segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Entenda, passo a passo, a fraude da Volkswagen nos EUA 85



Por André Deliberato e Eugênio Augusto Brito - Do UOL, em São Paulo (SP) - 24/09/2015

A Volkswagen passa por um momento complicado, com queda de ações, prestígio e (possivelmente) vendas, após denúncias de fraudes em testes de emissões e poluentes nos Estados Unidos. A marca vai divulgar nesta sexta-feira (25) quais são os modelos envolvidos no esquema (o total de unidades pode chegar a 11 milhões).

As acusações motivaram outros países a também abrir investigação contra a companhia, como Alemanha, França, Itália, República Checa e Coreia do Sul. Foi o estopim para a queda do ex-chefão da marca, Martin Winterkorn, que pediu demissão nesta quarta (23). Outros executivos, como o CEO americano Michael Horn, também devem cair.

No Brasil, o único carro que pode contar o software "mentiroso" -- trata-se de um chip que funciona apenas em inspeções, mas que polui normalmente na rua -- é a picape Amarok, equipada com o motor 2.0 TDI de 180 cv. A Volkswagen brasileira ainda não se pronunciou porque também aguarda a divulgação da lista.

Entenda o que houve

No início desta semana, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação penal contra a montadora alemã por conta de um software utilizado pela marca para fraudar resultados de testes de emissão de poluentes em quase 500 mil automóveis movidos a diesel naquele país. A fraude foi descoberta por pesquisadores da Universidade West Virginia.

Com o escândalo, representantes da Volkswagen, nos EUA e também na Europa, admitiram o esquema e informaram que o dispositivo eletrônico equipa mais de 11 milhões de automóveis movidos a diesel feitos pela marca e suas subsidiárias (como Audi e Seat, por exemplo) em todo o mundo.

Desde que o caso se tornou público, as ações da Volkswagen acumulam queda de 20%, com expectativa de prejuízos na casa de bilhões. A cúpula da montadora já separou 6.5 bilhões de euros para custear as primeiras despesas, e espera multa de até US$ 18 bilhões só nos EUA.

Prezadas e Prezados, comentem essa notícia e quais os possíveis impactos no comportamento do consumidor de automóveis. Mas pensem "fora da caixinha", menos senso comum e mais senso crítico, iniciando por tentar responder questões como "esse escândalo é causa ou consequência do comportamento do consumidor contemporâneo?" Lembre-se que não há uma resposta propriamente certa, mas um linha de raciocínio coerente e realista.


82 comentários:

  1. Apesar dos inúmeros esforços das grandes organizações para ajudar a diminuir a poluição e assim poupar um pouco nosso planeta, existem outras grandes organizações que seguem pelo caminho contrário dessa ideia. Visando apenas garantir suas vendas, crescimento e lucro.

    Uma atitude como essa tem grande impacto em nosso planeta e na saúde da própria população consumidora de seus produtos. Além de fazer com que seja em vão parte dos importantes trabalhos feitos por organizações sérias que visam o bem estar do planeta.

    Sinceramente acho que grande parte desses consumidores que compraram os automóveis com o chip, também não estão muito preocupados com a saúde do planeta ou quanto seus automóveis poluem. Esses estão apenas preocupados com o rendimento do carro e com o status proporcionado por ele.

    Mas é claro que existem, mesmo que em minoria, os consumidores que realmente estão preocupados com o agentes poluentes em seus automóveis e, na certa, devem estar bem decepcionados com a compra.

    Luander Lennon | Noite | LBB

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Analisando o cenário atual no que se relaciona ao tema sustentabilidade, acredito que possa sim haver uma mudança no comportamento do consumidor da marca.

    A procura por carros menos poluentes no Brasil analisando pela minha visão de mundo, ainda é bem escasso, conheço pessoas da área que dizem que na maior parte dos casos esse ponto nem é questionado pelo possível comprador, tal fato tem mais relevância no uso em publicidade e na criação de uma percepção mais positiva do consumidor em relação a marca que faz com que a montadora seja vista com bons olhos pelo público e pelo mercado.

    Entretanto o buzz negativo que o escândalo pode gerar e o acesso a informação ser mais fácil, ao alcance das mãos, o consumidor pode considerar relevante tal fato e ter mais interesse e critérios no ato de sua compra, mas imagino que inicialmente a mudança pode influenciar mais em como o target enxerga a marca do que efetivamente chegar a impedir o ato de compra de um veículo.

    Carolina Maia / PP - SL24

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que, infelizmente, não são todos os consumidores que realmente se preocupem com assuntos como sustentabilidade e preservação ambiental. O perfil de consumidores é bem diferente quando se trata de Brasil em comparação com o resto do mundo.

    Entendo que a Volkswagen deve sim ser multada e sofrer as consequências por ter fraudado o sistema de controle de emissão de poluentes, mas não acredito que isso seja de grande impacto nas vendas principalmente no mercado brasileiro, onde o perfil do consumidor fica marcado pela valorização ao preço baixo acima de tudo.

    Henrique Parentoni - LBB noite

    ResponderExcluir
  6. O escândalo da Volkswagen possivelmente prejudicará a marca, uma vez que, os consumidores que compram um carro, acreditando que estão contribuindo para um mundo melhor, sente-se enganado. Embora acredite que o escândalo seja por causa do comportamento do consumidor da marca, não acredito que esse fator justifique a sabotagem mencionada. O consumidor que adquire produtos da marca, neste momento, além de sentir-se enganado, sente uma frustração, uma vez que suas expectativas não são superadas.

    Acredito que, o consumidor Brasileiro, em maioria, ainda não está tão preocupado com o nível de poluição que um carro pode gerar. Por isso, talvez o escândalo não faça com que o público brasileiro deixe de comprar carros da Volkswagen.

    Fernanda Magri - PP 6º período LBA Noite

    ResponderExcluir
  7. No meu ponto de vista a wolkswagen irá sofrer uma grande queda nas suas vendas e na confiança que os consumidores possui pela marca.

    A marca no meu ponto de vista ira sentir está queda em grande parte do mundo, mas no brasil nao irá sentir tal diferença, devido o fato dos consumidores brasileiros nao estarem muito preucupado com este ponto de preservação ambiente e sustentabilidade e sim no valor final do carro .

    Marcos vinicius lbb noite PP

    ResponderExcluir
  8. No ponto de vista de publicitário, pode se dizer que principalmente fora do brasil existem muitas pessoas preocupadas com o meio ambiente, portanto o fato da Volkswagen envolver em um escândalo onde o consumidor é "lesado" envolvendo uma causa social pode ter sido um fator para que as vendas tenham caído.

    ResponderExcluir
  9. O escândalo da Volkswagen, narra a consequência do comportamento estúpido para alavancar vendas e lucros para a empresa. Agora, cabe a Volkswagen, adquirir novos meios de conquistar a confiança de seus consumidores. E como todos os escândalos, com o tempo as pessoas esquecem. Nada como investir em uma boa campanha para persuadir o consumidor voltar a comprar. Soa absurdo, mas é assim o mercado. Selvagem e individualista.
    Thais Rodrigues de Freitas - LBB - Noite

    ResponderExcluir
  10. O fato da Volkswagen ter fraudado o sistema de controle de emissão de poluentes, pode manchar a imagem da marca e afetar as vendas fora do Brasil, pois os outros países estão sim preocupados com os poluentes que um produto pode gerar ao meio ambiente.

