quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Excesso de oferta



Por Hélio Schwartsman - Folha de S. Paulo - 16/09/2014

Até algumas décadas atrás, estudiosos de teoria da decisão diziam sem pestanejar que deveríamos ampliar ao máximo o leque de opções. Se você precisa escolher um plano de saúde, por exemplo, quanto mais possibilidades houver no cardápio, maiores as chances de encontrar a alternativa mais adequada. Em termos lógicos, isso faz todo o sentido.

O problema é que não somos tão lógicos assim. Trabalhos de Daniel Kahneman e Amos Tversky nos anos 70 mostraram que, na hora de fazer escolhas, seres humanos recorremos a uma batelada de truques duvidosos, como ignorar evidências que não nos agradam, fiar-se em narrativas vívidas, que, se não tornam a decisão racional algo impossível, ao menos fazem com que ela seja um fenômeno menos frequente do que imaginavam os filósofos iluministas.

E uma das coisas que perturba nossa capacidade de escolher mais cuidadosamente é o excesso de ofertas. Como mostra Barry Schwartz em "O Paradoxo da Escolha", nós temos um problema quando o supermercado da esquina oferece 285 variedades de biscoitos, 85 qualidades de suco, 95 opções de salgadinhos e 61 tipos de filtro solar. Mesmo que suplantássemos nossos impulsos heurísticos e nos dispuséssemos a estudar direitinho cada produto antes de comprá-lo, isso seria quase impossível. Quanto tempo um consumidor pode dedicar à seção de bolachas?

Essa longa introdução é para falar das eleições para o Legislativo. Aqui em São Paulo, em nosso modelo de voto proporcional de âmbito estadual, o eleitor precisa escolher entre 1.486 modelos de deputado federal e 2.128 ofertas de estadual. E nenhum deles vem com rótulo.

Se queremos tornar a escolha de legisladores uma tarefa compatível com nossa capacidade de tomar decisões conscientes, é preciso adotar o voto distrital, que derrubaria as opções da casa do milhar para a mais manejável dúzia. Sem isso fica difícil.

Prezadas e Prezados, quais as consequências para os profissionais de comunicação?

66 comentários:

  1. As consequências de grandes ofertas do mesmo produto é que fica mais acirrada a briga entre as marcas pela preferencia do consumidor.Logo nós publicitários temos a missão de descobrir quais os fatores de decisão de compra relevantes para aquele público e trabalhar a imagem da marca/produto nessa direção, para que o nosso produto seja lembrado e se torne uma opção de compra na mente do consumidor. Além do uso e abuso de campanhas publicitárias, só assim para que o nosso produto em questão não se torne mais um dentro do segmento. Elaine Pires - LBA

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  2. O excesso de oferta de produtos/serviços deixa o consumidor totalmente em dúvida, principalmente com a entrada de um novo no segmento. Aí que entra o profissional de comunicação, que possui a missão de convencer o consumidor que a marca que ele trabalha é a melhor opção, fazendo com que a marca tenha uma forte lembrança tanto pelos seus atributos quanto pela identidade visual.

    Gustavo Santana - PP - LBA - Sexto período - Noite

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  3. As consequências para a comunicação é que fica tanta oferta, tantos produtos para o consumidor final que eles mesmos ficam indeciso em qual escolher. Cada marca/produto tem que fazer um diferencial para atrair o consumidor e fazer com que ele adquira o produto. Precisamos escolher os fatores reais que levam o consumidor a realizar a compra de uma determinada marca, e isso fica cada vez mais difícil devido a tantas concorrências.
    Bruna Lopes Guimarães – LBA 6° Período

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  5. Com o aumento exacerbado de ofertas de produtos,seja em qual mercado for, os desafios para os profissionais de comunicação se tornam ainda maiores. Precisaremos fazer um baita esforço para conseguirmos destacar o produto do nosso cliente "nas prateleiras". Além de estudar o consumidor dia a dia, para conseguirmos propor uma oferta à altura da sua demanda, a publicidade terá mais do que nunca o papel de responsável pela compra. Investimento em atributos tangíveis, cores, embalagens e promoção (de promover) será cada vez mais importante para o consumidor, do que o preço em si. E tudo isso é responsabilidade dos comunicadores. Com esse aumento de oferta, até mesmo os "commodity" exigirão esforço dos profissionais de comunicação.


    Ana Raquel - LBA- Noite - 6º P

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  6. Fica cada vez mais difícil e desafiador. Tudo está mudando. O mundo em si, as tecnologias, e automaticamente a cabeça das pessoas. As opiniões são mutáveis, e consequentemente isso tem abalo em muitas coisas, também, logicamente na comunicação.

    Vender um produto envolve mais que valor. Envolve desejo, vontade, necessidade, motivação. Tem gente que adquire algum produto ou serviço, e nem sabe o motivo. Ou seja, além de tudo a gente tem que saber atender também a quem ''não sabe'' o que quer, e por que quer. A publicidade realmente tem que se inovar cada vez mais, visto que sempre haverá gente chegando com ideias inovadoras, o que nos obriga a começar do zero e pensar em outros diferenciais.

