segunda-feira, 22 de maio de 2017

Geração Z quer retorno rápido


Vejam o nível porcentual dos jovens empreendedores que usam campanhas publicitárias!
Por Maria Lúcia Gontijo - O Tempo - 8/5/2017

No site da estilista tem o número do celular e a sugestão “Tenho Whatsapp”. Mesmo assim, a estudante Sofia Vilela, 14, não conseguiu entrar em contato com a profissional que poderia fazer seu vestido de 15 anos. “Desisti dela e vou tentar outras. Se nem visualiza a mensagem, é porque não tem a urgência que preciso”, decreta. Assim é a geração Z, o grupo demográfico nascido entre 1994 e 2010, e que representa 25,9% da população mundial.

Essa geração tem urgência, quer resposta rápida. Eles já nasceram empoderados pela conectividade, compartilhando momentos nas redes sociais e fazendo compras online, mas muitos nem usam

computador. Resolvem tudo com smartphone em punho. É o caso da estudante Marcella Albuquerque,17. Vive conectada e sempre que pode faz compras pelo WhatsApp. “Eu uso o aplicativo para comprar roupas, acessórios. Até bolo sem glúten já comprei. É muita facilidade”, diz.
Além disso, ela também usa as redes sociais para vender sua linha de joias. “Além do ‘Whats’, eu uso o Instagram para divulgar. A maioria das minhas clientes tem a minha idade e ama saber da coleção através das redes”, disse.

A estudante de publicidade e propaganda Vitória Zuppo, 20, é mais receosa. “Quando me arrisquei pela primeira vez a comprar online, gostei. Comprei algumas roupas da China e chegaram sem problemas, mas mesmo assim, fico receosa”, diz. Vitória prefere seguir marcas e lojas, ficar por dentro das coleções e depois comprar na loja física. “Se fico sabendo de alguma marca ou loja, já corro para o Instagram para ver os produtos. A marca que não tem perfil nas redes só tem a perder”, completa.

Segundo o diretor de e-commerce da Totvs, Maurício Trezub, essa geração busca o máximo de informações possíveis sobre tudo, principalmente na hora de comprar. “O que eles mais compram são produtos relacionados à moda e à tecnologia, especialmente celular. Além disso, apesar de ainda não estarem totalmente inseridos no mercado de consumo, influenciam os pais na hora da compra, fazem pesquisa na internet e vão à loja física”, aponta. Para Trezub, a geração Z não separa a vida real da digital.

“Para esse consumidor, a internet faz parte do dia a dia, ele não conheceu o mundo sem ela. Dispositivos móveis e redes sociais fazem parte da vida, para se relacionar com os amigos, assistir a filmes, comprar, estudar e até mesmo trabalhar”, explica.

Mais que tudo, o consumidor Z não é fiel a uma marca, mas sim ao que ela proporciona. “Como a diferença entre o real e digital praticamente não existe para essa geração, o esperado é que as empresas busquem novas formas de criar experiências diferentes, em todos os canais (físicos e digitais) para atrair, de fato, esses consumidores”, disse.

Para a jornalista especializada em negócios e carreiras Inácia Soares, as empresas precisam estar atentas às demandas desse público. “Se a empresa achar que trata-se de um cliente como qualquer outro, terá sorte se conseguir atrair e retê-los. Outro aspecto importante é a rapidez nos retornos. Jovens se sentem mais confortáveis com a simultaneidade de processos. Enviam e recebem a resposta quase que instantaneamente. Portanto, é preciso ter equipe dedicada ao atendimento digital”, explica.

“Quando a empresa entende o problema do cliente, ela consegue se comunicar melhor sabendo o que pode oferecer de solução para esse público tão exigente”, aponta a especialista em desenvolvimento de negócios da We Do Logos, Paula Del Sarto.
Mais conectada. A Geração Z envia, em média, 206 mensagens por dia, quase três vezes o volume da geração nascida nos anos 80, aponta pesquisa da McCann sobre o comportamento de jovens.

E-commerce, apenas, não é suficiente
As empresas ainda buscam alternativas para atrair o público de 16 a 20 anos. Segundo a especialista em desenvolvimento de negócios da We Do Logos, Patrícia Del Sarto, antes de investir, é preciso saber se o produto atende às demandas dessa geração Z. “A empresa, antes de criar um ecommerce, por exemplo, precisa analisar qual é o perfil de seus clientes. Entendendo isso, a melhor maneira de conquistar esse público é se comunicar de forma clara, investir na usabilidade, além de um apelo visual”, diz.

Paula ainda explica que quem não se preocupa em entender o cliente e acompanhar a mudança de seus desejos está fadado a fechar as portas.

Poder de consumo pede mais atenção

A geração Z quer agilidade, mas precisa de limite. Segundo a psicopedagoga Cristina Silveira, a atenção dos pais deve ser redobrada com o poder de consumo desta geração. “Os pais precisam estar atentos. Adolescentes e jovens precisam de limites, não importa se o dinheiro é deles e ou não. Eles precisam se conscientizar para não consumir desenfreadamente e perder o valor do dinheiro”.

Lucas de Freitas Sommer, 14, fica conectado na maior parte do tempo, e tem autorização dos pais para comprar pela internet. “Eu entro no site e já monto o que quero no carrinho de compras. Aviso minha mãe, e ela só me passa o código de segurança do cartão de crédito, os outros dados já estão cadastrados”, disse.

Sommer “não tem paciência” para comprar em loja física. “Prefiro comprar online pela rapidez e praticidade, resolvo tudo em poucos cliques. Compro mais tênis e jogos de videogame”, conta. A inspiração para muitas das aquisições vem do YouTube. “Vi um vídeo legal de um cara desenhando na parede de um quarto. Descobri qual caneta ele usava e comprei no site norte-americano”, explica.

“É uma geração imediatista que quer tudo para ontem. Cabe aos pais terem estratégias para educar financeiramente essa turma”, orienta a psicopedagoga.

Pessoal, quais são os desafios e as possibilidades para a publicidade diante desta geração que logo irá ser a principal consumidora?

108 comentários:

  1. A interação com o público da geração Z, exige cada vez mais um dinamismo por web de rápido e fácil acesso, então tentar manter os jovens atualizados é um desafio, pois exige uma alimentação constante do mercado publicitário para tentar manter uma determinada marca no topo da cadeia alimentar da web. Visando por outro lado a criação de novas artes, a interação por web e a constante comunicação coloca os publicitários atualizados e ativos, o mais rápido e mais atualizado leva o prêmio, um bom profissional na áreas de publicidade geração Z deve ser considerar com sorte pois o futuro vem desta geração.

    Fernando Marques
    314111936
    PP Noite

    ResponderExcluir
  2. Desafios: Ter a fidelidade destes consumidores; tempo curto para a criação e consumo do produto/serviço; dispersão; adaptação com as novas tecnologias; buzz negativo feito sem checar a fonte e/ou sem receber o feedback da empresa.
    Possibilidades: Atração fácil; ímpeto para realizar a compra; expectativa para a chegada de novos produtos/serviços.

    BRUNO COSTA - 31428964

    ResponderExcluir
  3. O maior desafio para acompanhar a nova geração é mante-los interessados sobre o tema proposto. Para isso é necessário um dinamismo maior e um conteúdo mais envolvente. Satisfazer a nova geração, trás muitas possibilidades como o contato mais próximo e íntimo com cada pessoa, tornando uma maneira mais fácil de descobrir suas necessidades.

    Stephany Lemos
    RA: 31621627
    PP - NOITE

    ResponderExcluir
  4. Essa nova geração tá habituada as redes sociais, já nasceram na situadas nesse mundo agilizado onde as informações são compartilhadas em uma grande velocidade. Eles são muito ociosos e não ter a resposta fácil, rápida e até de certa forma engraçado pode ser um desastre, uma peça publicitária segmentada exclusivamente para esse público tem que ser rápida, objetiva e direta sem muitos rodeios, usar memes pode ser uma ótima opção, mas quando se trata de resposta sobre alguma dúvida ou questionamento o posicionamento tem que ser extremamente ágil, em questão de tempo um única reclamação pode estar sendo o assunto do momento em algum meio de comunicação online.