    Mas no Brasil, é bem provável que a compra dos carros da Volkswagen permaneça a mesma, pois o público daqui está muito mais preocupado com o design, conforto e um bom preço do que com a poluição que um carro pode gerar.

    Quanto a imagem da marca, uma boa campanha publicitária conseguirá reverter esse quadro e convencer os consumidores novamente a continuar comprando seus produtos.
    Pode até ser grosseiro pensar assim, mas infelizmente o poder que a mídia tem de controlar o comportamento das pessoas é gigantesco.

    Camila Thaís Espinula - LBA - NOITE - SALA 16

    ResponderExcluir
  11. Acredito que essa notícia prejudicará mais a empresa fora do país, no entanto, mesmo que em menor número, existem consumidores brasileiros preocupados sim com a questão de sustentabilidade.
    Essa notícia nos faz pensar em quantas grandes empresas não tomam medidas como essa para diminuir custos e se outras fraudes não ocorrem com o mesmo intuito, comprometendo a qualidade do produto e pensando em carros, a segurança dos seus consumidores.

    Fabiano D. Dias Ferreira - LBB noite

    ResponderExcluir
  12. Acredito que essa notícia prejudicará mais a empresa fora do país, no entanto, mesmo que em menor número, existem consumidores brasileiros preocupados sim com a questão de sustentabilidade.
    Essa notícia nos faz pensar em quantas grandes empresas não tomam medidas como essa para diminuir custos e se outras fraudes não ocorrem com o mesmo intuito, comprometendo a qualidade do produto e pensando em carros, a segurança dos seus consumidores.

    Fabiano D. Dias Ferreira - LBB noite

    ResponderExcluir
  13. A fraude da Volkswagen é um ato de desespero da marca para conseguir alcançar seu público, uma vez que, é visível que o consumidor contemporâneo se preocupa com o meio ambiente, mesmo que involuntariamente ou por modismo. Ao invés de investirem em melhorias para os carros, tornando-os menos poluentes, optaram por uma opção mais “fácil”, burlando o sistema.
    O escândalo nesse caso é tanto causa quanto consequência do consumidor contemporâneo. Explico, causa por exigir de marcas grandes que as mesmas façam produtos cada vez mais sustentáveis, menos poluentes e consequência pelo fato de existirem, surgiram pessoas para cobrar de grandes marcas aquilo que era prometido, nesse caso se os carros eram ou não menos poluentes.
    Ainda sobre a fraude, não vejo a Volkswagen batendo sua meta até 2018 (ser a maior montadora do mundo), uma vez que mesma provavelmente custara se livrar desse escândalo.


    Patrícia Fernandes - LBA - Noite - Sala 16

    ResponderExcluir
  14. As empresas refletem em seus produtos os desejos e “imposições” dos consumidores, mesmo que esses possam soar muitas vezes absurdos e significar buscar caminhos não tão honestos, como no caso da Volkswagen.

    Creio que as proporções desse escândalo seja uma via de mão dupla, os hábitos de consumos do público prioritário unido como a necessidade da empresa faturar cada vez acabou resultando nesse vergonhoso episódio.

    Observando o mercado brasileiro não creio que os impactos nas vendas devam ser tão negativos, porém em escala mundial os efeitos podem ser bem diferentes e caso a empresa não busque alternativas para melhorar sua imagem as consequências podem ser escalonarias.

    Lucas Megale - LBB – Noite PP

    ResponderExcluir
  15. O planeta está à mercê dos interesses econômicos das grandes corporações, de suas propagandas e da imensa interferência dos Estados nacionais e de seus governantes. A empresa Volkswagen, é uma de muitas que existem no mundo, que não agem corretamente com seus consumidores. Outro ponto de discussão, são as organizações ditas ‘’filantrópicas’’ que envolvem fortunas sonegadas, trânsito facilitado dessas fortunas, e a construção de imagens de grupos "defensores" do bem. A empresa ficou com a imagem arranhada, porem isso não será suficiente para que a marca quebre.

    Guilherme Andrade / Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  16. As pessoas querem que as empresas sejam super-heróis para salvar o mundo, mas cabe à empresa ter o conhecimento e identificar até onde poderá resolver ou até onde é viável defender uma causa.
    Quando uma empresa vende uma imagem a respeito de um determinado assunto, ela tem que ser coerente em todos os requisitos, e quando há falhas ou má fé, nesta comunicação, os questionamentos mudam. No caso da Volks, ganha um peso a mais na transparência dos seus produtos. Será que podemos confiar? Será que é seguro? O dinheiro é tão importante até que ponto? Será que não tem mais nada escondido?
    Com isso o problema da Volks deixou de ser somente sustentabilidade e cria a desconfiança, quebrou a fidelidade com o seu cliente.
    A marca agora terá que reconquistar a confiança dos seus clientes, e para isto terá que começar solucionando o problema que causou tudo isso, a poluição.
    Porém acredito que a marca não deixará de ser lembrada na hora da compra, mas com ela virá o escândalo, e neste momento irá variar de consumidor para consumidor, o tão forte são os valores para fazer ou não a compra da marca.

    Laís Fonseca - LBB – Noite PP

    ResponderExcluir
  17. Com o intuito apenas de garantir vendas/lucro, grandes empresas deixam de colaborar para a diminuição da poluição.
    Por modismo, ou não, o consumidor de hoje em dia tem se preocupado mais com o meio ambiente. Com a facilidade e rapidez de acesso à informação, e por a volkswagem ser uma empresa gigante, o escândalo pode trazer muitos efeitos negativos para a mesma.

    Marina Dell'areti - LBA - Noite PP

    ResponderExcluir
  18. Apesar do escândalo da Volkswagen, muitos consumidores não iram deixar de comprar os carros, nesse primeiro instante poderá ter uma queda muito grande por conta da repercussão da fraude, mas logo a marca vai subir novamente. Não são todos que pensam no mundo melhor ecologicamente, eles não deixaram de comprar seus carros favoritos por não terem o sistema de controle de emissão de poluentes.

    Mas a empresa será muito criticada pelo ocorrido que repercutiu o mundo todo, por muito tempo os consumidores ficaram receosos em comprar os carros, e pensaram que estarão sendo enganados o tempo todo.

    Rayana Mendes - LBA- Sala 16 PP

    ResponderExcluir
  19. Muitas empresas, tendem a visar somente o seu faturamento e deixar de lado as questões ambientais. A sociedade atual, devido aos impactos que o clima tem sofrido ou por status (levando em consideração que a sustentabilidade se tornou uma tendência), tem sido mais criteriosa em relação às empresas, tendo como um dos pontos determinantes de compra o quão aplicada a empresa é no que diz respeito a preservação do meio ambiente. A Volkswagen, com certeza, sentirá o peso de suas escolhas espelhado em suas vendas.

    Camile Rocha de Melo - PP - LBA/Noite

    ResponderExcluir
  20. Na concepção de consumidor, alguns acontecimentos se dissolvem mediante a participação de funcionalidade e qualidade de uma marca.
    Porém em algumas circunstâncias, a influência de determinado problema pode causar graves prejuízos a uma marca no mercado global.
    Levando em consideração que grandes empresas se prontificam a solucionar tais problemas, acredito que a Volkswagen, encontrara soluções para corrigir a atual situação no mercado.

    Bruno Ítalo P. Duarte - PP - LBA NOITE

    ResponderExcluir
  21. Acredito que no cenário de mercado que vivemos hoje, se baseando na sustentabilidade, é possível ocorrer à mudança no comportamento do consumidor contemporâneo.

    Como forma de modismo ou até mesmo por mais uma opção, o consumidor ultimamente tem considerado a questão de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, ocasionando então uma maior venda de carros com esse serviço no software.

    Creio que a Volks irá se prejudicar no mercado pelo fato do acesso do consumidor as informações terem aumentado consideravelmente, resultando então o maior senso crítico deles em relação à marca.


    Camila Torres - PP/LBA Noite.

    ResponderExcluir
  22. É notório que a fraude prejudica a imagem da empresa, uma vez que a montadora alemã se posicionava como ambientalmente consciente. Levando em consideração o cenário atual em questão de sustentabilidade e, aplicando isso ao consumo que, em dias atuais tende a ser mais consciente, pode ser que haja uma redução consideravel na compra de produtos da marca. E se avaliarmos o perfil dos consumidores em bases geográficas, concluiremos que a baixa será relativamente inferior no Brasil, considerando que os consumidores daqui ainda não estão tão preocupados com as questões ambientais como em países desenvolvidos.


    Thaís M. Oliveira - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  23. Acredito que essa fraude por parte da empresa irá atingir em muito as vendas, pois o consumidor que antes confiava na marca, hoje terá mais dificuldades na compra por desconfiança se o produto esta alterado ou não. Porém, isto poderá ocorrer de formas isoladas, já que no Brasil e em alguns outros locais do mundo, a consciência e preocupação com o meio ambiente é bem escassa. A partir de agora, cabe a marca procurar um meio de ganhar seu público de volta e trabalhar para melhorar seu conceito no mercado.

    Jael Paula - LBB-noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  24. O consumidor está cada vez mais critico e exigente em relação aos produtos que adquire, principalmente o publico deste tipo de produto que aqui no brasil são considerados carros de luxo.
    Este escândalo abala a confiança do consumidor, pois uma das coisas que o motivaria a comprar e seria um grande diferencial do carro, não exite, alem de o levar ao questionamento de que se há fraude em relação a este item do carro, ou outros itens também podem ser fraudados, como por exemplo os itens de segurança.
    A marca precisa reconquistar o seu publico e reconstruir a sua imagem.

    Izabella Lopes, LBB, noite, sala 24

    ResponderExcluir
  25. A mudança no comportamento do consumidor pode ser atingida através da conscientização da sustentabilidade. A Volks precisa parar de pensar um pouco em seu capital e se voltar para questões ambientais, pois se continuar visando apenas o lucro tal escândalo pode ser uma imensa mancha negativa na empresa.

    João Carlos Netto – LBB – Sala 24 – Noite

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. O Branding é tão importante no mundo das marcas e uma empresa como a VolksWagen, que sempre passou uma imagem de segurança e confiabilidade se envolve em um escândalo desse porte visando apenas o lucro. Ultimamente, com os problemas ambientais mais aparentes, o comportamento dos consumidores mudou muito, onde a maioria se importa com a sustentabilidade. Ao meu ver, não será fácil para a Volkswagen recuperar sua imagem, mas ates disso, é necessários corrigir tais problemas.

    Paulo César Soares - LBA Noite

    ResponderExcluir
  28. Na minha opinião esse escândalo é consequência do comportamento do consumidor contemporâneo pois ele acredita cegamente no que as grandes empresas dizem sobre seus produtos ou serviços. Isso não acontece apenas na industria automobilística ou de produtos caros, imagina a industria de alimentos. Quantos compostos são acrescentados a nossa comida para dar mais lucro à empresa sem ser realmente testados? Inúmeros produtos causadores de doenças estão presentes em alimentos, tecidos e produtos em geral, assim como nossos automóveis que poluem o ar. Claro que isso não é inteiramente culpa do consumidor, e sim do nosso modo de consumo e obtenção de lucro à todo custo. A falta de conhecimento na produção de nossos bens de consumo e a falta de conscientização e fiscalização está nos trazendo grandes maleficios que geralmente estão escondidos, assim como neste caso da Volkswagen.

    Eugênio Sávio Ribeiro Filho

    ResponderExcluir
  29. O fato da Volkswagen se colocar no risco de um escândalo desse nível é apenas um reflexo do comportamento do consumidor contemporâneo que, tanto na vida offline quanto na online, tem uma prioridade enorme em dizer e sentir que faz algo de importante no mundo do que propriamente de executar uma ação. Em redes sociais, falar e compartilhar informações de relevância ao cenário do mundo atual é quase uma obrigação, mas muita das vezes nem sequer lida pelo usuário foi.
    Quanto aos carros, a empresa procurou vender exatamente aquilo que o consumidor procura: poder se sentir no direito de dizer que é sustentável e preocupado com o mundo, alcançando o status desejado, mas sem se preocupar em exatamente estar fazendo o mesmo.

    Mariana Loschi Salomão
    Publicidade e Propaganda - LBA - noite

    ResponderExcluir
  30. O escândalo da volkswagen com certeza prejudicara a marca, a maioria dos seus consumidores irá questionar sobre esse ato infracional da marca, onde no mundo hoje em dia ser saudável, uma empresa que foge desses padrões será julgada por maioria, mas esse ato também e culpa do consumidor pois somos nós que acreditamos seriamente que um carro pode ser 100% sustentável sem ao menos pesquisar e fazer testes, logicamente as empresas procuram vender cada vez mais, e pessoas procuram algo que seja favorável ao seu bolso.
    Infelizmente o posicionamento da Volkswagen irá reverter, pois ela sempre vendeu conforto, confiabilidade, segurança a seu target, depois de um escândalo desse com certeza a marca vai ser pensada algumas vezes antes de ser comprada.

    Leane Damasceno
    Publicidade- LBA

    ResponderExcluir
  31. A marca deve sim se preocupar com o relacionamento com o consumidor, e se importar com a opinião destes que levam em consideração o consumo sustentável, mesmo que sejam poucos.

    A Volkswagen possui credibilidade e histórico mundial. Esta fraude com certeza trouxe grandes prejuízos à marca (imagéticos, financeiros, etc.), porém não a ponto de fazer o consumidor descartar totalmente a possibilidade de compra.