    Os aspectos de compra são um objeto de estudo pra quem quer oferecer uma solução melhor em publicidade, por isso o ideal é inovar sempre. Caso contrário, seremos apenas publicitários soltos no mercado.


    Dayane Almeida Silva, PP - LBA - 6° Período - Noite.

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  7. Hoje cada dia mais está com muita concorrencia os produtos, você compra em um local uma camisa que e um preço e ve numa outra loja a mesma camisa que e bem mais barato, por isso tem que fazer bastante pesquisa para saber onde poderá comprar. Eu mesmo hoje não sou muito de comprar aqui no Brasil, acho um absurdo o preço que são os produtos, prefiro guardar dinheiro e viajar e comprar roupas,acessorios,chocolates la fora que o preço e muito mais barato. Na hora que vou em um supermecado estou com meu pai ou minha mãe e eles ensinam que temos que fazer pesquisa pra saber onde é melhor para comprar o determinado produto. Hoje está cada vez mais complicados com tantas coisas e tantas concorrencias existentes.

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  8. A função do "leque de opções" estimula a concorrência e competitividade de mercado. Logo, tende a aquecer a economia.

    Sabemos que as escolhas dos consumidores são motivadas pelos sentimentos. Logo, cabe ao setor de publicidade trabalhar na divulgação dos propósitos de tal marca e o que a difere das demais.

    Os propósitos mudam a cada era. Já passamos por vários temas como: status, sustentabilidade, interatividade... etc A marca que mais se destaca, ganha a escolha do cliente, pois ao estar em evidência e compartilhar do tema regido naquela atualidade, consequentemente torna-se uma opção considerável e um possível escolha.

    Uma ferramenta que pode ajudar na ''não banalização" de determinados produtos, são órgãos que consultem e verifiquem a qualidade do que está sendo oferecido. Assim, após essa filtragem, preferencialmente rigorosa, pode ajudar a unir quantidade (suficiência) com qualidade.

    João Ricardo Mesquita
    PPLBB

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  9. A cada dia surgi mais uma marca nova no mercado, a cada dia surge mais um produto. O que diferenciam esses produto de outros, é a forma com que a propaganda é abordada, é a forma que o conceito do mesmo é introduzido na sociedade. A variedade de oferta de produtos do mesmo segmento faz com que as agências produzam cada vez mais propagandas diferenciadas, com pesquisas por trás para captar o seu público alvo e assim conseguindo uma compra mais satisfatória. O excesso de oferta vem obrigando cada vez mais a atualização de informações para atrair o consumidor final. As conseqüências para um profissional da comunicação é sempre estar se atualizando, sempre ver outros modos de aguçar nossa compra - sendo com teorias (processo limbico, circulo de ouro, etc.), sendo com embalagens mais bonitas - e com isso diferenciando seu produto entre outros mil.

    Bruno Ferreira Alves - PPLBB - Noite

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  10. Com a oferta de produtos/serviços da mesma categoria sendo grande, é papel do profissional de comunicação da empresa desenvolver uma vantagem competitiva sobre as demais marcas. Como as características dos produtos são muito parecidos, é preciso desenvolver uma dimensão simbólica sobre o produto/serviço. Ou seja, não o que ele é, mas o que ele pode significar para o cliente.

    Breno Costa - PPLBB - Noite - 6º Período

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  11. O excesso da oferta é um fator praticamente irrversível. Cabe ao profissional de comunicação estudar e se reinventar constantemente para estar apto a desenvolver sua profissão. comunicar é entender, e isso é difícil. Conseguir diferenciar seu produto, em meio a tantos concorrentes, é o famoso "desafio da comunicação". Não há como fugir. Esta na chuca, é pra se molhar.
    Pedro H. Santa Rosa. 6° Período LBB Noite

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  12. Essa variedade imensa que temos de produtos do mesmo ramo, tem seu lado positivo e negativo. Positivo claro por, poder agradar a Gregos e Troianos. Negativo por nunca conseguirmos escolher ao certo o que é melhor pra nós, pela variedade ser imensa, e como no texto já fala, ninguém vai ficar comprando, experimentando de tudo. Cabe ai o profissional de comunicação dar uma alavancada no produto/serviço para que seja bem vista pelo consumidor

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  13. Neste cenário, cabe a revisão ou a construção de um atualizado plano de marketing, que ilustre as características desse atual público tão atingido de opções, e também uma avaliação do plano de comunicação, que terá de encontrar um diferencial competitivo que não só destaque um determinado produto, mas também satisfaça as necessidades do consumidor final.

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  14. Muito boa essa analogia, e concordo plenamente quando se diz da tal variedade de "produtos"no mercado. Temos que ser cuidadosos na hora das escolhas, embora não de pra pesquisar a fundo as características de cada um, devemos levar em consideração alguns principios básicos para cada decisão.

