segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Estudo Dirigido III:



Prezadas e Prezados,

Esse foi o Estudo Dirigido realizado no último dia 7 de novembro em sala. Para aqueles que não puderam comparecer, o exercício poderá ser feito INDIVIDUALMENTE e entregue no dia 21 de novembro.

1)     Selecionar um anúncio com ênfase em cada necessidade apontada pela Teoria de Maslow (total de cinco anúncios). Justifique a escolha.

2)      A partir dos produtos/serviços das peças publicitárias anteriores, posicionem os cinco produtos e/ou serviços no gráfico sobre influência dos grupos no uso do produto/serviço e na escolha da marca (lembrem-se a nossa aula, que pode ser também conferida no livro), conforme seu ponto de vista, justificando, brevemente, a opinião do grupo, como nos exemplo da figura.

Cigarro: o uso do cigarro e a marca a ser consumida são fortemente influenciados pelos grupos porque se trata de um hábito social.

Cuecas: o seu uso não necessita da pressão do grupo, mas o uso tem uma certa influência na escolha da marca, embora não muito forte para a maioria dos consumidores, pela inexistência de visibilidade. O que tem, inclusive, incentivado a 'moda' entre uma parcela pequena de jovens das calças baixas que mostram a marca no elástico. É uma tentativa de 'puxar' o produto para um ponto mais acima da tabela.

Perfume: há uma relativa pressão do grupo para o uso do perfume, embora em grande parte seja uma opção pessoal ligada à personalidade. Mas a escolha da marca é fortemente influenciada pelos grupos de referência.

'Chapinha': os grupos sociais femininos fortemente influenciam seus membros para o uso do produto/serviço, mas ainda não há a pressão forte para a escolha da marca (ou do salão), embora tenha crescido com o tempo.

Lembro que, neste tipo de exercício, o que conta é o raciocínio e a lógica no pensamento estratégico, não exatamente uma resposta certa ou errada para aquele determinado tipo de produto/serviço. Por exemplo, há o argumento plausível de que o cigarro está cada vez mais tendo menos influência do seu consumo pelos grupos para se tornar uma convicção pessoal (já que os grupos, ao contrário, estão recriminando aqueles que fumam) e que também perdem espaço para a influência do grupo na escolha da marca, pelo mesmo motivo anterior, mas também pela legislação cada vez mais restritiva à publicidade.

3)     Descreva um Grupo Social, os critérios e suas características (de acordo como foi dado em sala e no livro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário