinião, outros meios (principalmente o boca a boca) mudarão essa opinião vendida por ela.

    Outro ponto curioso, pensando pelo lado behaviourista é que o ser humano sente a necessidade de se enquadrar em algum grupo, então por muitas vezes, mesmo que em uma situação visivelmente ruim, por vezes prefere continuar no grupo maior (e as vezes errado) do que mudar sua posição e ir contra a maré, se tornando muitas vezes minoria que será oprimida. E esta realidade move com muita força a sociedade.

    ResponderExcluir
  44. Os meios de comunicação tem por característica e intuito comunicar, entreter. De modo geral, quaisquer que sejam os veículos, são adotados conforme a sua ideologia e posicionamento, sendo inegável a extrema relevância de influência que os meios comunicacionais sobrepõe sobre seu público. Muitos incrédulos até questionam tal afirmação, podendo aqui evidentemente exemplificar através da manipulação de favorecimento ocorrido no debate a corrida presidenciável de 89, onde a Rede Globo procurou através da edição, uma metodologia de manipulação e influência nas eleições. Um fato bastante preponderante que culminou na eleição de Collor a presidência. Hoje, muito deste processo não mudou muito, tendo apenas ampliado sua gama de engajamento e influencia através de artifícios comunicacionais, sejam eles músicas ou até mesmo o meio digital, ou seja, uma avalanche de informações, relevantes e irrelevantes, ao qual somos submetidos que nos proporcionam estar muito mais suscetíveis ao processo de influenciação, seja qual for o intuito adotado. Por fim cabe apenas ao consumidor dos meios de comunicação ter o discernimento de analisar e saber se posicionar mediante a quaisquer informação, procurando de fato compreender a veracidade dos fatos.

    Tiago Martins Teixeira LBB noite

    ResponderExcluir
  45. Realmente o que conta profundamente é o conteúdo, mas como tudo no mundo pode ser vendido ou negociável sem ao menos ter valor concreto, o ser humano no meu ponto de vista pode ser influenciável a tudo e todo momento, o que também não impede de sermos contrários ao que a mídia nos coloca, e o que conta muito é o tempo, cultura e meio em que vivemos que nos deixam receptíveis ou não a informação posta pela mídia em si. Devemos sempre ter o olhar crítico sobre qualquer informação é fonte nos fornecida.

    ResponderExcluir
  46. Acredito que a mídia pode sim mudar um pouco a realidade, mas concordo com o autor quando fala que a mídia não influencia ninguém a fazer o que não quer, mas com certeza para aquela parcela da população que não busca informação de outros meios a mídia pode manipular a informação alterando um pouco a ótica da verdade para quem confia fielmente no que ela faz.

    ResponderExcluir
  47. A mídia tem o poder de influência sim, por isso as pessoas devem tomar cuidado para não vivarem fantoches nas mãos da mídia. Eu concordo com o autor quando diz que a mídia e um dos responsáveis pela queda da Dilma. Vivemos em um mundo onde o que a mídia diz e a última palavra e pronto. Também e legal resaltar que não são 100% da população que são influenciadas pela tal "mídia". Para mim e sempre válido avaliar o conteúdo e de onde vem o conteúdo.

    Rubiane Ferreira Reis - LBB (noite)
    314117431

    ResponderExcluir
  48. Os meios de comunicação exercem influência por serem nossa fonte de "confiabilidade" quando a intenção é se informar. O consumo pode ser influenciado pela credibilidade que a mídia pode trazer para o produto, e assim levado ao consumo, mas o receptor não compra de maneira compulsória porque alguém está o mandando fazer, mas sim porque há o desejo e a mídia pode servir de impulso para que ele passe a consumir.

    O autor concorda que a mídia consegue exercer efeito na decisão de compra do consumidor, mas indaga se ela é capaz de criar uma realidade propícia para isso, eu acredito que um cenário favorável pode ser criado em cima do produto mas não basta apenas isso para que o produto seja sucesso de vendas, é necessário toda uma estrutura de comunicação e marketing junto a mídia para que uma realidade seja criada em torno do produto.

    Carlos Lara - LBB (noite)

    ResponderExcluir
  49. Concordo e discordo do autor.

    Claro que não somos totalmente influenciáveis, mas acho que o problema em relação à política do país é mais complexa.
    Uma pessoa que apenas tem acesso à informação por um veículo da mídia só verá a situação de um ponto de vista e nesse momento ela está sim mais propensa a ser influenciada.
    Para que exista um consumidor crítico ele tem que ser capaz de analisar a situação de vários ângulos diferentes e não apenas levando em consideração os interesses de um único meio de comunicação. Que jornais, revista e etc possuem posicionamento político é sabido, mas não é evidenciado. Eu ainda acho que a mídia brasileira tenta se posicionar como neutra, sendo que neutralidade não existe.
    E para que o consumidor consiga tomar uma posição baseada no seu senso crítico é preciso que ele exercite isso sempre e não apenas consuma informação de um grupo que possui canal de tv, jornal, revistas, rádio, portal na internet, etc. (Não vou entrar na discussão de como isso é ilegal)
    Para formarmos consumidores de fato independentes no quesito tomar decisão de compra, seja de uma ideia ou produto, é necessário educá-los desde sempre para que reflitam sobre as informações que consomem e não apenas a tomem como verdade.

    ResponderExcluir
  50. Concordo e discordo do autor.

    Claro que não somos totalmente influenciáveis, mas acho que o problema em relação à política do país é mais complexa.
    Uma pessoa que apenas tem acesso à informação por um veículo da mídia só verá a situação de um ponto de vista e nesse momento ela está sim mais propensa a ser influenciada.
    Para que exista um consumidor crítico ele tem que ser capaz de analisar a situação de vários ângulos diferentes e não apenas levando em consideração os interesses de um único meio de comunicação. Que jornais, revista e etc possuem posicionamento político é sabido, mas não é evidenciado. Eu ainda acho que a mídia brasileira tenta se posicionar como neutra, sendo que neutralidade não existe.
    E para que o consumidor consiga tomar uma posição baseada no seu senso crítico é preciso que ele exercite isso sempre e não apenas consuma informação de um grupo que possui canal de tv, jornal, revistas, rádio, portal na internet, etc. (Não vou entrar na discussão de como isso é ilegal)
    Para formarmos consumidores de fato independentes no quesito tomar decisão de compra, seja de uma ideia ou produto, é necessário educá-los desde sempre para que reflitam sobre as informações que consomem e não apenas a tomem como verdade.

    ResponderExcluir
  51. O tempo todo somos influenciados por algo, principalmente quando o assunto se trata das mídias de massa.

    A mídia utiliza o que estudamos sobre o bahaviorismo: ela nos passa a informação, que no caso seria o ponto de partida (estímulo) e cada um reage de uma determinada forma (resposta).

    É incorreto dizer que foi somente a mídia que fez com que acontecesse a queda de Dilma, pois cada um recebe a informação e dela tira suas próprias conclusões. O grande fator que leva a se falar que a mídia foi o único fator que contribuiu para isso, é que grande parte da população assistir somente a um determinado canal de televisão, e entenderem somente aquilo que querem que seja entendido, com isso todo comportamento gera um impulso que nos leva à ação, e o hábito nos leva à resposta já esperada.

    Rafaela Cavalcanti Ribeiro - LBB noite

    ResponderExcluir
  52. Emanoel Lopes - LBB Noite12 de setembro de 2016 às 06:19

    A mídia tem um grande poder de influência sobre a sociedade. Acredito que não seja 100% mas o suficiente para modificar a realidade, distorcer e até mesmo omitir informações e construir opiniões contrárias ou favoráveis de um determinado assunto. Penso também, como estudamos em sala, que não estamos completamente condicionados a receber essas informações e aceita-las como o autor disse.

    ResponderExcluir
  53. Não podemos negar que o conteúdo importa, mas é também inegável a influencia da mídia no comportamento do indivíduo e da sociedade em geral. Somos bombardeados de conteúdo o tempo todo e cabe a nós entender até onde vai a imparcialidade deste e o quanto ele tende para A ou B. Entendo, como estudante de comunicação, que sou "privilegiada" por ter a noção de como a mídia pode ser tendenciosa. Infelizmente, muitas pessoas não tem essa malícia e podem sim ser influenciadas por discursos específicos, aindamais se tratando de discrusos vindos de veículos midiáticos de grande nome.
    Carolina Santos Fernandes - LBA Noite.
    31412171.

    ResponderExcluir
  54. Realmente não é duvidoso para ninguém que a mídia exerce influência na formação de opinião da sociedade. Afinal, é um dos motivos de existir, porém, o duvidoso é até que ponto ela é capaz de mudar uma realidade para influenciar o alvo. O ser humano como consumidor é realmente influenciável pelos fatores externos, mas, atualmente tem tido bastante mudança nesse sentido. O consumidor muitas vezes pode ser compulsivo, mas, também vem pensando no custo beneficio do que adquiri.

    Nome: Núbia Gabriella Ferreira Alves
    LBA Noite

    ResponderExcluir
  55. Não é que a mídia controla totalmente o que nós pensamos, mas sim, ela tem grande poder de inserir idéias e conceitos em uma sociedade. Por exemplo, se um jornalista diz todo dia na TV que bananas são gostosas, você vai achar que bananas são gostosas, mesmo que você nunca tenha comido bananas. Assim é com a política, por exemplo. Você não conhece o funcionamento interno dos orgãos, você não conhece pessoalmente o candidato, e você não conhece com os próprios olhos o que realmente acontece, deixando um grande espaço para manipulação das suas idéias com meias verdades ditas por alguem de "confiança".

    Felipe Leal Pinheiro
    LBB - Noite

    ResponderExcluir
  56. Concordo com a afirmação de que o conteúdo importa, e também penso que exista uma parte da população para qual esse fator não se aplica, parte essa que não é significante a ponto de causar mudanças tão grandes em uma sociedade. O comportamento dessas pessoas, que são manipuladas pela mídia, se associa ao comportamento behavorista quando a mídia torna as pessoas condicionadas a determinado comportamento, através daquilo que é transmitido. Mas ainda assim, vejo que cada vez mais o mundo vem se tornando interligado, as fontes de informação aumentaram (a própria TV, mesmo que aberta, dispõe de uma variedade de canais, que proporciona a população ter acesso a diferentes pontos de vista sobre uma mesma situação), estamos acompanhando o surgimento de novos meios/formas de comunicação, e creio que esses fatores ajudam a controlar e diminuir esse poder que a mídia é capaz de exercer sobre a o comportamento da população.
    -
    Rodrigo Parreiras Campos - RA:31412272
    LBA - Noite

    ResponderExcluir
  57. O conteúdo importa muito, a mídia tem o total controle da sociedade, principalmente com o surgimento da mídia digital, eu acredito totalmente que a mídia foi uma das principais forças para a queda de Dilma, essa influencia é tão forte que levam pessoas a mudarem totalmente seus pensamentos, suas atitudes e seu comportamento de vida em função daquilo que a mídia prega e faz com que as pessoas acreditem nisso. O conteúdo é muito importante, e concordo muito com o autor do texto.
    Rafael LBB Noite

    ResponderExcluir
  58. O conteúdo importa muito, a mídia tem o total controle da sociedade, principalmente com o surgimento da mídia digital, eu acredito totalmente que a mídia foi uma das principais forças para a queda de Dilma, essa influencia é tão forte que levam pessoas a mudarem totalmente seus pensamentos, suas atitudes e seu comportamento de vida em função daquilo que a mídia prega e faz com que as pessoas acreditem nisso. O conteúdo é muito importante, e concordo muito com o autor do texto.
    Rafael LBB Noite

    ResponderExcluir
  59. Ariane Marques - LBB Noite.12 de setembro de 2016 às 19:22

    As palavras são sempre poderosas, mas quando usadas de maneira estratégica elas ganham mais um adjetivo: influenciadoras. A Mídia sempre utilizou esses adjetivos para conseguir juntamente com outros mecanismos, influenciar e manipular o seu público de acordo com seus interesses. Por ser um canal de comunicação, a mídia possui maior facilidade em adquirir conteúdo, e assim, muitos veículos se aproveitam disso para modificar informações de acordo com a ideia que deseja ser passada, faz-se isso por interesses políticos ou por outras diversas razões. Apesar de possuir esse "poder" em alienar as pessoas, essa tentativa de manipulação da mídia não reage de maneira satisfatória a todos. Nos dias de hoje, a massa entende que antes de tomar alguma decisão ou até mesmo agir mediante a alguma informação exposta a ela, é necessário averiguar todo conteúdo. É preciso analisar o estímulo, para somente depois ter uma resposta(reação).

    Ariane Marques - LBB Noite.

    ResponderExcluir
  60. O conteúdo importa e muito, se não fosse algo tão importante de nada valeria medições de audiência. Mas é sabido que a mídia é formadora de opinião e caso ela queira provar um ponto ela usará apenas argumentos que favoreçam esse ponto, vide exemplo a revista Veja e Carta Capital. Mas é perigoso dizer que todos são atingidos da mesma maneira pelos meios, cada pessoa tem uma percepção diferente do conteúdo que lhe é entregue, o histórico do espectador vai definir como ele reage a certo estimulo, alguns comerciais serão extremamente assertivos com uma parte da população e completamente inúteis com outra parte, tudo vai depender da combinação estímulo, reação e recompensa.

    Douglas Rodrigues Fernandes. LBB - Noite.

    ResponderExcluir
  61. Dayanne Cassimiro Elias13 de setembro de 2016 às 06:45

    Na minha opinião a mídia tem muita influencia de certa forma em tudo que nos rodeia, porém, no caso da queda da Dilma, acredito que seja resultado de um movimento maior de toda a população. A mídia tem um grande poder em mãos, mas na minha opinião não influencia 100% nossa decisão pois temos um poder maior de livre arbítrio.

    Dayanne Cassimiro Elias - LBB NOITE

    ResponderExcluir
  62. A mídia é sim uma grande manipuladora, e isso não podemos negar. Todos os dias obtemos conteúdos midiáticos e precisamos saber analisá-los, cabe ao consumidor não se deixar levar. Os meios de comunicação em larga escala moldam e direcionam as opiniões dos seus receptores, porém o homem é livre pra fazer as suas escolhas, mas até que ponto somos livres? Se deixamos na maioria das vezes a mídia moldar e mudar o nosso comportamento ?
    Não há como negar que a mídia ocupa um papel importante na sociedade. Entretanto, no Brasil, os grandes veículos de comunicação estão concentrados nas mãos de apenas “algumas” famílias que, embora não tenham o mesmo poder e influência de outras épocas, ainda decidem que tipo de informação a maioria dos brasileiros deve receber e quais não devem. Portanto, levando-se em consideração que a mídia condiciona e é condicionada por outras áreas, não faz sentido algum falar em melhorias no sistema de comunicação em larga escala sem propor um projeto sólido de mudança global da sociedade.

    Gabriella Camila - LBB / Noite

    ResponderExcluir
  63. Não há como negar que a mídia é uma manipuladora em potencial, partindo do ponto que todo mundo consome - ao menos uma vez no dia - seu conteúdo. A grande mídia absorve tudo que se passa no mundo, filtra de acordo com seus interesses e repassa aos telespectadores. Acredito que a massa é influenciada pela mídia de tal forma a mudar seu comportamento, que durante toda nossa vida, tomamos decisões baseadas no que vemos e ouvimos, desta forma, nós somos e agimos exatamente como a mídia quer. Somos condicionados a isto.

    Luiza Pantuzza de Meira - LBB / Noite

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. O consumo tem em grande parte culpa da mídia por acontecer. Anúncios que são veiculados, criam desejos para as necessidades dos seres humanos. Mas a construção social, a sociabilização, o ensinamento dos pais, a experimentação, a opinião dos conhecidos e muitos outros fatores são, na verdade, fatores importantes para a decisão do consumidor.

    Igor Ritter Faria
    LBB - Noite

    ResponderExcluir
  66. Existe hoje um grande consumo de informações, aonde somos influenciados pela mídia o tempo todo, desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. Acredito que o pior dessa influência da mídia é que, muitas vezes elas querem fazer daquela informaçõe uma verdade absoluta, porque ainda há uma certa "preguiça" das pessoas irem à fundo e procurar saber se é verdade ou não aquela informação.

