segunda-feira, 8 de maio de 2017

Empresas fatiam serviços para vendê-los a preço menor e atrair clientes




Por Anna Rangel - Folha de S. Paulo - 1o de Maio, 2017

Em vez de cobrar um plano mensal ou uma diária, pequenas e médias empresas do setor de serviços vêm adotando o modelo "sob demanda". São oferecidas apenas algumas atividades ou infraestrutura, sem que o cliente tenha de arcar com um custo fixo.

A ideia é manter o empreendimento menos ocioso e atrair clientes que, de outra forma, não consumiriam o produto oferecido, explica Pedro Zanni, professor de estratégia empresarial da FGV (Fundação Getulio Vargas).

"Trazer 30% a mais de público para uma academia, por exemplo, permite diluir o custo fixo da operação sem prejudicar a experiência do consumidor que já paga pelo plano mensal ou anual fechado", diz Zanni.
A estratégia é alternativa para enfrentar a crise, segundo o consultor do Sebrae-SP Márcio Bertolini. Para 59% das empresas, será preciso rever fórmulas de estimular as vendas neste ano, de acordo com pesquisa da instituição feita com 6.600 organizações de menor porte entre outubro e novembro de 2016.

O modelo garante uma receita extra para o spa Viktoria Garten, em Itapecerica da Serra (Grande SP), que oferece diária mais curta (de 8h às 17h) por R$ 165. O pacote inclui quarto, café da manhã, almoço e acesso à piscina.

"Os pacotes de fim de semana, a preço cheio [R$ 375] garantem a receita para financiar o negócio. As visitas de um dia são o complemento", afirma o turismólogo Antônio de Pádua, 55, proprietário do spa.
Nos últimos dois anos, o número dos que buscam o "day pass" (passe de um dia) cresceu 60%, segundo cálculos de Pádua. "Sem a venda avulsa, teríamos sofrido grave queda de receita em 2016."

A empresa faturou cerca de R$ 400 mil no ano passado, valor que se manteve estável em relação a 2015.
"A vantagem do 'day pass' é que o público não usa só a estrutura, mas compra uma massagem, volta mais vezes ou faz indicações, que já respondem por mais da metade da nossa base de clientes", afirma Pádua.
Há quem já baseie o modelo de negócios na venda unitária de seus serviços, como a academia Spin n Soul. O foco são as aulas de "spinning", na bicicleta. Cerca de 40% da receita vem da comercialização de visitas únicas, a R$ 45. Também são oferecidos pacotes com descontos, de 5 a 30 aulas.

O sócio Daniel Nasser, 34, conta que, ao pesquisar o mercado, sentiu resistência do público aos tradicionais planos de longo prazo. "Um serviço 'a granel' permite que nos especializemos em uma única modalidade, e isso nos diferencia das academias tradicionais, em que o cliente paga por atividades que não pratica", afirma.
A empresa, aberta em 2014, já fatura R$ 2 milhões ao ano e cresce 5% ao mês.

ROTATIVIDADE
Um dos desafios é vencer as flutuações de demanda, uma vez que a rotatividade dos clientes é muito alta, explica Zanni, da FGV. No caso da Spin n Soul, são mais de 24 mil pessoas cadastradas.

Mas é possível ganhar pelo volume de clientes. O estúdio de pilates da fisioterapeuta Mary Morishita, 29, viu um crescimento de 50% no movimento desde que implantou o sistema de visita única, a R$ 29,90, por meio de um serviço que reúne outras empresas do tipo.

"O modelo vale para quem não investe em marketing e depende do boca a boca. É o nosso caso, e valeu a pena. Foi preciso achar um espaço maior para dar conta da demanda", diz Morishita.
Se a ideia é depender menos do marketing e mais da indicação, o esforço para causar uma boa impressão ao freguês deve ser ainda mais intenso, afirma o consultor Márcio Bertolini, do Sebrae. "Ou se deixa uma imagem favorável ou o cliente, além de não voltar, avisa a seus conhecidos nas redes sociais que o serviço é ruim."

Pessoal, quais as oportunidades e ameaças para o profissional de comunicação neste novo cenário?

110 comentários:

  1. Oportunidades: peças mais criativas e diretas, sem risco de subentendimento; profissionais capazes de adequação fácil a novos públicos e mercados; alta demanda para criação de publicidade, tendo em vista a rotatividade do público entrante.
    Ameaças: pela rapidez de adequação ao novo cenário, alguns profissionais, não serão aptos a rápidas mudanças de estratégia; publicidade pouco criativa, pela alta demanda. Bruno Costa 31428964

    ResponderExcluir
  2. Tamires Cassandra Rosa
    PP/Manhã

    O novo método de mercado é bem interessante e eu, particularmente, acredito ser bastante eficaz.
    É fato que um cliente satisfeito é a melhor propaganda, mas é possível trabalhar em cima desse método boca-a-boca. Fazer promoções do tipo: leve um amigo ganhe desconto, por exemplo. Isso pode ser divulgado na mídia como também pode ser apenas um aviso colocado nas academias. Pode ser um trabalho junto, a mídia sendo utilizada para reforçar o boca-a-boca.
    E se esse método se estender para o meio comunicacional, os freelancers aumentarão na mesma proporção, ou seja, a contratação de publicidade sairá mais barato. Assim, mesmo empresas que não conseguem pagar um alto valor em publicidade, consegue achar no freelancer, um preço mais acessível para a divulgação da sua marca.

    ResponderExcluir
  3. As empresas estão tentando se adaptar ao novo consumidor ao meu ver e não à crise, acredito que não obrigar uma pessoa pagar uma mensalidade é um tremendo avanço, o consumidor não se ver preso e pode optar por várias opções. As companhias conseguem fazer um dinheiro extra com esse tipo de investimento e democratizar de certa forma alguns serviços, abrindo se um leque tremendo de opções tanto para o consumidor quanto para os estabelecimentos. A demanda de clientes pode ficar maior, e até de clientes não fixos e aumentando a rotatividade mas é algo que se for bem administrado ao longo prazo pode dar bons frutos.

    Emerson Fábio dos Reis - 31427942
    PP - Noite

    ResponderExcluir
  4. Vantagens: Assim como as empresas estão se adaptando a esse novo modelo de consumidor, o marketing também está. Estratégias de Marketing Inbound (onde se pode personificar cada dia mais o consumidor) ganharão mais espaço. Além disso, o esse tipo de marketing costuma ser bem mais barato do que investir no velho marketing outbound.
    Desvantagens: Empresas se contentarão com o valor que irá receber a mais com essa nova estratégia e irão parar de investir em marketing.
    Camila Luana de Souza - 31425573
    PP - Noite

    ResponderExcluir
  5. Nathan barbosa da Silva
    RA: 31425575

    Essa é uma tendência observável em diversos setores. O On demand, que começou na tecnologia agora está tomando conta dos serviços físicos e isso traz diversas oportunidades para criar novos modelos de comunicação.
    Vantagens: Entender o que cada cliente gosta, isso vai fazer muitas oportunidades para personalizar e atender cada cliente com excelêcia.
    Desvantagem: muito trabalho, muita informação, a comunicação cada vez mais nichada, isso dificulta muito os processos.

    ResponderExcluir
  6. Geferson Moreira Magalhães
    RA 31427650
    PP - Noite


    Acredito que as vantagens desse novo modelo é uma atração mais fácil de consumidores tendo-se em vista que eles vão poder pagar o valor que querem e podem, e estarão experimentando o serviço, e é aí que se tem que oferecer uma ótima experiência para o consumidor, tão boa quanto a do consumidor que paga o custo fixo, pois desta forma este novo consumidor será um potencial cliente como os outros, é uma grande oportunidade de atingir novos nichos. As desvantagens acredito que são os preços que terão que ser reduzidos, ou seja, o serviços terão que ter a mesma qualidade, com preço diminuído.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Marques

    Venho observando nos últimos tempos uma modificação inclusive nos modelos de negócio de agências de comunicação, onde elas estão precisando se adaptar ao novo mercado "on demand" fazendo com que o custo fixo se torne muito alto para as incertezas deste novo modelo de consumo. Com isso, o grande crescimento de freelancers que possuem custo fixo relativamente baixo e tem mais facilidade de se adaptar de acordo com cada demanda.