    Karine Cássia - LBA Noite - Sala 16

    ResponderExcluir
  32. Flávia Melgaço Rangel - 6 periodo LBA Noite6 de outubro de 2015 às 18:41

    Esse escândalo é consequência do consumidor atual, e causa de um reflexo de péssima gestão ou um risco que a empresa resolveu cometer. Consequência do consumidor que hoje está mais crítico e antenado nas condições de sua compra. Mas a marca não é afetada somente para seus consumidores, também inclui todo o cenário da sociedade. Isso afeta diretamente a confiança do consumidor com sua marca e retira credibilidade do produto. Uma vez abafada a questão de que já não é um produto bem sustentável, agora a situação piorou e se tornou uma brecha para a concorrência direta atuar.

    ResponderExcluir
  33. Muitos consumidores adquirem um produto por confiar em sua historia de sucesso e compromisso. Quando percebem que a imagem positiva é desbancada eles passam a desacreditar na marca. Ninguém quer contribuir com uma mentira, os consumidores estão adquirindo consciência social, ecológica, financeira e exigem mais transparência e respeito.



    Magda Dias, LBA sala 17

    ResponderExcluir
  34. Como o mercado consumidor passa a exigir dos seus produtos e marcas que gostam uma linha mais verde,as empresas se veem cada dia mais forçadas a se adequar para manter seu nome e seus consumidores.No caso da Volkswagem ela achou que jamais seria pega e muito menos que descobrissem o que ela havia feito e isso só gerou publicidade negativa para a mesma,tanto que suas ações estão caindo.Acredito que se uma empresa realmente deseja ter um papel ecológico,deve fazer isso de fato e não só para encantar os clientes,sendo assim,podemos parar e analisar,quantas outras empresas não fazem isso e nem suspeitamos?
    Gabriela Moreira LBB NOITE SALA 24

    ResponderExcluir
  35. Não acho que hoje em dia os consumidores desse mercado estão completamente interessados em sustentabilidade, em ter uma consciência ecológica ainda. Acho que ainda fala mais alto a questão de ter o carro do ano, o carro que sempre sonhou, mesmo que ele não seja o mais sustentável. As vendas podem ter caido devido a fraude, mas não acredito que isso vá interferir em uma crise na marca, pois a maioria irá continuar comprando da mesma forma.

    Jéssica Pertence
    LBB Sala 24 - Noite

    ResponderExcluir
  36. Podemos dizer, que essa catástrofe toda, aconteceu somente pela vontade e ambição de conquistar e alcançar seu público alvo, e se manter entre as outras marcas que estão no topo. Apesar de apenas uma parte da população ter essa preocupação com o meio ambiente, e além de existir as pessoas que se preocupam mesmo e outras apenas por status, deveria ser maior a conscientização em relação aos motoristas que são leigos no assunto, ou não procuram nem ao menos saber que existem carros menos poluentes. Será difícil a Volksvagen, conseguir se livrar desse escândalo... Porém, acho que a marca deveria tentar dar a volta por cima, procurando realmente ser uma empresa que fabrica carros sustentáveis, e conscientizando mais sobre a importância do ato.

    Edgar Brito - Sala 16 -LBA - Noite.

    ResponderExcluir
  37. Com os acontecimentos atuais relacionados ao meio ambiente, o tema sustentabilidade vem ganhando força. Os consumidores estão bem atentos ao tema e buscam comprar produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente.
    O escândalo envolvendo a Volkswagen mostra como os consumidores estão atentos a este assunto, e como estamos vivendo uma crise “mundial”, está foi uma forma que a empresa arrumou para “tapear” e mostrar que seu produto segue o novo padrão. Mas não são todos os consumidores que se preocupam em estar cuidando do meio ambiente, e sim ter um belo carro do ano, seguindo o padrão de vida da sociedade.

    Gabriela Ketren
    LBA - Noite

    ResponderExcluir

  38. Nunca se falou tanto em sustentabilidade.

    Infelizmente, de forma tardia e até mesmo lenta, é possível perceber uma mudança no comportamento do consumidor.

    É é possível notar que o quesito "menos poluente" ainda não é um item que influência a escolha do consumidor na hora de adquirir seu automóvel.

    Todavia, as montadoras tentam se preservar ao máximo, mantendo uma boa imagem, investindo altamente em campanhas,com uma tématica socioambiental, colOcando "panos quentes" em muitas informações.

    Foi o caso da Volkswagen, que nos últimos dias esta em destaque na mídia, com um buzz super negativo.

    Infelizmente, nos consumidores, em sua grande maioria, levamos muito em conta o que esta na mídia do momento, o que esta em evidência. Passado o assunto, acabamos deixando de lado, e "passando por cima" de certos aspectos.

    Apesar disso, acredito, que tais denúncias e todo esse buzz gerado pode influenciar o consumidor a enxergar melhor a marca e sim influencia na hora de escolher seu produto e quem sabe, começar a gerar um novo hábito.

    Ingrid Freitas
    Sala LBB - 24 - Noite

    ResponderExcluir
  39. A fraude do sistema de controle de emissão de poluentes da Volkswagen, afetou a imagem da marca e talvez caindo no conceito de alguns países em que se preocupam com o efeito que os poluentes podem afetar o meio ambiente. No Brasil no entanto, não terá um impacto grande pois, infelizmente o povo brasileiro está mais preocupado no conforto, e baixo custo, do que os poluentes no ambiente.
    Talvez, para reposicionar, reverter essa situação, uma boa campanha publicitaria possa agir de forma a convencer os consumidores a continuarem comprando e usando os serviços da marca.

    SABRINA CARLA LBA - NOITE SALA 16

    ResponderExcluir
  40. Hoje em dia se ouve bastante sobre o tema sustentabilidade porem apesar do grande impacto negativo que a marca volkswagen esta sofrendo acho que somente esse escândalo não vai mudar o comportamento consumidor no momento, logo as pessoas vão esquecer dessa noticia, como o vídeo mostra o consumidor opta por economia e potencia dos motores a questão de ser menos poluente não influencia na hora de comprar um carro, os perigos da poluição ambiental deveria mas não esta fixada na cabeça dos consumidores, essa e a grande chance da volkswagen usar poder da publicidade a seu favor e se redimir com os seus clientes, investindo em marketing social tomando medidas sócio ambientais e sustentáveis, campanhas que pensam um mundo ecologicamente melhor mudaria os hábitos de consumo dos consumidores.

    Thays Ferreira da Silva PP LBB noite

    ResponderExcluir
  41. Sustentabilidade é um assunto que tem sido abordado com bastante frequência atualmente. A mídia fala constantemente sobre o assunto e grandes empresas vêm se posicionado a favor do tema. Mas o interesse do consumidor em adquirir produtos que fazem parte desse grupo ecológico ainda é pequeno.
    O escândalo da Volskwagen pode ter um grande impacto no comportamento do consumidor, pois vivemos em um mundo onde a sustentabilidade está em foco, e é uma das primeiras exigências que um cliente procura em um produto.
    O comportamento do consumidor pode ser a causa desse escândalo, pois ele tem tido um relacionamento cada vez mais próximo com a marca, e isso gera uma preocupação muito grande da empresa de fazer parte de um grupo politicamente correto.

    João Cláudio Santos – LBA – Sala 16 – NOITE

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Podemos analisar o mercado de hoje e como estão dificeis qualquer aquisição de produtos. A Volks é uma marca consolidada no mercado, porém utilizou de recursos mais enconomicos a empresa e "poluiu" não só a marca como também nosso ambiente.
    Eu consumidora e penso que muitos outros também pensaram que como uma empresa com um mercado e carros não tão baratos ( falando de Brasil) utilizam dessa manobra para obter lucros e prejudicar e enganar seus consumidores e futuros consumidores. É claro que vai havar milhoes de recalls e varios processos, e é ai que as outras concessionarias conseguem abrir o espaço e até conquistando seus consumidores fieis. A hora de investir em tecnologia de verdade que beneficia tanto o consumidor quanto nosso sistema.
    Joyce LBB noite

    ResponderExcluir
  44. A sustentabilidade atualmente tem sido um dos grandes diferenciais na hora da decisão de compra, principalmente em um dos segmentos que mais contribuem para a poluição geral. A atitude da Volkswagen veio acompanhada de um prejuízo grande, e também merecido, tanto pela falta de respeito ao ambiente quanto aos consumidores conscientes.

    Andreza Vieira - LBA

    ResponderExcluir
  45. E triste quando uma empresa utiliza de assuntos que deveriam ser tratados com seriedade para apenas promoverem suas marcas e empresas de uma maneira ilusória. Além de anti ético enganar o consumidor com produtos que não são o que dizem ser.
    A sustentabilidade tem sido um fator de compra decisivo não só por ser tendência de mercado , mas uma desejo de consumo consciente e socialmente aceitável. Eles erraram feio em oferecer um falso produto ao consumidor. Lamentável.

    Sabrine Medina - LBA sala 16

    ResponderExcluir
  46. O assunto a importância do momento é a sustentabilidade. As empresas buscam publicar suas açoes em volta deste assunto, querendo que o cliente escolha elas por isso. O que acontece é que a empresa têm q buscar ajudar ou reconstruir de alguma maneira o que ela destrói se ela não faz isso, ela não contribui para os próprios consumidores.
    É negativo para uma empresa grande como a Volkswagen passar por isso, porque meio que os consumidores se sentem enganados e esse fator pro consumidores é determinante.
    Pelo menos , o lado bom é ver que as pessoas se importam com o mundo em que vivem.

    Roberta Saturnino de Oliveira - PP Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  47. A Volkswagen sempre foi uma das marcas que mais admirei, e ao saber do escândalo na internet, tv e jornais, fiquei extremamente assustada. Infelizmente hoje o desejo de gerar lucro é tão grande, que princípios e regras são deixados de lado, e isso foi o que aconteceu com a Volks. A sustentabilidade hoje é um dos assuntos que mais se deve ter cuidado, devida sua extrema importância tanto para o futuro do planeta, mas também como o futuro das vendas, o Brasil ainda não é um país que tem a sustentabilidade como ponto crucial de uma compra, mas uma das principais coisas que o brasileiro preza é a reputação de uma marca. A Volks desde 2013, vem perdendo mercado para Fiat, aqui no Brasil, e por sinal a sua concorrente tem grande posicionamento quando se trata de sustentabilidade.
    Entretanto, acredito que a Volkswagen deva sim pagar por todos os danos, e também creio que a empresa deva passar por uma reformulação, para limpar a sua imagem.


    Marianne Luíza - Sala 24

    ResponderExcluir
  48. Uma empresa grande como a Volkswagen tende a ser muito contemplada e reconhecida pelo mercado mundial.
    Quando uma notícia desse tipo vaza nos meios de comunicação, pode-se analisar que nem todo setor possui a atenção devida, e transmite uma falta de comprometimento empresa com os meios externos.
    Sendo assim o impacto e o buzz negativo gerado pelo escandalo , desperta na sociedade e no mercado o senso critico se realmente existe uma veracidade em seus produtos e até mesmo na qualidade do serviço .

    Arthur Greis LBB- sala 24

    ResponderExcluir
  49. Apesar de sua consolidação no mercado automobilístico a fraude da Volks acabou afetando sua imagem.
    Em um mercado cada vez mais competitivo cada detalhe é crucial, crises econômicas, crises políticas e outros diversos fatores modificam a forma de consumo no mercado mundial, com isso consumidores procuram de forma mais específica um produto que supra suas necessidades em um preço acessível a sua renda, dentre diversos produtos os produtos que oferecem algum diferencial são os escolhidos pelo consumidor.
    Hoje em todo mundo um tema bastante presente no dia a dia de todos é a sustentabilidade, e em um mercado amplamente competitivo uma empresa que possua uma responsabilidade sustentável acabam se destacando das demais, além de quando esses aspectos sustentáveis são transmitidos aos seus produtos, isto agrega a eles um diferencial de mercado.
    Com isso a Volks agregava como diferencial do seu produto um motor a diesel que teoricamente poluía menos atrelado a um valor popular para seus produtos. Porém como atualmente sistemas que diminuem a poluição acabam sendo mais caros e consequentemente aumentaria o preço de seus produtos acabou ocorrendo essa fraude por parte da Volks.
    Fica claro que esta fraude estava atrelada ao lado econômico dos veículos, pois os carros da BMW marca que faz parte do grupo Volkswagen e que fabrica veículos considerados de luxo e com preços mais elevados não foram fraudados.
    Após esse escândalo envolvendo o lado sustentável dos produtos e consequentemente da marca, acaba degradando não apenas a imagem da Volkswagen no mercado, mas também traz consigo a insatisfação dos seus clientes e um prejuízo de bilhões para sua marca.
    Diego Siuves – LBB SALA 24

    ResponderExcluir
  50. Esse escândalo da Volkswagen reflete no comportamento do consumidor atual, que quer demonstrar preocupação com o meio ambiente, e espera que as marcas que consume estejam engajadas em projetos que demonstrem consciência ambiental. Ao fraudar os testes a empresa se colocou em uma posição oposta àquela que defende, atraindo uma visão negativa para a marca mundialmente conhecida, indo totalmente contra o que apresenta em suas campanhas que prezam pela diminuição de poluentes na atmosfera. Pode-se dizer que a Volkswagen apresentou o comportamento dos consumidores que estão mais preocupados em alardear que se preocupam com o meio ambiente, do que de fato fazer algo de valor e significado que realmente esteja de acordo com os princípios da sustentabilidade.

