terça-feira, 29 de maio de 2012

Exercício III - Influência do Grupo Social

Exercício apenas para os que não estiveram presentes nas duas primeiras aulas do dia 28/05
Cigarro: o uso do cigarro e a marca a ser consumida são fortemente influenciados pelos grupos porque se trata de um hábito social.

Cuecas: o seu uso não necessita da pressão do grupo, mas o uso tem uma certa influência na escolha da marca, embora não muito forte para a maioria dos consumidores, pela inexistência de visibilidade. O que tem, inclusive, incentivado a 'moda' entre uma parcela pequena de jovens das calças baixas que mostram a marca no elástico. É uma tentativa de 'puxar' o produto para um ponto mais acima da tabela.

Perfume: há uma relativa pressão do grupo para o uso do perfume, embora em grande parte seja uma opção pessoal ligada à personalidade. Mas a escolha da marca é fortemente influenciada pelos grupos de referência.

'Chapinha': os grupos sociais femininos fortemente influenciam seus membros para o uso do produto/serviço, mas ainda não há a pressão forte para a escolha da marca (ou do salão), embora tenha crescido com o tempo
.

Lembrando nossa aula (que pode ser também conferida no livro), façam um gráfico de possíveis influências dos grupos de referência no consumo indicando a posição de dez produtos ou serviços, em posições variadas, conforme seu ponto de vista, justificando, brevemente, sua opinião, como no exemplo acima.

Individual com entrega para o dia 04/06


Nenhum comentário:

Postar um comentário