    Uma vantagem que podemos observar é que cada vez mais cresce o número de empresários que buscam acesso à comunicação e agências, que antes era um luxo apenas de grandes empresas por conseguirem arcar com fee mensal alto.

    Uma desvantagem é que as grandes agências estão deixando de existir, prejudicando o mercado de trabalho e fazendo com que cada vez mais profissionais busquem atuar como freelancer nas incertezas e falta de seguranças trabalhistas.

    ResponderExcluir
  8. Assim como o próprio texto afirma, empresas que aderem a este tipo de serviço deixam de contratar ou trabalhar com o marketing, pois funcionará melhor no boca a boca.Essa estratégia das empresas pode afetar diretamente os profissionais de comunicação e prejudicar com demanda baixa de serviços. Mas por outro lado, é um "novo mercado", onde teremos novas oportunidades também e maiores chances de inovar em estratégias para este tipo de demanda à empresas que desejam ter nossos serviços.

    Felipe Martins de Castro
    RA: 31425580

    ResponderExcluir
  9. O day pass, é um passaporte para o consumidor indeciso e indisposto em se comprometer com atividades periódicas e arcar por mensalidades ou formas de pagamento prolongadas. O que possibilita e flexibiliza a conquista desse público. Elevando a oportunidade de novos clientes, lucratividade e capacidade de investimentos da academia.

    ResponderExcluir
  10. Como é um modelo de publicidade mais barata isso vai aumentar a demanda para os freelancer, e as apostas em redes sociais iriam aumentar já que o foco é o boca a boca

    ResponderExcluir
  11. As mudanças estão acontecendo tanto pela crise econômica que estamos atravessando tanto pelo consumidor, que está cada vez mais bem informado e mais exigente. Planos personalizados, day pass são tendencias. No mercado da comunicação as vantagens são um trabalho cada vez mais segmentado, conseguindo alcançar públicos bem específicos e a desvantagem talvez um mercado mais sucateado. Ricardo Castro RA 31421092

    ResponderExcluir
  12. R.A: 31425570
    Turno: Manhã - Públicidade & Propaganda
    Período: 6º

    O empreendedor se adapta ao contexto que ele está inserido. Ele observa que é preciso aumentar o número dos seus clientes. É um desafio para comunicação se adaptar ao processo que os empresários se propõe a trazer para o seu negócio. Contudo não é algo ameaçador. Pois, ao analisar bem o contexto oferecido o profissional de comunicação terá que buscar formas de compreender essa nova sistematização e então continuar com as suas funções. Ao mesmo tempo que caracteriza algo de mudança, o que pode afugentar, gera oportunidade e incentivo a criatividade para novas resoluções.

    ResponderExcluir
  13. Isabela Martins Lages de Souza
    RA: 31429261
    Curso: Publicidade e Propaganda
    Turno: Manhã

    Empresas que aderem a esta estratégia não utilizam, ou utilizam menos do marketing, pois sua divulgação acontece majoritariamente de forma boca a boca. Porém, o profissional de comunicação pode ver nessa situação uma oportunidade de criar, testar e aplicar novas estratégias, podendo assim ter a chance de maximizar suas estratégias de prospecção de clientes.

    ResponderExcluir
  14. Damiana Rodrigues
    Publicidade e Propaganda
    turno: Manhã

    Como sempre, o futuro é claramente incerto, pois a tendência é a forma de fazer comunicação fique mais horizontal, o que permite que todos criem sua própria maneira de se comunicar com o público-alvo. Neste novo cenário o profissional de comunicação precisa se ater a suas especificidades, pois é impossível todo mundo saber de tudo e/ou fazer tudo. A diferenciação é o novo caminho para a comunicação: como ser diferente, quando todo mundo pode fazer igual?

    ResponderExcluir
  15. Bruno Alexandre Pereira Andrade
    Publicidade e Propaganda - Manhã - 6° Período
    RA: 31422516

    Essas mudanças, aplicadas a fim de adaptar o mercado à crise, geram bastantes consequências a todo o mercado que envolve o setor. A publicidade sofre com essa mudança, no sentido de não se fazer mais necessária para a divulgação do setor, a divulgação ocorre, em sua maioria, de forma boca a boca. Mas toda essa mudança pode resultar em fatores positivos: A publicidade pode se adaptar, pode estudar o caso, testar suas estratégias e aplicá-las. O que pode desenvolver ainda mais a área e fazer com que ela cresça.

    ResponderExcluir
  16. Devido a esse novo formato de negócio, (que por sinal parece ser uma ótima alternativa pra fases de crise), algumas formas de comunicação podem realmente ser deixadas de lado, por outro lado, o profissional de comunicação pode oferecer serviços mais "compactos" na forma freelancer. Não acredito que a empresa passe a viver 100% do boca a boca sem precisar hora ou outra de serviços de mkt e propaganda. As ameaças serão a redução da demanda aos profissionais de comunicação.

    Rodrigo Morais
    PP - Noite - 6º
    RA:31412164

    ResponderExcluir
  17. A questão da experiência com uma marca produto/serviço, atualmente, contam muito na avaliação do consumidor para continuar utilizando-a. Com isso, se o cliente puder experimentar e pagar por aquilo que ele usa, proporciona uma"segurança" de que ele está gastando com aquilo que ele está realmente usando. Porém, se aquela experiência não for satisfatória não irá seduzir o cliente, logo fica mais difícil contar com ele. O que não dá para contar é que apenas uma propaganda boca a boca resolverá, pois a experiência é de cada um. Assim, a tendência é personalizar cada vez mais os serviços para atender a diferentes gostos e ressaltar isso na publicidade feita.

    Natália Santos
    Manhã

    ResponderExcluir
  18. Vantagens: Assim como as empresas estão se adaptando a esse novo modelo de consumidor, o marketing também está.

    Desvantagem: muito trabalho, muita informação, a comunicação cada vez mais nichada, isso dificulta muito os processos.

    ResponderExcluir
  19. R.A: 31427245
    Turno: Manhã - Públicidade & Propaganda
    Período: 6º

    A facilidade do próprio ciente gerar sua mídia de forma espontânea é pra nós uma ameaça de forma que ele não enxerga a necessidade de um profissional de comunicação, uma vez que está tudo indo a vento e polpa pra ele como diz no texto. Porém, para nós é um grande desafio e oportunidade de nos reinventarmos e desafiarmos nossas criatividade. O cliente abre mão cada vez mais de um fee e opta por um freelancer ou um contrato de grande duração. Temos também uma ótima vantagem de argumentação para a prospecção deste cliente. Uma vez que "ninguém" faz uso do profissional comunicação nesse novo modelo de negócio, o fato dele ter esse auxílio o desta e o alavanca perante aos concorrentes, indicando que ele está pronto para um novo passo na sua organização.
    Então como tudo na vida, há vantagens e desvantagens, basta saber como administrá-las. "A crise move o homem".

    ResponderExcluir
  20. Um dos desafios é manter certa estabilidade pois o público não é fiel ao serviço por exemplo. O cliente torna-se mais dominador das condições e pode impôr em momentos que o cenário não é tão favorável as empresas. O profissional de comunicação deve ser sagaz e pensar sempre um passo a frente do consumidor pois este esta cada dia mais com a ideia fixa que a comunicação pode ser diferente dos meios adotados por grandes profissionais do ramo e isso pode ser uma das desvantagens.