    Camilla Amaral - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  51. O Atual escândalo da Volkswagen é consequência da enorme competitividade do mercado atrelado ao reflexo que o consumidor de veiculos passa as organizações.
    Com numero estimado em 11 milhôes de veiculos ,
    Com intuito de competir nos mercados onde o consumidor busque sempre mais motor, torque e potência, a volkswagen adiou um problema o qual ela nao era capaz de resolver no inicio da produção e inplantação das leis,
    O Tamanho do dano se faz de acordo com o tamanho da companhia, que exportava seus veiculos em diversos países onde as leis eram diferentes porem ainda existiam.
    A volkswagen é uma companhia mundial e se contradisse em toda a imagem que ela passa a sociedade ao revelar que burlava as leis para melhorar o desempenho de seus veiculos.
    Para que o consumidor volte a associar a imagem da volkswagen com uma empresa respeitavel, ecologica e socialmente

    Guilherme Leal Pacheco LBB Noite

    ResponderExcluir
  52. A Volkswagen apenas tentou se mostrar pro ativa a proteção do meio ambiente de uma forma mentirosa. O chip iria fraudar os testes já que seriam obtidos falsas informações, esses carros foram ao mercado e os consumidores preocupados com o meio ambiente compraram estes mesmos carros. O problema não foi a falta de entendimento da Volkswagen em relação ao comportamento de seu consumidor mas sim a forma dela agir com o tal. E como a Volkswagen foi pega na mentira as quedas nas ações são relativas. Ninguem quer ou gostaria de comprar produtos que são de uma maneira que você espera e por dentro é algo totalmente diferente.

    Matheus Mamede LBB Noite

    ResponderExcluir
  53. Em primeiro lugar, acredito que com esta notícia, a Volkswagen pode enfrentar um grande impacto em suas vendas pelo país, (não somente a venda de carros novos, mas também a venda de carros seminovos e usados), já que estamos em um momento de sustentabilidade e preservação do meio ambiente e isso causará grande repercussão negativa para a marca. Entretanto, esse será um ótimo argumento para a concorrência, que poderá usar esse escândalo como fator positivo contra a Volkswagen.

    É perceptível notar que estamos em um momento no mercado onde o consumidor pensa mais em satisfazer a sua vontade, o seu desejo, e deixando em segundo plano o modelo semicoletivo de compra, que foi frequente durante o momento de pós-guerra. Esse modelo está associado a compras de produtos, bens e serviços voltados para a casa e para a família, mas, agora, esse comportamento é alterado para o indivíduo. Então, ele pensa em se satisfazer, em comprar para ele. Com isso, acredito que a queda de vendas de carros da Volkswagen possa ser menor no Brasil.

    O que favorece a marca germânica é que com exceção da Alemanha, o Brasil é o país onde ela tem maior presença e o consumidor brasileiro está interessado em preço, design, conforto, e a sua preocupação com meio ambiente e sua preservação é bem mais escassa se for comparada com outros países.

    Acredito que apenas com uma campanha publicitária não seja suficiente para reverter todo esse impacto. Será necessário mais do que isso, a marca precisará se posicionar de uma forma consciente e apresentar fortes argumentos, e, obviamente, trazer ao mercado novos produtos que sejam menos poluentes. Além disso, acredito que o consumidor que foi afetado ao adquirir esses carros com a manipulação dos motores seja consultado para realizar uma análise do equipamento com a opção de reajuste.

    Régis Marley - LBA - Sala 16 - NOITE

    ResponderExcluir
  54. Acredito que tal fato seja consequência da mudança do comportamento do consumidor, que, com o passar do tempo sofreu mudanças nas prioridades e nos pontos decisivos no ato da compra.
    Aqui no Brasil, o aspecto sustentabilidade ainda é pouco avaliado em comparação a outros países, onde o compromisso da empresa com as questões ambientais são plenamente observados, e influenciam na escolha de compra.
    Com isso, as empresas se veem na obrigação de se adaptarem a esse novo cenário de exigência, mas, infelizmente fazer com que os produtos e serviços se tornem sustentáveis em sua produção ou utilização, na maioria das vezes é um processo de alto custo e investimento.
    As empresas que visam apenas o lucro e o crescimento, esquecendo de como a sua imagem é importante para os seus consumidores, muitas vezes elas optam pelo caminho mais fácil, burlando os sistemas e fazendo uma falsa imagem de empresa sustentável. Mas, uma hora, a verdade sempre vem à tona, uma vez que, cada a cada dia mais, grandes empresas são alvos de investigações e acusações contra o meio ambiente, não só pelo governo, mas também por ONG’s e associações de proteção ambiental. O caso da Volkswagen não foi diferente, onde, infelizmente ao tentar burlar o sistema de inspeção de poluentes, ao ser descoberta, não só prejudicou a sua margem de lucro e ações, mas, também a sua imagem e confiabilidade perante ao consumidor, uma vez que ao alterar um sistema, quantos outros não podem estar sendo burlados sem o conhecimento do consumidor.

    Letícia Nayane de Almeida Freitas | Publicidade e Propaganda, LBB – Noite

    ResponderExcluir
  55. É perceptível que nos dias de hoje o consumidor já começa a ter um consumo mais consciente em relação a poluição do planete, princialmente quando se trata do setor automotivo.
    A Volkswagen deu um tiro no pé ao tentar ignorar a emissão de poluentes, e agora já está sentindo os impactos.
    A partir de agora, a empresa terá que trabalhar para reconstruir seu posicionamento, investir mais ainda em sustentabilidade, de forma que possa suprir essa mancada. Além de ter que regularizar todos os veículos e adotar um padrão rígido de qualidade nesse sentido.

    ResponderExcluir
  56. O consumidor de hoje está mais engajado com o que acontece com a marca e não aceita mais que a marca fuja de seu propósito. Muitos consumidores pesquisam como a marca se comporta e compartilham nas redes sociais sua posição de fã da marca e numa situações destas a empresa não perde apenas os consumidores mas também o depoimento em favor da marca que poderia trazer novos consumidores, hoje a marca deve tomar muito cuidado com atitudes como esta pois pode manchar o nome da marca para sempre, vejamos o caso da CCE que por muitos anos teve seu nome ligado à produtos de qualidade duvidosa, hoje oque uma marca faz acaba refletindo na rede e influenciando muito mais pessoas que em épocas passadas.
    A Volkswagen cometeu um erro e só verá o impacto desta ação no futuro, a cada dia os consumidores estão mais ligados à sustentabilidade e ao impacto da utilização dos automotores no clima do planeta evitando assim, comprar produtos declarados prejudiciais à camada de ozônio, neste caso se inclui a Volkswagen, o consumidor irá com certeza reavaliar a possibilidade de comprar produtos da marca tendo em vista que a população que consome os veículos de maior valor como os carros mais potentes são mais instruídas e fazem uma melhor análise antes de cada compra.

    Kleber de Andrade | LBA noite | sala 16

    ResponderExcluir
  57. Atualmente vemos o consumidor se preocupando mais com questões ambientais, principalmente os novos consumidores, portanto ao analisarmos de um modo geral a VW perdera grande poder em países emergentes, já que estes seguem uma linha basicamente imposta pelos países considerados de primeiro mundo que visam com maior eficacia a regulamentação de produtos para que não prejudiquem o planeta.
    Ao analisarmos os consumidores brasileiros a VW tera possivelmente uma grande perca em solo canarinho, mesmo que possivelmente apenas um carro esteja irregular, isso porque a mancha na marca se aplicara em diferentes instancias da sociedade, principalmente na nova geração de consumidores do produto citado.