    Gustavo Mateus Gontijo - publicidade - LBB - Noite

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  15. De acordo com a teoria dos tipos: "preferimos sempre mais ao meno$". Esse post retrata muito bem essa análise de tipos, por um simples motivo. Temos hoje em dia muitos produtos do mesmo segmento à escolha do cliente. Com isso, é preciso fazer uma análise de qual produto se encaixa melhor nas nossas necessidades e desejos. Um bom método de filtrar essa grande variedade é estabelecer a relação custo/benefício.

    Rafael França - PPLBB - Noite

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  16. O mundo do consumo esta cada vez mais amplo, a cabeça das pessoas mudam conforme a comunicação, quando se fala em estilo, devemos lembrar que todos os retros estão em alta, complicado pensar somente no hoje, se a moda esta no ontem e também vai estar no amanhã, para que conseguimos enaltecer as nossas necessidades e desejos devemos estar em constante mudança, mudar juntamente com o movimento.
    Washington Júnio Gomes da Silva
    PPLBB NOITE

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  17. Como cada vez mais existem mais marcas dos mesmos produtos, o nosso trabalho se torna ainda mais importante e difícil. Pois ser escolhido entre tantas outras marcas e uma tarefa cada vez mais dificil, temos que fazer o nosso produto se destacar entre os demais, para ser o escolhido.

    E na questão política é realmente gritante, penso que talvez eleições regionais fossem melhores e mais fáceis para filtrar a quantidade de candidatos, pois com esse enorme número de candidatos, mal sabemos 30% dos candidatos a deputado, e muito menos as propostas dos mesmos. No atual cenário quem tem mais dinheiro tem maior visibilidade e possivelmente ganha as eleições.

    Fernando H. Bastos - 6º Periodo Noite - LBA

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  18. A consequência acaba por ser a necessidade do profissional de comunicação se dedicar e implantar sua marca/produto/reputação de forma memorável e renovadora, uma vez que o excesso da oferta é uma questão que hoje em dia não se pode realmente mudar, está implantado. Por isso um melhor método seja se destacar e mostrar o melhor lado e benefício para os consumidores. E evidentemente, fazendo ligação com o final do texto, esse raciocínio também vale para as épocas de eleições; é necessário que o candidato mostre suas melhores propostas e campanhas que, verdadeiras ou não, serão o caminho para conquistar os eleitores.

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  20. Os profissionais de comunicação devemos sempre estar antenados as novidades do mundo ao nosso redor e sempre renovar as idéias para que no mercado com tanta oferta possamos aplicar o diferencial e conseguir erguer uma marca

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  21. As consequências são desafios cada vez maiores para a publicidade. Mas não encaro isto como negativo, uma vez que a função da publicidade é mesmo ser inovadora. É se reinventar, criar soluções para problemas insolúveis. O criativo é uma fonte inesgotável, e é o que faz a publicidade ser tão prazerosa como é. Em termos de propaganda política, convencionou-se tipos de campanhas tradicionais. O candidato que consegue trazer um diferencial e sair do padrão tem chances melhores de ser visto.

    Larissa Venturini Oliveira
    PP - LBB - Noite 6º Período

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  22. As consequências são desafios cada vez maiores para a publicidade. Mas não encaro isto como negativo, uma vez que a função da publicidade é mesmo ser inovadora. É se reinventar, criar soluções para problemas insolúveis. O criativo é uma fonte inesgotável, e é o que faz a publicidade ser tão prazerosa como é. Em termos de propaganda política, convencionou-se tipos de campanhas tradicionais. O candidato que consegue trazer um diferencial e sair do padrão tem chances melhores de ser visto.

    Larissa Venturini Oliveira
    PP - LBB - Noite 6º Período

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  23. Os profissionais da Comunicação e os representantes tem dificuldade ate mesmo de apresentar algum tipo de mercadoria, hoje em dias os produto estão disponível no mercado numa quantidade maior do que os consumidores estão dispostos a comprar, isso faz com que os mesmos fiquem em duvida, pois é oferecido o mesmo produto com varias outras marcas e preços. Visando a concorrência os comerciantes forçam a baixa nos preços de modo a trazer o mercado a um equilíbrio.

    Um exemplo amplo é a crise que surgiu com excesso de oferta da carne suína que sofre com a alta no preço da soja, encarecendo rações dos animais.
    Segundo reportagens os Suinocultores independentes são os mais afetados. A Situação se torna cada vez mais delicada e as dificuldades permaneçam, fazendo com que a produção se torne inviável.

    Francielle de Sousa Lima- LBB- Noite / 6ºPeriodo

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  24. Com o mix de produtos / marcas / serviços que temos hoje, acaba que ficamos meio perdidos diante tantas ofertas, isso acaba confundindo o consumidor no ato da compra (o mesmo que ia levar um produto x, acaba levando um produto Y). Para que alguma marca / serviço / Produtos e ofertas tem olhares diretamente sem causar duvidas, é preciso que nos publicitários levam até os mesmos serviços inusitados, para que a concorrência não tenha espaço que causa dúvida no ato da compra.

    Laís Ottone Mendes 6º período - LBA noite

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  25. Com tantas opções de ofertas no mercado o consumidor acaba se confundindo, e é a partir desse momento em que o profissional de comunicação entra como forma de auxiliá-los. A primeira coisa em que devemos fazer é tornar a marca um produto memorável - de forma positiva - e para que isso aconteça é necessário em muitas das vezes investir em mídia, para que os concorrentes não tenham tanto espaço de divulgação e acabam sendo deixados de lado. A partir do momento em que a marca é lembrada, o produto passa a ser consumido e se tiver uma boa qualidade passa a ser indicado para outros consumidores. O que faz com que o produto se destaque novamente.

    Marianna Alves Peixoto de Melo - 6º Período Noite - LBA

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  26. Para a comunicação o excesso de oferta e um grande atrativo devido a ter vários produtos, ou políticos e etc . A criatividade sobressai aos outros com isso o profissional de comunicação tem que estar sempre se renovando e inventando e conquistando, e com essa grande responsabilidade nas mãos e com desempenho cada vez mais ligado a comunicação acaba que o profissional vai ter que ser valorizado, pois o empenho da empresa ou do politico esta diretamente ligada à comunicação. E com esse esforço e desempenho dos profissionais de comunicação a escolha ficara facilitada pela qualidade da sua interação com o publico alvo do produto .
    Raniery Santos Fernandes 6º período - LBA noite

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  27. O desafio do profissional de comunicação é destacar o seu produto perante as diversas opções. Já que não há limitação financeira justa e igualitária para os investimentos dos partidos em propaganda política e não há previsão de regulamentação para equilibrar esses investimentos, o comunicador pode empenhar-se para fazer uma propaganda que se destaque das demais. Não é tão complicado quanto parece, basta ter criatividade e originalidade (como foi a primeira campanha eleitoral de Barack Obama em 2008). Sempre teremos diversas opções no mercado, mas uma comunicação bem feita irá fazer você pensar em determinada marca, independente da quantidade disponível.

    Nathália Santos Leandro - 6º - PPLBB - Noite

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  28. O grande desafio do publicitário hoje é justamente conseguir se destacar dos concorrentes de uma forma perceptiva aos olhos do consumidor. Hoje é muito fácil as marcas não só conseguirem o seu espaço em uma gôndula de supermercado mas principalmente conseguir a atenção do consumidor através de estratégias de persuasão (mesmo que o seu produto não seja o melhor).

    E como fazer isso?
    É preciso arriscar. Pois criatividade todo mundo tem (ou acha que tem).

    Atrair o consumidor de forma memorável, atrativa é a principal maneira com que ele irá se destacar.

    Já na questão política, infelizmente essa alta variedade de opções chega a ser ruim. Uma vez que as pessoas têm preguiça de procurar dentre tantos candidatos algum que realmente mereça o seu voto e acabam por isso votando em qualquer um.

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  29. As diversas oportunidades de escolhas, que a atualidade nos proporciona, faz com que as marcas busquem por uma boa propaganda que chame a atenção do consumidor e se destaque para que este se encante pela marca, ou venha a ter uma certa curiosidade que o faça querer experimentar ou saber mais a respeito do produto. E assim acontece com a política, como são muitos os candidatos, eles devem buscar fazer uma propaganda que ´´mexa com o emocional`` do eleitor, uma vez que a maioria deles não votam racionalmente e sim emocionalmente, o que é uma tristeza para o pais, pois o voto é um ato sério e de grande responsabilidade. A comparação feita no texto estudado, foi bastante pertinente, claro que mudar a forma de candidatura é algo bem delicado de se discutir, pois não é tão simples como parece. Hoje quando se pergunta em quais deputados a pessoa votou na última eleição, poucos se lembram, isto mostra a falta de importância que muitos dão para o voto, e por isso as propagandas extraordinárias, que têm o intuito de convencer a maioria assim como ocorre com as marcas, porém com uma certa diferença, pois a marca tem que estar sempre com uma boa publicidade, e até mesmo qualidade pois o objetivo é ser a preferida, a escolhida ´´para sempre`` diferentemente do político, que tem o viés de ser escolhido por uma vez e quem sabe ser escolhido de novo, porém com um grande espaço de tempo que faz com que as pessoas caiam no esquecimento.

    Samuel Lemos de Carvalho 6º período / LBA- Noite

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  30. A crescente de oferta é uma ótima oportunidade de se destacar ainda mais em determinados segmentos, muitas das vezes as diversas marcas apresentam uma mesma linha de comunicação o que faz o consumidor considera-los mais do mesmo.

    A marca que se diferencia se destaca por criar uma relação diferenciada com o consumidor e uma maior identificação gerando uma aproximação com a marca e uma maior lealdade à ela.

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  31. Quanto mais opções mais oportunidades para os profissionais de comunicação trabalhar estratégias mais elaboradas e segmentadas. Vejo que essa variedade de produtos muitas vezes confundem os consumidores, mas entendo que essa confusão pode se transformar em oportunidade para se destacar no mercado, fazer uma marca se posicionar melhor perante seu consumidor, elaborar um trabalho de Branding completo, assim fomentando o processo criativo de vendas.
    Rafael Bresson, - 6 Período Noite

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  32. É fato que é necessário haver varias opções de algo no mercado até mesmo para conseguirmos agir de forma autônoma em nossas escolhas, o que não aconteceria se estivéssemos rodeado de monopólios em todos os setores, isso não é nenhum problema para os consumidores, mas sim para os profissionais de comunicação (que não deixam de ser consumidores), pois estes tem de diferenciar-se no mercado para “ser visto” em suas campanhas, o mesmo ocorre com os candidatos eleitorais e seus marqueteiros, por mais que haja uma vasta lista de opções, a principio, os candidatos não querem atingir todos os públicos, até porque isso seria utópico, a ideia é conquistar aquele eleitor que está mais próximo das suas propostas e que representa uma quantidade relevante para a sua vitória, dessa forma pode haver milhares de outros candidatos, mas uma campanha diferenciada vai fazer com que determinado candidato chegue ate as pessoas e não que elas tenham que o “descobrir” entre aqueles outros milhares. Concluindo, acredito que o problema encarado para o comunicador não é a quantidade de concorrência e sim a qualidade, pois é muito mais fácil encarar milhares de outros candidatos que não sabem atingir as pessoas com sua propaganda do que enfrentar dois ou três que se comunicam bem.

    Leonardo Coimbra – LBB NOITE

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  33. Para o profissional da comunicação fica cada vez mais complicado criar uma campanha com um impacto grande para os consumidores pelo excesso de ofertas do mesmo produto. Se destacar em meio de tantas campanhas não é uma tarefa fácil. Muitas vezes a indicação de pessoas que já consumiram o produto tem maior valor na hora da escolha dele. Por isso é preciso desenvolver campanhas criativas e inusitadas que realmente apresente os reais benefícios do produto para se destacar e criar lealdade da marca nos consumidores.

    Victor Galuppo – LBB NOITE

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  34. O texto retratou que o excesso de ofertas tem suas vantagens e desvantagens e para o profissional de comunicação esse excesso serve mais para desvantagem, pois ele tem que conquistar o cliente da melhor maneira possível provando que o produto dele é melhor que o da concorrência. Com tanto excesso de oferta os consumidores ficam ainda mais com dúvidas em suas compras. A publicidade entra reforçando determinadas marcas, fazendo com que o consumidor opte por ela e que a mesma fique na lembrança. Mas mesmo assim o mercado está sempre em constantes mudanças, onde uma marca quer abocanhar a outra.
    Rafaela Barbosa 6° período LBB - noite

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  35. Assim como acontecem com os produtos, deveriam também ser feitos com os candidatos, maneiras de demonstrar as vantagens daquele candidato. Quais serão os seus benefícios para sociedade, o que ele poderá nos oferecer, porque ele merece o meu voto e não o candidato concorrente.
    O que tem acontecido hoje, como citado pelo autor, é que temos uma imensa “prateleira” de candidatos, que não possuem sequer rótulos para facilitar a identificação e que não temos tempo e nem disponibilidade para estudar. O ideal seria que tivéssemos uma concorrência menor, porém mais qualificada para assumirem cargos tão importantes na sociedade.
    Se os candidatos fossem como os produtos, nossa principal desafio como publicitários seria o de criar uma forma de destacar determinado candidato perante a grande concorrência.

    Carina Alves Pires / LBB - Noite

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  36. Um produto é criado em um dia e no outro dia milhões de ofertas são realizadas, isso faz com que o consumidor fique em dúvida sobre onde comprar e como comprar. As ofertas 'dificultam a vida' de um profissional de comunicação, pois é com essas ofertas que ele terá que fazer de tudo para realizar a melhor comunicação com o target e assim, conseguir o maior número de vendas possíveis. Mas por um lado esse fator é positivo, pois com a variedade de ofertas, o mercado entra em disputa constante afetando positivamente a economia do país.

    Drielle Rodrigues Fonseca - PPLBA - Noite - 6º período.

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  38. Hoje em dia as opções aumentaram e muito, fica difícil escolher. Mesmo que você tenha preferência por algum tipo do produto, vão existir pelo menos mais três opções que se encaixam na categoria que você deseja, assim você acaba levando o primeiro que vier na frente. Com relação aos candidatos, fica ainda mais difícil escolher, pois se conhece cada vez menos o históricos deles. Eu votei em um candidato federal que eu conheço e e um estadual que me deu uma colinha na porta da faculdade por não saber/ter interesse/ ter preguiça de pesquisar a vida das milhares de opçõs, é uma "perda de tempo". As consequências para a comunicação se da ao fato de que a concorrência aumenta e a visibilidade é compartilhada, obrigando os publicitários a apelar para algo que chame mais atenção que os seus 2345 concorrentes diretos e indiretos.

    Jonathan Eustáquio de castro - PP LBA NOITE 6° Período

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  39. Hoje em dia as opções de produtos são inúmeras, e em muitos casos sempre vai existir uma dúvida em qual escolher. A concorrência de produtos hoje é muito alta, assim causando a dificuldade na hora da escolha. Para os profissionais de comunicação, essas inúmeras opções se torna um desafio, pois será preciso criar uma estrategia de comunicação diferenciada das concorrências e que chame mais a atenção, e conquiste o consumidor, sendo assim fazendo com que ele opte pelo produto não somente pelo que deseja, mas também como a forma em que ele escolheu.

    Ana Clara dos Santos Fulgêncio - 6º Período - LBB - Noite

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  40. O que tem acontecido hoje, como citado pelo autor, é que temos uma imensa “prateleira” de candidatos, que não possuem sequer rótulos para facilitar a identificação e que não temos tempo e nem disponibilidade para estudar. O ideal seria que tivéssemos uma concorrência menor, porém mais qualificada para assumirem cargos tão importantes na sociedade. Hoje quando se pergunta em quais deputados a pessoa votou na última eleição, poucos se lembram, isto mostra a falta de importância que muitos dão para o voto, e por isso as propagandas extraordinárias, que têm o intuito de convencer a maioria assim como ocorre com as marcas, porém com uma certa diferença, pois a marca tem que estar

    Lucas Gomes Silva - 6º Periodo -LBB- Noite

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  41. O mercado está a cada dia mais proporcionando uma quantia maior de produtos e serviços. E particularmente eu acho é muito bom. E o importante é o desempenho do profissional de comunicação, pois, nós devemos estar ciente do atual mercado e de suas deficiências, assim podendo trabalhar com o diferencial, utilizar de ferramentas de pesquisas para maximizar o valor da empresa e da marca.

    Mayara Laila - LBA - Noite

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  43. Com as variedades de ofertas dentro do mercado muitos clientes ficam indecisos em qual produto é melhor para o seu consumo, assim os consumidores acabam se submetendo a uma análise minuciosa para decidir qual produto se adequa melhor aos padrões de consumo do cliente. Nós publicitários temos a missão de destacar o produto e para destaca-lo devemos investir na forma de divulgação dos produtos, pois quanto mais visível o produto estiver para o consumidor (top of mind/share of mind) melhor será a sua receptividade e impedirá a aproximação de concorrentes.

    Renato Ribas LBA Noite

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  44. Consigo pensar que as consequências para um profissional de comunicação com o excesso de oferta é a perda da qualidade da informação divulgada. A corrida por divulgar mais, ultrapassando os limites da concorrência faz com que o excesso transborde e o consumidor pagará o "pato" por tudo que um anúncio oferece mas que na verdade é superficial, deixando a desejar na qualidade, na veracidade na informação que sem o exagero iria de encontro ao consumidor.

    André Luiz Santana Fernandes - LBA - Noite 6º período

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  45. Os consumidores hoje, tem a opção de escolher vários produtos de uma mesma marca, assim como na política. Cada vez mais as marcas agregam benefícios e qualidades aos seus produtos, isso consequentemente pode trazer aspectos negativos e positivos a publicidade já que o profissional de comunicação terá que "descobrir" mais benefícios que o produto pode trazer, diferenciando ele. A melhor opção além de deixar seu produto mais tangível e conhecido é definir bem as estratégias de comunicação, assim o consumidor optara por fatores reais, que inicialmente levará um consumidor a compra.
    A publicidade visa medir o índice de motivação das pessoas, baseadas em suas necessidades e aspirações. Assim criando um produto final e satisfazendo a necessidade do consumidor.

    Pedro Faria - LBB 6°

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  46. Hoje temos uma variedade enorme de produtos em um mesmo segmento, obviamente com preços diferentes. O que era para ser um fator facilitador mas acaba dificultando, pois temos que pesquisar, e é muito difícil encontrar feedback de consumidores. E também condicionamos o nosso cérebro a sempre escolher aquilo que já conhecemos e assim acabamos não experimentando novos produtos e escolhendo sempre ficar com os mesmos.


    Ana Luísa Ribeiro Duarte, LBB Noite

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  47. com o numero de produtos hoje existente no mercado e variedades confundem um pouco a mente dos consumidores, que sempre optam em comprar o produto que ja tem costume de comprar mesmo o preço sendo maior, mais pelo menos ja tem uma confiança na quele produto.