    Fernando de Souza Santos
    RA:314212531

    ResponderExcluir

  21. R.A: 316147988
    Turno: Manhã - Públicidade & Propaganda
    Período: 6º

    A necessidade de um profissional de comunicação é pouco visualizada uma vez que o cliente encontre soluções em mídias alternativas. O desafio é renovação para os profissionais de comunicação desafiarmos nossas criatividade. Temos também uma vantagem de argumentação para a melhoria deste cliente.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O mercado está cada vez mais dando atenção ai consumidor. A flexibilidade em adaptar planos aos diferentes tipos de consumidores, mostra o que podemos esperar do futuro mercado. Aos comunicação há uma necessidade de se adaptar ao mercado para não ficarem pelo caminho da evolução. Uma comunicação mais segmentada, e efetitiva ja se faz necessária no cenário que estamos.

    Celso Santos
    PP una liberdade/noite
    Ra: 31420766

    ResponderExcluir
  24. Hoje em dia as empresas procuram formas de manterem-se vivas meio a crise, e tomando isso como base deve-se estudar formas criativas e eficientes para captar um novo público consumidor ou reconquistar a confiança e credibilidade de antigos clientes. Estratégias de marketing e o uso da publicidade como ferramenta, são armas importantes para solucionar tal questão.

    No caso acima essas opções foram usadas para realizar um diagnóstico e determinar que é preciso oferecer para o cliente o que ele quer receber de uma empresa de serviços, e partindo disso, encontrar a melhor forma para que isso aconteça.

    Como qualquer outro negócio existem riscos que devem ser levados em considerações, e desvatagens que devem ser superadas com um número maior de vantagens geradas pela mudança do mesmo, ou seja, resumindo, não custa nada arriscar.

    Emmanuel Ferreira - 31420531 - PP (manhã)

    ResponderExcluir
  25. José Lucas/ 5 período/ matutino16 de maio de 2017 às 06:12

    Com este cenário, o publicitário além de entender de marketing, tem que ter um lado empreendedor é visão de mercado muito boas. Para assim junto as empresas desenvolver uma publicidade de boca a boca eficiente e capaz de trazer novos meios de comunicar com o cliente final. As ameaças em relação a comunicação ao meu ver é para a própria empresa, no texto o consultor da sebrae explica o lado negativo do marketing do boca a boca, sem uma análise de ambiente e produto.

    ResponderExcluir
  26. Tulio Chagas de Freitas/5° período/manhã16 de maio de 2017 às 06:28

    Oportunidades:O próprio cliente divulga sobre a qualidade do serviço, sobre as qualidades dos equipamentos etc, através disso os profissionais de comunicação pode sair ganhando se souber trabalhar em cima disto, criando estratégias com o cliente, que está usando o serviço oferecido.

    Ameaças: O profissional de comunicação não conseguir trabalhar em cima da propaganda boca a boca.Se sentir ameaçado nesse aspecto.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. R.A: 31425576
    Turno: Noite - Publicidade & Propaganda
    Período: 6º

    As empresas estão buscando maneiras de vencerem a crise econômica e se adequar ao novo perfil de consumidor, por isso, é importante que o profissional de comunicação busque se adequar da mesma forma.

    Observo como uma desvantagem desse novo cenário, o fato de muitas agências tradicionais estarem fechando as portas. Mas é exatamente pelo fato de praticarem o velho outbound marketing que já não corresponde ao novo mercado.

    Uma vantagem que podemos observar é que abre-se um novo nicho de mercado, tanto para empresas, quanto para agências de comunicação e marketing. Um exemplo é a nova tendência do marketing de conteúdo, que traz novas oportunidades de negócio, exposição, "lovebrand" e aumento de receita para os dois polos.

    ResponderExcluir
  29. R.A: 317124472
    Turno: Manhã - Publicidade e Propaganda
    Período: 5º

    Considerando a percepção de que os serviços "a granel" têm sido uma opção para algumas empresas, o profissional de comunicação deve se configurar diante das modificações do mercado e ao novo perfil de consumidores.

    O processo de adequação pelo qual estamos passando, abre, por outro lado, um leque de oportunidades à aplicação de marketing, e traz novas oportunidades de negócios ao profissional de comunicação que vêm se tornando uma área cada vez mais ramificada, devido às novas tecnologias, com novas áreas e demandas.

    ResponderExcluir
  30. Acredito que mudança é algo comum. A comunicação já passou por diversas transformações e esse tem sido mais um desafio.
    A vantagem é maior demanda para empresas que trabalham com inbound marketing, bem como para freelancers. Creio que o modelo de agência tradicional tende a mudar e se adaptar às modificações no mercado.

    Suelen Fernandes 31421080

    ResponderExcluir
  31. Lucas Dornas Cruzeiro
    R.A: 31425838
    Turno: Noite - Publicidade & Propaganda
    Período: 6º

    Vantagens: para o profissional de comunicação passa a existir uma nova forma atender um público que não quer ter um vínculo que o force a utilizar o serviço prestado pela empresa. Esse novo tipo atende o anseio de algumas pessoas que querem fazer no tempo delas e quando querem, além disso, querem pagar somente por aquilo consomem. Como vimos na reportagem esse nova forma de "vender" serviços pode ser uma grande ferramenta para o profissional de comunicação potencializar as vendas da empresa.

    Desvantagens: uma desvantagem é que esse modelo faz com que as pessoas indiquem de boca a boca e não fiquem sabendo da empresa pelos modelos tradicionais de comunicação. Mas para mim, mesmo que isso não dependa dos modelos tradicionais ainda sim precisaremos do profissional de comunicação para manter e averiguar se a empresas tem atendido as expectativas dos clientes.

    ResponderExcluir
  32. Naiara Patrícia Nascimento
    RA: 31425841
    Turno: Noite - Publicidade e Propaganda
    Período: 6°

    Diante do quadro econômico do país, as empresas tem estudado formas de se enquadrar no perfil do seu público gerando uma rotatividade de capital da empresa, mesmo que não muito, mas de forma que ainda continuem gerando caixa positivo.
    Diante disso as desvantagem para as agencia de faculdade é a captação de contas de empresas por meio de mídias tradicionais, fazendo com que agencias venham ser encerradas já que o marketing boca a boca ganha força nessa forma de divulgação.
    E como vantagem, a abertura de uma nova segmentação de público, onde o comunicólogo consegue falar de forma clara com todos e os clientes por sua vez não se sentem coagidos a uma ação, isso por que a comunicação trará a liberdade do consumidor de ir e vir nas empresas.

    ResponderExcluir
  33. Luciana Colombi
    PP /manhã / 6º Período
    Ra: 31625887


    Oportunidades:Sempre que um novo modelo de negócio surge, os profissionais da comunicação tem a oportunidade de explorar seus conhecimentos e criatividade para criar estratégias assertivas em relação a esse mercado até então pouco conhecido. O boca-a-boca não substituirá um marketing bem planejado, criativo e direcionado.

    Ameaças:Vejo como ameaça o pensamento desses empreendedores em crise, que estão tendo que optar por novas fórmulas para atrair clientes e acreditam que investir em comunicação neste momento seria inviável, ou seja, para eles um gasto e não um investimento.

    ResponderExcluir
  34. Vivemos em constantes mudanças e, o mercado é obrigado a se atualizar diariamente, caso não aconteça, os impactos negativos serão apresentados imediatamente. Além da crise e o grande corte de gastos, a população cada vez mais é adepta aos serviços segmentados, se o produto ou serviço forem de qualidade, a fidelidade do cliente continuará, sem se sentir acorrentado e, muitas vezes insatisfeitos.

    Paulo Grossi.
    Noite.

    ResponderExcluir
  35. Novos tempos, momentos economicamente instáveis e a possibilidade de adaptação ao gosto e necessidade dos consumidores criam, todos os dias, novos modelos de negócios. Fatiar espaços é mais um deles, de acordo com o texto. De maneira bastante estratégica, para sobreviver no mercado sem prejuízos, a opção parece muito convidativa em um cenário no qual o consumidor quer ter cada vez mais opções de escolha a preços acessíveis, de maneira prática e rápida. Fatiar os serviços nesse sentido não significa perder qualidade de entrega e sim se utilizar de uma estratégia inovadora para atender melhor os diversificados públicos e suas condições em uma jogada para sobreviver lucrando.