    Emerson Fábio dos Reis - 31427942
    PP - Noite

    ResponderExcluir
  5. Karolaine Elias
    31514506
    Manhã - 5º período
    Com o acesso a informação de maneira rápida e da forma como queremos, nossa geração se torna mais difícil de agradar e convencer. Já que é preciso usar de maneira inusitada para fazer com que por um minuto que seja essa geração pare oque esteja fazendo e dê atenção ao que está sendo lhe apresentado de novo.
    Então, como forma de adequação ao que está acontecendo, nada mais justo do que conversar e aproximar da maneira de que estão todos usando,ou seja, online, rápida, objetiva e inovadora, pois o que está sendo cobrado pela atenção de todos nós jovens são coisas novas.

    ResponderExcluir
  6. Hoje, o acesso a informação acontece de forma muito rápida. O acesso a internet e redes sociais torna isso possível. Com toda essa facilidade, o grande desafio da publicidade e propaganda é acompanhar de forma criativa, rápida e inusitada para que essa nova geração pare de fazer o que está fazendo para ver oque você quer que ela veja com atenção.

    RA: 316147988
    PP - MANHÁ

    ResponderExcluir
  7. O maior desafio para acompanhar a nova geração é mante-los interessados sobre o tema proposto. Eles são muito ociosos e não ter a resposta fácil, rápida e até de certa forma engraçado pode ser um desastre, uma peça publicitária segmentada exclusivamente para esse público tem que ser rápida, objetiva e direta.

    ResponderExcluir
  8. O desafio da publicidade é se tornar digital e com respostas rápidas aos seus consumidores. Além disso, ela agora esta relacionada com experiências no âmbito real e virtual. Temos que pensar que para atrair esse novo público requer entender que eles estão em constante mudança, ou seja, as peças terão que ser criadas quase que diariamente para que sejam novidades.

    Bernardo Gouveia Cardoso
    RA: 310723237

    ResponderExcluir
  9. O avanço da Internet modificou muito a vida de todos nós. Criamos novos hábitos e tendências. Surge um novo tipo de consumidor, acostumado a obter informação e respostas praticamente em tempo real, sem demoras, um consumidor imediatista que prefere efetuar suas compras on-line.
    O mercado on-line é bastante vasto e diversificado o que atrai milhões de consumidores que optam por este sistema de compras pela praticidade e conforto.
    As empresas de olho neste perfil de cliente esta cada dia mais se aperfeiçoando para um melhor atendimento e principalmente no pronto atendimento para não deixar o cliente aguardando uma resposta as suas duvidas ou possíveis reclamações.

    Letícia de Aguiar Goulart
    RA 31428260
    Sala 16/17

    ResponderExcluir
  10. R.A: 31425579
    Turno: Noite
    Para lidar com a geração Z o que mais se adéqua é a proximidade em que a marca em questão tem com seu publico, o bom uso do Marketing é essencial para haja o sucesso esperado. Encantar e fidelizar os clientes da geração Z não é algo tão complicado, o que essa geração procura é transparência, gentileza e agilidade na hora da compra ou uso do produto/serviço, se as empresas forem flexíveis a mudança e comprometidas com seu publico não haverá grandes problemas de marca, somente manutenção da mesma se houver algo de negativo.

    ResponderExcluir
  11. KAMILA CHRISTI
    RA 316118079
    TURNO: NOITE 6º
    Hoje, a tecnologia é muito diferente, do que era a alguns anos atras, ela segue uma evolução grande e rápida, da qual nos acomoda e faz com que sejamos obrigados a estar sempre seguindo. ela esta a todo lado e a todo momento, as empresas veem se adaptando e aperfeiçoando o contato com seu cliente final de varis formas.

    ResponderExcluir
  12. Realmente é um desafio lidar com a nova geração, a maioria já está habituada com as novas mídias e com a quantidade de informação que é ofertada. O maior desafio publicitário será criar alguma ferramenta que tenha um conteúdo envolvente, que atenda o imediatismo e que permita uma via dupla de comunicação. Claro que antes de fazer acontecer é necessário pesquisar e conversar com esses jovens.

    Samara da Silva Lemos
    RA: 31512524
    Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  13. Tudo está em constante evolução, principalmente quando se trata de internet e aparelhos tecnológicos. O grande desafio da publicidade com essa geração é torná-los fiéis as marcas, uma vez que, com tanta praticidade e com o número de empresas concorrentes cada vez maior tornar alguém leal a uma marca específica tem sido cada vez mais complicado. Por outro lado, as possibilidades são grandes: a própria praticidade em comprar o que deseja sem sair de casa, sem enfrentar filas e com a entrega rápida se torna um grande atrativo.

    ResponderExcluir
  14. A publicidade deve se adequar a certas demandas em devidos segmentos, como deixar de lado essas linhas chatas de telemarketing e passar para whatsapp, email, e afins. Dentro da geração Z ainda temos consumidores céticos que tem medo e/ou receio de comprar ou pelo celular ou online, mas as próximas gerações podem perder esse ceticismo, e buscar pelas marcas que mais ofereçam qualidade e informação de uma forma mais pessoal para seus cliente.

    Jéssica Mendes
    ra: 31429351
    PP-manha

    ResponderExcluir
  15. Nome: Katheryne Martins
    R.A: 31426983
    Noite
    A geração Z tende a ser um publico com mais dificuldades em se agradar, pelo fato de a informação ser algo que temos de forma rápida, se algum produto/serviço não os agrada rapidamente aquilo estará em suas redes sociais, para que outras pessoas vejam e não realizem a compra do mesmo, trazendo prejuízos para a marca. Uma sugestão para que a empresa não cometa esse erro é sempre ser transparente em relação aos seus produtos, também a visão e valores da empresa serem bem definidos. Outro ponto em que precisa ser trabalhado pelas empresas é a relação Patrão> Atendimento e Atendimento> Cliente. Muitas vezes um funcionário não é bem treinado pelo seu patrão e quando as informações chegam erradas e demoradas para o cliente geração Z esse fato não será bem visto pelos mesmos gerando assim o mesmo ciclo falado anteriormente.

    ResponderExcluir
  16. A geração atual está cada vez mais automatizando seus hábitos fazendo tudo da maneira mais tecnológica possível, pois o tempo de seu dia-a-dia está cada vez ficando menor então muitas pessoas preferem gastar seu tempo com outras atividades do que indo presencialmente nas lojas. Porém também têm as pessoas que são desconfiadas ou que gostam de pegar e experimentar os produtos antes de comprá-los, por isso as lojas físicas tendem a continuar, ou a publicidade criar novas estratégias para apresentar seus produtos aos clientes de forma física sem sair de casa por exemplo.
    bárbara michetti
    RA:31514038

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A geração Z, é uma geração completamente envolvida pelo meio tecnológico, que se torna um desafio para a publicidade, por ela ser uma forma rápida, prática e com muitos concorrentes, onde os melhores se destacam, e os consumidores tem várias opções. Em contra partida, gera um mercado grande onde tudo é mais visível, e as divulgações podem serem vistas e os produtos vendidos de uma forma mais eficaz.

    Nome: Bianca Alencar
    RA: 31420753
    PP / Noite

    ResponderExcluir
  19. As dificuldades ficam por conta de acompanhar as constantes mudanças do público. Qual a rede social em alta no memento, qual a linguagem usada, quais são as bandeiras importantes a se levantar no momento. Se manter atento às rápidas transformações que cercam a geração Z, é um desafio diário.
    Quanto as possibilidades, estar em constante contato com seu cliente, ter acesso a inúmeras informações sobre seus habitos de consumo, uma vez que o cliente tem a vida como um livro aberto na internet, facilita a segmentação do público e o entendimento de seus desejos, permitindo que a marca seja mais acertiva na hora de lidar com aquele cliente, induzir seu consumo e resolver problemas.

    ResponderExcluir
  20. As dificuldades ficam por conta de acompanhar as constantes mudanças do público. Qual a rede social em alta no memento, qual a linguagem usada, quais são as bandeiras importantes a se levantar no momento. Se manter atento às rápidas transformações que cercam a geração Z, é um desafio diário.
    Quanto as possibilidades, estar em constante contato com seu cliente, ter acesso a inúmeras informações sobre seus habitos de consumo, uma vez que o cliente tem a vida como um livro aberto na internet, facilita a segmentação do público e o entendimento de seus desejos, permitindo que a marca seja mais acertiva na hora de lidar com aquele cliente, induzir seu consumo e resolver problemas.

    RA:315114175
    Publicidade - Noturno

    ResponderExcluir
  21. O compartillhamento de idéias se tornou possível graças ao avanço da tecnologia
    que está presente não só na casa dos indivÍduos, mas também os acompanham através de seus
    celulares, ipads, iphones, tablets, etc. Portanto, quando se fala em influenciar e expressar
    opiniões é necessário cautela, pois somente através de uma segmentação de mercado
    adequada e um mapeamento cultural, é possível saber qual o perfil dos usuários que usufruem
    da liberdade de expressão online, afinal, nosso planeta não é habitado somente por internautas
    sedentos por expressar seus pensamentos, existem também aqueles que somente assistem e
    admiram, por algum motivo específico.

    ResponderExcluir
  22. Nayara Cristina Machado
    RA: 31425576
    Noite- 6º período

    O grande desafio atual que a publicidade enfrenta, é exatamente o de acompanhar o acelerado processo de inovação e aderência tecnológica dos jovens. Por isso se faz necessária uma constante atualização por parte do meio comunicacional para se manter no nível "high-tech" e alcançar a atenção e aderência da geração Z.

    Da mesma forma em que as agências de publicidade e comunicação enfrentam constantes desafios nesse meio, há o surgimento de novas oportunidades e facilitadores. Um deles é o fato de que os jovens estão conectados em diversas plataformas e redes sociais disponibilizando informações que podem ser fortemente aproveitadas, o tempo inteiro.

    ResponderExcluir
  23. É necessário se manter atento as inovações, não só tecnológicas mas sim do mercado em geral. Estamos em uma geração onde o novo e o inovador disparam na frente, e é isso que o consumidor quer, destaque no mercado. E através das novas tecnologias eles se mantém informados das inovações.

    RA: 31428823

    ResponderExcluir
  24. Esse contexto ao qual o consumidor atual está inserido traz junto de sí as ferramentas e possibilidades para solucionar e sanar a necessidade imediatista e exigente dos mesmos. O desafio está na aplicabilidade de maneira acessível às empresas e negócios para um investimento efetivo. pois com criatividade é possível inovar engajar esse público. A base do bom e exclusivo atendimento dedicado a demanda online deve ser fortalecida e bem preparada para conquistar o cliente. Dando seguimento com todas as etapas do funil implementando metodologias e plataformas de maneira que auxiliem todo o processo.

    ResponderExcluir
  25. O desafio maior nos dias de hoje para o mundo da Publicidade, é saber usar de forma precisa as ferramentas disponíveis a favor do mercado. Planejar estratégias atrativas, persuasivas de modo a atender prontamente as espectativas e satisfações das solicitações dos clientes, de modo que gere não só fluxo de acesso, mas também retorno e divulgação dessa satisfação entre os usuários. Uma boa imagem é fundamental nos dias de hoje, e uma falha se quer na comunicação pode comprometer todo o processo, pois a geração Z acostumada com a exatidão da tecnologia, administrar uma falha humana, seria extremamente desapontador. Então, todo o trâmite desde a divulgação a expedição e pagamento, devem estar sempre nos conformes.

    ResponderExcluir
  26. Os desafios e possibilidades para a publicidade diante desta geração já estão acontecendo diariamente. Todas as grandes empresas já sentiram a importância da internet, e nela a melhor forma para se aproximar de um público mais jovem. O YouTube é um exemplo de uma plataforma que poucos utilizavam alguns anos atrás e que há pouco foi descoberto o potencial dos chamados "youtubers" de influenciar seu próprio público. Outras vantagens para o mercado de comunicação é o fato das publicidades serem direcionadas ao publico alvo de sua escolha, e mesmo assim, continua mais barato do que anúncios em outros veículos.

    Cássio Antunes
    31321479

    ResponderExcluir
  27. Uma geração em que tem informação ao tempo todo de maneira rápida,acaba se tornando mais dificil de agradar. Então a interação com o publico deverá ser bem mais dinâmica, as empresas terão de priorizar o conteúdo digital que apele para a imaginação por meio do uso das novas tecnologias, tais como realidade aumentada e realidade virtual,formatos imersivos que permitam uma experiência visual mais forte, as marcas terão de oferecer jornadas de consumo mais bem conectadas, que sejam menos invasivas e tenham uma abordagem mais inteligente e mais polida.
    samara carneiro
    pp noite
    31427388

    ResponderExcluir
  28. Tamires Cassandra
    PP/Manhã

    A publicidade mais do que nunca vive uma fase de mudanças. A nova geração, como diz o texto, quer imediatismo e isso é um ponto que define a compra dos jovens. Não basta só ter site e um perfil nas redes sociais; mais rápido e fácil que isso é o uso do Whats App. Ainda não é muito usado por grandes empresas, acredito que demanda mais profissionais atentos e com mais prontidão. Mas o pequeno empreendedor tem usado disso a seu favor, ainda que as demandas vão crescendo ele consegue trabalhar melhor com isso porque ele começou o negócio dessa forma, assim é só ele evoluir o sistemática que ele usa com o wpp.
    A publicidade vai perder com mídias impressas e respostas que demandam tempo, mas só têm a ganhar com essa nova geração chegando ao poder de compra.

    ResponderExcluir
  29. mateus silvestre almeida costa 314113261 pp 6 perido noite
    Realmente é um desafio lidar com a nova geração, a maioria já está habituada com as novas mídias e com a quantidade de informação que é ofertada. O maior desafio publicitário será criar alguma ferramenta que tenha um conteúdo envolvente, que atenda o imediatismo e que permita uma via dupla de comunicação. Claro que antes de fazer acontecer é necessário pesquisar e conversar com esses jovens

    ResponderExcluir
  30. Esse post retrata bem a transformação que o mercado publicitário vem tendo já algum tempo. Desde a internet 2.0, têm-se a necessidade de dar mais voz ao consumidor e hoje em dia é bem nítido que as empresas que tem tido sucesso, são aquelas que estão aderindo ao formato de praticidade de comunicação e facilidade de compra com relação ao cliente.

    Celso L O Santos
    PP Una Liberdade - noite
    RA: 31420766

    ResponderExcluir
  31. É preciso cativar, encantar, despertar nessa geração sentimentos que os façam consumir dentro e fora da sua bolha. A infidelidade desse público torna perigosa a relação pois o que vale para eles é a experiência. É preciso entender seu problema e se adaptar para transmitir uma mensagem clara com uma comunicação assertiva.

    Fernando de Souza Santos
    RA: 314212531

    ResponderExcluir
  32. Isabela Martins Lages de Souza
    Publicidade e Propaganda - 6° período
    Turno: Manhã
    Com essa nova geração se tornando parte do mercado consumidor, os profissionais de comunicação podem usar de suas "fraquezas" para conquistá-los. As redes sociais já nos permitem ver e analisar o que está em alta no momento, o que os jovens estão pensando e lutando por. Com a alta resposta desses aplicativos, temos uma sociedade cada vez mais ansiosa e consequentemente nervosa com processos que demoram ou demandam um pouco mais de atenção. Devemos ter cuidado para não abusar muito desse sentimento, uma vez que pode causar transtornos psicológicos ao público consumidor.

    ResponderExcluir
  33. Segundo o artigo, para essa geração não há diferenciação clara entre os meios digitais e o mundo real, o que, indiretamente, potencializa o número de estímulos publicitários aos quais esses jovens estão expostos. O consumidor da Geração Z, ainda que pesquise muito sobre o produto/serviço antes da decisão final de compra, é um comprador impulsivo, devido sua ansiedade característica, e os canais de comunicação dos prestadores de serviço devem estar não apenas ativos e integrados, como em constante atualização para atender este público, que passa a maior parte do dia conectado e não tem paciência para esperar.

    Iury Marques
    RA: 31425716
    Noite

    ResponderExcluir
  34. Leandro Henrique Pimenta29 de maio de 2017 às 12:38

    R.A 31425581
    Turno; Noite

    Realmente é uma geração imediatista, não passaram a fundo o desenvolvimento tecnológico e suas limitações, de certa forma acho até ruim, pois já crescem achando que tudo é fácil e prático e podem se frustrar com coisas simples, pro outro lado já crescem no ritmo que o mercado pede, antenados a tudo oque pode ocorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro Henrique Pimenta29 de maio de 2017 às 12:50

      P.s não tinha lido a pergunta haha.
      Na publicidade vai exigir mais além de saber expor bem o produto e suas qualidades pois vão pesquisar outros concorrentes inclusive fora do país, saber cativar e andar no mesmo ritmo.

      Excluir
  35. Quando entendemos o problema do cliente, conseguimos nos comunicar melhor sabendo o que podemos oferecer de solução para esse público tão exigente que é a geração Z. Mas isso acaba se tornando um desafio muito grande, pois, saber o que motiva e como pensa essa geração, é muito difícil pelas enormes diferenças de comportamento existentes. Mas por outro lado, nós, publicitários, podemos buscar novas formas de criar experiências diferentes, em todos esses canais (físicos e digitais) para atrair a atenção dos nossos consumidores. Essa nova geração, esses novos canais de comunicação, divulgação, facilitaram muito o nosso trabalho, de certa forma.

    Felipe Martins de Castro
    RA: 31425580

    ResponderExcluir
  36. O desafio para os profissionais de publicidade na busca de conquistar os consumidores desta geração é se manter atualizado sobre o que chama a atenção
    " desta turma" no momento. Para isso é necessário que este profissional esteja antenado a
    sites e redes socais mais acessados por esta geração e observe os comentários e posicionamento. Quando o
    profissional está " antenado " aos movimentos desta geração ele tem a oportunidade
    de oferecer a criação de campanhas para as empresas que querem conquistar este
    consumidor. Estas campanhas, se forem percebidas como ofertas relâmpago irão
    conquistar este consumidor que cobra velocidade em todas as ações.
    A oportunidade de uma oferta relâmpago deve atender à este nome em todas as etapas. Resposta ao atendimento, tempo de entrega e pesquisa de satisfação.

    Caroline Amelia Inaibes Sabino
    314211494
    PP NOITE

    ResponderExcluir
  37. Como já temos visto, a comunicação das empresas tem mudado com constantemente. Isso porque tem se visto a necessidade por parte do target de se relacionar com as empresas. Hoje em dia compra-se mais pelo relacionamento com as empresas, do que pelos produtos/serviços em si. Não basta ter um bom preço ou um bom serviço, é necessário oferecer experiências prós clientes. E essa metamorfose se dá por causa da geração Y, em que suas necessidades de consumo são diferentes das gerações passadas. E para a comunicação isso é uma grande oportunidade, já que a inovação e criatividade devem fazer parte dos nossos dias.

    Fabrícia Helena de Souza Silva
    RA 314120475 - PP - noite

    ResponderExcluir
  38. Aluna: Brenda Silva
    R.A:31425570
    Turno: Manhã
    A publicidade que terá como público consumidor uma geração que tem a todo momento informação e conteúdo, deverá focar na qualidade e na atração aos seus objetos. A internet é dinâmica porém, não são todos os portais que exibem conteúdos relevantes, a relevância não é só sobre a importância daquele conteúdo para sociedade, porém é importante que a sua informação traga para o consumidor uma relação com alguma necessidade ou experiência de vida dele. Uma das questões importantes que devem ser trabalhadas é a questão da diferenciação, em um mundo de disputas de informações e perfis nas redes sociais os indivíduos querem se sentir diferentes e ter uma experiência de consumo única, algo que conecte o social com a sua individualidade.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Nome: Sidney Filipe
    R.A: 31427245
    PP/MANHÃ

    A publicidade, tem como maior desafio na denominada Geração Z, a criação de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Felizmente, não existe uma formula capaz de prever a reação e a capacidade entrosamento de um público, ao produto, serviço ou conteúdo de uma empresa. Outra enorme dificuldade que a maioria dos empreendimentos online tem percebido, é a mudança frequente do seu publico-alvo. O perfil de consumidor que consome seu produto no lançamento, não é o mesmo perfil que o consumirá 3 meses após o lançamento, que consequentemente não será o mesmo que o consumirá daqui a 6 meses e etc.
    Empresas como NETFLIX, MERCADO LIVRE, NETSHOES, GOOGLE e etc. perceberam essa nova tendência e reinventaram sua postura, a modo de tentar acompanhar tais mudanças para não perderem seu espaço no mercado.

    ResponderExcluir
  41. A geração Z como dito no texto acima, já nasceu cercada pelo dinâmismo e praticodade do mundo digital, além disso, elas viram que pessoas e produtos podem estar perto delas mesmo não presentes ali fisicamente.

    O principal desafio da publicidade para essa nova geração é identificar esses grupos e descobrir o que eles buscam.

    Tendo como base que esses jovens procuram principalmente por agilidade em suas compras e além disso, o dinamismo, devemos oferecer a eles a publicidade de uma forma que mesclamos as duas coisas, puxando sua atenção e oferecendo o produto que eles procuram.

    O estudo desses públicos é essencial para o desenvolvimento de campanhas de sucesso, buscando sempre uma junção das características descritas acima.

    Emmanuel F. de Farias - 31420531 - PP manhã

    ResponderExcluir
  42. Carine Loize
    RA: 31522526
    PP/Noite

    Os desafios que nós profissionais da publicidade teremos vai ser conquistar os consumidores dessa geração e nos manter sempre atualizados sobre o que chama a atenção dessa geração, vamos precisar ter contato com os sites e redes sociais que eles utilizam para sabermos sobre o ‘mundo’ deles.
    A oportunidade e as possibilidades serão de criar campanhas diferentes e inovadoras para conquistar esse público, fazendo uma comunicação mais assertiva.

    ResponderExcluir
  43. Naiara Patrícia Nascimento – 31425841
    Publicidade e propaganda – 6° Noite

    Diante da leitura do texto e como no nosso cotidiano, é perceptível ver que a geração Z está o tempo todo alienado nas mudanças e tendências que vem surgindo no meio digital.
    Essa nova era será cada vez mais exigente, não será qualquer coisa que fará seus olhos brilharem, uma vez que são os próprios consumidores que escolhem o que comprar ou não, não cabe mais aos pais dessa geração essa escolha.
    Então cabe a nós publicitários, estudar os comportamentos, linguagens e meios de criarmos estratégias que o atraem, principalmente no meio digital, onde inicialmente eles tem tido maior facilidade.

    ResponderExcluir
  44. Hoje em dia as pessoas estão se importando cada vez mais com micro-momentos, com a experiência que a marca proporciona. Isso é devido ao aumento da interatividade digital, proporcionado pelo avanço das tecnologias.
    As novas gerações estão tão antenadas, ligadas às tendências de mercado, que chegam a influenciar os pais na hora da compra, mesmo não estando no mercado ainda. Eles pesquisam, sobre a marca e procuram, principalmente, sobre as experiências que foram proporcionadas às outras pessoas (através de feedbacks).
    As empresas devem se preocupar com esse tipo de comportamento e voltar seus esforços para esse lado do mercado, que vai além da qualidade do produto e seu preço. Vai ao ponto de como a pessoa foi atendida, de como são feitas as propagandas em cima do produto… De como ele é visto no mercado.