    Felipe Maciel - LBA Noite

    ResponderExcluir
  58. Apesar dessa boa onda de um ótimo comportamento, como deixar de comprar coisas que afetam o meio ambiente, que faz algum mal em relação ao senso comum, creio que não terá muita queda. Pois creio que a maioria ainda só ''finge'' estar preocupado com algo do tipo. Querem mais é se sentir bem com seu carro ou qualquer outro produto, independente dos malefícios

    ResponderExcluir
  59. "esse escândalo é causa ou consequência do comportamento do consumidor contemporâneo?"

    O poder de ter um status x hoje na sociedade através de bens, não deixa que o consumo de marcas fortes no mercado caia, desde que traga um valor agregado para o consumidor em questão perante seu status.

    ResponderExcluir
  60. Acredito que este escândalo irá prejudicar muito mais a Volks fora do país do que no Brasil, uma vez que, a meu ver apenas uma pequena minoria aqui no Brasil se preocupa e procura saber se o carro é de fato menos poluente na hora de realizar a compra, o que não deixa de causar grande insatisfação entre seus consumidores.
    É notório que hoje é crescente o número de pessoas que se preocupam com o meio ambiente e sendo assim eu vejo que esta ação realizada pela Volks é um ato extremo de tentar chegar ao seu objetivo e ser a maior montadora de carros apelando para o lado “ambientalista” dos consumidores.

    Isabella Alves LBA

    ResponderExcluir
  61. O consumidor deseja um carro potente, porém "politicamente correto" em relação ao meio ambiente. Existem sim veículos com essas características, como a BMW citada no vídeo. Porém o custeio destes automóveis são altos e o consumidor não quer pagar um preço justo por estas exigências. Acredito que a Wolksvagen simplesmente fez o que o consumidor gostaria que ela fizesse: desenvolvessem carros bons e que, aparentemente, mostrassem ao mercado que é um carro que polui menos, mesmo que se tratasse de uma fraude. O consumidor não está preocupado com a poluição do meio ambiente, mas sim com a visão que os outros consumidores têm sobre ele. Trata-se de um sentimento, de uma questão pessoal. Exemplo: comprei um carro bom (porque preciso de um carro bom) e ecologicamente correto (porque todo mundo vai me admirar e me utilizar como exemplo). A Volkswagen encontrou uma solução - mesmo que totalmente errônea - para um problema que os próprios consumidores não se preocupam.
    Se irão cair as vendas? Com certeza irão, pois desmascarando a fraude, o consumidor deixará de ter a "admiração" dos outros, unicamente pelos outros saberem que se trata de uma fraude. Então as vendas vão cair, mas não pelo motivo justo e sim pelo próprio ego do consumidor.

    Renata Lima | LBB Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Acredito que a preocupação com o meio ambiente é uma tendência de mercado crescente fora do Brasil. E olhando do ponto de vista publicitário a imagem da marca Volkswagen vai ser muito prejudicada, já que a confiança que os consumidores tem da mesma irá ser afetada. E creio que a marca também será afetada negativamente aqui no Brasil, já que há uma parcela significativa de consumidores preocupados com questões sustentáveis e ambientais. É fato que há uma mudança no comportamento dos consumidores atualmente.


    Deborah Kellen; LBA; Publicidade - Sala: 16

    ResponderExcluir
  64. Que o meio ambiente e os cuidados para com o mesmo é importante e está cada vez maior a preocupação com a saúde do nosso planeta pela sociedade, é notório. Portanto com o escândalo da Volkswagen os consumidores da marca, irão pensar duas vezes antes de investir em um carro em que ao ser consumido, estará emitindo substâncias poluentes e que agregarão à danos para a Terra.
    Tanto fora do país como aqui nos solos brasileiros, a marca perderá a clientela pois, países já fazem questão de seguirem uma linha em que seus produtos não prejudiquem o meio ambiente. E com isso, a marca será vista totalmente com outros olhos após os resultados terem sido adulterados.

    Bruna Ribas - LBA - sala 16

    ResponderExcluir
  65. O consumidor 3.0 deixou de comprar para satisfazer suas necessidades básicas. Nesse momento, ele adquire um produto levando em conta seu emocional deixando o racional praticamente de lado e, por isso, dizem que o consumidor atual compra com coração, mente e espírito.
    Este consumidor está atendo ao bem-estar, sustentabilidade e vários outros aspectos. Por esse motivo, o escândalo da Volkswagen pode criar um engajamento reverso ao que queriam. O consumidor, que adquiriu o carro por uma questão sentimental se sentirá lesado e aos que ainda não adquiriram, certamente criaram freios para não adquirir nada ligado a marca.

    Em um cenário global, é possível citar também uma característica do paradoxo da globalização, que existe uma cultural global e colaborativa, cuja a sustentabilidade está em evidência, e irá prejudicar a Volkswagen no relacionamento com o consumidor mesmo com uma "incrível e inesperada gestão de crise".

    ResponderExcluir
  66. O povo em geral acaba esquecendo os escandalos, não tenho propriedade para falar mas, as pessoas esquecem rapido fatos que seriam importante ser lembrados. Além disso, a marca dispôe de uma gama de produtos muito grande e participa ativamente do mercado, por isso, fica facil dissolver o lado ruim da mente do consumidor. E ainda, como a maioria das grandes empresas, existe uma equipe de contenção de crises que trabalha exatamente para fazer esquecer lados ruins e solucionar problemas.

    Tamires Serra - PP NOITE

    ResponderExcluir
  67. A preocupação ambiental é uma megatendência já estabelecida no comportamento da sociedade como um todo, que reflete no comportamento de consumo desta sociedade. A Volkswagen pode ter subestimado a importância que os consumidores e o mercado (de ações) dão à sustentabilidade, além, é claro, de ter agido de má fé e traído sua relação de confiança com o consumidor. Se isso irá impactar substancialmente a empresa, é algo que poderemos observar a longo prazo, acredito que muito irá depender do posicionamento da marca diante do escândalo e de suas ações, no sentido de reparar os danos ambientais causados pro ela. Independentemente de qual seja a postura da marca daqui pra frente, esta falta ética poderá ficar para sempre marcada no histórico da empresa de forma irreversível.

    Raquel C. Silva Batista - PP - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  68. A preocupação ambiental é uma megatendência já estabelecida no comportamento da sociedade como um todo, que reflete no comportamento de consumo desta sociedade. A Volkswagen pode ter subestimado a importância que os consumidores e o mercado (de ações) dão à sustentabilidade, além, é claro, de ter agido de má fé e traído sua relação de confiança com o consumidor. Se isso irá impactar substancialmente a empresa, é algo que poderemos observar a longo prazo, acredito que muito irá depender do posicionamento da marca diante do escândalo e de suas ações, no sentido de reparar os danos ambientais causados pro ela. Independentemente de qual seja a postura da marca daqui pra frente, esta falta ética poderá ficar para sempre marcada no histórico da empresa de forma irreversível.