    Iury Marques
    PP/Noite

    ResponderExcluir
  36. o day pass é interessante pois como diz na matéria cobra sob demanda, ou seja, o cliente paga apenas pelo que usa ou precisa, e as empresas também tem ganho com isso, pois um consumidor que não iria adquirir um produto ou serviço por ter uma "taxa fixa" pode adquirir, pois seria sob demanda,dessa forma a empresa tem maior lucratividade e o cliente satisfação. Na minha opinião,o day pass é um belo modelo de negócio e tem tudo para ser uma tendencia no futuro.
    Bruno Duarte
    R.A 31420758

    ResponderExcluir
  37. Carine Loize
    RA: 31522526
    PP - Noite
    Neste novo cenário a oportunidade que vejo para os profissionais de comunicação é que irão passar a ter uma nova forma de atender um público, e que dessa forma terão sempre a oportunidade de buscar mais conhecimento, e de explorar a sua criatividade para ter novas estratégias para esse mercado novo.
    E a ameaça seria que com esse novo modelo as pessoa iriam indicar de boca a boca e não ficariam sabendo da empresa através do meios de divulgação tradicional que a comunicação utiliza, mas mesmo assim iremos precisar de profissional da comunicação para saber se as empresas estão atendendo as expectativas dos clientes. Outra ameaça seria o pensamento das pessoas de optar por outros meios de atrair clientes achando que investir em comunicação seria um gasto.

    ResponderExcluir
  38. O modelo apresentado retrata uma nova realidade de adequação do mercado atual diante do perfil consumidor, que já cria a tendência de ofertar particularidades diante a necessidade do seu público. Isto nos mostra que a empresa passa a intender melhor oque o seu cliente deseja, oque é positivo, cria novas oportunidades, porém contribui na saturação da comunicação, visto como desvantagem.

    ResponderExcluir
  39. O mercado vem se adequando aos novos clientes, assim criando pacotes sob demanda,onde o cliente tem uma experiência inscritível em um valor mais acessível.
    Natália Soares -PP -Noite

    ResponderExcluir
  40. Por se tratar de uma forma nova de agregar serviços de qualidade e um preço justo e acessível , para o profissional de comunicação sera um desafio constante fazer que o empresário do ramo tenha essa visão de longo prazo pois ele terá que formular todo uma estratégia para apresentar ao seu cliente.Onde prove que ira faturar mais a longo prazo,trabalhando de forma mais maleável para manter a empresa de pé e prosperando mesmo com valores menores sendo praticados.

    ResponderExcluir
  41. É sempre positivo quando o cenário mercadológico sofre alterações, pois proporcionam aos profissionais novos desafios. Para os profissionais de comunicação, não é diferente, nós publicitários precisamos buscar novas ideias para oferecer soluções diferentes aos nossos clientes.

    ResponderExcluir
  42. O mercado está em constante mudança, isso reflete no comportamento do consumidor e com isso a comunicação também precisa se adequar as essas mudanças junto às empresas. O day pass surge trazendo um novo nicho para o mercado, e assim surge uma necessidade de adaptação da comunicação na hora de vender esse serviço, que na minha opinião é algo bem positivo, visto que o nosso cenário econômico atual não anda muito estável. Para o profissional da comunicação é necessário tomar bastante cuidado com inbound marketing, já que é necessário nutrir esses clientes pra que eles continuem comprando, uma ameaça é que, como diz matéria,é um serviço que é vendido boca a boca, então isso pode fazer com que empresas que possuem esse tipo de serviço, deixem fora da sua lista de prioridades o seu investimento em marketing.

    Marcele Ferreira Valina / PP noite

    ResponderExcluir
  43. Letícia Nonato - PP
    RA: 31427534

    O mercado deve seguir as tendências. É extremamente importante o empreendedor sempre fazer pesquisa de mercado e entender o que o seu público alvo quer. Pensando nisso, acredito que este método seja eficaz e pode, possivelmente, atrair mais consumidores. Entretanto, é sempre lembrar que as mudanças ocorrem rapidamente, devendo o empreendedor sempre está ciente das vontades e dos interesses do seu público alvo.

    ResponderExcluir

  44. Um novo método de mercado que parece ser eficaz ajudando as empresas a manterem seus lucros.Oportunidades são demanda para criação de publicidade, campanhas diretas tendo em vista um publico alvo mais direto, profissionais adequados para esse público e mercado, adaptação do novo mercado.Ameaças são falta de profissionais adequados para essa nova demanda de mercado, alta demanda pode ser tornar uma ameaça a partir do momento em que não tenha profissionais adaptados para esse novo método de mercado.

    Natalia Oliveira
    314113260 PP - Noite

    ResponderExcluir
  45. Acredito que o novo método traz mais oportunidades e o desafio é apenas algo já na rotina do profissional da comunicação. A estruturação da empresa deve ser baseada em uma comunicação assertiva, independente do modelo de negócio. Por isso, acredito que ainda que não se invista em mídias o profissional da comunicação tem espaço no negócio.
    Também acredito que o principal desafio seja o posicionamento bacana da empresa, para que ela possa ser indicada e com isso não deixar de lucrar - o comunicador tem um grande papel na estruturação-.

    Izabella Cunha Borges
    RA 31425800

    ResponderExcluir
  46. Bom, vejo que a principal dificuldade para o profissional de comunicação seja convencer os empresários de que a comunicação será essencial para tornar conhecido o produto ou serviço por ele ofertado.
    Como estudante de publicidade, através das técnicas aprendidas, compreendo que o boca a boca funciona muito bem para um produto que já é conhecido, entretanto para que ele entre no mercado com força é preciso um bom investimento em propagandas.
    Portanto, vejo nesse novo mercado muito mais oportunidades do que dificuldades, pois, sempre que uma nova modalidade de produto ou serviço for lançada precisará das estratégias de comunicação para tornar-se reconhecidas ou expandidas.

    ResponderExcluir
  47. O cenário é desfavorável ao profissional de Publicidade e Propaganda, pois são ações a curto prazo, sem necessidade da atuação mais complexa interna do setor de Marketing da empresa, somente através do chamado ''boca-boca'' a empresa divulga entre os usuários em redes sociais sem grande esforço. Com o tempo, essa prática diminui a demanda de serviços ao profissional esfriando o mercado de atuação e demanda.

    RA: 31421089
    Rosana Silveira

    ResponderExcluir
  48. "Se a ideia é depender menos do marketing e mais da indicação..." "Ou se deixa uma imagem favorável ou o cliente, além de não voltar, avisa a seus conhecidos nas redes sociais que o serviço é ruim."
    Ao meu ver e embasado em todos os estudos de marketing ao longo do curso, o pensamento de causar boa impressão, estimular o boca a boca/indicações, e criar meios alternativos e mais acessível de obter clientes não está fora do conceito geral do marketing, muito pelo contrário.
    Sabemos que o foco é o consumidor, e vejo essas mudanças citadas no texto mais como oportunidade do que ameaça para nós comunicadores.
    O que muda é a necessidade de nos mantermos ainda mais atualizados e com habilidade de persuasão para tratar com esses clientes, que em algumas vezes acham desnecessários um pessoal do marketing, quando na verdade o que andam fazendo e pensando é o puro marketing em si.

    ResponderExcluir
  49. Vejo a partir deste modelo, o crescimento continuo e cada vez mais veemente do Marketing Digital. Empresas que buscam custos menores e com períodos conforme sua necessidade de veiculação de propaganda através das Mídias Sociais (Facebook, Instagram e etc.) como forma de investir menos e ainda sim, de forma eficaz, atingir o público alvo de forma ainda mais segmentada. Nisso existe a vantagem (por menor que seja) de continuar gerando receita para as agências.

    Por outro lado, como dito antes, o custo dessas veiculações é menor, exigindo a prospecção ainda maior por parte das agências de novos clientes, pois diante do cenário econômico, veicular nas grandes mídias (Rádio e TV por exemplo) tem sido uma dificuldade maior para os anunciantes.