    Kathleen Thais Ferreira
    LBB-NOITE

    ResponderExcluir
  67. Hoje em dia a todo e a qualquer momento se é criada e compartilhada informações, sejam elas verdadeiras ou não, veridicas ou suspeitas, a mídia em parte faz o papel dela que é compartilhar e divulgar essas informações, mas as vezes de forma imparcial, o que é errado, ai entra o papel de cada um de buscar uma fonte segura e compartível aos seus valores.
    Enquanto tal mídia tiver público e consumo ela continuará agindo, mesmo que de forma errada.

    Gabriel - LBA noite

    ResponderExcluir
  68. Está claro o poder que a mídia obtêm em relação a grande massa e isso se estendeu por algum tempo,mas olhando para a sociedade contemporânea na era da informação podemos ver que o perfil dessa sociedade vem se modificando, ou seja, temos uma sociedade mais crítica, analítica que não consome 100% da mensagem, que muita das vez manipulada mesmo. Quanto a relação da Mídia com a política brasileira, infelizmente ainda temos uma mídia tendenciosa que primeiramente visa seus lucros e de alguma forma tende a aderir uma ideologia, mesmo tentando ser imperceptível. Resta ao leitor/telespectador buscar estar minimamente bem informado por meio de vários meios de comunicação para tentar formar sua opinião que condiz a o que de fato possa estar acontecendo.

    Núbia Ribeiro LBB Noite

    ResponderExcluir
  69. Claro que a mídia tem um grande poder influenciador, mas nos dia de hoje esse poder caiu muito, pelo fato das pessoas adquirirem um pensamento critico maior, e poder expressar suas ideias, atráves das redes sociais, que se tornaram um verdeiro porta voz do publico. sendo assim os meios de comunicação tomam muito cuido e pensam muito no que vão colocar no ar, sabendo que se o conteúdo não agradar o publico, os usuários detonam o projeto proposto pelo anunciante.

    ResponderExcluir
  70. Não é de hoje que a mídia é acusada de manipulação de notícias de acordo com os interesses de seus proprietários.
    O que na prática é verdade, pois por mais mascarada que seja a forma de se noticiar, a imprensa sempre vai ter um lado a favor, uma posição sobre o assunto discutido.
    O que acontece com a população é que todos são cômodos e a maioria se contenta com aquilo que vê e não tem vontade de pesquisar mais sobre e ver diversas formas da notícia para se posicionar sobre.
    O que para a mídia é bom, pois através de estímulos, se controla a realidade e o povo.

    Alex Sander Júnior - LBB NOITE

    ResponderExcluir
  71. A notícia hoje em dia é acessível a qualquer um que a quiser. A função dos meios de comunicação é informar da forma mais justa, porém não é assim que funciona. Sempre há um dedo, se não um braço inteiro de sensacionalismo e expressões que puxem o tapete para um lado ou outro.

    A informação é de extrema importância para uma sociedade na qual ainda se encontra em processo de construção de certo e errado, como o Brasil.

    Politicamente falando, a televisão em si possui a maior parte de influencia sob a qual tipo de percepção política o brasileiro terá sob o cenário. O problema é que a muito tempo passamos de míseros passivos a informação e somos ativos quanto a ela, só que os receptores dessa mensagem na maioria das vezes ainda se permitem acomodar quanto ao que recebem.

    Mesmo sabendo que são formadores de opinião, onde podem extrapolar os limites da televisão , preferem se acomodar quanto aquilo que recebem e não fazem nada.

    Pensando nisso a queda da Dilma é um fator a se discutir quanto a mídia. Pois a mesma possui poder sim para influenciar, mas para informar, para decidir, para expor e para ser negada também.

    O poder maior da comunicação esta nas mãos de quem a recebe e a interpreta. Falta atitude para compreender a politica, a sociedade e opção de escolha quanto ao que concordar e não.