    Raquel C. Silva Batista - PP - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde,
    Acredito que o acontecimento se deu pela consequência da consciência que vemos tendo com relação aos danos ao meio ambiente. E por tal consciência acredito sim, que influenciará no comportamento de uma porcentagem de consumidores da marca diminuindo a credibilidade da marca e da sustentabilidade oferecida dai pra frente. Porem não podemos deixar de levar em conta que a maioria dos consumidores da marca ou de automóveis não levam em consideração a sustentabilidade como um fator decisivo para uma compra, mas com certeza associaram a marca á uma marca desonesta e manipuladora, muitas vezes não pela falta de sustentabilidade mas por ter forjado o resultado. Acreditando que forjado um vez a possibilidade de forjar em outros aspectos do veiculo.
    Maria Luíza Corrêa - PP - LBA - Período noturno

    ResponderExcluir
  70. A sociedade atual e a geração Y têm se preocupado cada vez mais com o meio ambiente, preferindo adquirir produtos que não causem danos ou danos mínimos à natureza. Itens como procedência, emissão de poluentes e baixo consumo tem sido preferidos pela população. O escândalo da Volkswagem só faz a empresa perder a credibilidade perante seus atuais e futuros consumidores. Visto que a geração Y tem optado por substituir velhos hábitos por novos, menos poluentes e de menos impacto ambiental, como a troca de carros por outros meio de locomoção: trajetos à pé, bicicletas e/ou transportes públicos.
    Golpes como o da Volks só vem a reforçar a vontade da população em mudar seus hábitos e cobrar ainda mais das empresas transparência e atitudes realmente sustentáveis de menos impacto no meio ambiente.

    Matheus Felipe - LBA PP noite

    ResponderExcluir
  71. O escândalo da Volks, irá sim, fazer com que seus consumidores diminuam o consumo dos produtos da marca, devido aos danos que a empresa causou para o meio ambiente. Além de que os resultados mostrados são manipulados, o que causa uma dúvida em o consumidor acreditar novamente na marca. A confiança que o consumidor antes poderia ter, após esse escândalo, com certeza vem diminuindo entre os consumidores da marca, fazendo com que a mesma fique com o nome manchado no mercado.

    Gabriela E. Menezes- SALA16-LBA NOITE

    ResponderExcluir
  72. É possível que a marca venha a ser prejudicada de alguma forma com esse escândalo, pois são clientes que pensaram numa ação para a contribuição de um mundo menos poluído. E se isso não acontece o cliente pode se sentir frustrado. Mais na maioria da população poucas pessoas se atingirão e creio que não deixaram de comprar um carro por um escândalo desse tipo, as vendas irão diminuir sim, basta a Volkswagen aprimorar seu mkt e conquista novamente a confiança de seus consumidores
    Gleyce Martins lbb noite

    ResponderExcluir
  73. Hoje em dia as pessoas têm uma facilidade de esquecer problemas e erros sobre as empresas que não deveriam esquecer.
    Fora que a marca tem uma enorme variedade de produtos que estão sempre em rotação no mercado, fazendo que os os consumidores acabem esquecendo o lado ruim das empresas.
    Isso acontece, por que as empresas hoje em dia, tem equipes especializadas em criar um jeito de fazer com que os consumidores comprem os seus produtos e esqueçam dos erros e problemas cometidos pela mesma.

    Marcelo Assis pp noite

    ResponderExcluir
  74. As pessoas as vezes fecham os olhos para algumas situações. Sabe que faz mal que polui que o retorno será terrível mas não se desapegam.
    Consumidores não podem ser alienados, grande parte se interessa por essa questão socioambiental , sustentabilidade, mas não coloca em prática deixa pro outro. O vendedor a fim de conseguir 100% do seu lucro usa de todas as armas possíveis para sua venda.

    ResponderExcluir
  75. A sociedade acaba esquecendo os escândalos cada vez mais
    rápidos, então o escândalo da Volkswagen pode não refletir no comportamento do consumidor aqui no Brasil, pois os consumidores
    estão acostumados mais com o fator do conforto, design, pois
    a marca dispõe uma gama de produtos bem grande. Mesmo
    assim existe uma equipe especializada nas grandes empresas
    que acompanha toda essa área.


    Arthemis Raftopoulos
    31222292

    ResponderExcluir
  76. A sociedade acaba esquecendo os escândalos cada vez mais
    rápidos, então o escândalo da Volkswagen pode não refletir no comportamento do consumidor aqui no Brasil, pois os consumidores
    estão acostumados mais com o fator do conforto, design, pois
    a marca dispõe uma gama de produtos bem grande. Mesmo
    assim existe uma equipe especializada nas grandes empresas
    que acompanha toda essa área.


    Arthemis Raftopoulos
    31222292

    ResponderExcluir
  77. Os consumidores, ou grande parte deles não estão preocupados com o assunto sustentabilidade, quando se trata de compras e consumo. O consumidor, não só no Brasil, mas em todo o mundo, preocupa mais com o valor financeiro.
    Publicidade e Propaganda - LBB noite

    ResponderExcluir
  78. Questões ambientais são tendências no comportamento de consumo da sociedade atual. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com isso. O erro cometido pela VW, terá impacto no futuro, pois cada dia mais os consumidores estão ligados a questões de sustentavéis. Com isso, comprar produtos que serão prejudiciais a camada de ozonio, o consumidor irá reavaliar o produto antes da compra. Tendo em vista que a população que consome os veículos de maior valor fazem uma melhor análise antes de cada compra.

    ResponderExcluir
  79. Alana A. Nunes LBA Noite. Questoes ambientais sao tendenciadas no comportamento da sociedade atual. As pessoas estao cada vez mais preocupadas com isso. O erro cometido pela VW, terá impacto no futuro, pois cada dia mais os consumidores estao ligados a questoes sustentaveis. Com isso, comprar produtos que serao prejudiciais a camada de ozonio, o consumidor irá reavaliar o produto antes da compra. Tendo em vista que a população que consome os veiculos de maior valor fazem uma melhor analise antes de cada compra.

    ResponderExcluir
  80. Cada dia que passa os consumidores se tornam mais críticos e exigem mais dos produtos e das marcas. Um escândalo com o este abala muito a credibilidade da marca perante aos consumidores. Com certeza a empresa vai sentir o peso dessa fraude. Muitos consumidores vão procurar uma outra marca que julgam ser mais séria e que possam confiar!


    Larissa Fernanda de Almeida
    LBA

    ResponderExcluir
  81. A Volkswagen é uma empresa reconhecida mundialmente e uma fraude como essa, relacionada ao meio ambiente, pode sim impactar e muito a marca. Especialmente fora do Brasil, onde existe um maior controle sobre o tema. Aqui, as pessoas estão começando a considerar mais o assunto, mas ainda não como em outros países. Esse fator pode ajudar a marca aqui, mas acredito que podemos esperar mudança no cliente da VW sim, especialmente de empresas sustentáveis que utilizam veículos, esses sim, podem optar por outras marcas.
    Karina Geoffroy PP 6º Período LBA

    ResponderExcluir