    Bruno Henrique de Abreu
    RA: 31429666
    Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  50. Vejo a partir deste modelo, o crescimento continuo e cada vez mais veemente do Marketing Digital. Empresas que buscam custos menores e com períodos conforme sua necessidade de veiculação de propaganda através das Mídias Sociais (Facebook, Instagram e etc.) como forma de investir menos e ainda sim, de forma eficaz, atingir o público alvo de forma ainda mais segmentada. Nisso existe a vantagem (por menor que seja) de continuar gerando receita para as agências.

    Por outro lado, como dito antes, o custo dessas veiculações é menor, exigindo a prospecção ainda maior por parte das agências de novos clientes, pois diante do cenário econômico, veicular nas grandes mídias (Rádio e TV por exemplo) tem sido uma dificuldade maior para os anunciantes.

    Bruno Henrique de Abreu
    RA: 31429666
    Turno: NOITE

    ResponderExcluir
  51. Os cenários de mercados acompanham sempre as tendências e fazem adaptações a situações econômicas, como por exemplo a crise. Acredito que o profissional de comunicação sempre vai ter desafios para se manter atualizado e firmar seu espaço dentro deste cenário de mudanças e novidades. Neste caso acho interessante e super viável os profissionais usarem como estratégias e potencialização de vendas e lucros dentro do day pass, oferecendo o suporte de marketing digital por exemplo. A comunicação sempre estará ligada a qualquer tendência de mercado e acho que o profissional da comunicação precisa estar ligado as oportunidades de encarar cada situação.

    Larissa Freitas | PP - 6º período Noite

    ResponderExcluir
  52. Não é de hoje que o as empresas tratam muita das vez a comunicação, como um gasto, e não um investimento, e com a crise esse tratamento só tem a aumentar. Com esse novo cenário, os profissionais de comunicação terão que criar novas formas de se trabalhar, e trazer sempre novidades para mostrar para as empresas que investir na comunicação, vale sim e traz resultados.

    Pedro Carvalho
    31420752
    PP - Noite

    ResponderExcluir
  53. As novidades são a venda em pequena escala, mostrando que o público pode comprar somente um dia de academia por exemplo. O que é um indicador positivo e que podemos trabalhar. O perigo é que no final da reportagem eles afirmam que quem não tem dinheiro para investir com profissionais de marketing seria uma saída, fazendo com que o mercado seja cada dia mais formado por pessoas que não se profissionalizaram.
    RA:317123237
    Bernardo Gouveia Cardoso

    ResponderExcluir
  54. As oportunidades podem ser as chances de um maior número de trabalhos, essa rotatividade trará mais clientes, e se o profissional estiver atento ele pode fidelizar os clientes que vem a procura de serviços únicos. Mas para que seja realmente uma oportunidade é necessária uma grande atenção aos detalhes, para que os serviços sejam prestados de maneira correta e que gere uma rede positiva.
    Já as ameaças está no fato de que essa rotatividade não pode não se manter por muito tempo, por isso a importância do fidelizar clientes. É necessário que o profissional esteja atento aos detalhes pois eles fazem toda diferença nessa nova "modalidade".
    RA:3152149578
    Ana Paula Ribeiro/Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  55. Ao meu ver a Ameaça é uma desvalorização pouco maior do que já acontece, cabe a nós um posicionamento coerente em relação a isso. Mas eu sinceramente, vejo muito mais oportunidades do que qualquer outra coisa.
    Ter possibilidade de otimizar o tempo e aumentar a demanda é muito bom, fazer volume de trabalho pode aumentar a renda. Fora que para quem está contratando isso é produtivo também, saber que está pagando somente pelo o que realmente usa, trará uma confiança maior e com isso, otimiza a usabilidade de produtos e serviços.

    Pâmela Lima, R.A 31426642

    ResponderExcluir
  56. Stephany Gomes Ribeiro22 de maio de 2017 às 07:56

    Acredito que as oportunidades desse novo modelo é a quantidade de consumidores que irão surgir, já que uma das principais estratégias deles, é o boca a boca, o que dá muito certo, pois, os consumidores acreditam mais em quem já testou algum produto ou empresa, do que as propagandas que assistem. Em relação as ameaças, o profissional de marketing sofrerá um pouco com esse novo modelo, já que as empresas não precisarão mais dos seus serviços, pois usufruirão do “marketing” boca a boca, experimentei, gostei e indico.

    PP/Noite - 31412162

    ResponderExcluir
  57. Afim de atrair clientes e mostrar um diferencial competitivo, as empresas vem se adaptando à um novo modelo de mercado. Este movimento se faz presente com os avanços dos estudos do comportamento do consumidor.
    O consumidor em questão é dinâmico e este novo modelo compreende isso, tanto que ele pode optar pelo valor que vai pagar e pelas qualidades do serviço do qual deseja. Isso são vantagens atrativas para profissionais de marketing.
    No entanto, nem tudo são flores, isso demanda mais do profissional de marketing que deve entender o papel de estratégias eficientes para atrair o seu público alvo e também ao fato de ter um método eficiente de não apostar apenas na rotatividade de clientes, mas também em sua fidelização.

    Fábio Brito
    315116579
    Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  58. As decisões tomadas a partir de uma necessidade, apesar de boa,ao meu ver é momentânea. O retorno pode ser imediato, mas a manutenção do cliente depende de muitas variáveis e querendo ou não, uma hora ou outra a empresa se encontrará dependente de uma boa estrategia de marketing.

    Stephany Lemos
    RA: 31621627
    PP - NOITE

    ResponderExcluir
  59. As vantagens são grandes, alem do aprendizado existe a adaptação do novo modelo de mercado, um maior numero de clientes disponíveis e interessados em uma nova forma de divulgação, que atraia mais que os concorrentes. A ameaça é o boca a boca sem preparo pode gerar problemas para os empresários, talvez o descontrole de entradas e saídas de clientes se não pensado na organização.

    Fernando Marques
    314111936
    PP Noite

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. ara o profissional de comunicação eu não vejo grandes mudanças. A divulgação continuará sendo feita, os produtos continuarão sendo vendidos e talvez surjam mais oportunidades devido ao aumento do lucro das empresas que estão atendendo à esta nova demanda.

    31424861

    ResponderExcluir
  62. Diego Martins
    31425567
    Manhã

    No período de crise em que vivemos muitos negócios tiveram que se reinventar, o caso exposto no texto só deixa este ponto mais evidente. A estrategia que está sendo utilizada aparenta se encaixar com eficiência nas necessidades do período, o consumidor não pode se comprometer com grandes gastos e a empresa não pode se manter sem o retorno. A solução foi vender pacotes menores, ou até planos de um dia só para tornar o serviço mais acessível ao consumidor e consequentemente não a empresa não perder sua clientela.

    ResponderExcluir
  63. Karolaine Elias
    5º período manhã
    Com a situação atual do país, cada pessoa que tem seu próprio negócio ou cada empresa, tem como razão e necessidade de inovar no que esta fazendo, para conquistar e até mesmo reconquistar seu público alvo.
    Como o consumidor não pode se dar o luxo de gastar e passar da sua renda mensal, a solução utilizada parece ser viável tanto para empresa que não pode perder seus lucros, como para o consumidor, que pode utilizar das coisas sem passar do seu orçamento.
    A solução foi acessível para os dois lados, fazendo com que ambos saiam no "lucro".

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. A grande oportunidade neste meio de mercado é que ele se adequa ao novo estilo de vida "corrido" em que vivemos e também traz a tão falada crise que todos citam sendo esta uma maneira dos empreendedores conseguirem reverter a então citada crise e ao mesmo tempo os consumidores terem algo que se "encaixe" ao seu bolso em momento instantâneo ou por um certo tempo.
    A grande ameaça encontrada é a não fidelização do cliente, podendo este não voltar ao seu empreendimento, com isso se torna um número não mensurável.
    Deborah Pimenta 5º pedindo

    ResponderExcluir
  66. Isabella Cristine Costa Ferreira
    RA 31425569
    PP - manhã
    Neste caso eu vejo como desvantagem a desvalorização do profissional de comunicação, pois, ao verem lucro os empreendedores passam a achar que não precisam de uma ajuda especializada.
    Então cabe aos profissionais de comunicação mostrar que com estratégias bem elaboradas e pensadas o lucro pode ser bem maior e/ou até mesmo mais duradouros e deixar evidente sua importância no meio do empreendimento.