    (Obs: Este eu realmente atrasei 3 dias para publicar, estando fora do prazo. Confesso que não havia visto esta publicação.) =/

    Lucas Bambirra - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  72. Com a internet hoje conseguimos informações que antes nos eram ocultas, a era da informação chegou até nós, mas não para todos.
    Pensar em manipulação midiática pode parecer um absurdo pois podemos beber das águas da informação, ir direto nas fontes e olhar pelo outro lado. Mas sabemos que grande parte da população não tem acesso a essas informações. O nosso país não é um país conectado como dizem muitas pessoas. Ainda existem as pessoas que tomam por verdade as notícias doa canais de televisão e emissoras de rádio.
    Neste ponto podemos até trazer para análise a teoria da agulha hipodérmica, onde passivamente é aceito o que é oferecido pela mídia, pois além de ser bombardeada com as mesmas informações por diferentes veículos, a pessoa não encontra outra fonte.
    Mas na nossa realidade podemos vasculhar, investigar e ir além disso, pois temos o conhecimento e podemos decidir se isso terá ou não influencia em nós.

    ResponderExcluir
  73. Com a internet hoje conseguimos informações que antes nos eram ocultas, a era da informação chegou até nós, mas não para todos.
    Pensar em manipulação midiática pode parecer um absurdo pois podemos beber das águas da informação, ir direto nas fontes e olhar pelo outro lado. Mas sabemos que grande parte da população não tem acesso a essas informações. O nosso país não é um país conectado como dizem muitas pessoas. Ainda existem as pessoas que tomam por verdade as notícias doa canais de televisão e emissoras de rádio.
    Neste ponto podemos até trazer para análise a teoria da agulha hipodérmica, onde passivamente é aceito o que é oferecido pela mídia, pois além de ser bombardeada com as mesmas informações por diferentes veículos, a pessoa não encontra outra fonte.
    Mas na nossa realidade podemos vasculhar, investigar e ir além disso, pois temos o conhecimento e podemos decidir se isso terá ou não influencia em nós.

    ResponderExcluir
  74. O behaviorismo tem a ver com o comportamento e condicionamento, e é isso que a mídia tentar fazer.. nos controlar a partir da repetição e do condicionamento.
    Luiz eduardo Tavares
    PP - noite

    ResponderExcluir
  75. A mídia influencia mas não manipula.
    As pessoas tem mania de jogar a culpa de algo em cima da mídia, mas não é bem assim.
    A queda de Dilma foi por um contexto maior e mais complexo do que uma manipulação.

    ResponderExcluir
  76. A mídia influencia mas não manipula.
    As pessoas tem mania de jogar a culpa de algo em cima da mídia, mas não é bem assim.
    A queda de Dilma foi por um contexto maior e mais complexo do que uma manipulação.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Vivemos em uma sociedade onde a influência da mídia é perceptivél para qualquer um. O poder que a mesma tem para moldar informações, camuflar alguns erros de forma que não seja divulgado, pelo menos não ali, é algo que sem dúvidas tem peso em nossas decisões. Mas, acredito que, nos tempos de hoje, uma maioria consegue tambem distinguir a realidade do que é mostrado na mídia. Como seres racionais, conseguimos formar nossa própria opinião sobre algum tipo de assunto, sem deixar que a mídia atrapalhe nossa percepção sobre algo.
    LBA - noite. Danielle Cristina

    ResponderExcluir
  79. Nos dias atuais a internet tem sido um importante meio de combater a manipulação midiática que ainda sim é muito forte, mas a liberdade de pessoas se expressarem livremente, tem contraposto por muitas vezes ideias que a mídia faz a massa acreditar, mesmo com a internet, possibilitando esse tipo de dialogo democrático que outros meios de comunicação não oferece, ainda sim não temos na população capacidade suficiente para filtrar o conteúdo passado pelos meios de comunicação em massa, que mesmo existindo uma diminuição, ainda hoje conseguem influenciar a maioria da população.

