terça-feira, 29 de agosto de 2017

Estudo Dirigido I - Percepção, Visita aos Museus e Conexão com o Consumo

A Exposição no CCBB deve ser a primeira a ser visitada: ela termina 18/9





O 2o. andar do Memorial Minas Gerais Vale é que mostra como os mineiros consumem

 Objetivos


Compreender a importância da Percepção no Comportamento do Consumidor
Fazer Conexões entre as obras de arte e o Comportamento do Consumidor
Fazer Conexões entre o estudo de sala de aula e outras referências
Ampliar o repertório de referências
Instruções

1)      Ler, antecipadamente, as páginas 47 a 72 (2ª ed.) do livro Comportamento do Consumidor, de Eliana Kasaklian, referente ao item 1.8 Percepção, do Capítulo 1.

2)      Formar grupos de até quatro componentes.

3)      Descrever cada uma das exposições com os argumentos do texto base. Como e onde os conceitos, as características, os tipos e as possibilidades de Percepção podem ser encontradas nas obras e nas intervenções artísticas?

Na Exposição Erwin Wurm – O Corpo é a Casa, é importante usar os argumentos sobre percepção para analisar a intenção do artista em dar ênfase justamente ao consumo contemporâneo. É uma crítica? Um elogio? Constatações?  O que o grupo percebeu sobre o que o artista quis dizer?

Já no Memorial Minas Gerais Vale, visitar especificamente as salas do Segundo Andar, onde , segundo a própria página do museu, “conduzem o visitante a uma viagem pelos elementos que constituem a identidade mineira: as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado, sua formação, suas famílias”. Aqui é importante perceber a cultura mineira através dos hábitos de consumo ao longo de sua trajetória.

Essa parte do texto deve ter, no mínimo, quatro mil caracteres (com espaços).

4)      Ilustrar o trabalho com imagens das exposições (são encontrados facilmente na internet ou podem ser tiradas por vocês, nos casos em que o museu permita).

5)      A partir do relatório acima, responder:
a.      Como podem, a partir do que acabaram de escrever, entender a percepção do consumidor? (mínimo 1.500 caracteres com espaço).
b.      Como usar tais argumentos para resolução de problemas de comunicação com o consumidor? (mínimo 1.000 caracteres com espaço)

6)      Enviar, até 2/10, com o nome dos componentes do grupo para unacomportamento@gmail.com

Observação sobre a avaliação:
Em semestres anteriores, grupos perderam pontos por não cumprirem as especificações, ou seja, não fizeram TODAS as abordagens, explicações e tarefas solicitadas no exercício. Não cometam o mesmo erro.

Por outro lado, o cuidado estético e informacional do trabalho também será avaliado (afinal, são estudantes de Publicidade e Propaganda), e poderam cobrir pontos eventualmente perdidos em outros critérios.
 

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