    ResponderExcluir
  67. As pessoas, principalmete os empresarios tem entendido que o mercado está cada vez mais complicado e para se manter é preciso mudar ou adaptar a ele. Com a crise muitas pessoas não conseguem se manter, mas muitas acabam se redescobrindo justamente por serem obrigadas a buscar outras saidas. Uma das saídas é a citada acima,que se torna necessária para o dono da academia e super benefica para os clientes.

    Fernando Soares Martins
    06º Período - noite.

    ResponderExcluir
  68. É nítido que as pessoas mudaram a forma de consumo e as empresas assim como o marketing estão se adaptando a esse novo público e não a crise. O fato de a empresa não obrigar o consumidor a pagar um valor único mensalmente pode ser considerado um passo a frente, o consumidor por não se considerar preso pode optar por mais de uma opção.

    RA: 316147988
    PP - MANHÃ

    ResponderExcluir
  69. O Day Pass é algo que vem crescendo bastante, isso vem dos serviços digitais, como assistir transmissões de jogos esportivos, filmes ,etc.. A pessoa pode assinar o pacote ou assistir um jogo ou filme específico. E esse crescimento em outros serviços é por muitas vezes serem mais baratos pra pessoa, por muitas vezes não aproveitar o pacote que ela está assinando. Inicialmente não consigo ver uma ameaça para isso, a não ser a parada de investimento no marketing pelas empresas. A oportunidade disso tudo é que os profissionais de comunicação poderão criar novas estratégias para se adaptar, fora que os freelancers possivelmente serão mais procurados.
    Igor Matheus M. Neto
    5ºPeríodo – PP – Manhã

    ResponderExcluir
  70. R.A: 31425579
    Turno: Noite
    O fato de que o cliente terá mais facilidade gerindo seus pontos de vendas e redes sociais para quem antes fazia disso o seu trabalho, ou seja, nós publicitários pode ser visto como uma ameaça, pois o cliente não irá sentir que há a precisão de contratar um serviço com o preço mais caro em algo que em seu pensamento ele mesmo ou um freelancer, cujo o custo/beneficio é melhor pode fazer. Em contrapartida o mercado para quem é freelancer aumentará e a insegurança de antes pode ser que se torne um pouco mais estável trazendo lucro para estes.

    ResponderExcluir
  71. Em temos de crise e dinheiro curto, o jeito é inovar e criar novas formas de atrair clientes e consumidores. Esta prática de “serviços a granel” ou “personalizados” possibilita atrair novos consumidores e manter as portas abertas e a saúde financeira das empresas.
    Esta nova modalidade possibilita que o consumidor passe a consumir serviços que muito provavelmente seriam cortados do seu dia a dia de acordo com a situação financeira.
    Importante ressaltar que a qualidade do serviço prestado não deve ser inferior pois ao invés de captar novos clientes existe o risco de perder os já existentes.
    Letícia de Aguiar Goulart
    RA 31428260
    Sala 16/17

    ResponderExcluir
  72. o empregador se adapta, pois é a melhor forma de não sair perdendo em toda essa bagunça econômica da qual estamos passando, além de ser muito mais pratico e usável para nos consumidores indecisos.
    RA: 316118076
    KAMILA CHRISTI
    UNA PP NOITE 6º

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. COM ESTE NOVO CENÁRIO, NOS PROFISSIONAIS TEMOS QUE FICAR MAIS ATENTO. POIS PELO QUE LI NA REPORTAGEM, É UM PROCESSO QUE QUASE NÃO SE PRECISA DE UM MARKETING OU CRIAÇÕES DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS PARA DIVULGAR O NEGÓCIO.

    DEPENDE MAIS DE UMA DIVULGAÇÃO BOCA A BOCA ENTRE OS CLIENTES. ISTO NOS TORNARÁ INDISPENSÁVEIS. MAS, PODEMOS TRABALHAR DE OUTRAS FORMAS, NÃO PRECISAMOS FICAR SOMENTE FOCADOS EM MARKETING. A PUBLICIDADE ABRANGE EM VÁRIAS ÁREAS NO MERCADO DE TRABALHO.

    COM CERTEZA ESTES EMPRESÁRIOS DEVEM SE PREOCUPAR COM UM RETORNO NEGATIVO DE ALGUNS CLIENTES. VAI CHEGAR EM UM MOMENTO, EM QUE, SE ELE NÃO TIVER ALGUM PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO PARA GERENCIAR, DIVULGAR, PESQUISAR, ESTES CLIENTES INSATISFEITOS SERÃO UM PROBLEMA MUITO GRANDE.

    PORQUE DO MESMO JEITO QUE SE FAZ UMA PROPAGANDA BOCA A BOCA POSITIVA DE UM NEGÓCIO, TAMBÉM SE FAZ UMA PROPAGANDA NEGATIVA BOCA A BOCA.

    TEM TAMBÉM A QUESTÃO EM QUE ELE NÃO CONSEGUIRÁ ATENDER POR IGUAL EM TODAS AS ÁREAS DE SEU NEGÓCIO, SEMPRE HAVERÁ FALHAS EM ALGUM SERVIÇO.

    É NESSA HORA QUE VAMOS ENTRAR. VAMOS BUSCAR ONDE ESTE EMPRESÁRIO NÃO CONSEGUE SUPRIR A NECESSIDADE DO CLIENTE.

    ResponderExcluir
  75. Maria Clara Guimarães Lopes/ PP Manhã
    RA: 314123611

    Acredito que a estratégia seja assertiva, uma vez que "fatiar" um produto oferece uma certa liberdade para o cliente, contudo, se faz necessário que a empresa esteja em um ótimo nível de satisfação para o cliente, para que este, seja capaz de fazer uma indicação. Uma vantagem, é que o alcance dos potenciais leads será de fato maior utilizando o buzz marketing. Uma desvantagem é que talvez a e fidelização seja mais difícil devido a liberdade oferecida.

    ResponderExcluir
  76. A estratégia de vender pro frações é bastante eficaz para as empresas que diante da crise encontram soluções para se manterem em pé. O grande problema para o publicitário será a falta de demanda gerada pelo sucesso dessas empresas que através no buzz, principalmente na era digital, ganham destaque. Mas essa situação também pode ser vista como uma oportunidade do publicitário se reinventar de acordo com mercado ou até mesmo a frente dele.

    Samara da Silva Lemos
    RA: 31512524
    Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  77. Com a rápida mudança do mercado, a forma de anunciar também tem mudado muito seu cenário, uma vez que está tudo mais simples e corrido. Algo que é novo e surpreendente hoje pode ser obsoleto amanhã. A agilidade em perceber novas sacadas se tornou essencial para o profissional publicitário. Portanto, vejo como oportunidade o fato de existir adequação ao que é ágil, que está em constante movimento, assim como a especificidade do que se produz: conhecendo bem para quem determinado anúncio é destinado são chances de retorno positivo é bem maior. Por outro lado, com tanta coisa sendo oferecida ao mesmo tempo o consumidor não sabe para onde ir, em que propaganda acreditar, e isso dificulta para as empresas a captação de novos clientes, assim como a permanência deles junto a marca.

    ResponderExcluir
  78. O cliente rotativo é favorável para a empresa que bem se organiza, como citado por Márcio Bertolin deve se causar uma boa impressão nos clientes para que eles queiram voltar. Cabe a empresa tomar as iniciativas necessárias para cativar o cliente não apenas para ganhar indicação mas sim fidelizar o cliente para que ele tenha interesse em voltar. Hoje pela grande demanda de opções optamos por experimentar tudo antes de fazer uma escolha final. Um plano de Marketing eficaz faz que a empresa possa ir atras desses clientes para oferecer novos serviços que podem ser complementares, ou anunciar promoções e afins.