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  48. A consequência para os comunicadores é que da mesma forma que as pessoas são capazes de criar tantos produtos, nós temos que ser capazes de criar também a maneira mais eficaz de fazer com que esses produtos cheguem a cabeça e consequentemente as mãos dos consumidores. Isso é um grande desafio tendo em vista que da mesma forma que o consumidor pode não dispor de tempo para escolher entre as 285 variedades de biscoitos, o consumidor pode não gerar interesse também em ver os 654 tipos diferentes de anúncios que passam por ele entre o caminho de casa e o trabalho. Resumindo, as consequências para os comunicadores é a maximização do conteúdo criativo que despertará o interesse dos consumidores.

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  49. O excesso de oferta exige a diferenciação dos produtos. E, como em questão de qualidade (seja no supermercado ou na política) eles não são muito diferentes, cabe ao profissional de comunicação encontrar o caminho criativo para fazer seu cliente se destacar na multidão. Isso requer cada vez mais criatividade e estratégia aguçada para perceber como chegar mais perto do consumidor. E isso se reflete nas transformações que o mundo da comunicação vem enfrentando em resposta às mudanças.

    Jéssica C. Araújo Gomes - PPLBB/ Noite

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  50. Assim como marcas de biscoitos, salgados e sucos devem ter um posicionamento perante ao mercado e aos consumidores, os políticos também devem fazê-lo.
    A quantidade numerosa de opções (tanto de produtos, quanto de políticos) fazem com que os consumidores/eleitores tenham um leque maior a escolher e podem optar por aquele que melhor se enquadra às suas necessidades.
    Dessa forma, cabe ao profissional de comunicação mostrar aos consumidores o porque comprar/votar naquele produto/candidato.
    É importante entender qual papel assumir: No caso dos políticos, se estes serão "palhaços", como Tiririca, se serão conservadores, como familia Bolsonaro, ou se serão liberais e que lutam pelas minorias, como Jean Wyllys.
    Ainda, em ambos casos, se o produto ou candidato irá se posicionar a favor dos mais favorecidos financeiramente ou a favor dos menos favorecidos.
    Dessa forma, é importante que saibamos mostrar as qualidades do nosso cliente, os defeitos do nosso concorrente. Mas, acima de tudo, é importante saber como abordar tais temas e não agir com agressividade, para que não haja certa arrogância por parte do consumidor/eleitor.

    Clarice Mota - LBB

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  51. A consequência é o desafio de conseguir a atenção desses consumidores, né? Ao mesmo tempo que precisamos conseguir esse destaque em meio a inúmeros outros produtos concorrentes, temos também o desafio de conseguir vencer a saturação da propaganda. Assim como a variedade de produtos aumentou drasticamente de tempos pra cá, a propaganda também aumentou. E de forma cada vez mais interrupta. Interrupta por conta de que grande parte interrompe a atividade do consumidor para tentar informá-lo do produto/serviço. Como por exemplo os anúncios do youtube (que "interrompem" o vídeo para poder anunciar o produto), ou as propagandas de TV (que interrompem a programação). Assim, o consumidor fica saturado de propaganda e acaba perdendo a paciência, o que dificulta o trabalho do profissional de comunicação, que é aproximar o consumidor da marca.

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  52. De acordo com o texto, fica difícil escolher um produto na prateleira imagina escolher uma pessoa para governar seu estado com mais de mil opções? a variedade de candidato ' sem rótulo' fica bem mais complicado, tempo de escolher temos, pois algumas semanas antes da eleição, temos os horários políticos, panfletos na rua, comercial na Tv etc. Mas mesmo assim complica muito na hora até mesmo de decorar o numero do candidato escolhido. Hoje em dia essa grande oferta tanto de produto quanto de político dificulta a sociedade na hora da escolha, é bom ter variedade e não ser uma coisa limitada, mas as vezes fica difícil convencer as pessoas de que AQUELE produto ou candidato seja melhor que os outros. Isso acaba complicando o trabalho do publicitário que tem que pesquisar bem o consumidor, para que possa aproximar ao máximo aquele produto ao consumidor final! Poderia diminuir o numero de político e também algumas mercadorias, para que a escolha não seja tão complicada.

    Nathália Mendes Duque LBA

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  53. Diante de tantas opções no mercado o consumidor tende a optar pelo que já está acostumado, que já vem de "gerações" e não opta/interessa as novas opções que vão surgindo, para mudar para o novo, este deve lhe apresentar propostas/atributos inovadores e fora do seu comum. Mesmo na política com tantas opções, os mais visados são os mais comuns/populares os demais se destacam quando apresentam algo de muito inovador, e o publicitário diante diante disso deve estar sempre atualizado e ideias criativas fora do comum para destacar os demais, pois apesar das muitas opções nem todas são vistas ou conhecidas.
    Leila Vieira PPLBB - 6° Noite

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  54. O mercado sempre se preocupa em vender e com isso os produtores sempre lançam novas opções, mesmo que as alterações sejam mínimas. Sempre optamos por algo que nos identificamos e que talvez possa nos surpreender. A tarefa mais difícil para os comunicadores seria transformar o que é tradicional em algo que possa ser enxergado como diferença pelo consumidor. Com tantas opções, geralmente não gastamos tanto tempo para pesquisar as diferenças em coisas que consumimos. Acredito os comunicadores deveriam focar mais em experiência do que valor, pois se encanta o consumidor, o valor pago não terá tanta diferença assim.