    André Felipe Prates Mota - LBB - Noite

    ResponderExcluir
  80. Sabemos que muitas coisas funcionam na teoria, mas não tão bem na prática. Dizer que o conteúdo importa é um exemplo disso. Por sermos seres conscientes e inteligentes, temos total capacidade de criticar, processar, julgar e absorver ou não informações. E o conteúdo da mensagem é que irá definir qual nossa decisão, ação, pensamento ou crítica. No entanto, apensar de em algumas situações aproveitarmos dessa nossa capacidade intelectual, em outras somos completamente influenciáveis e dominados, por assim dizer. Especialmente quando essa dominação parte de uma força maior, como uma mídia de massa, uma opinião de alguém influente ou simplesmente porque “todo mundo está fazendo e/ou pensando igual”. Isso faz mais sentido ainda, se pensarmos de acordo com o Behaviorismo que defende o estímulo e resposta das situações. Nesse caso, as pessoas estão respondendo a estímulos dos influenciadores, fazendo de seus pensamentos e ações, hábitos! Nós, seres humanos, num modo geral, somos influenciados pelo o que dizem ser bom. Somos carentes de opiniões e, consequentemente acabamos sendo influenciados facilmente.

    Karine Fernandes - LBA Noite

    ResponderExcluir
  81. Hoje em dia encontramos vários meios para nos influenciar, cabe a nós analisarmos as informações que diariamente recebemos, verificando fontes, ouvindo opiniões, assim formando e evoluindo nosso senso critico, independente do que se tratar, assim evitando o máximo que possivel manipulações das mídias.

    LBA

    ResponderExcluir
  82. Na minha concepção, a mídia sempre teve o poder de influenciar as pessoas, mas não concordo em dizer que elas manipulam as pessoas. A mídia pode até manipular o conteúdo que será passado para os seu público, mas é de responsabilidade do expectador, trabalhar o seu senso crítico e tirar suas próprias conclusões sobre qualquer assunto. Vivemos em tempo de diversas divergências de opinões e ideais de várias naturezas, portanto, cabe a nós desenvolver nosso senso crítico para não nos tornarmos manipuláveis á mídias, opiniões e até mesmo propagandas tendenciosas.

    Guilherme Ramos - LBA

    ResponderExcluir
  83. Acredito que a TV e o Rádio tem um grande poder de manipulação, porém não tão eficiente quanto a algum tempo atrás. Atualmente, as chamadas "segundas telas" estão aí para ir de frente com aquilo que não condiz na TV ou no Rádio, em tempo real. A participação do consumidor nos materiais veiculados trouxe autonomia de pensamento e discussão, chegando num ponto diferente do único exposto por esses veículos. Em uma geração ainda fora do meio digital essa manipulação pode ser mais eficiente, porém torna-se, mesmo que bem lentamente, mais fraca com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  84. Gabriela Gomes LBA 31412270
    O conteúdo é muito importante, estar bem informado e poder disseminar as informações também.
    O acesso a informações e notícias tem sido facilitados pelos meios de comunicação que têm aproveitado desse poder para influenciar e até manipular.
    Cabe ao impactado inteirar sobre a fonte acessado, ter mais de uma visão e poder tirar sua própria opinião sobre o assunto. A partir disso conceitos serão criados e poderão ser debatidos e expostos de maneira mais íntegra, responsável e correta.

    ResponderExcluir
  85. Os meios de comunicação influenciam diretamente na população (não apenas no caso citado pelo autor).

    É bem importante estarmos informados o suficiente para termos a própria opinião sobre os assuntos e notícias.
    É importante sempre variar os veículos de comunicação. E tomar cuidado principalmente com as informações vindas da internet.

    O acesso à informações hoje é extremamente grande e de variadas fontes (a maioria não são confiáveis), além de cada veículo mostrar o próprio lado em uma determinada notícia. Por exemplo pegando mais para um lado emocional ou de partidário.

    O comportamento e acreditar em uma notícia, porque muita gente acredita ou comenta, é um comportamento que podemos fazer uma analogia com o behavorismo.

    ResponderExcluir
  86. Acho válida o argumento do Autor, e consigo ver o tempo todo pessoas sendo influenciadas pelas mídias, a mídia ou grande mídia tem poder sobre o ser humano, mas nem todos são fisgados por esse sistema, e quando não conseguem seguir o padrão da sociedade, eles são marginalizados ou até mesmo exterminados do meio. Silvia de Lima Reis

    ResponderExcluir