    Jéssica Mendes
    RA: 31429351

    ResponderExcluir
  79. A oportunidade encontrada nesse novo sistema é justamente alcançar um maior número de clientes, tanto os do método novo quanto o tradicional e alem disso criar uma fidelização, já que a partir do momento em que há uma indicação e a pessoa gosta do serviço e de como ele é prestado ela irá retornar. Porém uma desvantagem seria que o grande leque de opções pode fazer o cliente se perder e acabar permanecendo onde sempre esteve para não correr riscos de não gostar do novo sistema.
    Bárbara Michetti
    RA:31514038

    ResponderExcluir
  80. Nome: Katheryne Martins
    R.A: 31426983
    Noite

    O método boca a boca, é um veterano no ramo da comunicação, e é fato de que quando o consumidor se sente satisfeito com o produto que você esta oferecendo a propaganda que ele fará será positiva até um determinado tempo, pois o individuo tende em lembrar mais vezes e com um período de tempo maior das experiências negativas que ele teve. Apesar disso, propostas como descontos por sugestão e adesão de amigos podem ser uma tática que gerará satisfação tanto para o produtor quanto para o consumidor, pois ambos estarão lucrando no final.

    ResponderExcluir
  81. O mercado vem usando diversas forma para se manter, uma forma a qual, favorece os clientes pelo fato da praticidade e do valor. As oportunidades para um profissional de comunicação é exatamente essa forma que está sendo utilizada para alcançar mais clientes, pois quanto maior o numero de clientes, maior será o trabalho. Por outro lado o método boca a boca, pode fazer com que as empresas não utilize mais os serviços de marketing.

    NOME: Bianca Alencar
    RA: 31420753
    PP / NOITE

    ResponderExcluir
  82. Calile Lopes
    31420779
    PP - Noite

    Afim de manter o negócio sustentável as empresas estão cada dia mais, implantando métodos para atrair novos clientes, como no caso no modelo 'sob demanda'. Esse modelo de negócio é bom para o cliente que não precisa criar um vínculo com a empresa e é bom pra a empresa no qual terá um aumento em sua receita/lucro. Dessa forma, as profissionais de publicidade terão uma grande demanda para mostrar ao público essa nova oportunidade de utilizar um serviço/produto de forma personalizada, aumentando assim os serviços para a área comunicacional. Por outro lado, as empresas tentam atingir um número maior de pessoas e não mais um público específico dificultando a comunicação, pois serão muitos nichos a serem trabalhamos, perfis muito diferentes que pedem um modelo de comunicação diversificado.

    ResponderExcluir
  83. O mercado vem mudando constantemente e com isso é preciso saber e atualizar o modelo para chegar nos clientes. Hoje em dia a linguagem e muito mais direta, usando de diferentes modelos para alcançar diferentes públicos sendo objetivo. Acho muito valido e positivo.

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Aluna: Mayra Helloá Silva
    R.A: 315115593
    Tuno: Manhã

    Para o profissional de comunicação, o desafio consiste em explicar esse modelo "sob demanda" para o público. Paral tal, se faz necessário abusar da criatividade e da imaginação para criar/entregar campanhas estratégicas, estabelecendo uma via de mão dupla: chamar a atenção do público visando não vender o produto devido ao seu valor baixo, mas o valor da utilização, linkando o benefício do produto às necessidades e interesses do público. Ao desempenhar isso, automaticamente, o profissional de comunicação cria um "know how" para desempenhar campanhas mais assertivas e segmentadas, mantendo uma fala transparente, direta e coesa com o público.

    ResponderExcluir
  86. É visto que a forma que elaboraram para manter os clientes e aumentar o fluxo de pessoas que frequentam o lugar, deu certo. Apesar de nao contarem com o auxilio de um profissional da comunicação, visto que as empresas teriam gastos com isso, o que no momento de crise, nao estao podendo arcar. Entao infelizmente o profissional de comunicação sai prejudicado, e pelo menos nao estao trabalhando por um valor curto, que ai o serviço ja seria desvalorizado como ja estamos acostumados. Entao tem o lado bom e lado ruim nesse procedimento para sobreviver a crise.

    ResponderExcluir
  87. Com esse cenário, o profissional de comunicação tem a possibilidade de se reinventar para se destacar no mercado. Agir fora da curva em situações de crise, pode fazer com que a empresa saia na frente e conquiste um grande market share em seu setor. O que seria difícil se o cenário se mantivesse inalterado. É uma grande oportunidade para pensamentos vanguardistas. Empresas familiares, muito tradicionais e resistente à mudanças, terão muitas dificuldades de se adpatar a essas nova condição do mercado. Existem muitas crenças limitadoras no empreendedorismo, como: "Em time que está ganhando, não se mexe". Esse tipo de pensamento, atrasa a evolução das empresas e em tempos de crise, pode levá-las à falência, pelo simples medo de mudar.

    RA: 315114175
    Publicidade Noturno

    ResponderExcluir
  88. Podemos falar que o profissional de comunicação tem várias oportunidades com esse novo modelo que as empresas estão adotando mediante a crise que o país está vivendo.
    Cabe a ele, ter flexibilidade e melhor visão das oportunidades que essas "ameaças" oferecem. Essas situações são válidas para que os profissionais de comunicação pensem fora da caixa para criarem campanhas inteligentes sempre agregando valores ao produto para que o consumidor se sinta cada vez mais "exclusivo".


    RA 315232409
    Manhã

    ResponderExcluir
  89. Através desse metódo, o consumidor fica livre, sem depender de um pacote fixo como diz a matéria, e assim fica melhor para o seu bolso e para talvez seu tempo. Muitas vezes adquirimos pacotes fios que talvez não tenhamos tempo de usar ou necessidade. O cliente dessa nova forma se sente exclusivo e acaba sendo fiel a empresa.

    RA 31428823

    ResponderExcluir
  90. Essa nova prática de fatiamento de serviços é uma consequência da grande quantidade de serviços concorrentes oferecidas aos clientes, além disso, a crise economica em que o país esta passando influencia diretamente na população que prefere gastar menos momentaneamente.
    O próprio mercado de comunicação esta mudando e tendo que se adaptar à necessidade dos consumidores que desejam melhorar seus resultados, pagando menos.

    Cássio Antunes
    31321479

    ResponderExcluir
  91. Vejo cada vez mais pessoas querendo o que realmente esta sendo necessário em determinado momento da vida, com isso a segmentação de mercado vai mesmo crescer cada vez mais, nichos especializados em infinitas coisas já estão espalhados por ai.
    As vantagens para a área de comunicação seria a possibilidade de fazer a marca/pessoa ter um relacionamento mas próximo de cada cliente, tendo mais facilidade do comunicador ganhar a confiança e a admiração dos mesmos em menos tempo. O giro de clientes será bem maior e não vai importar tanto a fidelização pois sempre vão haver pessoas na procura por ser em menor prazo com preços acessíveis para as marcas/pessoas que querem divulgação.
    As desvantagens atingiriam mais as empresas de comunicação maiores, seria muita informação pra muita marca/pessoa, para pouca agencia com profissionais que não dariam conta de tanta demanda, abrindo ai oportunidade para freelancers.

    Mariana Clemente
    RA:314111928

    ResponderExcluir
  92. A situação atual do país faz com que empresários em geral utilizem de novos métodos que visem o lucro de uma forma que eles não tenham que gastar tanto. É uma proposta boa para o consumidor, e para a empresa, mas acaba desvalorizando o profissional de comunicação.
    Samara Carneiro
    PP Noite
    31427388

    ResponderExcluir
  93. As mudanças estão acontecendo tanto pela crise econômica que estamos atravessando tanto pelo consumidor, que está cada vez mais bem informado e mais exigente. Planos personalizados, day pass são tendencias. No mercado da comunicação as vantagens são um trabalho cada vez mais segmentado, conseguindo alcançar públicos bem específicos e a desvantagem talvez um mercado mais sucateado. Mateus silvetsre almeida costa 314114261 pp 6 período noite

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Oportunidade: estratégia de adequação das propostas de serviços de acordo com a realidade do cliente, o que irá gerar fidelização. Além de desenvolver campanhas utilizando mídias alternativas, que podem chamar atenção do target sem exigir um custo alto de investimento.
    Ameaças: concorrentes desleais onde abaixam os valores muito abaixo da "tabela padrão", o que acaba gerando uma desvalorização da profissão.