    Nome: Marina Zauli
    RA: 31426238
    PP/manhã

    ResponderExcluir
  45. Acredito que o maior desafio da publicidade para atender a geração Z, será a rapidez e praticidades com que essa geração espera ser atendida, como diz o texto -" Essa geração tem urgência, quer resposta rápida."
    Fora que vamos ter q estar em constante atualização de informação para poder acompanhar o mercado, até pq ela não tem fidelidade à uma marca, isso faz com que temos que fazer o diferencial e saber como conquistar essa geração a cada momento que passa.


    Matheus Lucas Pereira Rios
    6ª Período, PP , Manhã.

    ResponderExcluir
  46. Talvez o maior inimigo da comunicação seja este imediatismo, que não se trata apenas de responder rapidamente a demanda, mas também de criar algo para este especifico imediatismo. A nova geração tem em mãos algo bem parecido com um dos episódios do Black Mirror, que é exatamente as avaliações públicas sobre determinado assunto. Procurar reviews na internet é algo mais comum, que praticamente substituiu o "boca-a-boca" de outros tempos, mas ainda assim a praticidade de se comprar algo pela internet quando se tem tempo será maior do que ir pessoalmente a uma loja.


    Damiana Rodrigues
    31425571
    manhã

    ResponderExcluir
  47. Com a geração Z cada vez mais inteirada ao mundo digital as empreses poderão obter com mais rapidez respostas do publico em relação a suas campanhas e, a grande interatividade que o mundo digital pode proporcionar. O grande desafio que o mundo publicitário irá encarar futuramente é, resgatar a geração Z para as mídias impressas e externas, que com o passar dos anos estão sendo esquecidas.

    Paulo Grossi.
    Noite.

    ResponderExcluir
  48. Para a comunicação, o grande desafio é saber lidar com a ansiedade que a geração atual possui. Saber dos limites e dos alcances desta geração, que possivelmente será a do futuro.
    A cada dia a ansiedade e a necessidade de ter tudo rápido e em primeira mão, em um tempo significantemente curto, faz com que nós do meio da comunicação, trabalhe e tente acompanhar o pensamento e a agilidade que o mercado esta exigindo, involuntária ou voluntariamente.

    Deborah Pimenta 5 período

    ResponderExcluir
  49. Para alcançar esses novos consumidores, empresas e a publicidade, precisam entendê-los a todo tempo, se atualizar sobre novos hábitos, novas tecnologias e tendências de mercado e se renovarem para levar as melhores práticas e experiências de consumo. Algumas formas de publicidade necessitam de cada vez de mais estratégias infalíveis, além das habituais, Exemplo disso são os anúncios antes dos vídeos do youtube, que precisam em curtíssimo tempo, convencer o espectador de que aquilo é interessante, tarefa difícil quando se trata da geração z.

    Rodrigo Nascimento
    31412164
    noite

    ResponderExcluir
  50. Os desafios para a publicidade com essa geração é entender o dinamismo e a complexidade tão grande e, também acompanhas as mudanças de gostos que mudam cada vez mais rápido.

    Mas como essa geração está tão conectada, fica mais fácil descobrir o que ela busca, assiste, gosta e assim criar ações mais específicas que conversem com o pública alvo. E essas informações são disponibilizadas livremente por esses usuários na internet.

    Lucas Dornas Cruzeiro
    31425838
    Noite

    ResponderExcluir
  51. O desafio principal da publicidade para essa geração é criar estratégias que estarão envolvendo toda a geração Z em todas as plataformas porque , pelo fato de serem muito imediatistas e conectados vão querer tudo no aqui e agora. Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml's de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva. por isso, apublicidade deve servir como um meio que atinja esse público.

    ResponderExcluir
  52. Que tudo esta mudado isto é fato, essa geração como as gerações anteriores não tiveram ou não tem uma base muito importante que se chama educação financeira como base em suas grades escolares.A publicidade terá que explorar o máximo possível as novas ferramentas tecnológicas para entender e analisar os desejos e demandas desta nova geração , com objetividade em produção de conteúdo pois essa geração é rápida e não tem muita paciência em analisar peças que demandam tempo para entender.Com isso a publicidade digital esta em alta,explorando todas as plataformas disponíveis para lançamentos de produtos e serviços,trabalhando a rapidez e comodidade dos clientes.

    ResponderExcluir
  53. Acredito que um dos desafios possa ser a principal oportunidade, que é aproveitar a preferência de compra da geração Z pela internet e usar esse critério a favor de promover as marcas. Fazendo uma divulgação online eficiente que mantenha a visibilidade de um produto ou marca constante consequentemente as vendas vão se manter favoráveis e o consumidor cada vez mais aguçado a continuar efetuando compras.

    Larissa Freitas
    RA: 31421085
    PP, noite.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Eu estava conversando exatamente sobre esse tema com uma amiga ontem.
    Como citado no texto, essa nova geração é um público muito imediatista e ligado à tecnologia. Estão acostumados a resolver tudo rapidamente e na ponta dos dedos, isso de certo modo gera um desafio para as empresas que possuem foco em ecomerce, pois, por mais que sua demanda aumente, os consumidores Z estão mais seletivos, possuem maiores conhecimentos sobre as tecnologias, pesquisam mais e são mais exigentes. A concorrência também aumenta, uma vez que como nenhuma marca quer ficar para trás, a maioria tem investido nas vendas online e publicidade através da internet. Eu, particularmente, acho isso tudo sensacional e um grande facilitador para nós consumidores. Para nós publicitários, uma mega oportunidade, porque as marcas tendem a apostar mais em social midia, App's e investir mais para tentar cativar os clientes.

    ResponderExcluir
  56. Hoje, essa nova geração está mais engajada nos meios digitais, e como diz no texto, preferem lojas on-line às físicas, como todo E-comerce, acredito que a maior dificuldade seja dar as especificações do produto para que não haja nenhuma compra "enganada", por isso as lojas tem de se preocupar com a informação passada para os consumidores, mas a principal questão é a ampla concorrencia no ramo e a facilidade de pesquisar preços, por isso, nesse ramo, onde a nova geração está chegando com tudo, acredito que o caminho certo seja o de passar a informação precisa em tempo hábil e com qualidade.

    Bruno Duarte
    R.A 31420758

    ResponderExcluir
  57. Matheus Parreiras Junqueira
    PP Noite
    RA 314210479

    Através das conexões que as pessoas de hoje tem com os aparelhos digitais fica bem mais fácil de rastrear o que as pessoas gostam, pesquisam, querem e necessitam. O que precisamos é entender essas pessoas e o seu dinamismo no dia-a-dia através das mudanças de opinião e gosto de forma rápida e instantanea com bombardamento de informações na internet, por exemplo.

    ResponderExcluir
  58. Douglas Rocha
    RA 31425574

    Como sempre, o desafio da publicidade é inovar sempre e cada vez mais em um espaço de tempo menor. A geração Z, como dito no texto, quer tudo pra ontem e eles não são fieis a marca, o que leva as marcas a sempre buscarem ao máximo satisfazer esses consumidores tão exigentes, surpreendendo tanto no mundo físico quanto digital.

    ResponderExcluir
  59. A Geração Z deve ser constantemente analisada para criação de estratégias a fim de solucionar um problema. Esse acompanhamento é necessário já que esta é uma geração dinâmica.
    Este monitoramento deve ser fator motivador, já que pelo seu dinamismo, a geração Z se sente motivada por fatores diferentes e novos com o passar do tempo. A equipe que estuda o comportamento desta turma, deve estar sempre antenada as novas tendências, as ideias, ao que lhe chama os olhos.
    Esta geração é composta por consumidores potenciais e que possuem uma grande necessidade de consumo.
    Ao tentar posicionar um produto voltado para esta galera e ficar atento a eles é, com toda certeza, marcar um gol de placa.

    ResponderExcluir
  60. Cabe, as marcas, estudarem a fundo a geração Z, para que possam entender esse público futuro de uma forma melhor, uma vez que eles não são fieis à marca.
    Esse fator, é uma forma de promover as marcas pensarem "fora da caixa" fazendo com que essas marcas sejam share of mind no meio dessa nova geração que será os consumidores do futuro.

    ResponderExcluir
  61. Cabe, as marcas, estudarem a fundo a geração Z, para que possam entender esse público futuro de uma forma melhor, uma vez que eles não são fieis à marca.
    Esse fator, é uma forma de promover as marcas pensarem "fora da caixa" fazendo com que essas marcas sejam share of mind no meio dessa nova geração que será os consumidores do futuro.

    ResponderExcluir
  62. O principal desafio é lidar com a necessidade imediata, o retorno rápido e a obsolescência quase que automática de praticamente tudo. Praticamente não há mais bens duráveis e, acredito eu, se a publicidade começar a se acomodar, vai acabar seguindo o mesmo caminho.
    Se desafiar constantemente, desafiar o público e até o mercado com ideias inovadoras, talvez seja um norte a se seguir.
    Boas ideias quebram barreiras e vencem o tempo.

    Bruno Alexandre Pereira Andrade
    RA: 31422516

    ResponderExcluir
  63. O principal desafio é gerar bastante conteúdos interessantes para os jovens da geração z,pois esses jovens estão muitos conectados nos meios digitais, além de estudar e sempre pesquisar o máximo essa geração,os pais desses jovens não devem ser esquecidos , porque de certa forma ainda influência os filhos na hora da compra, ou por sites ou em redes sociais, como no texto afirma, que mesmo os jovens tendo seu próprio dinheiro os país de certa forma controlam as compras,cabe aos publicitários criem estratégias acertivas para os jovens da geração z que são um grupo que movimenta bastante o e-comerce.

    Marllon Guedes Jóia
    Ra:31321480

    ResponderExcluir
  64. A geração z consome informações o tempo todo e sempre querem algo de imediato, pois aquilo que elas consomem na maioria das vezes vem de imediato. Creio que por causa dessa coisa de querer tudo imediatamente a compra por impulso seja muito grande, não é à toa que reclamações, principalmente por falta de informações sobre um produto é gigantesca.
    Uma das coisas para quem quer se adaptar com essa nova geração é analisar os grandes serviços que os jovens estão consumindo e que estejam os deixando satisfeitos. Fora também saber usar as redes sociais para poder ter uma aproximação com o consumidor e se manter sempre atualizado para não ficar um passo atrás da geração z.
    Igor Matheus M. Neto – 5º período - Manhã

    ResponderExcluir
  65. Como já sabemos e como está descrito no texto, a geração Z já nasceu conectada e por isso eles esperam respostas rápidas. Os desafios acrrdito eu que vai ser uma questão de concorrência, por causa de segundos se poderá perder cliente, um investimento em equipes altamente treinadas, e estar em todos os dispositivos possíveis.
    Já as possibilidades são várias também, estar em diversas plataformas, a interação rápida com os clientes, automação de algumas atividades e etc.
    GEFERSON MOREIRA MAGALHÃES
    RA 31427650
    PP NOITE

    ResponderExcluir
  66. Esta geração não busca ir a fundo nas coisas, e as vezes até mesmo passam adiante informações pela metade ou ate totalmente erradas só por terem visto na web, as tomam como suprema verdade, ainda mais se os comentários geram um grande compartilhamento e polemicas envolvidas no caso de algo se tornar viral. O desafio é manter a geração z interessada em continuar por um período maior tendo a vontade de interagir, e sempre renovar e criar conceitos e memes novos e virais até o momento é o que os leva a ter uma experiencia com determinadas coisas e com isto querer mais.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Essa geração não é só o nosso futuro público consumidor, eles já são os principais influenciadores das atuais compras e consumos de produtos e serviços. Seus responsáveis querem suprir as vontades e desejos e usam de suas opiniões para as aquisições.
    Tenho pra mim que esse imediatismo se deve ao grau de ansiedade e instabilidade emocional que os tempos atuais ocasionam. Lidar com isso ao meu ver como publicitária é ótimo, uma ansiedade dos tempos modernos que julgamos ser supridas com um consumo, então basta despertar o interesse do público alvo que isso tende a crescer cada dia mais.
    No meu ponto de vista como consumidora já acho arriscado, é algo instável e superficial.
    Pâmela Lima, R.A 31426642

    ResponderExcluir
  69. Um dos maiores desafios da é fugir dos métodos de publicidade que em maiorias das vezes é usado. Campanhas publicidades tradicionais já não fazem mais efeitos pra essa geração, o que eles querem mesmo é agilidade, tudo em apenas alguns poucos cliques. O que terá que ser feitos agora, é fazer estudos, pesquisas para conhecer ainda mais essa geração, e perceber qual a necessidade e quais métodos utilizaram para atrair atenção desses jovens.

    Pedro Carvalho
    31420752

    ResponderExcluir
  70. Como o dito no texto, a geração Z é uma geração muito imediatista ate porque costumam deixar a coisas pra cima da hora e quando buscam ja querem a resposta imediata.. Acredito que para nos adaptarmos a essa geração que também é muito indecisa, precisamos estar sempre informados com o que há de novo e falar na linguá deles e esta preparado pra inovar pois é isso que chama a atenção dessa galera.. Eles não buscam o obvio e temos que estar preparados pra isso.
    Essa geração possui mais ferramentas de pesquisa e com isso eles ficam mais exigentes ainda pois ficam mais informados.

    Roberta Rocha
    314115822

    ResponderExcluir
  71. Com o rápido avanço da tecnologia torna-se cada vez mais difícil lidar com essa nova geração que quer tudo pra ontem sendo assim uma das gerações mais complicadas e difícil de se agradar pelo fato de receberem muita informação/conteúdo e ao mesmo tempo não contarem tanto com a calma/paciência, mas sabendo acompanhar os avanços tecnológicos buscando assim atender os desejos da geração z nós publicitários podemos sim lidar com o
    público em questão pois mesmo sendo uma geração exigente é ao mesmo tempo uma geração maleável que se estudada e dê certa forma compreendida pode facilmente ser cativada tornando-se um público fácil de ser atendido.

    Cibele Rayane
    31425977

    ResponderExcluir
  72. Acredito que as empresas já tem conhecimento do seu público consumidor e procuram propiciar um atendimento de qualidade para atender a tantas demandas deste consumidor de produtos via redes sociais. Porém nao devem saciar a ansiedade e desejo desses consumidores, pois é justamente dando que se quer mais e mais, e isso poderia trazer problemas psicológicos e ansiedade avançada para estes consumidores e também provocar um desgaste nos funcionários por atendê-los com muita agilidade.

    ResponderExcluir
  73. Luciana Claudia Colombi
    RA 31625887
    PP Manhã

    Um grande desafio para os publicitários que vão atender clientes que demandam para esse público-alvo imediatista é ficar atento as novas mídias e saber implementar a publicidade nesses canais de forma estratégica, usando inclusive do mkt de guerrilha para falar a língua desses jovens e persuadi-los diante das ferramentes online, que é onde esses jovens passam a maior parte do seu dia. A grande possibilidade é a expansão dos negócios e o aumento de vendas, uma vez que a loja online possibilita compras 24 horas e direcionamento estratégico de publicidade.

    ResponderExcluir
  74. Eduardo Marques
    PP Noite - 31624417

    O grande desafio para os profissionais de publicidade neste cenário de respostas instantâneas e mundo digital é fomentar o consumo, fornecer todo conteúdo e informação necessário para que o consumidor Z se interesse pela compra, de forma ágil e de fácil absorção. E uma possibilidade ótima é de conversar de forma muito próxima ao consumidor, entendendo suas necessidade, fazendo pesquisas e conseguindo se adaptar rapidamente ao seu público consumidor.

    ResponderExcluir
  75. Um dos maiores desafios dos profissionais da publicidade é saber conduzir o conteúdo de forma que preserve a atenção do consumidor. Considerando um cenário em que estes mesmo consumidores são imediatistas, é necessário que a comunicação seja pensada para permanecer interessante mesmo apesar da volacidade com que os produtos se tornam obsoletos. É importante, além de se manter conectado com o que acontece pelo mundo, agregar valor ao que está sendo apresentado partindo da premissa de que "o seu é melhor, pois está mais exposto, mais conectado".

    ResponderExcluir
  76. Diego Martins
    31425567

    O desafio da publicidade perante esse novo quadro de consumidores é se renovar e encontrar novas formas de se comunicar com eles.
    Já presenciamos muito disso nas redes sociais, hoje grande parte das empresas tem que ter presença nas mais variadas redes se comunicar por um canal mais estreito e informal com o seu consumidor.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. O desafio será acompanhar uma geração que já possui uma intimidade maior com a tecnologia e seu constante avanço, sendo dinâmica. Cabe a publicidade estar alerta para as tendências e ser capaz de captar a atenção do seu publico.

    RA: 31425577
    Noite

    ResponderExcluir
  79. O grande desafio seria como fazer algo que transmita toda informação de uma forma completa e dinâmica que vc possa absorver rapidamente, essa geração é uma geração que não tem paciência para ver um vídeo de 1 min e ler um artigo com mais de 2 parágrafos.

    ResponderExcluir
  80. O maior desafio é ter a fácil atração, essa geração é motivada por coisas interessantes para eles, para isso é preciso entender esse público, se adaptar a novas tecnologias também é um grande desafio. As possibilidades são criatividade, comunicação rápida e inovadora, peças novas e chamativas pra que se tornem novidades.
    Natalia Olliveira
    RA:314113260

    ResponderExcluir
  81. O desafio é conseguir agradar, responder de forma agil e personalizada os clientes. As pessoas querem tudo pra ontem, e estão cada vez mais exigentes. Em um mundo onde todo mundo está correndo atrás para fazer algo cada vez mais eficiente e segmentado o ponto positivo é que com o avanço tenocologico temos maior feedback dos nossos clientes.
    Ricardo Castro
    31421092 PP noite

    ResponderExcluir
  82. As pessoas são caracterizadas por gerações, mas a Z são as primeiras a nascer na era da tcnologia. Com este avanço e juntamente com a rapidez da internet, as pessoas criaram uma necessidade de rapidez, seja de informação, de entreternimento ou de estudo. Tudo tem que ser neste momento e um simples video de 5 segundo antes de algo que você busca já é considerado um incômodo.Cada vez mais a demanda é de rapidez, de velocidade, e não para por ai. Enquantos as empresas buscam fugir da reclamações, e criar anúncios mais suaves e com menor tempo de veiculação, os possiveis impactados fazem tudo para fugir dos anúncios, mesmo que curto e criativos.

    Fernando Soares Martins
    6º Período - Noite

    ResponderExcluir
  83. Para manter esta nova geração interessada em uma marca, é preciso focar em criação constante de conteúdos interessantes e, principalmente, na atualização tecnológica frequente, focando sempre no lançamento de um novo produto mais ágil e interessante.

    sSabrina Mares
    31425824

    ResponderExcluir
  84. REALMENTE ESSA GERAÇÃO Z ESTÁ EM UM IMEDIATISMO TREMENDO. ESTES ADOLESCENTES E JOVENS NÃO TÊM PACIÊNCIA PARA NADA. QUEREM TUDO PARA AGORA, NA HORA DELES E DO JEITO DELES. COM ISSO VAI SE CRIANDO UMA GERAÇÃO SEM INTERAÇÀO COM O MUNDO FÍSICO, PALPÁVEL E REAL.

    NOS TEMPOS DOS MEU PAIS E AVÔS, ISTO NÃO EXISTIA. PARA SE TER AS COISA ERA NECESSÁRIO IR ATÉ OS LUGARES, ENTRA NAS LOJAS, PEQUISAR PESSOALMENTE, TOCAR PARA VER SE O PRODUTO É BOM OU NÃO.

    HOJE, PELA TECNOLOGIA QUE NÓS TEMOS, PELA QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES OBTIDAS ATRAVÉS DE UM TOQUE NO CELULAR, ACABOU-SE AS VISITAS EM LOJAS, NÃO SE VÊ OS JOVEM INDO NAS LOJAS, EM SHOPPINGS PARA COMPRAR ALGO. É TUDO PELA INTERNE E FICAM EM CASA ESPERANDO OU VÃO FAZER COISAS SEM VALORES. ISTO GERA UM ISOLAMENTO COM AS PESSOAS, VÃO SE ISOLANDO EM UM MUNDO NÃO TÃO REAL.

    ESTE TIPO DE SITUAÇÃO ACABA FAZENDO COM QUE AS EMPRESAS SE ADEQUEM À NOVAS DE SE FAZER PUBLICIDADE. OS DESAFIOS AUMENTAM. SATISFAZER ESTA GERAÇÃO NÃO É FÁCIL, É PRECISO CRIAR MUITAS POSSIBILIDADES DE DIVULGAÇÃO PARA ATENDER ESTE PÚBLICO TÃO RÁPIDO E CHEIO DE INFORMAÇÕES.

    AS EMPRESAS DEVEM CRIAR ESTRATÉGIAS PARA LEVAR O PRODUTO ATÉ ESTA GERAÇÃO, POIS FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL LEVAR O CLIENTE ATÉ O PRODUTO. E OS MEIOS MAIS FÁCEIS HOJE SÃO AS REDES SOCIAIS, INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE E MUITO MAIS. OS JOVENS NÃO SE PREOCUPAM MUITO COM A FIDELIDADE COM AS LOJA, ELE VAI AONDE ESTÁ MAIS BARATO E FÁCIL.

    ResponderExcluir
  85. Aluna: Mayra Helloá Silva
    R.A:315115593
    Turno: Manhã

    Acredito que para nós, futuros publicitários, a oportunidade se encontra na disseminação da informação, influenciando e ajudando as pessoas consumirem mais. Com o advento de novas mídias e novos meios comunicacionais, a publicidade se adequa e evolui ao meio, combinando e contribuindo para o melhor dos dois mundos: o físico com o virtual. Dessa forma, ajudamos no aumento da visibilidade de marcas e serviços demonstrando que o poder de compra encontra-se apenas num clique.

    Já o desafio consiste em entender o novo comportamento do consumidor; as razões que o leva a usar as redes sociais para consumir e comprar. Mesmo tendo ferramentas (métricas) para compreender, por exemplo, qual tipo de navegação se percorreu até a compra, ainda não temos ferramentas adequadas para esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  86. Para a comunicação, o grande desafio é saber lidar com a ansiedade que a geração atual possui. Saber dos limites e dos alcances desta geração, que possivelmente será a do futuro.
    A cada dia a ansiedade e a necessidade de ter tudo rápido e em primeira mão, em um tempo significantemente curto, faz com que nós do meio da comunicação, trabalhe e tente acompanhar o pensamento e a agilidade que o mercado esta exigindo, involuntária ou voluntariamente.
    314113261

    ResponderExcluir
  87. Acredito que o desafio e as possibilidades para a publicidade tem se destacado no mundo de hoje com tantos modos e maneiras de se ter informações através da internet. O desafio vem por meio de ferramentas que são utilizadas pelos jovens que querem tudo pra ontem, ou seja, requer toda atenção do profissional em tal área para manter- lós conectados e interessados. Já as possibilidades são as novas atividades nas plataformas que desperta interesse nos clientes fazendo com que essa nova geração se identifique, trazendo produtos e serviços focando em comodidade a todos.

    RA: 31427941
    PP/ Manhã.

    ResponderExcluir
  88. Stephany Gomes Ribeiro - RA: 3141216212 de junho de 2017 às 07:15

    As dificuldades seriam, além de agradar o consumidor da geração Z, pois as formas de conseguir informações hoje em dia são infinitas e muio fácil de viralizarem. A geração atual é muito ansiosa e exigente, isso dificulta o agrado ao público. Já o desafio, consiste em estudar o público e tentar agradar da melhor forma, atendendo às necessidades e desejos da geração Z.

    ResponderExcluir
  89. A publicidade tem como desafio a inovação constante para manter os consumidores dessa geração interessados, não se compra por necessidade ou para sobrevivência, o que é consumido na maioria das vezes está na moda, tem valor social e desperta o interesse deste público. Porém, essa nova motivação para consumir é também o ponto positivo a se investir, o ato de comprar nunca foi tão simples e fácil, o leque de possibilidades, a imensidão de produtos chegando as prateleiras todos os dias contribuem para isso.

    Alef Dias
    RA:31511731
    PP-Manhã

    ResponderExcluir
  90. Acredito que o principal desafio seja a fidelização e destaque diante do universo de possibilidades que o cibermundo proporciona e a maior possibilidade é o alcance famigerado que o marketing pode chegar.

    314123611
    Maria Clara G Lopes
    PP Manhã

    ResponderExcluir
  91. Os desafios que a geração Z proporciona para o mercado é de ter cada vez mais opções de compra online. O concorrente pode estar na janela ao lado e como fazer para que o seu produto se destaque no mercado online. As estratégias devem ser pensadas olhando para os sites e ambientes virtuais que esses jovens visitam. Se o Youtube atualmente, está cheio de digital influencers por que não investir em publicidade com eles? Se o seu público os assiste? Se eles querem respostas imediatas, não dá para não investir em sociais mídias. Tudo deve ser pensado para agradar esse público, que tem poder de compra e de influência. As possibilidades são inúmeras, uma publicidade bem feita pode fazer seu público - alvo fazer uma boa propaganda "boca-a-boca" nas redes e você conquistar novos públicos. Além de proporcionar ao vendedor novas possibilidades de mercado dentro das redes sociais.

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Quando se fala em retorno rápido, logo penso que pode ser que o trabalho não seja bem feito, mas pensando nessa geração Z, temos que rever aquele velho ditado de que a Pressa é inimiga da perfeição e começarmos a produzir com rapidez e "perfeição" as peças publicitárias, campanhas publicitárias e até mesmo o retorno imediado nos atendimentos nas mídias sociais, aumentando a equipe de trabalho ou até mesmo dando prioridades nas questões certas na hora certa. O maior desafio é ter essa agilidade na entrega dos trabalhos prontos e as possibilidades são inúmeras, desde a geração de novas vagas de emprego até no fechamento de mais clientes dependendo da demanda de serviço. Silvia de Lima Reis, PP manhã, 7 período RA 314118499

    ResponderExcluir
  94. O maior desafio dessa geração é manter a atenção no nosso serviço. Nós como publicitários temos que ter maneiras de ganhar o nosso consumidor. Eles estão de tornando cada vez mais imediatistas, olham, consomem e já mudam de serviço.

    ResponderExcluir
  95. O desafio principal da publicidade para essa geração é criar estratégias que estarão envolvendo toda a geração Z em todas as plataformas porque , pelo fato de serem muito conectados vão querer tudo no aqui e agora.As empresas de olho neste perfil de cliente esta cada dia mais se aperfeiçoando para um melhor atendimento e principalmente no pronto atendimento para não deixar o cliente aguardando uma resposta as suas duvidas ou possíveis reclamações.

    ResponderExcluir
  96. Izabella Cunha Borges19 de junho de 2017 às 15:46

    Acredito que o desafio maior para o profissional de publicidade é bolar uma estratégia de negócio e comunicação que ofereça um serviço diferente e personalizado através das plataformas da internet. Visto que, o acesso a outras lojas virtuais, condições e preços, são mais fáceis que em lojas físicas e estão à um clique de distância.
    É necessário investir em uma comunicação que passe segurança, valorize a experiência do usuário, criando um ambiente fácil de se comprar e ter um público bem definido, para que todo o processo seja assertivo.

    Izabella Cunha Borges
    RA: 31425800

    ResponderExcluir
  97. Lidar com essa ansiedade requer cuidado, mas também há várias oportunidades nisso.
    Assim como o consumidor tem mais acesso ao vendedor, o vendedor também tem mais acesso ao consumidor.
    A tipologia desse público se torna mais fácil graças às redes sociais que mostram tanto sem que percebaimos.
    Cabe aos publicitários que estudam sobre isso perceberem essa brecha e explorarem isso ao seu favor e colocando isso em seu planejamento e pesquisas.
    RA: 31435569
    Isabella Cristine Costa
    Pp manhã

    ResponderExcluir
  98. Acredito que o grande desafio para a publicidade no cenário atual, seja promover uma experiência completa, porém, instantânea, de forma que nós possamos desenvolver estratégias que possam fazer com que as compras em lojas virtuais por exemplo, não exijam nem os cadastros enormes, onde as pessoas acabam muitas vezes desistindo da compra por não terem paciência em preencher as fichas.

    ResponderExcluir
  99. Os desafios para a publicidade é sempre estar a par do que o seu público alvo quer, não só isso conseguir suprir a demanda e fazer com que o cliente esteja sempre em busca da marca. O que nos trás a possibilidade de ter um contato mais direto com o consumidor e entender pq ir ele quer e precisa naquele momento assim atrai um volume maior de clientes e a marca expande.

    R.A 31426982
    PP Noite

    ResponderExcluir
  100. Letícia Nazarethe Nonato20 de junho de 2017 às 17:17

    O Papel do publicitário é sempre proporcionar uma experiencia adequada de acordo com o seu público alvo. Uma das melhores maneiras para fazer isso, é oferecer um serviço diferenciado para o seu cliente. Também, o serviço deve ser instantâneo, trazendo um prazer rápido para o cliente. Portanto, é papel do do publicitário fazer um planejamento que abrange todos os requisitos.

    RA 31427534
    Letícia Nazarethe Nonato

    ResponderExcluir
  101. Tendo em vista que para essa geração rapidez é tudo, o maior desafio é justamente esse, conquistar o público com agilidade e rapidez para não perder o cliente. A experiência é o que vai levar o consumidor a decisão de compra, então é necessário adapta-la ao publico em questão.
    Já as vantagens estão na rapidez e no número de compras. uma vez que se conquista esse consumidor ele está disposto a comprar e a se envolver com a marca, cabe a empresa e seu profissional de publicidade manter a experiência que ele espera.
    Ana Paula Ribeiro
    RA 3152149578
    Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  102. Deve realmente ser muito complicado para as gerações anteriores compreender e atender a tal geração z. São imediatistas, querem tudo no tempo e se não responder partem pra outra. Esse é o bom de ser viver em 2017, inúmeras opções, concorrência se matando pra ganhar o cliente e somente quem sobressai sobre os outros consegue sucesso. O segredo é se adaptar a demanda, se esforças para entender todo mundo e ganhar o cliente pela atenção e dedicação. O tempo passa, os gostos mudam, mas atenção, dedicação, fazer o consumidor se sentir exclusivo e especial são pontos chave para ser sempre lembrado e para que o negócio dê certo.

    Daniel de Oliveira
    31412173

    ResponderExcluir
  103. Os indivíduos Z estão chegando ao mercado de trabalho e causando impacto, típico de novas gerações quando se inserem nas anteriores. São seletivos com as condições de trabalho e preferem jornadas com horários flexíveis. Este movimento de gerações requer constante atenção das empresas que desejam profissionais jovens inseridos em sua área de atuação.
    Para conquistar a geração Z as empresas tem que ser um espelho delas e atendendo as suas expectativas, assim como ser multicanal (instagram, facebook...) na hora de vender e se relacionar com eles.
    Bárbara Leite Moreira
    RA:314110521

    ResponderExcluir
  104. Desafio: atender a demanda da Geração Z que vai querer tudo aqui e agora. Estar presentes em todas as plataformas já existentes e as que ainda irão surgir.
    Possibilidades: Interagir com o cliente rapidamente quer dizer que pode interagir com mais cliente em menos tempo. Avanço da tecnologia teremos automação de varias plataformas.
    Camila Luana
    31425573

    ResponderExcluir
  105. Acredito que o maior desafio para a publicidade é acompanhar todo o dinamismo, energia e principalmente a complexidade que essa nova geração possui.
    A grande vantagem é que a conectividade trouxe vantagens absurdas na comunicação, com isso é possivel coletar dados, transforma-los em informação e logo depois o conhecimento que é extraído pode ser utilizado como poder de decisão para atender a demanda dessa nova geração.


    Gustavo Fortunato
    317112860

    ResponderExcluir