    Felipe Cavalieri
    LBA - Noite

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  55. È bem verdade que a variedade pode confundir o consumidor infelizmente não temos tempo para analisar cada produto como gostaríamos . Nós publicitários temos o “x” da questão , nosso papel é chamar atenção para esse ou aquele produto .
    Denise Rinara / LBA / NOITE .

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  56. O texto nos mostra que temos uma variedade de produtos disponíveis, então fica cada vez mais difícil optar por um determinado produto. Isso faz com os consumidores optem pelas marcas já conhecidas e usadas anteriormente. Nossas funções enquanto publicitários é criar motivações e desejos nos consumidores.
    André Felipe Souza - LBA - Noite

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  57. Acredito que o excesso de produtos deixa o consumidor confuso e torna o trabalho de nós publicitários mais complicado, afinal temos que fazer uma marca aparecer entre várias. Logo temos que definir bem nossas estratégias de comunicação para conseguimos passar para os clientes potencias nossos atributos físicos e embutidos. Criar diferenciais e lembranças da marca só assim para se superar entre um bom número de concorrentes diretos.

    José Carlos - LBA

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  58. O mercado cada vez mais amplo é um baita desafio para a comunicação, pois se a oferta é grande, esgotam-se as opções de como se anunciar os produtos, visto que todos tem a mesma função/qualidades e poucas vezes têm tantas características que se sobressaem, principalmente se já existe alguma marca tradicional no segmento. Chegar ao “Top of Mind” se torna um desafio então cada vez maior e nós devemos crescer, colocar nossa criatividade em jogo e correr atrás para satisfazer nosso cliente, que pouco liga se o seu produto é ou não fraco demais para o mercado.

    Felipe Augusto Oliveira de Carvalho – 6º período - LBA

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  59. De acordo com minhas pesquisas sobre o voto distrital apenas um candidato é eleito por região. Isso afetaria negativamente no nosso trabalho em relação a diminuição de candidatos. Se temos menos candidatos temos menos campanhas políticas para fazer, certo? Mas de outra forma, poderemos fazer campanhas mais bem planejadas, enfatizando os melhores políticos e a melhor forma de convencer os eleitores.
    Amanda Carolina Bernardino Porto- LBA noite

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  60. Penso que isso afeta diretamente os profissionais da comunicação. Com essa mudança no comportamento do consumidor, as marcas agora devem ser mais agressivas, devem se posicionar cada vez melhor no mercado para que possam pelo menos entrar no "Top 3" dos consumidores e serem cogitadas à consumação. Por meio de pesquisas de mercado e concorrência, a empresa deve conhecer cada vez melhor seus clientes, buscando atingi-los de forma direta e certeira. O consumidor de hoje é mais crítico, menos passivo, e isso é uma realidade óbvia já a um certo tempo. Porém, com o aumento deste tipo de comportamento, os meios de consumo devem sofrer uma enorme reviravolta.

    Victor Marinho Ribeiro - LBB

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  61. Com o excesso de demanda, cabe ao profissional de comunicação analisar vários fatores para comunicar com clareza e persuadir o consumidor. Com um bom planejamento e alguns outros métodos já estudados na própria disciplina Comportamento do Consumidor: diagnosticando e prognosticando a empresa e comunicando de maneira certa com cada tipologia, fica mais fácil sair na frente e evitar as consequências negativas com o excesso de oferta.

    São elas:
    - Produto no mercado em quantidade maior do que os consumidores consumir.
    - Muitas empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço.
    - Produtos Abacaxi

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  62. Historicamente e importante lembrarmos a importância da oferta e da procura e do fim do monopólio da venda de produtos para nos consumidores! Hoje contamos com infinidades de produtos e marcas o que pode atrapalhar no resultado da escolha quanto a qualidade, mas dai compara a escolha de um produto de consumo com o nosso voto e simplificar demais a sua importância e complexidade!
    Jessica Lorrayni- 6 período- LBA - Noite

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  63. A cada dia mais aparecem novos estudos que comprovam as teorias sobre o excesso de oferta.
    As inúmeras opções acabam confundindo o consumidor que se sente mentalmente desgastado em ter que optar por um produto em meio a tantos outros, o que deixa em evidencia os novos modelos mercatodologicos que propõe no máximo 3 opçoes seguimentando assim o publico-alvo e obtendo mais lucratividade.

    LBB-sala 15 noturno /6 periodo
    UNA Liberdade

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