    Fabrícia Helena de Souza Silva
    RA: 314120475 - PP - noite

    ResponderExcluir
  96. Uma importante ameaça ao profissional de propaganda é que as empresas não investirão em grandes campanhas. Por outro lado abre-se uma grande oportunidades de campanhas mais pontuais e locais que utilizam bem o boca a boca que tem se tornado um grande aliado dos empresarios. Uma destas campanhas pode ser através de criação de materiais e mídias locais, como panfletagem, banners ou folhetos em hotéis próximos destes locais...
    Alguns hotéis, como o Grand Ênio de Varginha, deixam um pôster no elevador lembrando da parceria com a academia em frente.
    A oportunidade que não pode ser perdida pelo profissional da propaganda é a criação destes matérias com critividade para atingir esse público local e pontual.


    Caroline Amélia Inaibes Sabino 314211494
    PP noite

    ResponderExcluir
  97. Ao meu ver a empresa poder "fatiar" o seu serviço só vai aumentar a competitividade tanto no seguimento da empresa quanto no mercado publicitário, por exemplo, se várias empresas decidem "fatiar" o serviço da mesma forma cabe ao cliente decidir qual serviço ele quer e cabe ao publicitário definir como conquistar a decisão desse cliente. O mercado está em constante mudança e as mudanças sempre vão aparecer de acordo com a necessidade de cada um, e o mercado publicitário deve se adaptar a todas essas mudanças.

    Matheus Lucas Pereira Rios
    6º Período, PP, Manhã.

    ResponderExcluir
  98. Matheus Parreiras Junqueira
    PP Noite
    RA 314210479

    O serviço On Demand está cada vez mais sendo utilizado e explora cada vez mais as necessidades do consumidor. As vantagens será que o publicitário terá como explorar mais as cabeças do publico-alvo e pode conseguir ótimos resultados. As desvantagens é que serão muitas informações para captar e o publicitário deve estar cada vez mais preparado e capacitado para trabalhar com esse tipo de serviço. É melhor nos adaptarmos!

    ResponderExcluir
  99. Douglas Rocha
    RA 31425574

    Os riscos podem ser fatais em um cenário onde a crise influencia direta e indiretamente as ações no mercado. Um passo errado pode se tornar o ultimo para um profissional de comunicação, pois, o insucesso de uma empresa em uma crise pode determinar a sua falência.
    Da mesma forma que as oportunidades e as ações bem feitas podem rotular o profissional de comunicação como de sucesso, por manter uma determinada empresa no período de crise ou por aumentar o sucesso da empresa no mesmo período.

    ResponderExcluir
  100. Leandro Henrique Pimenta5 de junho de 2017 às 13:05

    PP Noite
    R.A 31425581

    Acredito que a principal dificuldade para o profissional de comunicação, é a quantidade de novos clientes de padrões diferentes utilizando o mesmo serviço, ou seja, vai ser necessário muito estudo de público, porque será um público bem variado, e saber como se comunicar com cada um deles. A vantagem é que vai cada vez mais ser necessário esse profissional, mas é necessário já se adaptar, pois acredito que cada vez mais o mercado vai inserir " essa forma fatiada" de serviço.

    ResponderExcluir
  101. Como sempre, o mercado está se adaptando ao seu consumidor. A vantagem dessa nova necessidade é o dinamismo que pode ser proposto e as diferentes experiências que podem ser transferidas ao cliente. Além disso, vender muitos pacotes/planos de valores mais baixos também gera fluxo de caixa. Como desvantagem podemos perceber a diminuição na adesão de pacotes mais completos e caros.

    ResponderExcluir
  102. Não é de hoje que o as empresas tratam muita das vez a comunicação, como um gasto, e não um investimento, e com a crise esse tratamento só tem a aumentar. Com esse novo cenário, os profissionais de comunicação terão que criar novas formas de se trabalhar, e trazer sempre novidades para mostrar para as empresas que investir na comunicação, vale sim e traz resultados.314113261

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. A ameças são de o profissional de comunicação ter menos demanda de serviço de Marketing tradicional para essas empresas, mas vejo grandes oportunidades para os profissionais de comunicação trabalharem no Marketing digital e mídias sociais, pois as fotos dessa mesma empresa, sua identidade visual e sua logo devem ser atrativas para esse publico que alem de ouvir opiniões das pessoas, elas querem também ver as fotos da empresa nas redes sociais e certificarem que estão condizendo com o que seus amigos falaram a respeito da empresa. Os profissionais de comunicação podem atuar nas pequenas divulgações dessa empresa, desde o cartão de visita, até as fotos 360 graus para aparecerem no perfil do google maps dessa empresa, ele pode também atuar na área de pesquisa de satisfação do cliente, enfim acho que cada profissional pode atuar em alguma área que por mais que seja pequena, pode render muitos lucros e estratégias de mercado para cada empresa!
    Silvia de Lima Reis, PP manhã, 7 período RA 314118499

    ResponderExcluir
  105. A vantagem vem tanto para o cliente quanto para a empresa, o local oferecendo pacotes de menor custo e serviço reduzido garante que novos clientes interessados em algo mais simples apareçam e fiquem satisfeitos.
    Porém a desvantagem vem na área do marketing onde o interesse da empresa vai por estar lucrando com o aumento de clientes.

    R.A: 31426982
    PP Noite

    ResponderExcluir
  106. Oportunidades
    Ao se adaptar ao novo modelo de consumidor as empresas conseguem atrair mais público tendo em vista que o consumidor atualmente não quer se ver preso a mensalidades, pagamentos longos. Sendo um modelo de publicidade que está sendo bem aceito dá aos profissionais de comunicação varias possibilidades para criar novas estrategias e capitar clientes.
    Desvantagem:
    Empresas que aderem a esse tipo de serviço costumam eliminar o serviço de marketing
    pois a divulgação acontece boca a boca isso pode ser prejudicial aos profissionais da área.
    Cibele Rayane
    Ra:31425977

    ResponderExcluir
  107. Daniel de Oliveira
    31412173

    O mercado precisa sempre estar se adaptando as novas realidades, para não ficar defasada e perder público. A realidade para essa "liberação" pode ser perigosa fazendo com que as empresas não tenham um público fiel e a rotatividade seja muito grande, porém apresentando um numero de clientes mais adeptos exatamente por estar livre para escolher a forma de usar. O projeto apresenta vantagens e desvantagens, porém deve ser estudo para ver se realmente é adequado usar como estratégia. O maior trunfo será a satisfação do cliente, que faz as vezes da propaganda usando o famoso e recompensador boca a boca.

    ResponderExcluir
  108. Pras empresas é um novo cenário mas para o profissional de comunicação a mudança é inerente. De qualquer forma teremos de saber vender o produto, seja um pacote fatiado ou inteiro. Continuamos entendendo a demanda e oferecendo a solução da necessidade do cliente
    Ana Clara Lopes
    31425713
    Noite

    ResponderExcluir
  109. Acredito que as empresas estão sendo levadas a mudar pelo novo comportamento do consumidor.
    Antes o consumidor era levado a "engolir" um mau atendimento, ou até mesmo ser obrigado a comprar em determinado local pela falta de opção.
    Hoje a empresa esta diante de um consumidor conectado, instruido, com muitos recursos de pesquisa e opções de compra.
    Porém a empresa que esta antenada a esse novo comportamento, pode se beneficiar muito!
    A economia recorrente esta com tudo, e a quantidade de potenciais compradores é muito grande!

    Gustavo Fortunato
    317112860

    ResponderExcluir